21 outubro, 2009

Nunca menosprezando o adversário, pede-se vitória!

Jesualdo Ferreira: «Só a nossa capacidade nos pode tornar favoritos»

Na véspera do jogo com o APOEL, da terceira jornada do grupo D da UEFA Champions League, Jesualdo Ferreira destacou a experiência e combatividade do adversário. Apesar dos cipriotas se estrearem na prova, o treinador portista deixou o aviso: só colocando em campo toda a sua capacidade é que os Dragões vão poder confirmar o seu favoritismo.

Experiência e motivação
Na conferência de imprensa de antevisão do encontro, Jesualdo Ferreira fez questão de mostrar o seu conhecimento sobre o APOEL: «É uma equipa experiente, com jogadores de vários países, muitos deles na faixa etária dos 30 anos e com pelo menos 25 jogos feitos na UEFA. O plantel, neste momento, está francamente motivado apenas pela Champions League. É a primeira vez e sabemos o que isso significa. Por outro lado, é uma equipa que até agora jogou com Atlético de Madrid e Chelsea e sofreu apenas um golo. Merecem o máximo de respeito e vão colocar-nos muitos problemas».

Paciência, inteligência e intensidade
O técnico dos Dragões reconheceu que os seus jogadores conhecem melhor o APOEL do que «os jornalistas presentes» e lançou a receita para a desejada vitória. «Vai ser um jogo de paciência, inteligência e grande intensidade. Não há fórmulas mágicas, apenas vamos procurar pôr em prática o nosso jogo, de forma serena, inteligente e paciente», declarou.

Optimismo militante
Apesar da clara noção das dificuldades a ultrapassar, Jesualdo Ferreira lembrou que o FC Porto aborda todos os jogos da Champions League com optimismo. «Vamos ter uma postura de muito respeito, mas de grande optimismo também. Cada desafio da Champions League é um novo problema, que obriga a uma resposta diferente. Nesta perspectiva, só podemos ter optimismo e confiança com base naquilo que é o nosso trabalho», explicou.

Bruno Alves: «É um jogo muito importante»

Uma vitória na recepção ao APOEL pode ser um passo decisivo para o apuramento portista para os oitavos-de-final da UEFA Champions League. O capitão Bruno Alves sabe disso e lançou o desafio na conferência de imprensa de antevisão da terceira jornada do grupo D da prova: o objectivo é triunfar e assegurar «o mais rapidamente possível» um lugar entre as 16 melhores formações da Europa.

Mentalidade vencedora
O defesa português assumiu que o encontro é «muito importante» para os tetracampeões nacionais: «Encaramos o jogo com responsabilidade de ganhar. O FC Porto mostra sempre respeito por todas as equipas, independentemente dos nomes, e cabe-nos fazer um bom trabalho e demonstrar dentro de campo uma mentalidade vencedora».

Defesa invicta
O central mostrou-se determinado em manter a baliza do FC Porto inviolável pelo quinto desafio consecutivo, no que seria meio caminho andado para a vitória: «Acreditamos que o APOEL é uma boa equipa, por isso disputa a Champions League. Temos o conhecimento e sabemos a maneira de os travar». Para Bruno Alves, o plantel portista tem «grande qualidade e trabalha sempre nos limites. Penso que vamos conseguir os nossos objectivos na Champions League», concluiu.

LISTA DE CONVOCADOS
Guarda-redes: Helton e Nuno.
Defesas: Bruno Alves, Fucile, Rolando, Álvaro Pereira, Maicon, Sapunaru e Alex.
Médios: Raul Meireles, Guarín, Mariano, Fernando e Dias.
Avançados: Farías, Falcao, Cristian Rodriguez e Hulk.

14 comentários:

  1. Mesmo sem Belluschi - sempre que jogou, o F.C.Porto ganhou ou empatou e quando não jogou, perdeu! -, um Porto sério, concentrado, respeitando a equipa cipriota e jogando o seu normal, com mais ou menos dificuldades, conquistará os três pontos e colocará um pé na fase seguinte da C.League.

    Atenção: a camisola da sorte não pode faltar.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Eu colocava Guarin no logar de Bellushi e não o Mariano. Mas o JF é que sabe...

    Os adeptos esperam facilidades mas este jogo não vai ser fácil. Temos que ir em busca da vitória desde o início. E temos q ganhar!! Força Porto!

    ResponderEliminar
  3. Ninguém espera facilidades, até porque estes cipriotas, já deram provas de sobra que não são pêra doce alguma, sendo até, digamos assim, um outsider demasiado perigoso, porque perder pontos com eles, pode ser a «morte do artista».

    Aliás, cada vez mais, o peso das camisolas, vale o que vale... porque lá dentro, já não há segredos, ou os hão muito poucos... basta olhar para alguns dos resultados de ontem. Os «mais pequenos», já não são assim tão pequenos como muitos vezes, parecem parecer.

    Cautela e caldos de «Dragão», nunca fizeram mal a ninguém... portanto, nunca menosprezando o adversário, espera-se (e queremos todos) a vitória, os 3 pontos... e que os outros «blues», cumpram a sua missãonas terras de Sua Majestade.

    ResponderEliminar
  4. Lucho,

    tb me senti tentado em determinado momento a colocar o Guarin, no lugar do MGonzalez, mas pq já bem conhecemos Jesualdo, ele, deixar o seu jogador «fétiche» no banco, não me quer parecer, não me quer parecer... mas, daqui a pouco, já tiramos todas as dúvidas.

    Com este, com outros, com mais aqueles ou menos estes, quero lá saber, se aquando do último apito... tivermos um golo a mais que o adversário!!

    ResponderEliminar
  5. Saudações Portistas,
    penso que hoje vai ser um jogo difícil, mas o F.C.P tem tudo para dar a volta por cima e fazer um excelente resultado que os coloca numa situação privilegiada para conseguirem o apuramento de forma tranquila... Quanto as alterações no onze penso que o Mariano nao devia entrar de inicio, mas sim o Guarin... E espero que logo a noite estejamos todos aqui no blogue a comentar a vitória do F.C.P... Grande abraço

    Dragão de Fátima

    ResponderEliminar
  6. eu também preferia o Guarin mas já sei que vamos alinhar com o Mariano

    que os resultados de ontem ajudem a equipa a entrar ainda mais concentra e determinada

    ResponderEliminar
  7. Não menosprezar de maneira nenhuma, mas ganhar a este Apoel, a dar mais um passo em direcção aos oitavos!!

    Penso que será mesmo Mariano a actuar de início. Ao longo do jogo podemos claramente desdobrar num 4-2 ou num 4-1-3-2.

    Lá estarei, faça sol, chuva ou mesmo que neve!! Tudo a APOIAR o GRANDE PORTO!

    FORÇA MÁGICO PORTO!

    ResponderEliminar
  8. Se entrarmos em campo a pensar em favas contadas, um desgosto pode acontecer.
    Daí que seriedade e concentração sejam a chave do sucesso.
    E para mim, Mariano vai jogar, mas seja quem for, vamos a eles...
    Força Porto

    ResponderEliminar
  9. Para vencer este jogo devemos entrar bastante fortes e com respeito perante esta equipa do Chipre que é boa em contra-ataque, quanto á nós sem Belluschi penso que deveria jogar Guarin mas JF é que sabe.

    Um abraço, http://varanda-do-dragao.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  10. Agora já se quer um meio-campo com Guarin Meireles Fernando? x) Bem sei,não há Belluschi nem Valeri(que raio de azar) mas,na época passada,foi o Mariano que substituiu o Lucho...mas já passaram uns mesinhos e já vimos que o Mariano não está igual,infelizmente.

    Como disse o Blue Boy,o que interessa é ter mais um golo marcada que o adversário,no fim do jogo.

    Ontem,um português do APOEL´,já não me lembro do nome,descaiu-se : "(...)jogar bem fechadinhos(...)"
    Mas nem por isso vai ser fácil...ja não há jogos fáceis,muito menos na Champions.

    Abraço =)

    ResponderEliminar
  11. O Jesualdo é que sabe... é, disso também sabemos nós e também sabemos que o Mariano vai ser sempre aposta do Jesualdo.
    Com o Guarin seria mais seguro e mais tranquilo, mas seja com quem for é para ganhar, 4 a 1, pode ser... parece-me justo :)

    ResponderEliminar
  12. Estou ansioso em demasia para emitir opiniões com alguma coerência. Vemo-nos a seguir a vitória.
    Porto sempre.

    ResponderEliminar
  13. Vou sair daqui a pouco para o Dragão! Estou esperançado numa vitória! Mas não acredito em jogos fáceis. Aliás, ontem provou-se que já não existem jogos fáceis numa prova como esta.

    Meus amigos, isto é a CHAMPIONS! Nem todos os clubes podem participar numa competição destas. Em Portugal, só mesmo nós! :)

    ResponderEliminar
  14. Ufa! Já cá cantam os três pontos. Agora vou mas é dormir para carregar as baterias.
    biboPortoCarago!

    ResponderEliminar