28 outubro, 2009

Sem pipocas e sem assobios

O pessoal anda assim como que pró desanimado.
À parte das 6 vitórias consecutivas, uns 3 pontos de diferença para o par do topo e um azimute bem alinhado na Champions o pessoal teima em andar assim como que pró tristonho.
Nem a dúzia de golos aos vizinhos de Valongo ou a vitória com a bola que se joga na mão ao Carneiro e Cia. parece satisfazer a ânsia de tudo vencer e, mais importante ainda, de convencer. Todos e tudo.

E daí até às acusações da praxe é um salto.
É o Jesualdo que é cagão, é o FCPorto mais fraco dos últimos anos, é o Mariano que é perneta.
Enfim, algo que o nosso presidente chamaria de grau de exigência.
E é melhor estar calado pois ainda começam a insultar a sad, o roupeiro e, porque não, até o indivíduo que trata da relva.
Mas o Tône prefere alinhar pela batuta da calma em vez da crítica fácil. Do apoio em vez do assobio.
A Liga tem 3 dezenas de jornadas e existem fases de melhor e pior forma sendo o mais importante não perder o andamento nas fases menos favoráveis.
É que á um ano atrás, apesar de existirem ainda o Lucho e o Lisandro, a situação era se calhar ainda pior e depois, no final, foi o que todos nós conhecemos.
E por mais capas coloridas que façam não se esqueçam que no Norte de Portugal existe uma equipa que está quase sempre entre os melhores oito da Europa.
Esta é que é afinal a verdadeira verdade... desportiva.

E por falar na dita cuja o Rato estranha a ausência de nutícias sobre a mesma.
De um momento para o outro já não faz capa de jornais. Calaram-se, abruptamente, os orelhudos e até nem a polícia é chamada.
Na cegueira do Ricardo que é Costa, da bazófia dos quatro dedos espetados do Jorge da orelhasnet e de grandes penalidades aos pares tudo fica por túneis menos ou mais iluminados e cretinices que pouco mais valem que um vintém.
Será a calma antes da tempestade?

Um bitaite final. Considerem-no se assim o entenderem.
Animem-se e façam como o Culatra.
Apoiem a equipa e quando se levantarem do sofá para ir buscar uma Super Bock não passem junto do ecrã.
Evitam assim que o campeão das simulações se atire para o chão.
Nós por cá encontrámo-nos já nesta sexta.
Com a camisola da sorte sim. Mas sem pipocas e sem assobios.

25 comentários:

  1. Sou contra qualquer tipo de assobio ou acção que de qualquer forma possa inibir a equipa em campo, e por esse motivo não compreendo certas situações que se passam no Dragão.
    Mas como eu no Domingo não estive em casa no sofá, como decidi fazer cerca de 70 km e ir ao estádio, como depois estive mais de um hora para chegar à VCI, talvez por todos estes motivos gostei ainda menos da exibição do FCP do que aquilo que é hábito. Seis vitórias consecutivas é certo, cada uma foi mais saborosa do que as outras, mas se a essas vitórias se juntasse algum futebol toda gente agradeceria.
    O que se passou na segunda no estádio da Luz foi indecente. Voltaram as confusões dos túneis, a mal criadagem... Mas como todos já sabemos onde isto vai dar, ou seja, a lado nenhum, resta-nos mostrar a nossa indignação e pouco mais.
    Quanto ao Mariano, salvou-nos no domingo, mas não passa de uma teimosia de Jesualdo Ferreira. A atitude dele em campo é uma coisa do outro mundo, sem esquecer que no passado domingo andou perdido 45, ajudando ainda mais a equipa a desencontrar-se.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Estilhaço,

    Sem entrar em esmiuçanços das tuas palavras, diria que se saúda e de que maneira este teu regresso com um post que define no fundo, a «linha de pensamento» que faz parte da minha ideologia Portista.

    Bem hajas... tamos no mesmo barco... e no completo e total apoio inequivoco ao clube do nosso coração!!

    ResponderEliminar
  3. Saudações Portistas,
    Penso que esta fase que o F.C.P atravessa é passageira e acredito vivamente que o "nosso" clube vai dar a volta por cima, porque certamente já devem andar fartos de ouvir falar em gayvotas vermelhas que "cagam" o futebol português com as suas goledas e não deixam o F.C.P em paz... E mesmo que as exibições sejam menos convincentes e ate quando o Mariano joga mal eu não vou deixar de apoiar o meu Porto...

    Grande abraço
    Dragão de FÁTIMA

    ResponderEliminar
  4. Um cretino é sempre um cretino.

    É uma frase lapidar, que encaixa na perfeição a muitos dos protagonistas do futebol luso. Desde Jesus que, por mais vitórias que consiga, não deixa de ter uma personalidade mesquinha, fanfarrona e arrogante, incapaz de lidar com o sucesso e que, como tal, nunca entrará naquele galarim restrito dos grandes treinadores...

    Passando pelos bajuladores da corte da Bola, estranhamente apontando erros de arbitragem noutras paragens, mas esquecendo os constantes favoráveis aos encornados...

    E finalizando nos que não percebem a dimensão de uma equipa, assobiadores profissionais, frustrados ao primeiro sinal de que as coisas correm mal...

    E, como nunca, a frase de Manuel Machado faz todo o sentido.

    ResponderEliminar
  5. Tone, Rato, Culatra e Bino, 4 portistas num só. Tranquilos, serenos e confiantes. Porque será? Eu respondo: são muitos anos de portismo, muita experiência, a experiência de quem tem memória e sabe que tudo vai acabar bem.

    Um abraço para o Estilhaço

    ResponderEliminar
  6. Adorei, nada como expor as verdades com esye toque de excelente humor :)

    Confesso que o Jesus me desiludiu imenso contra o nacional. Perdeu todo o respeito e admiração que eu lhe tinha, adquirido nos tempos em que treinou o meu Braga.
    O Paulo Pereira descreve exactamente a personalidade de um homem que poderia ter tudo para ser um treinador de topo. Assim, não vai lá.
    Não que o outro seja melhor, o MAnuel MAchado expressa-se num idioma que tenho sérias dificuldades em entender, mas dai a chamar cretino a um colega...

    ResponderEliminar
  7. Estilhaço, estou completamente de acordo com tudo o que escreves-te neste post, mas mesmo completamente de acordo!

    A camisola da sorte lá estará, estejam descansados :), quanto aos assobios, fico doente sempre que os anormais começam a assobiar, só me dá vontade de bater nesses palermas todos!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  8. Verdade, verdadinha o SLB teve já 3 penaltys. digo bem 3 penaltys, a seu favor que não eram. Mas os arbitros já deixarm de marcar mais de 3, digo MAIS de 3, contra o FCP. Concorda Sr. Estilhaço?



    Responde ou é salazarista e vai de censura!!!???

    ResponderEliminar
  9. ESTILHAÇO, DEIXA OS PORTISTAS PROFISSIONAIS DO ASSOBIO, ASSOBIAREM Á VONTADE... TODOS OS ANOS É ASSIM QUE AS COISAS FUNCIONAM.... JOGAMOS MAL, EMPATAMOS UM JOGO OU PERDEMOS OUTRO E A SIMFONIA DO ASSOBIO COMEÇA A TOCAR... JÁ Á MUITO QUE VENHO DIZENDO QUE QUANTO MAIS CRITICAM O JESUALDO E OS JOPGADORES MAIS JOGOS ELES GANHAM.

    SEXTA FEIRA É DIA DE ASSOBIAR NAS BANCADAS, DENTRO DAS 4 LINHAS É DIA DE GANHAR, UM GOLO CHEGA E VALE OS MESMOS PONTOS QUE MARCAR 5 OU 6, COISA QUE POUCA GENTE AINDA PERCEBEU...

    CONCLUSÃO, UMA VICTORIA VALE 3 PONTOS, UM EMPATE VALE UM PONTO UMA DERROTA VALE ZERO PONTOS.

    UM GOLO PODE VALER O MESMO QUE 5 OU 6

    ResponderEliminar
  10. Só esperamos que a Cão Disciplina da LIga puna o IAmar com jogos de castigo, como fez o ano passado ao LIsandro.

    Devíamos fazer um abaixo assinado para isso.

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Ó Sempre,

    A censura aqui só actua quando os limites do civismo e boa educação são ultrapassados. Descontando o facto de te esconderes atrás de um nick que nada diz, fica apenas a ideia de que acusaste o toque dos 3 penaltys inventados (fora outros casos, como agressões, que ficam impunes), por parte do Benfas.

    Quanto ao resto, qualquer cretino (e aqui limito-me a parafrasear o bom do prof. Manuel Machado) pode achar o que quiser. Que ficaram 3, 4 ou 5 penaltys por marcar contra o FCP. Que todos os nossos golos foram irregulares, etc e tal.

    A demência, habitualmente, apenas parece afectar uma parte da população lusa. Aquela franja que, habituada a décadas de colinho, de escândalos branqueados, de vitórias a todo o custo, julga que isso permanece imutável, como dado adquirido.

    Mas não. Esse tempo já lá vai. Mesmo que a imprensa continue, de forma refinada, a criar uma espécie de realidade alternativa, como se nada se passasse (recordo o ano horribilis, a nível de credibilidade, em que o benfas venceu com Trapattoni, numa espécie de máfia que tudo levou à frente), nós estamos cá para apontar o dedo. Doa a quem doer. E, pelos vistos, a ti doeu como o caraças.

    ResponderEliminar
  12. Eu diria que..."no Norte de Portugal existe uma equipa que está quase sempre"... nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. O resto é a boa vontade do Estilhaço.

    ResponderEliminar
  13. Concordo que o Manuel Machado tivesse expressado a sua opinião. Se o J.J (ao que parece é a nova alcunha do gajo) se achou no direito de lhe mostrar 4 dedos no gozo, o Manuel Machado achou se no direito de responder com uma tirada filosófica apropriada.
    Ontem ouvi no Trio D'Ataque dita pelo realixador, uma outra tirada ao nível de um Orelhas:
    Que o J.J era melhor que o Mourinho...mas isso é mais que evidente, até porque o J.J já foi campeão europeu, ganhou uma taça Uefa, foi campeão nacional, ganhou uma taça de Portugal, foi campeão em Inglaterra e em Itália, para não dizer que foi considerado o melhor treinador do mundo.
    É por isto que eu agradeço existirem lampiões, porque caso contrário quem é que me faria rir assim...

    ResponderEliminar
  14. A) Estamos 6 pessoas a ganhar o pão de cada dia comfinados a um espaço.
    B) 1 adp. do Belenenses, 2 adp. Sporting, 1 adp. do Porto e eu que do Benfica, um louco por desportos motorizados e uma que brinca com a nossa diferença clubistica.
    C) Escrever em maiusculas é grosseiro sr. dragão azul (letra pequena). A sua pessoa não merece mais.
    D) E para que fique registado, é verdade que a censura deste blog já funcionou sem haver ofensas.
    E) todos nós opinamos nos diferentes blogs de cada clube.
    F) Só neste, digo bem, só neste existe sensura para mal dos pecados do Portista Do Centro.
    :-) :-)
    G) Ninguém se esconde a não ser do chefe (o tal do belenenses). É que ele também responde por todos nós perante o Patrão. Ops!!! :-) :-)

    ResponderEliminar
  15. A arrogância e a profunda falta de princípios éticos, com que o senhor Jorge Jesus em gestos grosseiros e escandalosamente exibicionistas foi dedicando durante o jogo ao seu adversário e colega de profissão, foram a prova mais do que evidente do seu mau carácter.
    Patética a correcção que tentou fazer na conferencia de imprensa, pois além de não convencer ninguém, tornou-o ainda mais desprezível pelo ar displicente com que a descreveu.
    Para o senhor Manuel Machado, um vintém é um vintém e um cretino é um cretino, mas eu suponho que o Jesus é sem a mínima duvida muito menos do que isso, no entanto sem o “Tone” ou outro que seja fluente no vernáculo Tripeiro não seria possível defini-lo com integral justiça.
    O post reflecte o que penso sobre a “massa assobiativa”, portanto apoio tudo o que nos possa livrar dessa nódoa.
    Que tal fornecer-lhes pipocas as toneladas para lhes manter a boca ocupada?

    ResponderEliminar
  16. Os heterónimos do Estilhaço =)
    Grande post,carregadinho de razão!

    "Apoiem a equipa e quando se levantarem do sofá para ir buscar uma Super Bock não passem junto do ecrã.
    Evitam assim que o campeão das simulações se atire para o chão."

    ahah brilhante!

    Contra tudo e contra todos pah.

    ResponderEliminar
  17. Um bocejo, dis-simulado, para o chefe não ver.
    Faz-me confusão um irmão ter barba e cabelo branco e o outro cabelinho preto. Antigamente havia o restaurador olex hoje em dia não sei o que se usa. Se calhar era melhor perguntar ao «nosso» presidente

    ResponderEliminar
  18. Cada ano que passa temos sempre de ser pelos duas vezes melhor que a concorrência.
    Está visto que este ano não chegA ...
    Os abutres estão melhor mas para além desse facto o circo está montado para que vençam a todo o custo. Árbitros, - Aimar joga em Braga e não devia, Braga prejudicado precisamente quando o jogo com os benfas está à porta a fim de criar mais pressão, Leiria ..., etc - comunicação social que tece loas e engrandece o ego e a confiança benfa, basta ver os pasquins.
    O ceptro tem de regressar à capital do Império como antigamente, empunhado pelo Clube do regime. E assim tudo estará bem em Portugal com o regresso - finalmente - à "normalidade".
    Não despiciendo em relação a esta montagem, a certeza de que se nada ganharem, a debacle económica será uma realidade devido aos elevados investimentos e engenharias financeiras estranhas.
    Regressando à questão, temos de ser 4 vezes melhores, apesar de todos os problemas da equipa, especialmente com as lesões e da falta de alguem que faça a diferença na construção de jogo, acrescem os tiros no pé dos assobiadores e intolerantes.
    Quando uns remam para o mesmo lado - os abutres - alguns de nós estamos a dar-lhes corda e a prejudicar os nossos.
    Há então que apoiar, sem reservas e ajudarmos a que este período menos bom passe e possamos em breve estar no patamar que pretendemos rumo ao PENTA.
    Mas temos de ser ...TODOS.

    ResponderEliminar
  19. parabéns pelo blog(Bibó Porto Carago)confesso que me sinto mais bem informado ao ler este blog, do que, ao ler o panfleto do regime salazarista... o jornal ABOLA!!! estou um pouco confuso, já me disseram que, o gloriGoso é conhecido como o 'SALAZAR LISBOA E BENFICA'; o clube do regime!!! mas, também já me disseram que agora é conhecido como o SPORT LIGA E BENFICA...qual das duas é a mais verdadeira?

    ResponderEliminar
  20. Viva !

    Parabéns !

    Gostei !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  21. Pois é o tal grau de exigência própria de quem está habituado a ganhar bem, contra tudo e contra todos.

    Detesto os assobios e os insultos aos nossos jogadores, à nossa equipa, ao nosso treinador e ao nosso presidente, mas daí até ter de considerar um jogador banal a uma estrela, vai uma grande distância.

    Fazer criticas às exibições menos conseguidas, nos espaços azuis e brancos parece-me responsável e legítimo.

    Não vem por isso nenhum mal ao mundo e é uma forma de extravasar o nervosismo que tais desempenhos provocam.

    Serei menos portista por isso? Não me parece.

    Acho mesmo normal que se diga que o Mariano não dá uma para a caixa quando jogo a jogo ele o demonstra, ainda que, como aconteceu frente à Académica, ele até tivesse sido influente na vitória.

    Um vintém é um vintém, um craque é um craque e um nabo é um nabo. São valores absolutos que não mudam nem que se lhes vista a espectacular camisola do FC Porto!
    (Pagarei os direitos de autor desta ideia se me forem reclamados).

    Conclusão: Deixem-nos criticar, deixem-nos espernear, porque o que nós queremos mesmo é cantar: «campeões, campeões, nós somos campeões».

    Um abraço

    ResponderEliminar
  22. Concordo com tudo o que o post diz. É triste ver portistas a deixarem-se influenciar pela comunicação social.

    Abraços

    ResponderEliminar
  23. Estilhaço esta é para tua informação, retirado do regulamento da Liga:

    "...Artigo 122.º - Prática de jogo violento e outros comportamentos graves

    1. ...
    .
    .
    .
    2. O jogador que provoque uma decisão errada da equipa de arbitragem por ter:
    a) ...
    b) ...
    c) ...
    d) simulado de forma evidente conduta que determinou expulsão indevida de jogador adversário; é punido com pena de suspensão de 1 jogo na primeira infracção, ou de 2 jogos em caso de reincidência, e multa de € 250 (duzentos e cinquenta euros) a € 1.250 (mil duzentos e cinquenta euros)..."

    Como vês nem só a influência no resultado determina o castigo do simulador, a partir do momento que o jogador adversário é expulso está aberto o caminho para a suspensão.

    ResponderEliminar
  24. penso que todos sabemos o resultado desta situação: Nada, niente, nicles!!!

    Agora se vestisse de azul e branco...

    ResponderEliminar
  25. já no ano passado num jogo Benfica-Académica o Reyes provocou uma expulsão dum jogador adversário e nada aconteceu.
    Isto aconteceu pouco tempo depois do castigo ao Lisandro, daí me recordar deste artigo.
    Mas outras situações se passaram, por exemplo aquando da agressão do adepto do Benfica ao Árbitro Assistente no jogo Benfica-FCPorto, a punição deveria ter sido pena de derrota e interdição do estádio, mas nada aconteceu, nem uma referência se fez na comunicação social, enfim..

    ResponderEliminar