29 outubro, 2009

Apoio em todas as frentes

Mais um fim-de-semana de grande apoio ao nosso FC Porto. Nós, independentemente do adversário, mais uma vez dedicámos dois dias consecutivos a dar a voz pelo clube que amamos! Em troca, recebemos gratidão da sua parte, e as vitórias tão desejadas que nos deixam muito felizes.

No Sábado à tarde, a equipa de hóquei patins demoliu o Valongo por 12-2, com a nossa presença nas bancadas do “Dragãozinho”. Passadas 24 horas, lá estávamos nós mais uma vez, em busca de nova vitória, desta vez perante o nosso maior rival. Aquilo é que foi infernizar-lhes a vida! Alí mandamos nós! De seguida, tudo ao Dragão assistir ao jogo frente à Briosa, e acabar o fim-de-semana da melhor maneira.

Esta é a vida de quem ama incondicionalmente.

Começando pelo Sábado. 3ª jornada do campeonato de hóquei patins (que este ano não tem “play-off”, logo não podemos desperdiçar pontos), frente à equipa do Valongo. Tal como já era habitual sempre que jogavam no pavilhão de Fânzeres, os valonguenses deslocaram-se com bastantes adeptos a nossa casa. Tornaram-se nos primeiros a estrear o “sector visitante” do nosso novíssimo pavilhão. Durante o jogo, notou-se bem a sua presença aquando dos dois golos que marcaram, no decorrer da primeira parte.

O recinto contou com a presença de mais de meia casa. Os adeptos empurraram a equipa para frente durante praticamente todo o jogo. Os segundos 25 minutos ajudaram muito a isso.

Entretanto, no Domingo, mais um dia muito bem passado com a malta, e vitórias do nosso Porto. Ás 17 horas, estava tudo dentro do Dragão Caixa, para assistir a um duelo que ninguém gosta de perder. Um clássico FC Porto-SL Benfica, em andebol, tal como na final do “play-off”, da época transacta.

Cerca de 1800 espectadores nas bancadas apoiaram os nossos guerreiros, vibraram com a nossa grande reviravolta e infernizaram a vida aos infiéis. Como é único ser portista!

Para além dos que vão sempre, o sector dos Ultras Porto, esteve bastante mais completo neste jogo. É pena que alguns só vejam as modalidades quando se trata deste tipo de jogos. Foi um autêntico festival na bancada e destaque para a estreia da bandeira “BiBó PoRtO, carago!!” no “Dragãozinho”.

Os cânticos de apoio ao Campeão foram uma constante. Como em qualquer clássico, houve também tempo a dedicar ao nosso ódio de estimação. Um ambiente hostil, que se for repetido regularmente, será muito difícil para qualquer adversário sair de nossa casa com pontos. Como ouvi e muito bem, não é certo que, este jogo, se tivesse sido na Póvoa, tivesse acabado também com a nossa vitória. Já se nota a diferença, positivamente.

Os momentos altos da tarde, foi a seguir à reviravolta no marcador, com os jogadores virados para os adeptos a pedir que não se calassem, e os festejos depois de consumada a vitória.

Cumprida mais uma missão, foi tempo de entrar no nosso Palco das Emoções, onde recebíamos os estudantes de Coimbra. O Estádio do Dragão teve uma assistência bastante medíocre (cerca de 30000 adeptos). A Superior Sul e a Norte, onde se localizam as nossas claques, estiveram bem compostas e mais uma vez com muito material presente. O Colectivo com mais estandartes e os Super Dragões com mais bandeiras, que dão um grande colorido à Curva.

Em dia de “latada académica” em Coimbra, a "Mancha Negra", claque da Briosa, que aprecio e com muita tradição em Portugal, trouxe algumas dezenas de Ultras ao Porto. Mesmo com o clube numa má situação, fizerem questão de marcar presença, mostrando até sentir um calor anormal para a época e cantaram durante quase todo o encontro.

Do nosso lado, o poder vocal foi razoável na primeira parte, tendo subido de tom na segunda, principalmente nos cânticos aos jogadores, que sistematicamente eram assobiados.

A próxima jornada arranca já esta Sexta-feira às 20h15, com o TETRA-Campeão Nacional a receber o Belenenses. Será o quarto jogo consecutivo em casa, e mais uma vez lá estaremos! Na Terça-feira, dia 3, jogamos a 4ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, no Chipre, contra o Apoel novamente.

Um abraço Ultra.

11 comentários:

  1. É isso Tripeiro, quer no Dragaozinho quer no Estádio, as claques estiveram bem e por isso, merecem aplausos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Grande Tripeiro, dá gosto ver-te a cantar e puxar pelo nosso PORTO!

    E mais uma vez, uma excelente analise do apoio às nossas claques nos jogos do final de semana!

    E até sexta!


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  3. Post 5 estrelas!

    Um fim-de-semana muito azul e cheio de apoio no pavilhão e estádio!

    O apoio dos SD no jogo com o benfica foi fantástico! Devia ser sempre assim, em todas as modalidades e independentemente do adversário.

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  4. A mística que sempre distinguiu o FC Porto dos outros hj em dia nota-se sobretudo nos simples adeptos. Os que vão lá sem convite, sem gravata e sem pipocas. E sem vergonha de abrir a boca, com um insulto útil, um incentivo ou um simples cântico. É isto q ainda nos distingue. Esta nossa força. E é nela q acredito mesmo qd as coisas não parecem no trilho certo.

    E tu, Tripeiro estás dentro dessa definição. És também um dos ícones dessa mística. Estás lá sempre. Em todas! Abraço.

    ResponderEliminar
  5. "FC Porto-Belenenses: Estudantes com bilhetes a cinco Euros

    Os estudantes que queiram assistir ao FC Porto-Belenenses desta sexta-feira, poderão adquirir ingressos ao preço unitário de cinco euros, bastando para isso que exibam o cartão de estudante no acto de compra do bilhete."

    Sexta tudo a apoiar o Porto rumo ao primeiro lugar, antes da deslocação ao Chipre que pode carimbar a passagem aos oitavos da "Champions"!

    Sevilha 03:

    Pois devia devia... ainda no Domingo, o pessoal que está lá sempre, "malhou" naqueles que só apareceram para o "grande jogo"! Vamos ver se isto aos poucos muda, ainda por cima agora no Dragãozinho, vamos acreditar que sim.

    Lucho:

    Muito obrigado e também já sabes o que penso de ti.. impecável amigo :)

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Tripeiro,

    Já ouvi dizer que estiveste em grande, empunhando o baluarte aqui do blogue:)

    Efectivamente, apoio não faltou, nas várias modalidades do fim-de-semana. Prova que os Dragões contam sempre com enorme apoio, em qualquer lado.

    E passo a dar um exemplo, que me aconchegou sobremaneira. Fui a Ílhavo, ver o Illiabum-Porto, no sábado. pavilhão que detesto, pelo enorme ambiente de pressão e adversidade. E não é fácil ver um jogo de basquetebol, ouvindo a turba contrária invectivar com cânticos o nome do nosso clube, ou ululando, imitando os macaco, sempre que um jogador de cor do Porto pegava na bola.

    O meu sabgue ferveu, e bem. Extravasei, a 2 segundos do fim, com o cesto da vitória. Chupem e embrulhem.

    Mas o exemplo de que falava veio de uma senhora, de aparência respeitável, muito bem vestida, ostentando uma cabeleira integralmente branca, rondando provavelmente a faixa etária dos 65/70 anos. Bem à minha frente, a senhora comemorou todos os cestos portistas, aplaudiu os lances de forma ruidoso, contorceu-se de nervosismo com as investidas do adversário, e gritou a plenos pulmões com o cesto da vitória.

    Como disse, são exemplo que me tocam. Num pavilhão quase repleto, contavam-se pelos dedos das duas mãos quem tinha TOMATES para lá estar, de camisola ou cachecol. Aplausos tímidos, de outros sectores, indiciavam a presença camuflada de portistas. Não era o meu caso. Mas, sobretudo, não era o caso daquela senhora. Podem cantar o "Porto é m***a" ou o "Pinto da Costa vá pro c******" que, com exemplos destes, de enorme apego e devoção ao clube, os atletas nunca estarão sós.

    ResponderEliminar
  7. Assim é que deve ser, Paulo ;)

    Aliás, são mesmo nesses jogos, em terrenos alheios, em que nós sentimos que a nossa presença não é nada bem-vinda, muito pelo contrário, em que o nossa equipa e nós adeptos, passamos o jogo todo debaixo de apupos e assobios, que sabe tão bem festejar a vitória no final!

    É o tal "apego e devoção ao clube" que é recompensado. Vale muito.

    Quanto à bandeira... pavilhão e Dragão, "non-stop"!

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Com o Tripeiro é MESMO até que a voz lhe doa! Ou pra lá disso! :)

    Parabéns grande Tripeiro!

    ResponderEliminar
  9. Impecável,parabéns Tripeiro por mais uma excelente crónica e pela força sempre demonstrada =)

    ResponderEliminar
  10. Excelente artigo Tripeiro.

    Estive no Andebol e no futebol e confirmo tudo o que dizes.
    Excelente apoio.


    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Tripeiro:
    Tu e que és um verdadeiro Super Dragão !!!

    Amanhã lá estamos.

    Um grande Abraço

    ResponderEliminar