20 outubro, 2009

Fez-se história...

No passado Sábado, aconteceu história no Dragão...

Sérgio Oliveira entrou para a história do FC Porto ao ultrapassar Fernando Gomes como o jogador mais novo de sempre a participar num jogo oficial da equipa principal. O médio, que nasceu a 2 de Junho de 1992, foi titular com apenas 17 anos, quatro meses e 15 dias, ou seja, fê-lo, sensivelmente, com menos cinco meses do que o antigo goleador português. Fernando Gomes nasceu a 22 de Novembro de 1956 e estreou-se pelos Dragões, contra a CUF, a 8 de Setembro de 1974, tendo marcado, na altura, dois golos.

Sérgio Oliveira começou a jogar futebol aos 7 anos. O seu primeiro clube foi o Clube Desportivo de Paços de Brandão. Com 9 anos de idade, já FC Porto e Sporting lutavam pelos seus serviços. Depois de apenas um treino, o FC Porto quis logo ficar com ele. Com dragões e leões interessados no seu talento, a família foi decisiva para que o FC Porto levasse a melhor. Quem também ficou a ganhar foi o Paços de Brandão que ganhou cerca de 1.000 € com esta transferência.

Campeão nacional de Sub-15 (2006-2007) e Sub-17 (2008-2009), Sérgio Oliveira é também internacional Sub-17 e Sub-18, e destaca-se pela forma inteligente como joga. José Guilherme, ex-técnico azul e branco, chegou mesmo a afirmar que, “nunca tinha trabalhado com um miúdo tão inteligente a jogar na posição de médio defensivo”.

Gosta de jogar a trinco, mas, ontem, foi o médio mais ofensivo da equipa - posição 10, actuando de forma desinibida, o que lhe valeu elogios de Jesualdo no final. Na época passada, chegou a integrar por três vezes a convocatória para os jogos da Taça da Liga, frente ao Setúbal, Nacional e Sporting, mas a estreia, aconteceu um ano depois. Mesmo assim, Sérgio Oliveira, que assistiu Hulk de calcanhar para o quarto golo portista, estreou-se a tempo de reservar um estatuto ímpar na história do FC Porto.

Talvez pelo facto de Jesualdo Ferreira ter "roubado" alguns jogadores, os Sub-19 voltaram a tropeçar. O FC Porto livrou-se mesmo no término do encontro, de uma derrota comprometedora frente ao Rio Ave. Valeu a grande penalidade convertida por Amorim já nos minutos finais.

Já os Sub-15, continuam 100% vitoriosos. Desta vez, a vítima foi o Boavista que foi "humilhado" por um concludente 5-0. Parece que a crise que paira para os lados do Bessa, já começa a sentir-se nos mais novos também.

Nas competições distritais, destaque para o inicio da competição de Escolas de Futebol de 7, onde o FC Porto apresenta 6 equipas na competição. O balanço deste fim de semana, foi de 5 vitórias e 1 derrota, sendo que esta derrota deveu-se ao facto de duas das seis equipas se terem defrontado entre elas, portanto, nada a dizer...

No ANDEBOL nada de novo. Apenas a equipa de Juvenis venceu este fim de semana. Como era de esperar, os Juniores não foram capazes de vencer o ABC, e os Iniciados foram mais uma vez derrotados por um golo de diferença...

No BASQUETEBOL, a equipa Sub-20 do FC Porto, continua a "atropelar" os seus adversários. Depois de uma estrondosa vitória contra o Limianos, este fim de semana, os jovens dragões vingaram os seniores e venceram o Vitória de Guimarães por números pouco habituais (114-31).

No HÓQUEI EM PATINS, continua o passeio das 4 equipas do FC Porto. Só vitórias...

Um abraço e até para a semana.
PedroPorto

5 comentários:

  1. Ainda bem que o FC Porto tem adeptos assim, como o Pedro Porto.

    É esta a nossa força. A tal mística.

    No basket e no hóquei as equipas jovens estão bem. No andebol este vai ser mais um ano na sombra.

    No futebol veremos. Temos 3 boas equipas. Mas nas fases finais é tudo mt equilibrado.

    Quanto ao Sérgio Oliveira, miúdo que conheço desde 2006 nos iniciados, também eu deposito enormes esperanças na sua afirmação. Haja coragem em quem manda...

    ResponderEliminar
  2. Realmente parece que o andebol vai viver mais um ano penoso...

    No sábado fiquei deslumbrado com o Sérgio Oliveira. Que pézinhos magníficos! Nota-se a inteligência de todas as decisões que toma durante um jogo. Gostei muito.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo post amigo PedroPorto.

    Apreciei muito o jogo do nosso Sérgio Oliveira. Espero que possa repetir.

    E como não podia deixar de ser... espectáculo a nossa vitória dos sub-15 aos remendados :))

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  4. Viva !

    Eis uma óptima notícia !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  5. Miséria de formação... no andebol.

    Fora isso, é o fantástico e salutar hábito de vitória «muito nosso»!!!

    ResponderEliminar