07 outubro, 2009

Livre (in)directo - Liga 09/10, semana 7

SportingCP 0-0 CFBelenenses

O árbitro albicastrense, Carlos Xistra, foi o juiz num jogo sem grande história. Vamos aos lances da partida.

Ao minuto 17, falta sobre Adrien de José Pedro. Falta que deveria ter sido assinalada. Não há motivos para amostragem de qualquer cartão.

No minuto seguinte, Gabriel Gomez é advertido por ter usado os cotovelos sobre Moutinho. Arbitro cumpriu assim as recomendações da liga neste lances de disputa de bola.

Lima, faz falta sobre Vukcevic na esquina da área do Belenenses, ao minuto 31. Deveria ter sido assinalada a falta.

Ao minuto 36, Diakité corta a bola dentro da área do Sporting. Não há razões para Angulo, nem para o Sporting, pedirem grande penalidade.

Zé Pedro, ao minuto 42, remata à baliza do Sporting com Rui Patrício a defender. Deveria ter sido canto.

Ao minuto 52, fora de jogo tirado acertadamente a um jogador do Belenenses.

No minuto 67, Barge deveria ter sido advertido depois de ter rasteirado Caicedo de forma imprudente. O árbitro assim não entendeu.

Minuto 73. Celestino nem chega sequer a tocar no jogador do Sporting, Adrien. Falta inexistente. Mal o menos, o árbitro não advertiu o jogador.

5 minutos depois, Yannick, em linha com o penúltimo defensor do Belenenses. Benefício da dúvida ao árbitro assistente pela rapidez do lance.

No último lance do encontro, ao minuto 78, Diakité, supostamente toca a bola com com a mão na área do belenenses. Pedido de grande penalidade completamente infundado dado que o toque é involuntário.

Avaliação global da equipa de arbitragem: 8. Carlos Xistra e os seus árbitros assistentes estiveram bem no jogo e bastante concentrados. A nota só não foi um pouco mais alta devido ao nível de dificuldade do jogo que foi baixo.



SCOlhanense 0–3 FCPorto

O árbitro Pedro Henriques, de Lisboa, foi o juíz, de entre aqueles que estiveram presentes nos jogos dos três grandes, aquele que mais trabalho teve em analisar os lances-chave. Vamos a eles então.

Só ao minuto 37, surge o primeiro lance do jogo, com Álvaro Pereira a atingir com o cotovelo Ukra. Pelas imagens televisivas, nem parece sequer ter havido intensionalidade do jogador portista em atingir Ukra. Dou o benefício da dúvida à equipa de arbitragem por não ter imagens suficientemente esclarecedoras para poder analisar o lance. Sendo que, se algum árbitro tivesse visto o que se terá passado dentro de campo e o transmitisse ao árbitro da partida, este poderia ter advertido ou até mesmo expulso o jogador.

Ao minuto 43, Miguel Garcia faz falta sobre Álvaro Pereira no ataque do FCPorto. Na repetição televisiva, o lateral esquerdo terá sido tocado pelo jogador olhanense. Se tivesse sido assinalada, teria que, o jogador prevaricador, ser advertido.

Minuto 51. Hulk embate em Carlos Fernandes. Não houve motivo para a marcação de um livre indirecto por obstrução. O jogador do Olhanense não mudou a sua trajectória para impedir o avanço do avançado. Bem o árbitro.

No minuto seguinte, Rui Duarte foi advertido por falta sobre Hulk. Nada a dizer desta decisão de Pedro Henriques.

Dois minutos depois Bruno Alves, derruba Rabiola na área portista. Pedro Henriques deveria ter assinalado grande penalidade pela falta cometida. O defesa português puxa a camisola do jogador emprestado pelo FC Porto.

Ao minuto 58, e para a demonstração da dualidade de critérios, uma falta com as mesmas caracteristicas da grande penalidade que deveria ter sido assinalada a Bruno Alves, Fucile puxa a camisola de rabiola. Numa situação, não marcou grande penalidade, noutra, assinalou de pronto a infracção. Mal aqui o árbitro ao não manter o critério.

Minuto 66. Fernando rasteira Castro com força excessiva, o que deveria ter dado ao trinco do FCPorto direito a cartão vermelho e consequente expulsão. Na sequência do lance, Miguel Garcia deveria ter visto cartão amarelo por falta sobre Guarin. Pedro Henriques decidiu-se por advertir Guarin – não se entende como, nem porquê - e Guga, penso que por protestos.

Guarin sofre falta de um jogador que não consegui identificar, ao minuto 71. O árbitro deu a lei da vantagem e bem, mas deveria ter, numa próxima interrupção de jogo, mostrado um cartão ao jogador prevaricador e a cor desse cartao seria vermelho por ter rasteirado com força excessiva o médio portista.

Ao minuto 83, num remate à baliza do FCPorto, a bola bate na zona abdominal de Álvaro Pereira. Iludidos com a velocidade do lance, os jogadores do Olhanense pediram mão na bola. Erradamente.

No último lance de jogo, ao minuto 90, Guga atinge com o cotovelo Tomás Costa. Deveria ter visto o segundo cartão amarelo o jogador olhanense devido às novas recomendações da liga. Não creio que o jogador tivesse tido a intensão de agredir o jogador portista e portanto, nessa perspectiva, a expulsão seria excessiva.

Avaliação global da equipa de arbitragem: 4. Pedro Henriques e os seus árbitros assistentes estiveram mal no capitulo técnico e disciplinar com alguns lances que poderiam ter influência no resultado e critérios diferentes.



FCPaços de Ferreira 1–3 SLBenfica

Nota prévia: Devido a algumas dificuldades técnicas, so comecei a ver o jogo a partir do minuto 25.

João Ferreira. O árbitro de Setúbal teve uma noite tranquila e com muita chuva em Paços de Ferreira. Analisemos então os lances do jogo.

Ao minuto 50, Cardozo cai à entrada da área. Não parece haver qualquer falta, visto que o jogador do Paços de Ferreira na sua progressão, não tem noção de que o avançado encarnado está a sua frente. Bem o árbitro em nada assinalar.

4 minutos depois, Shaffer deveria ter sido advertido por ter agarrado o adversário.

Minuto 56, Luisão parece estar em posição irregular no momento da cobrança do livre, que isolou o defesa brasileiro. Bem o árbitro assistente.

Avaliação global da equipa de arbitragem: 7. João Ferreira foi penalisado pela pouca história que o jogo teve. Não houve lances de grande trabalho para o árbitro, pelo que foi penalizado por isso. Ainda assim bom trabalho do juiz de Setúbal.

8 comentários:

  1. Dos Calimeros, vi o jogo muito a espaços...dos Gayvotas, esse, nao vi nem 1 minuto, portanto, sobre esses, não me pronuncio.

    Quanto aos «nossos», quase em total acordo, ou seja:

    - se concordo com o lance do BA sobre o Rabiola (quando o resultado estava já em 0-2, que é bom não esquecer),

    - sinceramente, não concordo nada, mas nada mesmo quando te referes ao lance 66, mencionando uma eventual expulsão para o Fernando, que sim, foi agressiva, mas não foi maldosa, o que é bem diferente,

    - tal como, essa sim, é uma entrada pa matar sobre o Guarin, na zona do joelho... que se não me falha a memória, nem cartão mereceu. Deduzo que quando referes "ter rasteirado", quererias talvez dizer, "ter sido maldoso, demasiado maldoso", porque "agressivo", penso ser pouco para o caso em apreço.

    ResponderEliminar
  2. Dos calimeros e dos nenucos não vi os jogos.

    Quanto ao nosso jogo, concordo com o lance do penalty, pese embora já termos tido razões de queixa em lances idênticos e nada ter sido assinalado.

    ResponderEliminar
  3. "Minuto 66. Fernando rasteira Castro com força excessiva, o que deveria ter dado ao trinco do FCPorto direito a cartão vermelho e consequente expulsão."
    -Acho que a cor do cartão deveria ter sido amarelo porque é uma entrada a pés juntos na bola, não chegando a tocar em Castro.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com praticamente tudo, discordando em 2 pontos, que passo a explicitar:

    1- Não entendo, como diz que "Ao minuto 58, e para a demonstração da dualidade de critérios, uma falta com as mesmas caracteristicas da grande penalidade que deveria ter sido assinalada a Bruno Alves, Fucile puxa a camisola de rabiola. Numa situação, não marcou grande penalidade, noutra, assinalou de pronto a infracção. Mal aqui o árbitro ao não manter o critério". Penso ser grave esta ultima afirmação, pois o árbitro pode ter estado mal, como esteve, no lance do Bruno Alves, mas não quer dizer que deve manter uma atitude e uma avaliação errada, tapando novamente os olhos a faltas e lances identicos, só para manter o critério, que como mencionou estava errado. Não se deve compensar um erro com outro erro sr árbitro, penso eu de que...

    2- Discordo do vermelho a Fernando, pois julgo que ele até toca na bola primeiro. Entendo que seja uma entrada viril para amarelo. E se considera que Fernando deveria ser expulso de vermelho directo, como não considera o mesmo para Miguel Garcia, que entra fora de tempo, completamente e so para armar confusão, sobre Guarín e já com o jogo parado?!?!?

    É uma questão de critérios, direi eu..

    Abraço e continuação de boas crónicas caro Bluelife, continuo a dar-lhe os meus parabéns, pelo trabalho que faz.

    ResponderEliminar
  5. Subscrevo o comentário do João Rocha!

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  6. Completamente de acordo com o João Rocha.

    A entrada do Fernando é agressiva mas não maldosa. Não é por trás e portanto não mereceria o vermrelho.

    Abraço
    O fundo da vergonha em http://carregaporto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Concordo com quase tudo.
    Parece-me excessivo o cartão vermelho para Fernando se bem que a ser mostrado devia ser em dose dupla pois Miguel Garcia na sequência agride, na minha opinião, o Guarin.
    Falta mencionar que na 2ªparte há um lance onde o Guarin corre isolado para a baliza e após ter feito um passe, inconsequente, para o centro da área é rasteirado pelo adversário. Gostava de ter visto analisado o lance.

    Continuação de bom trabalho.

    ResponderEliminar
  8. Prefiro não comentar, mas comentando comento que sou demasiado parcial em comentários que envolvam os jogos do Porto.
    Fim do não comentário.

    ResponderEliminar