25 outubro, 2009

Não tem nada que saber... é pra ganhar!

Jesualdo Ferreira: «FC Porto está melhor tacticamente»

Na abordagem à recepção à Académica (domingo, 20h15), Jesualdo Ferreira – que vai celebrar 150 jogos no banco dos Dragões – confirmou a ideia ontem transmitida por Fucile: o FC Porto está «melhor tacticamente» e a subir progressivamente de produção. O adversário, que mudou recentemente de treinador, pode apresentar novidades e isso funciona como «alerta» para a equipa.

Solidez em construção
O treinador abordou este sábado a dificuldade em estabilizar processos na equipa, face a algumas lesões e aos compromissos das selecções nacionais: «Queremos ser o mais sólidos possível, mais equilibrados, e a este nível estamos a conseguir. À medida que ganhamos jogos ficamos mais confiantes, acreditamos mais uns nos outros e a equipa acredita nos processos que utiliza. Quando as coisas se equilibrarem, nomeadamente com o fim dos ciclos de jogos das selecções, vamos ter a resultante de tudo o que estamos a fazer agora, com muitas interrupções. A equipa vai naturalmente aparecer em patamares melhores».

Orgulho de Jesualdo
No desafio com os estudantes, Jesualdo Ferreira vai completar 150 jogos à frente do clube. «É uma marca que não se faz todos os dias. Provavelmente, no futebol inglês haverá muitos treinadores que a atingem, não sei se haverá muitos no futebol português a atingi-la, isto no mesmo clube, claro. É um motivo de orgulho, mas espero chegar bem mais acima disto». No momento, a sua atenção está «focalizada» no desafio com a Briosa: «Se o objectivo é chegar ao fim em primeiro e conseguir ser de novo campeão não há jogos fáceis, nem adversários que não nos queiram dificultar a vida. A nossa perspectiva é que o jogo corra a nossa favor, não podemos olhar para a Académica ou para qualquer adversário sem o espírito de que cada jogo é o que conta no momento».

Alerta Académica
Com André Villas Boas a estrear-se no banco da equipa de Coimbra, há um factor de dúvida adicional: «Conhecia a Académica antes da mudança, agora conheço menos bem, e isso é um alerta para os meus jogadores e para todos nós, porque todas as situações que deixam dúvidas deixam alertas. Porém, há uma coisa que não se pode transformar, que são os jogadores, e há procedimentos que não se transformam numa semana. Admito que haja um quadro de motivação superior».

Fucile: «Estamos a jogar muito bem»

Confiança, motivação e determinação. Sentimentos indissociáveis daquilo que é a mentalidade azul e branca. Fucile relembra isso mesmo e aponta para um FC Porto em bom plano no jogo frente à Académica (8ª ronda da Liga). O lateral quer vencer a formação de Coimbra, não só para permanecer nos lugares cimeiros da classificação, mas também para dar mais uma alegria aos adeptos.

Trataremos de conquistar os três pontos
«Trata-se de um jogo difícil. É verdade que a Académica está em último lugar na tabela classificativa, mas vai ser complicado, pois todas as equipas que se deslocam ao Estádio do Dragão querem ganhar. Sabemos que os seus níveis de motivação aumentam para estes desafios; porém, trataremos de conquistar os três pontos.»

Queremos ganhar
«São orientados por um treinador que conhece em pormenor o FC Porto [André Villas Boas] e tem consciência de que aqui se trabalha muito. Vai saber, portanto, preparar bem a partida. No entanto, nós vimos trabalhando com o objectivo de melhorar cada vez mais e queremos, certamente, ganhar este jogo.»

O FC Porto é uma equipa forte mentalmente
«Não penso que será uma desvantagem termos jogado a meio da semana. O FC Porto é uma equipa muito forte mentalmente e que trabalha com igual atenção o aspecto físico. Sentimo-nos bem e estamos a jogar muito bem.»

O objectivo é conquistar o Penta
«O FC Porto melhora a cada dia que passa. Vejo uma equipa muito mais forte tacticamente e com mais moral do ponto de vista futebolístico. Demonstrámos em jogos importantes – como por exemplo na quarta-feira, frente ao APOEL, em que vencemos (apesar de ainda não termos ganho nada; a qualificação ainda não está garantida, ao contrário do que ouvi algumas pessoas dizerem) – que estamos a crescer. Agora vem aí o campeonato. O nosso objectivo e sonho é conquistar o Penta e faremos de tudo para consegui-lo.»

A classificação não altera a nossa mentalidade
«Estamos tranquilos. O facto de ocuparmos o primeiro ou o terceiro lugar da classificação não altera a nossa mentalidade. Queremos ganhar em todos os campos, fazer e jogar o melhor possível, e deixar contentes os nossos adeptos, que sempre nos apoiam.»

Somos a equipa que pratica melhor futebol
«A equipa que pratica melhor futebol é seguramente o FC Porto. Acho que jogamos de forma espectacular.»

LISTA DOS CONVOCADOS
Guarda-redes: Helton e Beto.
Defesas: Bruno Alves, Sapunaru, Fucile, Rolando, Maicon, Nuno André Coelho e Alvaro Pereira.
Médios: Fernando, Raul Meireles, Guarín e Prediger.
Avançados: Mariano, Falcão, Cristian Rodríguez, Hulk e Farías.

8 comentários:

  1. Jogo para ganhar e convencer. Esperemos que os adeptos marquem presença em grande número, até porque ainda têm o aperitivo de assistirem ao andebol antes. Que sejam duas vitórias do nosso FCP, seguindo assim a tendência que começou a ser vincada hoje no hóquei.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. É óbvio que é para ganhar, mas de preferência, com uma boa exibição e sem sofrimento.

    Atenção Mafaldinha à camisola mística.

    Atenção pessoal ao Andebol...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. mais um exemplo da comunicação social ao serviço do sistema

    http://oantilampiao.blogspot.com/2009/10/jornal-ao-servico-do-sistema.html

    ResponderEliminar
  4. Tendo alguma relevância, deixo aqui os comentários no blogue de um jornalista espanhol, da Marca, que escreveu umas linhas curiosas sobre o novo treinador da Académica.

    Destaco, sobretudo, a quantidade impressionante de espanhóis que elegem o Porto como o clube que seguem, de forma apaixonada. Basta ler os comentários...

    http://marcawas5.recoletos.es/blogs/Controlador?opcion=9&codPost=3875

    ResponderEliminar
  5. 1º todos ao andebol e depois sim futebol...

    até já

    ResponderEliminar
  6. A onda de lesões que tem fustigado o plantel está a condicionar as escolhas, só para este jogo, com a Académica, há seis jogadores na enfermaria que deixam o técnico com poucas soluções ofensivas no banco. Acredito que se consiga a vitória mas vai ser dificil porque de certeza que a Académica vai "estacionar o autocarro" em frente à baliza...

    Abraco

    ResponderEliminar
  7. Viva !

    Vou ver o jogo.

    É o meu dia de antena cá em casa.

    Não perder pontos é uma obrigação !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  8. Não estão a jogar nada!!!! este não é o meu PORTO. 28,50 m.

    ResponderEliminar