04 agosto, 2009

Os momentos mais marcantes de 2008/09

Tudo começou ainda em Setembro de 2008 quando os nossos heptacampeões iniciaram a temporada 2008/09 como tinham acabado a anterior, ou seja, a festejar mais uma conquista. Ponte de Lima viu Filipe Santos erguer a supertaça Nacional de hóquei em patins depois do FC Porto bater o HC Braga por 6-2. Pode recordar aqui.

A época foi decorrendo normalmente com o FC Porto a disputar o título nas 4 modalidades embora no basquetebol tivéssemos saído de cena bem cedo, nos quartos de final do play-off. No entanto nas outras 3 a história seria bem diferente…

Em 23 de Abril de 2009 o FC Porto inaugurou o pavilhão Dragão Caixa, momento marcante para o clube e principalmente para quem não acha que o FC Porto se resume ao futebol. O nosso blogue recordou essa noite aqui e aqui com o Lucho a sair do Dragãozinho emocionado...

Em Maio o Dragão encheu e mais de 50 mil Dragões (onde me incluo) viram o FC Porto conquistar o tetracampeonato de futebol depois de bater o Nacional por 1-0, golo do capitão Bruno Alves. Recorde aqui. Três semanas depois a dobradinha do futebol consumou-se no Jamor (onde estive) com o Porto a bater o Paços de Ferreira por 1-0, golo de Lisandro. O blogue destacou o feito aqui.

Três dias após essa conquista no Jamor foi noite de casa cheia no Dragãozinho com o FC Porto a bater o Benfica por 26-23 no 5º e decisivo jogo da final do play-off de andebol onde o Lucho voltou a marcar presença. Recorde aqui o título Nacional conquistado pelo andebol do FC Porto, 5 anos depois do último triunfo.

No hóquei trabalhava-se duro rumo ao êxito e 3 dias após o título do andebol eis que o Dragão solta o seu fogo em Viana do Castelo ganhando por 5-4 à Juventude de Viana e dessa forma estava consumado o octocampeonato de hóquei para o FC Porto. Recorde aqui e aqui. Uma semana depois voltávamos a festejar, consumava-se a 2ª dobradinha da época, agora no hóquei com o FC Porto a vencer o Benfica por 2-1 no Entroncamento conquistando assim mais uma taça de Portugal. Leia tudo aqui e aqui.

A viagem pelos momentos de glória do FC Porto em 2008/09 está terminada, em conclusão poderá dizer-se que foi um 3 em 4 pois nas 4 modalidades fomos campeões Nacionais em 3... Mais uma época cheia de vitórias com o FC Porto a arrebatar 2 dos 4 troféus do futebol (escapou a supertaça para o Sporting e a taça da liga para o Benfica), 1 dos 3 troféus do andebol (escapou a taça de Portugal para o ABC de Braga e a taça da liga para o Benfica), todos os troféus do hóquei (3) faltando-lhe somente um qualquer triunfo no basquetebol (a Ovarense venceu taça de Portugal e supertaça enquanto o campeonato foi para o Benfica). Em 13 títulos nos escalões seniores desta época 2008/09, nas tais 4 modalidades principais, quase metade foram ganhos pelo FC Porto que venceu 6 troféus, enquanto dos restantes 7, o Benfica conseguiu vencer 3, a Ovarense 2 e o ABC e o Sporting 1 cada... Tem sido assim ano após ano!!! Esta hegemonia do FC Porto é esmagadora... E como somos, de facto, viciados em vitórias, devo dizer que é já este domingo em Aveiro que se inicia a época 2009/10 com a disputa da supertaça de futebol e o Lucho vai lá estar para que a nova temporada se inicie da melhor forma!!!

A época 2008/09 na natação do FC Porto ficou marcada pelo notável êxito das nossas meninas que, como se recordam, conseguiram o Título Nacional de Clubes que nos fugia desde 1999/2000. A equipa constituída por Sara Oliveira, Sara Loureiro, Marta Marinho, Joana Carvalho, Joana Rodrigues, Alexandra Oliveira e Cláudia Moreno marcou a letras de ouro a época desportiva da natação Portista. Nas últimas provas da temporada que agora findou deve-se destacar a prestação do F.C.Porto Império Bonança nos Campeonatos Nacionais de Juvenis e Absolutos que decorreram em Faro com o FC Porto a conseguir 5 recordes nacionais absolutos e 1 recorde nacional júnior. Foram 10 os títulos nacionais alcançados só nestes Campeonatos, tendo o F.C.Porto liderado o quadro de medalhas. Só nesta época, que agora está a terminar, o F.C.Porto Império Bonança obteve 20 recordes nacionais absolutos, 16 seniores, 5 juniores e 64 recordes do Clube. Foram 47 títulos nacionais, 46 campeões nacionais e 21 internacionalizações. Em S.João Madeira decorreram os Campeonatos Nacionais de Infantis, terminando de forma muito positiva a Época 2008/2009 da Natação Portista. Foram conseguidos 7 pódios (1 prata e 6 bronzes), além de se voltar a confirmar que os nossos atletas continuam a evoluir, algo fundamental neste escalão de formação. Os nossos parabéns a todos!!!

Um abraço do Lucho.

14 comentários:

  1. Ao recordar-me dos momentos mais marcantes da época 2008/09, só me apetece dizer uma coisa, SOMOS OS MAIORES!!! :)

    Só foi pena o basquetebol ter tido uma época para esquecer. Este ano será melhor!

    ResponderEliminar
  2. Foi um ano muito bom com a excepção a ser o Basquetebol.

    O F.C.Porto foi, é e sempre será, um clube eclético, mas o futebol é a principal modalidade do clube. É é a partir do futebol, dos êxitos no desporto rei, que se criam todas as sinergias para que as modalidades, sejam mais ou menos, competitivas.
    Um clube que não ganha tem muito mais dificuldades em captar patrocínios e sem patrocínios...não há milagres!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Destes 6 títulos ganhos em 2008/09 (isto sem contar com os 3 ganhos nas camadas jovens) qual foi aquele, que na vossa opinião mais emocionado me deixou? :)

    ResponderEliminar
  4. 03/08/2009
    Apresentação Oficial marcada para esta terça-feira

    A Apresentação Oficial do FC Porto Vitalis está marcada para esta terça-feira, 4 de Agosto, às 17h30, no Pavilhão Dragão Caixa. O evento, que pretende dar a conhecer o grupo de trabalho da equipa de andebol azul e branca para a época 2009/10, será seguido de um treino, agendado para as 18h00 (aberto à comunicação social nos minutos iniciais).

    in www.fcporto.pt

    ResponderEliminar
  5. Lucho,

    Cá vai a minha resposta à tua questão:

    O campeonato de andebol! Acertei? :)

    ResponderEliminar
  6. Acertaste... :)

    Nesse jogo houve ali uma fase (sucessivos erros com 17-17 ou 18-18) em que ia-me dando o “treco” :)

    ResponderEliminar
  7. Lucho, no Andebol, prepara-te para uma supresa desagradável.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. É uma modalidade perigosa :)

    ResponderEliminar
  9. Se perdessemos esse jogo, acho que ia acontecer um novo fenómeno chamado "treco" colectivo. Era a ti, a mim e a mais uns quantos. :)

    ResponderEliminar
  10. dragão vila pouca,

    O Eduardo Filipe não vai renovar? :(

    ResponderEliminar
  11. Vila Pouca:

    Já me estragaste o dia :(

    Se é o q eu penso...

    ResponderEliminar
  12. Eu do Dragão Caixa, na únca vez que lá fui vim com o sabor amargo da derrota (basket), ainda por cima com os nenucos, valeu pelo convívio com o Lucho e Vila Pouca, dois Dragões de alma vincada! E o Blue é claro.

    Mas realmente este ano foi um ano de boa colheita! Esperemos que este que agora vem seja ainda melhor!

    E então como é, o Eduardo fica ou vai?! :/

    Saudações

    ResponderEliminar
  13. É uma bela retrospectiva, com um clube habituado a vencer...em qualquer modalidade.

    O equívoco foi apenas o basquetebol, mas este ano promete ser diferente.

    A vencer, desde 1893!

    ResponderEliminar
  14. Excelente época, excepto obviamente no basquetebol! Há que melhorar muito nessa e continuar a ganhar nas outras.

    Dragão Caixa ao rubro na próxima temporada!!

    ResponderEliminar