03 novembro, 2009

O "Rei" joga de azul e branco...

Mesmo obrigado a ver o jogo na TV dos “lampiões”, não dei o meu tempo por mal empregue uma vez que se assistiu a uma bela partida de hóquei em patins, onde o FC Porto se exibiu a grande nível, sobretudo na 2ª metade, de um encontro vital na luta pelo título.

REI é a alcunha de Reinaldo Ventura e foi mesmo ele quem evitou a nossa derrota a menos de 5 minutos do final, silenciando (que gozo me dá escrever isto...) o pavilhão da Luz que pouca chama teve à semelhança do que por ali vem sucedendo nos últimos anos. Um empate positivo fora de casa que nos permite segurar a liderança da prova, depois da deslocação ao campo do rival nº1 já se ter efectivado. O rival nº2 (Juventude de Viana), desloca-se ao Dragão Caixa já este sábado. Lá estarei às 15 horas para ver o hóquei e depois às 18h para ver o basquetebol, se me deixarem entrar...

No andebol, este foi um fim-de-semana de Selecções e terá servido para Obradovic recuperar o lesionado Dario Andrade que ainda não jogou esta época. O FC Porto joga sábado em Fafe, às 18 horas, com o adversário a procurar melhores resultados, agora que conta com o experiente, Álvaro Martins. Jogo importante antes da 1ª mão da EHF (dia 15 no Dragãozinho às 17h/RTP2 frente aos Alemães do Goppingen).


No basquetebol, o FC Porto inicia o campeonato este sábado, às 18h, no Dragão Caixa, recebendo o Illiabum, a quem ganhou por apenas 2 pontos (cesto de Carlos Andrade a 2 segundos do fim) há poucos dias atrás no torneio António Pratas (ficamos em 5º lugar). Este domingo, na final desse torneio o V.Guimarães derrotou o Benfica (os lampiões deram-se mal com as equipas Minhotas este fim-de-semana e não só no basquetebol…) por 76-69 e é preciso muita atenção a esta equipa do nosso ex-capitão Fernando Sá que já derrotou nesta pré-época, FC Porto, Benfica e Ovarense.

Na última sexta-feira, o FC Porto realizou um amigável no Dragãozinho frente ao Inter de Luanda (2 horas antes do jogo de futebol), mas incompreensivelmente, a secção de basquetebol do clube, não permitiu a entrada dos sócios nesse jogo. Uma atitude inaceitável e só tenho pena que o meu clube continue a faltar ao respeito a quem tantos sacrifícios faz por “esta causa”

FC Porto sai do pavilhão da Luz com liderança conservada...
1º FC Porto-4j/10p; 2º Gulpilhares-4j/10p; 3º Benfica-4j/10p.

  • Benfica, 2 - FC Porto, 2

Pouca gente na Luz para este clássico do hóquei Português, este ano, ainda mais importante porque não há 2ª fase. O Benfica entrou no jogo a marcar com um golo feliz de Caio, e fez o 2º contra a corrente do jogo por Tiago Rafael. O FC Porto, nesta fase, foi um pouco abaixo e poderia mesmo ter levado o 3º num contra-ataque dos locais. A 4 minutos do intervalo, o REI (Reinaldo Ventura) deu o 1º sinal de vida e na meia esquerda do nosso ataque, remata de forma imparável ao ângulo do redes encarnado, reduzindo a diferença.

Na 2ª metade, os árbitros resolvem inventar um pouco e obrigam o FC Porto a jogar 2 minutos com menos 1 (azul exagerado a Pedro Moreira), fase em que Edo Bosch defende um livre directo e um penalty. A partir dos 7/8 minutos da 2ª parte, o FC Porto embala para uma grande exibição, encostando o Benfica à sua baliza e em sua própria casa.

Nesta fase, o seu redes, Ricardo Silva, defende tudo, efectuando intervenções milagrosas que vão adiando o que parece inevitável, o golo do empate do FC Porto que acontece a 5 minutos do fim pelo inspirado Reinaldo Ventura, que à boca da baliza, consegue picar a bola sobre o guardião encarnado e dessa forma, restabelecer a igualdade num pavilhão em silêncio angustiante… Reinaldo já tinha ameaçado uns minutos antes, quando rematara à barra num livre directo, mas desta feita, não deu hipóteses, deixando o comentador da TV da casa engasgado e pouco falador… A menos de 2 minutos do fim o Benfica chega à 10ª falta e Emanuel Garcia teve a hipótese de selar a vitória do FC Porto, mas tal não sucedeu - podes VER AQUI o resumo do jogo em vídeo.

Em resumo, o resultado afigura-se-me justo e bem mais positivo para o FC Porto que estava a jogar em casa de um rival. Continuamos líderes com os mesmos pontos de Gulpilhares e Benfica (os Dragões têm no entanto mais 5 golos do que os 2 adversários) e na próxima ronda, temos um FC Porto-Juv.Viana (final do Play-off da época transacta) que deverá realizar-se às 15 horas de sábado no Dragão Caixa.

Reinaldo Ventura

O REI, camisola 66, apareceu em grande forma à 4ª jornada, depois de prestações inferiores nos jogos anteriores. Um grande golo a fechar a 1ª parte e uma oportuna recarga à boca da baliza encarnada, perto do final do jogo, permitiram ao FC Porto sair de Lisboa na liderança e ainda invicto na prova. Reinaldo Ventura e o guardião Edo Bosch, foram as principais unidades deste Porto que se aguentou de pé na Luz. Quem esteve pouco inspirado, desta feita, foi Pedro Gil. Em Março, cá vos esperamos no Dragão Caixa, “papoilas saltitantes”… já estão a tremer… tenham medo, muito medo!

Saudações azuis e brancas, Lucho.

14 comentários:

  1. Careca oh oh Careca oh oh oh o azul que bem que te fica tu vais foder o Benfica. Assim reza a canção e assim foi no passado sábado.

    ResponderEliminar
  2. O Hóquei é um exemplo em termos da verdadeira raça e mística do Dragão.
    Empate muito importante na discussão pelo título, atendendo aos actuais moldes em que se disputa o campeonato.

    No sábado vamos ver se dá para ir, mas se der, não vai dar para ficar para o Basquetebol. Sobre o Basquetebol, nem sequer sabia que havia jogo nem sei qual foi o resultado, mas eles têm mania que são diferentes, uma espécie de elite dentro do clube...nada que não se fala com as pessoas certas e no momento próprio.

    No Andebol é ganhar e ganhar que este campeonato vai ser muito disputado...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Hóquei do nosso orgulho! Há uns tempos já ouvi na rádio um locutor a desvalorizar a modalidade, porque será?! É vê-los sofrer "cabrones"!

    ResponderEliminar
  4. Lucho, o comentador engasgou? Eu vi o jogo, e pelo relato do comentador, até parecia que os encornados estavam a jogar sózinhos!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  5. O comentador estava com voz de quem tinha "andado no bagaço" com o malheiro até à hora do jogo:)

    ResponderEliminar
  6. Excelente resultado na Luz! Num campeonato a 2 voltas, era muito importante não perder na casa do rival. Como sempre, fantástico REInaldo!

    O próximo fim-de-semana tem de ser azul e branco! Que venham 3 vitórias! :)

    ResponderEliminar
  7. Grande Rei, a marcar dois golos, que nos deram um bom empate, no galinheiro. O resultado, tal como já foi dito, acaba por ser bom, atendendo aos moldes em que este ano se disputa a competição. Sábado estarei no Dragão Caixa. Espero um grande jogo contra a Juventude!

    No Andebol, recuperar Dário Andrade e ganhar em Fafe.

    No Basket, começa este fim-de-semana o campeonato, que espero que este ano seja para nós!

    FORÇA PORTO

    ResponderEliminar
  8. Reinaldo Ventura











    Nem vale a pena dizer mais nada.

    ResponderEliminar
  9. Viva !

    Com a classificação fica ainda melhor :-) !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  10. Sabendo que o Grande Dicionário da Língua Portuguesa define ringue como «tablado alto e cercado de cordas, onde se travam lutas de boxe, jiu-jitsu, luta romana, luta livre, etc.», não está correcto. A jornalista do Público deveria então ter escrito «rinque», que, segundo o mesmo dicionário, é o «lugar onde se patina». O Dicionário Actual da Língua Portuguesa, das Edições Asa, apresenta as mesmas definições, tal como o Dicionário Houaiss. A 6.ª edição do Dicionário de Língua Portuguesa da Porto Editora não regista nenhum dos vocábulos, vá-se lá saber porquê. Já a Diciopédia 2004 dá a definição dos dois vocábulos, em tudo concorde com o que diz o Grande Dicionário de Língua Portuguesa. A pesquisa que fiz na Internet também não é muito desanimadora: de uma maneira geral, faz-se a distinção entre um e outro conceito. A consulta do corpus CETEMPúblico confirma igualmente esta distinção. Com a afirmação de Cesare Pavese a ecoar-me na mente — «Quando lemos, não procuramos ideias novas, mas pensamentos que já nos passaram pela mente e que adquirem, na página impressa, o selo da confirmação» — fui ainda mais escrupuloso do que habitualmente. Assim, creio que poucas vezes se dirá que o ringue sirva para outra prática que não o boxe ou desportos como os referidos, mas já o rinque não serve apenas para a patinagem, ao contrário da definição.

    ResponderEliminar
  11. Há uma coisa que não compreendo, chamar comentador ao tal gajo!!! Aquilo deve ser a tal nova maneira de fazer um circo ... é uma mistura de palhaço com um Burro! Mas vamos ao que realmente interessa, o resultado não foi mão de todo! mas nos estamos mal habituados e queremos sempre vitorias.
    No Sábado vou ver se organizo a minha vida para ir a Fafe ver o jogo de Andebol.

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Rogério Paulo Almeida04 novembro, 2009

    Mensagem privada:


    Amigo Lucho,

    Não sendo certo ainda, é no entanto provável que venha a estar no Dragão Caixa, no próximo Sábado, para assistir tanto ao Hóquei como ao Basket.

    A minha pergunta é a seguinte, caro amigo: Não tendo eu lugar anual no Pavilhão, será possível ficar perto ou mesmo junto a vocês, no sector onde te encontras e restante pessoal também?

    Dessa forma poderíamos nos conhecer pessoalmente.

    A propósito, estive pessoalmente com o Vila Pouca durante a última Assembleia Geral do F. C. Porto, e acabei também por ver e cumprimentar o "Antilamp".

    Lucho, aqui deixo o meu e-mail e telemóvel:

    rogeriopauloalmeida@sapo.pt

    93 382 28 67

    Um abraço


    Rogério Paulo Almeida

    ResponderEliminar
  13. Amigo Rogério:
    Sábado lá nos encontraremos, no belíssimo Dragão Caixa.

    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Ora nem mais Lucho, o «Rei», equipa de azul e branco... e mai'nada!

    Em época de alteração regulamentar, empate em casa de adversário directo, ainda para mais, quando equipa de enc(o)rnado, sabe a (quase) ouro sobre azul!!!

    Para além do resultado, valeu pelos comentários em directo daquele locutor paspalho da slmerda tv, com cara de azeiteiro do pior que há... quanto mais falava, mais se afundava na m****!!!

    Vamos lá ver se este sábado, consigo ir ao Dragãozinho... é que um jogo com a júnior, ainda se aguenta... dois seguidos, não sei como a vou lá segurar, mas a ver vamos se ela está para ali virada!

    ResponderEliminar