16 novembro, 2009

Honrem o clube

Não haverá por esta altura um único portista que esteja satisfeito com a actual situação do FC Porto. Este é um ponto assente, e mais que evidente.

Posto isto, acho que é altura de tentarmos (todos sem excepção) perceber o que se passa na actualidade do futebol azul e branco, tentar de alguma forma diagnosticar o problema da equipa, e consequentemente, mesmo que de forma muito simbólica, procurar encontrar soluções para os muitos problemas que parecem ter, de um momento para o outro, assolado a equipa azul e branca.

Como adepto portista, atingi o limite da irritação no jogo do FC Porto com o Marítimo. Há alguns anos que vejo futebol, e é difícil encontrar uma exibição tão vergonhosa como aquela que fizemos no Funchal. Foi muito, muito, muito mau. O FC Porto poderia ter levado 3 ou 4... e aí alguns jogadores aprenderiam que envergar a camisola azul e branca não é o mesmo que vestir outra qualquer, é uma honra, mas acima de tudo uma responsabilidade. Há que ter respeito pelo clube e pelos adeptos que sofrem por este clube.

Do esqueleto do FC Porto campeão nacional 2008-2009, encontramos três grandes alterações em relação ao “novo FC Porto”: Álvaro Pereira substituiu Cissokho, Lucho deu lugar a Beluschi e Lisandro deu o lugar a Falcão. Teoricamente, os ganhos não serão muito menores que as percas. Não me venham dizer que Cissokho é muito melhor que Pereira, que Falcão marca menos golos que Lisandro, ou que Beluschi não tem categoria para jogar num clube como o FC Porto, depois de ter sido figura de proa no melhor clube grego da actualidade…

Parece-me óbvio que o grande problema do FC Porto deste ano não é o esquema táctico. É que em 4x3x3, ganhamos 3 campeonatos consecutivos, o último dos quais com Rodriguez e Hulk. O FC Porto tem um problema terrível que é o sub-rendimento dos seus melhores jogadores. E aqui não há que ter “papas na língua”… Meireles arrasta-se em campo, Hulk pensa que pode ir contra o mundo, sem que ninguém lhe tire a bola, Rodriguez não é o mesmo que vimos no ano passado e até a dupla Alves-Rolando não tem estado ao nível habitual. A acrescentar a tudo isto, parece-me ser estranho que Prediger tenha custado 4 milhões de € e ainda não tenha jogado… que Beluschi não tenha um papel mais importante e activo no onze inicial… que Helton jogue lesionado e que Jesualdo não coloque o suplente Beto… Enfim, todas estas dúvidas e problemas terão rapidamente de ser resolvidos, sob pena do atraso face à concorrência ser irrecuperável dentro de algumas jornadas.

5 comentários:

  1. É bom que, tal como diz o RCBC, todos tentemos diagnosticar o que se passa no futebol da equipa senior do FCP, e que nesse "todos" esteja a equipa técnica azul e branca...

    Mas, acrescento eu, é importante também que esse diagnóstico não demore tanto tempo a ser realizado. O grito de alerta já o demos. Se não perceberem o se passa, adeus, mt obrigado e boa viagem.

    ResponderEliminar
  2. Por vezes, dou comigo a pensar que o meu optimismo endémico é quase um entrave para um raciocínio mais realista.
    Será, mas com aquilo que o nosso FC Porto e a sua direcção nos habituou nestes últimos anos, poderemos estar a fazer uma tempestade num copo de agua, e as exibições menos conseguidas, e aquilo que se tem vindo a classificar, até de vergonhosa, na derrota da Madeira, não passe de um extravasar de desilusão de quem tem por habito rejubilar de alegria em vitórias constantes.
    Estou seguríssimo que o diagnostico já foi efectuado por quem de direito, e que a terapêutica já esta a ser posta em pratica.
    Tem sido sempre assim e portanto não vejo motivo para ser menos optimista quanto ao futuro desta época.
    A nós caberá, como sempre, confiar e dar o nosso apoio incondicional a quem tem tido a tarefa de nos transformar num dos Clubes mais respeitados do futebol Europeu, mesmo e apesar de que outros tentem camuflar essa verdade.
    Porto sempre.

    ResponderEliminar
  3. Fimoze,

    Concordo contigo quando referes a confiança na direcção do clube e mesmo nos jogadores.

    Todavia a exibição na Madeira foi como que um sinal de alarme de que as coisas têm de melhorar rapidamente...porque nos jogos do nosso adversario mais directo, independentemente das maravilhas que se dizem, tem havido bastante entusiasmo ate dos proprios arbitros que tudo têm feito para que o dito clube ganhe...é tudo à descarada como no famoso campeonato da APAF de 2004/2005...

    Mas de qualquer forma, e como tu bem dizes, há que relembrar os portistas mais esquecidos, e têm sido alguns, das seguintes estatísticas:
    - nos ultimos 7 anos, o FC Porto ganhou 6 campeonatos, 1 Liga dos Campeões, 1 Taça UEFA, Taças de Portugal, Supertaças, etc... o que é coisa pouca...

    ResponderEliminar
  4. Eu não estou a gostar da atitude de muitos jogadores, e na consequente pactuação do treinador com esses jogadores.

    O caso mais flagrante é o do Hulk, que já merecia estar no banco há imenso tempo, mas o Sr. Jesualdo não só o coloca sempre a titular, mas quando ele se arrasta pelo campo, ou não vê companheiro algum, nunca o tira, e depois a equipa insiste em jogar para ele, e de imediato acaba o nosso ataque.

    O público assobiar o Hulk a cada asneira já devia ter sido suficiente para o sr jesualdo perceber porque será.

    Pelas palavras do Meireles no fim do jogo com o maritimo, fiquei ainda mais triste e sem qualquer esperança, pois indirectamente disse que o porto ganhou nos últimos 4 anos e não pode ganhar sempre, ou seja, este ano não me parece que tenham entrado com esse objectivo e estão em construção para outros anos, mas desistir tão cedo, e mostrar essa falta de ambição, não é o Porto que estou habituado.

    Outro jogador que não entendo a insistência é no Helton, foi preciso uma lesão (e uma situação ridícula de não o tirar lesionado) para que finalmente seja dada oportunidade ao Beto. O helton tem tido muitos maus momentos, aqueles lances que precisávamos do monstro baía que era golo garantido e ele salvava, o Helton não tem essa característica, tendo até sofrido golos fáceis no meu entender.

    Para terminar, temos de levar o clube para o último degrau, não se pode ser o clube que mais vende no mundo, vender lucho, lisandro e cissoko e não comprar no minimo UM grande jogador, continuaremos a ser um bom clube, mas nunca seremos um colosso mundial sem grandes jogadores.

    Tudo bem que estamos a ganhar, mas um dia, vai-se querer saber onde para tanto milhão de jogadores que vendemos, e se não compramos tem de ir para algum lado.

    É esta a minha humilde opinião do mal do porto este ano.

    ResponderEliminar
  5. Temos e vamos dar a volta por cima,tem que ser.

    PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar