30 outubro, 2009

Também dava jeito jogar-se «melhor» futebol...

Jesualdo Ferreira pede «mais gente» no Dragão

Depois de disputados 13 jogos oficiais, o FC Porto soma 10 vitórias neste início de época. É com base neste registo que o treinador Jesualdo Ferreira pediu «mais gente» no Estádio do Dragão para apoiar a equipa frente ao Belenenses, em encontro da nona jornada da Liga (sexta-feira, 20h15). «Há um registo claro de um FC Porto que tem tido algumas dificuldades, mas que ganha. Os adeptos sabem disso e, com a exigência que têm, obrigam-nos a ser mais fortes. Gostaria que estivessem ainda em maior número do que no último jogo para observar as nossas dificuldades e, acima de tudo, o nosso empenhamento e aquilo que fazemos em cada jogo melhor», referiu.

Concentração no Belenenses
Jesualdo Ferreira garantiu a total concentração da equipa no desafio de sexta-feira: «O desafio de sábado entre os dois primeiros classificados, neste momento, vai acontecer depois do jogo com o Belenenses. Não funcionamos nesse registo, especialmente quando vamos entrar na nona jornada. Nada nos vai tirar daquilo que são as nossas preocupações, que são garantir uma equipa competitiva, resolver algumas questões que existem e focarmo-nos no nosso jogo».

Adversário difícil
O técnico portista fez uma breve análise do adversário: «Vai ser um jogo difícil, até porque o Belenenses não está numa situação muito agradável. Tem um bom treinador e uma equipa em reconstrução, mas, na minha opinião, é uma boa equipa. Recordo que empataram em Alvalade. Estudámos bem o adversário, como sempre fazemos, e esperamos que venham aqui colocar os mesmos problemas que outras equipas nos colocaram no passado recente».

Felicidade por Hulk
O treinador fez ainda uma referência a eventuais punições a jogadores que simulam faltas para grande penalidade, tomando como exemplo o castigo aplicado, na época passada, ao portista Lisandro López: «Vou observar como as coisas se vão passando e se entender que devo fazer alguma referência farei. São áreas a que estamos atentos, mas não são áreas a que tenha de fazer referências antes de resolver as minhas preocupações, que neste caso são a minha equipa e ganhar os jogos». Jesualdo Ferreira sublinhou ainda a felicidade de todo o grupo de trabalho pela chamada de Hulk à selecção brasileira.

Fernando: «Temos de ser pacientes e jogar bem»

Fernando espera uma partida difícil frente ao Belenenses, mas está confiante num resultado positivo. Perante a possibilidade de o adversário se apresentar tão fechado como a Académica, o médio recomenda: «Temos de ser pacientes e jogar bem».

Temos de nos preocupar connosco
«Temos de nos preocupar primeiro em vencer o nosso jogo. Só depois de ganharmos ao Belenenses é que veremos o que acontece nos outros confrontos.»

Conseguir um resultado positivo
«O Belenenses é uma equipa muito forte, que vai, com certeza, apresentar-se muito fechada no Estádio do Dragão. O FC Porto terá de ser paciente, jogar bem e conseguir um resultado positivo, que passa naturalmente pela conquista dos três pontos.»

Todas as jornadas são importantes
«Todas as jornadas são importantes. Para sermos Campeões, temos de ganhar todos os jogos.»

Obrigados a vencer em casa
«Claro que em nossa casa estamos obrigados a vencer. Vai ser um jogo difícil, mas temos de fazer de tudo para alcançarmos um resultado positivo.»

Ter calma
«O jogo contra a Académica foi importante, pois precisávamos de vencer e cumprimos esse objectivo. Eles defenderam muito bem, tiveram mérito nesse aspecto. Sabemos que vamos encontrar equipas igualmente fechadas no Dragão daqui para a frente, pelo que teremos de ter paciência e conseguir, com calma, fazer golos.»

Pensar sempre no FC Porto
«Não estou admirado nem assustado com o futebol dos adversários. Penso sempre no FC Porto e estou convencido de que vamos conseguir chegar ao título.»

Melhorar cada vez mais
«A época ainda está numa fase inicial. A nossa ligação tem vindo a crescer e acredito que vamos melhorar cada vez mais daqui para a frente e alcançar os nossos objectivos.»

Reunir pontos
«O Campeão será a equipa que reunir mais pontos. É com essa intenção que vamos continuar a trabalhar.»

Trabalhar no FC Porto
«Não me compete pensar nas outras equipas. O meu objectivo é trabalhar no FC Porto.»

Feliz por Hulk
«Fico muito feliz pelo Hulk [referindo-se ao facto de o seu compatriota e companheiro de equipa ter sido convocado para a Selecção Brasileira]. Pelo jogador que é e pelo trabalho que vem desenvolvendo no FC Porto, considero que a chamada é mais do que justa.»

Ser reconhecido
«O meu objectivo é trabalhar bem, para um dia poder ser igualmente reconhecido e chegar à Selecção Brasileira.»

LISTA DOS CONVOCADOS
Guarda-redes: Helton e Beto.
Defesas: Bruno Alves, Rolando, Alvaro Pereira, Nuno André Coelho e Sapunaru.
Médios: Raul Meireles, Guarín, Belluschi, Tomás Costa, Fernando e Prediger.
Avançados: Falcão, Mariano, Hulk, Rodríguez e Farías.

9 comentários:

  1. Claro que é bom ver um bom jogo, mas para mim o mais importante são os 3 pontos!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  2. Estarei lá a sofrer, como sempre.

    Sobre o que JF diz não comento. É melhor assim.

    ResponderEliminar
  3. A crueza dos números

    http://oantilampiao.blogspot.com/2009/10/crueza-dos-numeros.html

    (retirado do Reflexão Portista)

    ResponderEliminar
  4. Nem que seja à dentada é obrigatório vencer!

    ResponderEliminar
  5. Agora já cheira bem e já posso comentar: a melhor maneira de levar mais portistas ao Estádio é simples: a equipa jogar melhor. E já não peço muito, nem quero Ópera, mas uma boa música, que se possa ouvir com tranquilidade e sem o stress dos últimos jogos. Será pedir muito? Não acho.

    Atenção à camisola mística que não pode faltar...

    Um abraço e até logo

    ResponderEliminar
  6. Não vou alinhar nas reservas e nas cautelas dos meus “confrades bitaiteiros Portistas” e isso evidentemente se me for permitida tal ousadia.
    Vamos ganhar com a segurança necessária para coleccionar mais os três pontos. Se assim não for, renovo aqui o compromisso que assumi na restante blogosfera azul e branca que também me atura, e dispo a camisola sagrada e ofereço o lombo as chicotadas dos arautos do:
    (eu não dizia?)

    ResponderEliminar
  7. Cheira bem cheira a Belém30 outubro, 2009

    Pois é lá conseguiram um pontinho contra o grande BÉLEM!!! É a vida...

    ResponderEliminar
  8. Hoje não pude ir ao Dragão em virtude de um inoportuno resfriado.
    Sofri em casa em frente da TV...
    Foi um deja vu de tantos outros jogos, contra uma equipa muito fraca.
    1ª parte pró espaço, sempre passes errados,devagar, chuto para a frente, depois golo a frio e coração com pouca cabeça, muito chuveiro inconsequente...Valha Farias, o tal rato se a bola chega lá.
    Falcao não está bem, falhamos golos por demérito e azar.
    E se bem entendi !!! Jesulado disse na entrevista que ainda não achou a fórmula para jogar contra estas equipas, mal que vem já do ano passado !!!!!!!!!!!!!!!
    Enfim, muito mau, num fim de semana em que nos podiamos ter aproximado da frente e com o sinal preocupante de não se estar a jogar nada bem...
    Hoje vou dormir mal....

    ResponderEliminar
  9. Sobre os resultados em casa: «O resultado não agrada minimamente. Achávamos que já não era um problema jogar aqui, como foi no passado. Mas o F.C. Porto também perdeu pontos em casa quando foi campeão. Temos de trabalhar para mudar o que está mal. Entrámos duas vezes sem respostas para os problemas que o adversário colocou. Faltou uma entrada mais intensa na primeira parte. O jogo tem noventa minutos, não podemos jogar apenas 45. Temos de encontrar soluções, soluções tácticas. As equipas dividem cada vez menos o jogo. Temos de saber como lidar com isso. Se fizemos o golo primeiro, as coisas mudam completamente.»
    Isto disse Jesualdo... Então não se trabalham esquemas alternativos???
    Permite-se que seja dada sempre meia parte ao adversário em vez de jogar rápido para resolver depressa????

    ResponderEliminar