01 outubro, 2009

Foi você que pediu um calcanhar colombiano?

assistência: 37.609 espectadores.

árbitros: Nicola Rizzoli (Itália), Cristiano Copelli e Renato Faverani; Daniele Orsato.

FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves «cap» e Alvaro Pereira; Belluschi, Tomás Costa e Raul Meireles; Mariano, Falcao e Hulk.
Substituições: Tomás Costa por Guarín (67m), Falcão por Farías (88m) e Mariano por Valeri (90m).
Não utilizados: Beto, Maicon, Sapunaru e Dias.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

ATLÉTICO MADRID: Roberto; Ujfalusi, Pablo Ibañez, Juanito e Perea; Paulo Assunção; Jurado, Cleber Santana, e Simão; Forlán e Aguero.
Substituições: Roberto por De Gea (25m), Simão por Maxi Rodriguez (70m) e Jurado por Reyes (79m).
Não utilizados: Antonio López, Pongolle, Ruben Pérez e Sergio Rodríguez .
Treinador: Abel Resino.

disciplina: cartão amarelo a Paulo Assunção (36m) e Perea (48m).

golos: Falcão (75m) e Rolando (81m).


“Onde é que eu já vi isto?”, exclamarão alguns, quando os colchoneros subirem ao relvado. Este grupo em que o Porto se encontra inserido, na Champions, parece ter sido arranjado de propósito, para ajustes de contas pendentes.

Primeiro foi o Chelsea, velho conhecido dos tempos de Mourinho, em que as visitas a Londres nos deixavam, tal como agora, um travo amargo de desilusão. Agora, depois de um confronto titânico na temporada passada, numa célebre reedição do “mata-mata”, novamente pela frente a segunda equipa de Madrid.

Dizer-lhes isto – a 2ª equipa de Madrid – é ferir-lhes o orgulho. Alfinetar-lhes a honra. O Atlético tem-se na conta de uma equipa altiva, digna e honrada. Gosto deles, desde os saudosos tempos das gincanas efectuadas por Paulo Futre, incendiando de loucura as bancadas do decrépito estádio madrileno. Gabo-lhes a resistência fiel da massa adepta, verdadeiramente canina na sua devoção às cores amadas.

Mas, desde que aquela relva começou a ser pisada por dois espécimes abomináveis, confesso que comecei a desejar mal aos homens das camisolas listadas. Simão, primeiro, e o renegado Assunção, depois, colocam-me a bílis bem junto da boca, num enraizado ódio que vegeto a esses dois pseudo-profissionais da bola.

Por isso, mais do que o aspecto meramente desportivo, estes embates com o Atlético revestem-se de desusada importância. Quero vencer. Gritar de alegria. Festejar desvairadamente. E, ao fazê-lo, assistir ao semblante carregado de frustração do duo referido.

Champions é champions. Competição única, com magia própria. Jogos intensos, carregados de pedaços de dramatismo. Antes da subida ao relvado, o que é o imenso tabuleiro verde, transformado numa arena gigantesca de xadrez, nos poderia trazer?

Do lado dos da casa, uma incógnita. A ausência de Fernando, após a expulsão em terras de Sua Majestade, colocando um verdadeiro problema a Jesualdo. A isso, acrescia as já conhecidas ausências de Varela e Rodriguez (logo ele, hoje em dia de aniversário), encolhendo drasticamente o rol de opções do treinador portista.

O adversário aterra na Invicta debaixo de fogo intenso, quer por parte da sempre exigente imprensa desportiva do País vizinho, mas sobretudo por parte de esperançosos adeptos que não perdoam o facto de, uma equipa recheada de estrelas, ainda não ter vencido em 5 jornadas da liga espanhola.

Jogo fácil em perspectiva, para os Dragões? Não, obviamente.

Basta a menção do nome de Forlan e Aguero para colocar uma nota de ansiedade no embate. E, posto isto, vamos ao que interessa. A bola a rolar.

19.45. Hora do encantamento. É sempre essa a hora de partida, para uma jornada de sonhos ou, em alternativa, de amargura em doses industriais.

Os azuis e brancos no esquema táctico habitual, apresentado no clássico do fim-de-semana passado. Hulk e Mariano nos extremos, com Falcao solitário lá na frente, procurando uma nesga para marcar. Tridente do meio-campo composto por Meireles, permanecendo de pedra e cal na função, pese o mau momento de forma que atravessa, Belluschi e o compatriota Tomas Costa, disposto a fazer esquecer, durante 90 minutos, o trabalho de sapa de Fernando.

E assim se iniciaram as hostilidades. O Porto, jogando em casa, desde logo iniciando o jogo ao ataque. Cedo se percebeu que, tal como frente aos leões, os trabalhos de casa tinham sido feitos. Com uma dupla de centrais forte pela frente, formada por dois internacionais espanhóis – Juanito e Pablo Ibanez – os Dragões optaram pelas alas, entregues a Ufjalusi [direita] e Perea [esquerda], colombiano polivalente, capaz de assegurar a função no centro e na direita da defesa. Optaram pelas alas, no plural, é um eufemismo. Os azuis e brancos viveram, ao longo da primeira metade, literalmente coxos, só existindo, a nível de ataque, o flanco direito, quase sempre dinamizado por Hulk e Belluschi.

Foi por aí que se criaram os únicos embaraços a uma aparentemente sólida equipa espanhola. A velocidade e repentismo do brasileiro com nome de super-herói permitiram, esporadicamente, o aparecimento de alguns lances de perigo, junto da baliza adversária. O Porto, mesmo vivendo órfão de um organizador de jogo, lutava com as armas disponíveis. Com uma anormal taxa de passes falhados, as transições portistas eram sempre feitas da mesma forma: bola em Belluschi e este a procurar avidamente Hulk, para lhe endossar o esférico.

Se o Porto atacava pouco, mal e com manifesta falta de gente [contam-se pelos dedos de uma mão as subidas no terreno dos laterais, com destaque negativo para Alvaro Pereira], no plano defensivo as coisas também não corriam de feição.

O meio-campo, incapaz de uma pressão agressiva, deixava os médios espanhóis, com destaque para Cleber Santana e Jurado, totalmente à vontade para municiarem os velozes e perigosos avançados – Forlan e Aguero. Era um Atlético que fugia dos dogmas habituais. Abdicando de dois extremos puros e do habitual 4-4-2, por um mais comedido 4-1-3-2, com o meio-campo contando com o habitual trabalho de sapa de Assunção, espécie de guarda-costas do trio que o precedia – Jurado, Santana e Simão.

A ausência de Fernando, quase de certeza, passou pela cabeça de todos os presentes no estádio, vendo um esforçado mas inconsequente Tomas Costa a [não] fazer o papel do jovem trinco.

Assim se viveram 45 minutos, quase inócuos, de parte a parte. Destaque apenas para a defesa de recurso de Helton, após um disparate de T.Costa ter isolado Aguero, e para o golo invalidado a Mariano, numa das poucas vezes em que o Porto optou por jogar… pelo centro.

A segunda metade ameaçava ser uma cópia fiel da primeira. Uma confrangedora nulidade. Um Porto sem expressão atacante, continuando a viver de espasmódicos episódios, com Hulk enredando-se em excessos de individualismo, e um Atlético amorfo, vivendo contente com o que lhe saia em rifa. Pareceu, por momentos, que os azuis e brancos se perderiam, enredados nos próprios receios. Helton ia-se opondo com sucesso e classe às investidas contrárias. Até que…

Jesualdo mexeu na equipa. Saiu um pouco inspirado Tomas Costa, entrou Guarin, descendo Meireles para funções mais defensivas. As melhoras foram significativas. Maior capacidade de choque, superior clarividência no ataque, uma capacidade de pressão até então desconhecida. O campo inclinou-se, com os lances de perigo [finalmente] a sucederem-se junto da baliza do neófito Gera.

A 15m minutos do final, a cereja no topo do bolo. E que bolo tão adocicado, permitindo, por momentos, viajar no tempo até a uma noite de Maio, ano de 1987, na cosmopolita Viena. Se lá, frente aos bávaros do Bayern, um argelino tinha colocado o Mundo inteiro de boca aberta de espanto, o Dragão pode também ficar estupefacto, quando um colombiano de cabelo comprido imitou o mágico. Momento sublime, com Falcao correspondendo com enorme classe a uma assistência de Hulk.

Finalmente, o Porto passava para a frente no marcador. Daí até final, só deu mesmo azul e branco. Falcao podia ter bisado, num magnífico centro de Hulk, com a cabeçada correspondente a fazer brilhar o guarda-redes contrário. Mas foi Rolando a sentenciar um jogo que, durante longo tempo, pareceu muito longe de poder ser ganho.

Melhor do Porto: Hulk. O único, na 1ª metade, a conseguir esticar o jogo, criando calafrios na defesa oposta. Na 2ª parte ligou, a espaços, o “complicador”, nas já habituais e inócuas iniciativas individuais. Recompôs-se a tempo, após a entrada de Guarin, para terminar em grande. Assistência para o golo inaugural e um cruzamento magnífico, para nova oportunidade soberana.

Helton, com uma série de intervenções seguras, denotando grande tranquilidade, Fucile, enorme no plano defensivo, não permitindo qualquer veleidade a Aguero, Forlan ou Simão, e Belluschi, preciso no passe e com notável espírito de entreajuda, completam o poker de jogadores mais destacados.

Arbitragem: Sem grandes problemas, no capitulo disciplinar, cometeu um pecadilho, ao validar a indicação do seu fiscal de linha, impedindo que Meireles marcasse, no final do primeiro tempo, quando se encontrava totalmente isolado. As imagens são elucidativas, com o médio portista a furtar-se de forma exemplar aos defesas contrários, dentro da legalidade.

Nota: E, como num passe de mágica, os Dragões têm o passaporte para os oitavos na mão. Se matematicamente nada ficará decidido na próxima jornada, vitórias do Porto e Chelsea colocarão ambos os clubes numa situação de anormal desafogo. Nesse cenário, os pupilos de Jesualdo ficarão com 5 pontos de avanço, a 3 jornadas do final.



57 comentários:

  1. Pronto!Mais um ébrio que quando se espalhar ao comprido vai passar a beber água!
    Se é a liga dos corruptos europeus porque é que fazem tanta batota no campeonato a ver se lá chegam?

    ResponderEliminar
  2. Este Falcao...puuufff...eu não sei quem o foi buscar,mas devia ser despedido!! =))))

    ResponderEliminar
  3. Caros Amigos PORTISTAS Boa NOITE:

    Mas quem é esse caramelo encornado que vem para aqui com o nome dessa corja de energumenos. PORTO PORTO SEMPRE E SO PORTO. GANHAMOS Magia de GOLO de FALCAO FABULASTICO PORTO. Que pena não ter podido ir ao DRAGÂO. Quem disser mal do professor analise bem a sua leitura deste jogo e as formas encontradas para khe dar a volta. Depois bem depois é o GOLO de Magia de FALCÃO. Não me canso, quem é que nos recorda? Claro Madjer outro dos magicos. PORTO MARAVILHA. É um dom ser adepto e socio deste clube. Bem hajam a todos ,as mesmo todos.

    FORÇA PORTO UNIDOS VENCEREMOS

    276mqj

    ResponderEliminar
  4. Este ressabiado faz-me rir...JURO!Palavra de Honra!Aquela parte da champions está demais!ahahah que máximo!Se ele quisesse ser irónico estava lá!

    ResponderEliminar
  5. Embrulha Mouro!! ForÇA PORTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderEliminar
  6. Oooooowww...que pena...pensava que conseguia variar o discurso,mas não...copy paste... =/

    ResponderEliminar
  7. Viva !

    Mais uma Vitória mais uma Alegria !

    Vi o jogo aqui , visto a parabólica estar ocupada ( democracia é assim ).

    Comentários a quente :

    Primeira parte mesmo muito má. Não contei o número de passes falhados de parte em parte... Mas bom. Até vi um bom jogador do Atlético de Madrid ( ainda bem pro Porto ) chutar no ar.

    Creio que até a entrada de Guarin o Porto não sofreu golos graças ao Helton. Sempre bem clocado e fez uma grande defesa.

    O meio campo andava à deriva. Parecia meia bola e força o Porto. E o Porto perdia muitas bolas no miolo.

    Com a entrada de Guarin acho que o meio campo mudou e o Porto começou a jogar à Porto.

    Grande golo de Falcão ! ( mas já tem patente registada ;-) !

    E também de Rolando.

    No final : Vitória justa da equipa que jogou pra ganhar.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  8. Uma primeira parte fraca, entrámos com algum receio, mas com a entrada do Guarin tudo mudou para melhor.
    Um grande golo do Falcão, daqueles golos de encher a alma! 1-0
    Depois veio o golo do Rolando,2-0

    Bibó Porto Carago.....

    Um grande Abraço

    ResponderEliminar
  9. "Mas, desde que aquela relva começou a ser pisada por dois espécimes abomináveis, confesso que comecei a desejar mal aos homens das camisolas listadas. Simão, primeiro, e o renegado Assunção, depois, colocam-me a bílis bem junto da boca, num enraizado ódio que vegeto a esses dois pseudo-profissionais da bola."

    Posso subscrever esta afirmação?
    Excelente crónica

    ResponderEliminar
  10. Parece-me justo começar pelo momento do jogo,já está,com certeza,na lista dos melhores golos da Champions deste ano.Falcao.Bati tão mal,ainda me dói um pouco a garganta!
    Mas antes desse hino ao futebol,houve outro momento determinante:a entrada de Guarin.Sem medo,com confiança,pega logo na bola e dispara à baliza.Foi como se o Porto tivesse carregado no botão "reset".Mais velocidade,maior clareza no ataque,mais poder de choque e...trunflas =P
    Se depois de entrar o Guarin,o jogo começou a virar,com aquele golo então nem se fala.Apenas e só Porto,como um golo muda um jogo!!!

    É nestes momentos que se veêm as grandes equipas!É em jogos assim,fechados,complicados,equilibrados que a verdadeira qualidade aparece e resolve o jogo,desbloqueia!

    Convém não esquecer que jogamos sem Fernando,Varela e Rodriguez...

    ResponderEliminar
  11. Ó Hurakatai devias era ter vergonha na cara seu Mouro... O teu clube só sabe ganhar a equipas de 3ª classe... O meu F.C.P mais uma vez provou que é um gigante da europa e de certeza que vai chegar longe na Champions com execelentes resultados como o desta noite... Grande abraço para o pessoal do biboporto de um Dragão de Fátima...

    ResponderEliminar
  12. Peço desculpa por ter respondido ao morcão... Abraço

    ResponderEliminar
  13. Já não vou ao estádio do Dragão a 4 anos e meio e gostava de voltar a festejar como tu deves ter festejado... Abraço

    Dragão de Fátima

    ResponderEliminar
  14. Oh morcão fdp. Vai lá para "o cesto do pão" mandar papais à milhafre depenado.
    Em breve te calaremos o pio e vais ver quem se espalha ao comprido. E o teu presidente calino te dirá: "Ambos os dois acreditamos no início de...novo ciclo...".

    F. Moreira - Vila Real

    ResponderEliminar
  15. Cheguei agora mesmo com a alma lavada e com o coração aos pulos de alegria e orgulho. Que grande jogo e que bela vitória. A propósito, o que foi que se passou aqui na tertúlia escrita?

    ResponderEliminar
  16. Só para cumprimentar o pessoal da bancada.

    grande vitória

    abraço

    ResponderEliminar
  17. Gonçalo
    Não respondas a morcões benfiquistas ou mouros de qualquer espécie.

    Tem calma que a coisa ainda lhes vai rebentar na boca, para não dizer noutro sítio.

    Quem assina o "kostadinov-o flecha" é o pai do Renato aqui do Porto.

    Manda um abraço de dragão ao teu pai, que eu sei que lhe custou ter presenciado mais uma bitória do nosso PUERTO...

    ResponderEliminar
  18. Gonçalo
    Quando vieres ao Porto avisa com antecedência e pode ser que te arranje um convite.

    Um abraço para ti e outro para o Hugo. Hoje estamos em festa e muito mais em Ourém, terra que se conquistou aos sarracenos e mouros.

    Cada vez gosto mais deles, e sabes porquê? É que assim me dá mais gozo de ver a cara que fazem quando vencemos. Viste a cara do simulão, quando o rolando lhe abraçou no final do jogo? Que beiça.
    Inchem.

    ResponderEliminar
  19. Armando Pinto01 outubro, 2009

    in liga-inem blogspot (Liga-Inem):
    Lopes da Silva | Treinador do Bragança

    Publicada por Girondin on Terça-feira, Setembro 29, 2009

    Lopes da Silva: «Prejudiquei a carreira porque acreditei nele»

    “Estou arrependido de ter ficado calado” foi assim que Lopes da Silva começou por abrir o jogo sobre o caso de doping que, em 1994/95, o afastou dos relvados por 6 meses. O agora treinador do Bragança jogava no Felgueiras, orientado por Jorge Jesus, seu adversário de hoje. Na hora de recordar os factos, a mágoa não foi escondida. “Prejudiquei a minha carreira por ter acreditado em Jorge Jesus e nos outros responsáveis do Felgueiras. Arranjaram-me um advogado, mas ele queria defender o clube e não a mim”, começou por desabafar Lopes da Silva, prosseguindo: “No intervalo de um jogo com o P. Ferreira deram-nos algo para tomar como sendo vitaminas. Os atletas confiaram! O Jorge Jesus tinha conhecimento do que aquilo era. Fui ao controlo e acusei positivo.”

    ResponderEliminar
  20. Grande Porto, carago!!

    Do Falcao já não preciso de mais nenhuma prova. É um verdadeiro matador, não engana!! Vitória muito importante contra um adversário directo na luta pelo apuramento.

    Surpresa a titularidade do Tommy. Primeira parte razoável e segunda bem melhor. Guarín entrou muito bem, há que o dizer. Mexeu com o jogo. Vencemos justamente!

    Grande festa na curva, com saudações especiais ao mouro e ao pesetero :)

    FORÇA GRANDE PORTO

    TETRAbraço

    P.S- o mouro que por aqui anda, sabe-me dizer contra quem jogou hoje?!?!?!

    ResponderEliminar
  21. Agora apenas me apetece dizer que fomos bem e ainda bem. Temos, como sempre acreditei, valor para passar estes colchoneros de meia tigela, para nós, apesar dos medos latentes que...
    Bem, até me apetecia dizer muitos blás, blás, que na mesa do restaurante em jantar de aniversário da minha filha fui projectando baixinho, mas não sou de dar flancos em público para eventuais inimigos/ adversários se deleitarem... por isso, GANHÁMOS, e muito bem como soi dizer-se e foi evidente, ainda por cima a "rasgar" a baliza adversária com um golo à Rabat Madjer.
    Obrigado a todos, em especial aos directos protagonistas desta obra de arte que haveria de ter confirmação para nosso alívio final, Hulk e Falcao.
    Queriam melhor?! Eu também poderia querer, claro, mas foi muito bom, PONTO. Viva o F.C. PORTO!

    ResponderEliminar
  22. Gostei e gostei durante todo o jogo, embora tivessemos sido mais exuberantes após a entrada de Guarín e a passagem de Meireles para trinco.
    Hulk fantástico; Falcao ponta-de-lança que vale vinte golos por época e que marcou um golo onde está tudo: talento, génio e principalmente, sentido de oportunidade. O colombiano só podia marcar daquela forma.
    Mas quem foi a alma, a crença, a coragem e a raça do Dragão, foi Fucile. O uruguaio foi grande, nunca baixou o ritmo e mesmo quando as coisas não se resolviam, nunca baixou os braços. Simão, Forlan, Jurado...todos no bolso de um Fucile fantástico.

    A camisola Talismã continua o seu caminho, totalmente vitoriosa.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  23. Apesar de não poder comentar com a minha conta de blogger tenho a dizer que concordo inteiramente com o Vila Pouca:_ FUCILE FOI O REI DO JOGO!

    ResponderEliminar
  24. Só mais uma história: Há uns dias atrás que tenho uma aquisição nova em casa, uma cadelinha labrador de 3 meses. Ontem ela estava a dormir na sala enqt eu num estado de tensão pouco recomendado assistia na tv ao jogo. Quando ACONTECEU O MOMENTO DE MAGIA DE UM NOVO DEUS COLOMBIANO ponho-me aos gritos como um louco e só vejo a cedelinha toda assustada a ladrar como "gente grande":))

    Foi o 1º golo do Porto a que ela assistiu:))

    ResponderEliminar
  25. Como a Champions teima em ser as 3ªs e 4ªs feira eu dificilmente consigo ver mais que os 30m iniciais!!Uma vez mais sai de casa rumo as minhas obrigaçoes desportivas (FUTSAL), uma vez mais sai acompanhado do nervoso miudinho, aqueles 1ºs minutos de futebol falho e colado as investidas de Hulk pouco ou nada me diziam como caminho pra uma noite tranquila...Tomas Costa dilacerava ainda mais a propensao ofensiva de uma equipa cujo a vitoria era o unico caminho capaz de ser percorrido se queremos almejar os 1/8 de final. Percebo pelos comentarios e pela cronica que agonizamos e estivemos a beira de perecer face ao contentamento pelo empate Colchonero...ate que se um Colombiano sozinho pouco pode guerrilhar aos pares formam uma milicia reivindicativa...Hulk la interiorizou uma ideia colectiva, acho k seria abusar e se nao foi com o direito e o esquerdo tb nao queria acertar na bola é melhor passar a quem possa fazer a diferença....e que diferença...os golos sao as diferenças e ate a dimensao fisica que parecia caminhar para o abismo se reabilitou para um final excelsio onde so o debutante DE GEA salvou os ROJIBLANCOS de uma goleada...
    Quando o medo de perder supera as intençoes de ganhar, temos 60m de parco futebol!!
    Agora vem a Liga interna e uma terrivel deslocaçao onde convem ganhar e adicionar pressao, com uma certeza..dar 60m de avanço nao se resolvem sempre num o toque de M(adjer)IDAS.

    ResponderEliminar
  26. Amigo Dragao Vila Pouca...apesar de dado aos "tarot's" nao sou muito misticista, ainda assim, será que nao dava pra dar uma saltada a OLHAO com essa dita veste talisma...

    ResponderEliminar
  27. Que GRANDE GOLO DE FALCAO!
    Grande VITÓRIA!

    Nem sei que dizer, apesar de exausta depois de vibrar a ver o nosso PORTO, saí do estádio super feliz, ainda estou de sorriso orelha a orelha!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  28. Um enorme Fucile,de raça, à Porto, um bom Helton, um Falcao de classe...
    Bem a entrada de Guarim que mudou o jogo.
    Mas ainda muito passe falhado, pouca criatividade na construção do jogo ofensivo, Varela fez falta, falta ainda uma boa gestão dos ritmos de jogo.
    Mas estamos a crescer e a vitória foi justíssima.
    Que seja para continuar até ao patamar que pretendemos.

    ResponderEliminar
  29. Bruno, isso é com o Blue e a Mafaldinha. Havia o homem da bandeira, agora há a mulher da camisola, que já é uma instituição no Dragão. Ai dela que não leve a camisola...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  30. Bom jogo do Porto a partir dos 70m, com a entrada do Guarin. Grande golo do Falcao, e melhor jogador o Fucile, que eu muitas vezes costumo criticar. Um detalhe, se o Porto ganhar os dois próximos jogos com o APOEL, e o Chelsea ganhar um e empatar o outro com o Atlético, ficamos automáticamente apurados.

    ResponderEliminar
  31. Avlis,
    é verdade!

    O Chelsea ficaria com 10 pontos.
    O FC PORTO com 9.
    O A.Madrid com 2.
    E o Apoel com 1.

    Nas duas últimas rondas recebemos o chelsea e vamos a madrid já apurados!!

    Mas 1º há q ganhar ao apoel!!!

    Quer dizer, 1º há q ganhar ao OLHANENSE q n será nada fácil...

    ResponderEliminar
  32. Dia mais bonito o de hoje :)

    Belissimo golo do Falcao, entrada brilhante de Guarin, uma vitória tranquila... que mais pedir ?

    - Queremos mais assim ! Queremos todos os jogos assim ! É pedir muito ? Não, pois não :)

    Parabéns Porto !

    ResponderEliminar
  33. Resumindo muito rapidamente o jogo, acho que até à entrada de Guarin, dificilmente ganhariamos o encontro, visto que so andávamos com pontapé para a frente. Era cada lancamento de 30 a 40m sem explicação..!! precisamos de um Belushi forte nos seus passes de ruptura e ontem raramente isso se viu.

    Ficou provado que Jesualdo passou um atestado de burrice a Guarin frebte ao SCP e mesmo ontem na titularidade. Se Guarin está bem, tem de jogar, nao vale a pena inventar no mariano.

    Nota de destaque ainda para aquele que encheu o campo FUCILE, o homem esteve irrepreensível (que grande exibição), e Rolando também, principalmente na 1ª parte, cada vez mais o Aloísio da Era Moderna. Falcao a provar que é um 9 precioso.
    Em Olhão é para manter o nível do fim da 2ª parte e sacar uma vitória aliada com números e uma boa exibição.

    Caros Mouros, isto ainda agora está a aquecer, quando derem por ela...

    Abraço

    ResponderEliminar
  34. Só mais um pormenor, que acho que passou a toda a gente. Em 10 jogos na liga dos campeões, foi a primeira derrota do Atlético de Madrid. O ano passado, na fase de grupos tiveram 3 vitórias e 3 empates, e nos oitavos de final empataram os dois jogos com o Porto. Este ano ficaram a 0 com os cipriotas, e ontem pela primeira vez saíram derrotados.

    ResponderEliminar
  35. Exactamente Avlis, e há dez anos que não derrotávamos em casa uma equipa espanhola também.

    Vila Pouca, o homem da bandeira alinha em tudo :)

    E concordo perfeitamente, Fucile foi um senhor. Hulk mais uma vez explosivo, parece que ele gosta do Atlético! Falcao é matador e mai'nada, que classe! No meio-campo, Tommy não é um "6" e melhorámos com a entrada do Guarín e a passagem do Meireles para trinco.

    Ehh ohh Falcao ohhh ehhhh ohhh ehhh o Falcao! :)

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  36. Mas que Grande vitória! Uma vitória da crença e da raça! Golo brilhante de Falcao, 3 pontos na algibeira e bem encaminhados no grupo, uma excelente campanha europeia! A exibição foi descolorida, por vezes até sofrível, mas como sempre digo, o resultado é que conta e o resto são conversas para entreter!

    Bibó Porto Carago!

    Saudações

    Ea - já me começa a meter nojo os constantes confrontos sempre que os madrigays cá jogam. A Uefa tem que tomar medidas. O que aconteceu antes do jogo não pode passar em claro

    ResponderEliminar
  37. Pois é Dragon Soul. Esse "cabrones" já é a segunda vez que o fazem, e tem de haver consequências!

    http://videos.sapo.pt/RUOyMKjz2P7I9Vw4ynKI

    Ontem eram bem menos do que o ano passado, mas mesmo assim isso não impediu que arranjassem confusão à chegada ao estádio.

    ResponderEliminar
  38. Mais uma vez o F.C.Porto deixa marca na Europa, com um belo de calcanhar de Falcão.

    Quanto ao jogo, foi um jogo de superação, sem Varela, sem Rodriguez e sem Fernando conseguimos jogar o nosso futebol, numa grande demonstração de esforço e garra por parte de todos os jogadores!!

    Um abraço, http://varanda-do-dragao.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  39. Boas
    Espero que JUJU tenha percebido, qual a posição que Guarim mais rende, para além da posição do Hulk. Quanto ao resto a minha vénia a Fucille, (que calma, que classe, que categoria), bem como a Helton.
    Só jogadores com uma mentalidade muito forte podem superar e demonstrar em jogos de coeficiente elevado as suas capacidades, mesmo depois de ouvirem os próprios adeptos a assobiarem e a escreverem em jornais impropérios sobre as suas capacidades. Chapeaux!!

    Falcao.
    Um senhor, com uma técnica acima da média. Para mim não é novidade pois já o tinha visto jogar e acho que ainda vai fazer alguns engolirem mais uns sapitos, básicamente aqueles que estão com a cabeça voltada para os nomes do passado.

    Hulk. No dia em que deixar de parar para fazer a finta de futebol de salão, e começar a executar as fintas enquanto progride com a bola, sabendo antecipadamente para que lado deve progredir, passará a ser um caso muito mais sério do que já o é.
    Que não se esqueça de passar a bola e movimentar-se para a receber mais à frente em vez de tentar a finta individual, Veja como Messi o executa.

    Grande final de jogo, grande vitória, para além de todos os problemas que tem afligido a equipa. Só um Clube especial e com enorme capacidade de superar-se consegue erguer uma equipa e vencer desafios ano após ano com o coeficiente de dificuldade da liga dos campeões. O resto é treta e dor de corno.

    PPPPPOOOOOORRRRRTTTTTTTTTOOOOOOOOO.

    ResponderEliminar
  40. Pessoal já estava na hora de actualizar as laterais com os novos equipamentos e o gif do plantel também :p

    viva o fcporto!

    ResponderEliminar
  41. Fernando Moreira e Kostadinov o Flecha(Tio Toni)há 20 anos que sou adepto do F.C.P e ainda fico a bater mal quando os mouros invadem o espaço de gente decente e foi por isso que respondi... Obrigado pelos conselhos... Bibó Porto,carago!!!
    Dragão de Fátima

    ResponderEliminar
  42. Gostei do jogo.
    Uma segunda parte - na minha opinião - mais ofensiva por parte dos azuis e brancos, com o golo de Falcao a merecer completo destaque nesta partida.
    Vamos em frente!

    Gaspar

    ResponderEliminar
  43. AEK AEK OLÉ:)

    xlb glorigozo xlb

    Humilhante derrota na grécia da equipa encornada!

    ResponderEliminar
  44. Poooois..diz que quando se joga contra 11* é mais difícil x)




    *e nos últimos 5 min até foram 10...

    ResponderEliminar
  45. Viva o jesus:) +é o maior carago

    Faltou-vos o proença ou o xistra ou o lucilio...

    ResponderEliminar
  46. Então Mouros?

    Hoje não entrou em campo o goledor mor com o nome de APAF?

    Pois quando se joga com 11 contra 11, as goleadas e as facilidades ficam por casa.

    O Armani não esteve no tunel com o seu fatinho de lustro e o ralo de banheira ao pescoço?

    Sim...sim. Lá fora não é para brincadeiras nem existe o taberneiro.

    Peguem e embrulhem seus morcões!!!

    ResponderEliminar
  47. Por Zeus....
    Nem Jesus fez milagres...

    ResponderEliminar
  48. ó hurakatai vai fazer qualquer coisa de útil para a sociedade... Essas tuas palavras só revelam que deves ter algum tipo de doença...

    ResponderEliminar
  49. Calma morcões e hurakatais...Afinal o grande JASUS, já conseguio descobrir o porquê desta derrota.
    Diz ele que não se adaptaram ao relvado!!! E eu digo que não deve ter sido só da erva, perdão da relva...se calhar não gostaram foi do pó das marcações de campo???

    Hoje quase que nem corriam!!! O que se passou? O preparador físico pediu férias, ou as vitaminas não passaram na alfândega?

    Esta é a primeira de muitas...

    ResponderEliminar
  50. Viva !

    Parabéns Paulo Pereira pelo teu artigo.

    Eu continuo a pensar que algo não funciona no meio campo .

    Pelo que vi : O Porto resume-se a um porteiro e a um atacante.

    Estou a caricaturar: Mas parece-me preocupante a ausência dum centrocampista que saiba "selar " as linhas.

    Fora de assunto : Grande destaque para Cristiano Ronaldo nos midias europeus. É realmente um fora de série.

    E é ambivalente : Gosta de homem e de mulher !

    Desculpem a provocação, mas estou bem feliz com a vitória do Porto ontem !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  51. Desculpem,mas ele é demais!ahahahahahahahah vocês chateiam-se??Eu rio-me à brava!!Nunca vi nada tão ridículo!ahahaha,oh paaaaah,O QUEM VEM DE BAIXO NÃO NOS AFECTA!!Este é que faz RIR,é diferente! Mesmo à medida deles-RI-DI-CU-LO!

    Á POOOOOEEEETAAAAA!!!!
    Gosto de Cesário Verde,mas confesso que este aqui também não está mal...estou ansiosa por ouvir a versão em texto dramático! =D

    ResponderEliminar
  52. Vem de baixo literalmente :)

    Hurakatai, sei que passas a vida aqui metido, o vermelho deve-te dar tantos vómitos como a mim!

    Esta é para ti: o clube mais melhor bom de toda a galáxia, foi enrrabado pelo sétimo classificado da Grécia.

    Beijinhos ao "JJ" e TETRAbraço para ti eheheh :)

    ResponderEliminar
  53. Noticia do site maisfutebol:
    "RANKING UEFA - Portugal perde uma posição à custa da derrota do Benfica"

    ResponderEliminar
  54. Bastou encontrarem uma equipa menos fraquinha e... lá se foram as goleadas. E aí está o futebol medíocre de um grupo cheio de jogadores na pré-reforma.
    Em 1987, antes da final entre FC Porto e Bayern, um benfas frustrado manifestou a sua vontade de que o clube da Invicta perdesse. A partir daí 2 clubes em Portugal me dão alegrias: o FC Porto quando ganha e o Benfica quando perde. Hoje estou radiante!
    VIVÓ PORTO, CARAGO!
    Fernando Moreira - V. Real

    ResponderEliminar
  55. Que dizer de mais um brilharede da única equipa PORTOguesa, que na Europa do futebol, dá cartas, vai a jogo e nunca, jamais, desiste?!

    Se larga parte do jogo, foi d'um calculismo a todos os níveis, a chave estava no banco... Guarin entrou e tudo se alterou num ápice!!!

    Falcao mostrou (se caso fosse ainda preciso?!) classe, mta classe... Rolando derrubou de vez todas as esperanças do clube do refúgo, que alberga alguma da pior corja que por cá já passou, neste nosso PORTOgal.

    Ahhh, uma palavra para FUCILE, que esteve simplesmente, FABULÁSTICOOOOO, tendo secado tudo quanto se aproximava da sua área de jurisdição!!!

    Demora mto pró próximo? ;D

    ps - constou-me, ouvi dizer, contaram-me que, alguém, hoje, na Europa do futebol, viu-se «grego»... quem terá sido?! PQosP...

    ResponderEliminar