22 novembro, 2009

Taça adiada no «lamaçal»

- para a história, fica a constituição das equipas que acabaram por não jogar -

OLIVEIRENSE: Tó Ferreira; Queirós, Banjai, Laranjeira (cap) e Chico Silva; João Pedro, Magano, Godinho e Moreira; Cícero e Pascal.
Suplentes: Jorge Silva, Jorge Humberto, Bafode, Robson,Vítor, Ronaldo, Jorginho.
Treinador: Pedro Miguel.

FC PORTO: Beto; Sapunaru, Rolando, Maicon, Nuno André Coelho; Prediger, Belluschi e Guarín; Mariano (cap), Rodríguez e Farias.
Suplentes: Nuno, Abdoulaye, Tomás Costa, Valeri, Silvestre Varela, Falcão e Yero.
Treinador: Jesualdo Ferreira.


19/11/2009
Comunicado da administração da FC Porto, SAD


Tendo em conta as condições do recinto que acolherá o jogo da Taça de Portugal entre a UD Oliveirense e o FC Porto e a evidente falta de requisitos mínimos para receber um evento desta envergadura, vem a Administração da FC Porto – Futebol, SAD comunicar o seguinte:

1 – A deficiente qualidade do relvado do Estádio Carlos Osório coloca em causa a integridade física dos jogadores;

2 – O mesmo recinto não apresenta as condições de segurança adequadas ao desafio em questão;

3 – O palco do jogo tem uma lotação anormal após a retirada das cadeiras: dos 1670 lugares sentados aprovados no âmbito das competições da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, passou-se, de acordo com o que foi comunicado pela UD Oliveirense, para uma lotação de 3400 espectadores;

4 – Esta nova configuração pode provocar situações imprevisíveis, das quais o FC Porto será sempre alheio. A responsabilidade sobre qualquer anomalia, de resto, deve ser imputada ao dono do estádio e à entidade que consentiu que o jogo ali se realize;

5 – Face ao exposto, a Administração da FC Porto – Futebol, SAD decidiu não pactuar com esta situação e vai devolver à AF Porto os bilhetes que lhe foram destinados, até para não enganar os portistas interessados em assistir ao encontro.

Porto, 19 de Novembro de 2009
O Conselho de Administração


20/11/2009
Taça de Portugal Millennium: UD Oliveirense - FC Porto

A propósito do jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal Millennium, entre a União Desportiva Oliveirense e o FC Porto, Futebol, SAD, que terá lugar no próximo sábado (21 de Novembro de 2009), pelas 14h30, vem a Federação Portuguesa de Futebol esclarecer:

1. O Estádio Carlos Osório, em Oliveira de Azeméis, foi licenciado pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional para a presente época e acolhe os jogos da UD Oliveirense nas diferentes competições em que está envolvida.

2. Não obstante este facto, foi estudada a hipótese de disputar o jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal Millennium no Estádio Municipal de Aveiro, situação que não foi possível concretizar face a condicionantes a que a FPF é totalmente alheia.

3. No passado dia 18 de Novembro, realizou-se uma reunião no Estádio Carlos Osório, que juntou representantes da FPF, Associação de Futebol de Aveiro, UD Oliveirense, Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, além dos comandantes da GNR e do comandante dos Bombeiros.

Nessa ocasião, foi assegurado à FPF, pelas forças da ordem, que no dia do jogo será implementado um rigoroso dispositivo que garantirá a segurança de todos os espectadores que se deslocarem ao Estádio, nomeadamente com a entrada dedicada adeptos das duas equipas e com a criação de um cordão de segurança no interior do recinto, composto por Assistentes de Recinto Desportivo e elementos da GNR.

4. Como está previsto regulamentarmente, caberá ao árbitro que vai dirigir o jogo determinar se o relvado está, ou não, em condições para a prática do futebol.

5. A FPF deseja que o jogo entre a UD Oliveirense e o FC Porto seja – como sempre são os jogos da Taça de Portugal – uma verdadeira festa do futebol, disputado dentro do melhor espírito do fair-play, do respeito e do desportivismo.

FPF - Federação Portuguesa de Futebol (©FPF)


21/11/2009, maisfutebol.iol.pt
Equipas aqueceram mas Bruno Paixão decidiu adiar a partida


O árbitro Bruno Paixão decidiu que não há condições para se realizar o Oliveirense-F.C. Porto. O juiz da partida tomou a decisão já depois das duas equipas terem completado o aquecimento e numa altura em que faltavam cerca de cinco minutos para o início da partida (14.30 horas), em Oliveira de Azeméis.

O relvado do Estádio Carlos Osório está completamente impraticável, até porque se abateu um forte temporal sobre o norte do país neste sábado de manhã. Chuvas intensas, ventos fortes e muito frio, que aumentaram os buracos e as zonas do relvado cheias de lama. Ora por isso a bola praticamente nem rolava.

As más condições do recinto não eram um exclusivo do relvado, de resto. Também nas bancadas, praticamente todas sem cobertura e sem cadeiras, os espectadores de pé enfrentavam condições muito difíceis. Mesmo assim, todos eles se mostraram decepcionados por não haver o jogo de futebol.

Assim que se começou a suspeitar que não haveria jogo, os adeptos do FC Porto começaram a insultar Hermínio Loureiro e abandonaram de imediato as bancadas. Mais tarde, quando a decisão foi tornada oficial, o público respondeu com uma monumental assobiadela. Por eles, sim, havia jogo na mesma.

A comitiva do FC Porto foi muito rápida, de resto, a abandonar também o Estádio Carlos Osório, em Oliveira de Azeméis. Cerca de quinze minutos após a decisão do árbitro, já os jogadores se encaminhavam para o autocarro. Por decidir continua ainda a próxima data para a realização deste jogo da Taça de Portugal.


21/11/2009, FCP
Comunicado da FC Porto – Futebol, SAD


Na sequência do adiamento do jogo da Taça de Portugal entre a UD Oliveirense e o FC Porto, que apenas confirmou os alertas deixados por esta sociedade durante os últimos dias, vem a Administração da FC Porto – Futebol, SAD comunicar o seguinte:

1 – É uma incoerência que a entidade que permitiu que este jogo fosse marcado para o Estádio Carlos Osório, tenha reclamado veementemente acerca das condições do palco bósnio onde Portugal actuou na quarta-feira. Qual a legitimidade da Federação Portuguesa de Futebol quando apenas defende os jogos das suas selecções e descura os dos clubes que lhes fornecem atletas?

2 – A marcação de uma partida para um estádio no qual já se sabia não existir condições de segurança para jogadores e adeptos, havendo até o risco de sobrelotação, afasta do futebol os patrocinadores que a ele se desejem associar;

3 – Era evidente que a decisão de adiar o jogo teria de ser tomada. Pena é que uma federação que se diz moderna não tenha feito a mesma análise da situação que fez o FC Porto, deslocando-se ao local para verificar todas as condições, nomeadamente quando o relvado já estava em péssimo estado e as previsões apontavam para o agravamento da meteorologia. Ao ignorar estas condicionantes, a FPF terá de desculpar-se perante os adeptos que acorreram a este recinto ao engano;

4 – Finalmente, aguarda-se que a FPF não «lave as mãos como Pilatos», limitando-se a marcar uma data qualquer, quando o essencial é que o local para a realização do UD Oliveirense-FC Porto assegure todos os requisitos para um bom espectáculo, de modo a que, por exemplo, se reduza o risco de lesões nos intervenientes, entre eles alguns que podem marcar presença no próximo Mundial.

Porto, 21 de Novembro de 2009
O Conselho de Administração da FC Porto – Futebol, SAD


21/11/2009, FPF
Esclarecimento

Face ao comunicado da FC Porto, SAD, relativamente ao adiamento do jogo UD Oliveirense - FC Porto, a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, vem a FPF comunicar o seguinte:

1 - A Federação Portuguesa de Futebol, em particular o seu Presidente, nunca exigiram que o Bósnia - Portugal fosse disputado noutro estádio. Antes lamentaram as fracas condições da infra-estrutura e do relvado mas sempre disse que se todas as outras Selecções lá jogaram o apuramento para o Campeonato do Mundo, não nos restava outra alternativa do que cumprir os regulamentos da FIFA. A diferença entre essa situação e esta é que o estádio onde se realizou o Bósnia - Portugal não estava licenciado pela UEFA, ao passo que o estádio da Oliveirense está licenciado para receber jogos de uma competição profissional e nunca foi levantada qualquer objecção por parte dos clubes que ali se deslocam.

2 - Tem, por isso, a FPF toda a legitimidade para respeitar e fazer respeitar os seus regulamentos relativos à marcação de jogos (diga-se, de passagem, que estes não obrigam à presença de cadeiras nos estádio da Taça de Portugal Millennium). É de lamentar, aliás, que se misturem e confundam jogos de apuramento da Selecção Nacional para o Campeonato do Mundo com questões e divergências internas às quais a FPF é manifestamente alheia.

3 - Todas as condições de segurança para o jogo foram garantidas pelas forças de ordem e pela FPF. De resto, é preciso lembrar que muitos outros jogos de várias eliminatórias da Taça de Portugal Millennium se disputam em estádios de condições idênticas ou até inferiores. O FC Porto e outros clubes profissionais sabem que esta competição pode implicar deslocações a estádios de clubes de escalões e condições inferiores. Esta é uma situação muito frequente e que já se verificou nesta edição da Taça de Portugal Millennium, sem que se tivesse gerado todo o ruído que agora ouvimos. Uma das razões da especial atractividade e beleza da Taça é precisamente o facto de a festa do futebol poder ir a todo o país, colocando frente a frente clubes de dimensão e capacidade financeira completamente diferentes.

4 - Ainda na sexta-feira, pessoas ligadas à FPF estiveram no local para aferir do estado do terreno e das condições de segurança. Apesar dos esforços feitos para que o relvado estivesse nas melhores condições possíveis, o estado do tempo seria sempre decisivo pelo que a palavra final teria sempre que caber ao árbitro, tal como se verificou.

5 - Apesar de tudo isto, como foi referido em comunicado emitido ontem, a FPF sugeriu, em devido tempo, uma alteração do campo para que houvesse melhores condições para jogadores, árbitros, público e telespectadores, o que não foi aceite.

6 - Lamentamos algumas posições públicas sobre esta matéria, nomeadamente as do treinador do FC Porto, Professor Jesualdo Ferreira, que apesar de nos merecer toda a consideração e estima, teria a obrigação de conhecer bem os regulamentos e as limitações da FPF.

7 - A FPF em nenhuma circunstância deixará de cumprir os seus regulamentos. Se estes estão desactualizados, o FC Porto bem como qualquer outro clube pode e deve sensibilizar os sócios da FPF aos quais estão ligados para que os mudem em Assembleia Geral.

8 - Face ao adiamento do jogo, a Direcção da Federação Portuguesa de Futebol irá procurar uma solução que esteja de acordo com os interesses dos dois clubes e que respeite regulamentação vigente.

FPF - Federação Portuguesa de Futebol (©FPF)


15 comentários:

  1. fonix, acho que vou emigrar pra Espanha... não digam a ninguem que sou tuga...

    ResponderEliminar
  2. Estava-se a adivinhar.
    Espero que haja cuidado com a escolha da nova data.Vem aí um ciclo de jogos muito importante pela frente.

    ResponderEliminar
  3. Só podia ser esta a decisão. Mas porquê esperar até hoje para perceber isso?

    Aguardemos pela nova data.

    ResponderEliminar
  4. Bem, ao que parece não é hoje que vai haver plantações, espero que façam uma escolha correcta do jogo, até porque o mesmo estádio amanhã não estará em condições de se poder jogar!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  5. A sugestão do Porto é jogar no dia 6 de Janeiro.Mas parece complicado para a Oliveirense porque tem uma deslocação longa até Portimão uns dias depois blá blá...
    Logo se vê.É pena pq este jogo podia servir para dar ritmo a vários jogadores,mas se se lesionassem era muito pior!

    ResponderEliminar
  6. Meus Amigos , tenho de discordar das pessoas que dizem que o campo está em, mão estado.!! Pelo que vi na tv estava em óptiamas condições para a prática de....Kartcross!!!!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Eu nem sequer o campo vi, meus caros. Tudo esburacado e inundando.
    Incrível como o plantel da Oliveirense e mesmo o seu treinador, quererem jogar naquelas condições!

    ResponderEliminar
  8. O SLM vai para o algarve jogar com os seus amigos do estoril e connosco acontece isto? e por falar em estoril-gate..hoje se o jogo tivesse acontecido seria um handicap para nós por duas razões: a condição do estádio e o árbitro do célebre SLM -Estoril-Praia..Bruno Paixão.

    ResponderEliminar
  9. Faço das palavra do Dragão de Penafiel minhas... Mas aquilo lá era um relvado para se jogar futebol. Já percorri os sites dedicados à análise desportiva nacional, e a sensação que me fica no espírito é a de que o nosso presidente agora até já controla o estado do tempo... Até onde isto chegou.
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Ainda bem que imperou o bom senso.

    Lamentável a atitude da FPF, a quem competia tomar medidas, especialmente das críticas proferidas relativamente às condições encontradas na Bósnia.

    Lamentável também a LPF permitir jogos da Liga Vitalis em circunstâncias análogas.

    A crise dos dirigentes é evidente. Grassa a incompetência nas mais altas esferas dos organismos oficiais do futebol nacional.

    Caricato o facto de se remover as cadeiras na tentativa de duplicar (ou triplicar?)a lotação do estádio, com a conivência da FPF.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Futebol ADIADO.

    Mas há PORTO para além disso.

    Estive hoje no Caixa no FCP-15-Iserlohn-3 em hóquei (euroliga) na companhia do Estilhaço, Sevilha, Pedro Porto, Antas, Delindro, Tripeiro entre outros.

    as melhoras ao blue

    abraço

    ResponderEliminar
  12. Eles não tiraram as cadeiras para duplicar a lotação foi para utiliza-las para poderem polas por cima da lama que existia e conseguirem chegar as bancadas

    ResponderEliminar
  13. Andebol:Frisch Auf Göppingen 31- F.C.Porto 23, com 16-12 ao intervalo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. meu deus, aquele estádio não tem condições nehumas, o jogo havia de se realizar aqui no Estádio do Dragão!

    Um abraço

    http://campeoesfcporto.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Um estádio próprio do «regional»...
    Um relvado do «terceiro mundo»...
    Um Godinho armado em descobridor da pólvora...
    Um Herminio nojento e gorduroso...
    Uma Liga que é uma anedota pegada...
    Uma FPF supersónica a trabalhar nas respostas ao azul...

    Não haja dúvidas... o futebol português, não nos merece!!

    Quando se luta pelo profissionalismo, quando se luta pelo espectáculo, quando se luta por um produto... lá aparecem os «merceeiros do costume de sempre» a reinar, fazendo deste espectáculo, o seu brinquedo e o seu espaço de diversão.

    Não há pachorra para aturar tanta mediocridade nas esferas do futebol português!!!

    ResponderEliminar