26 agosto, 2009

Formação 2008/2009 - Parte III

Tal como no hóquei em patins, a temporada basquetebolistica divide-se em duas partes. Uma primeira parte a nível distrital e uma outra a nível nacional.

Os Sub-20 iniciavam a época à procura do tri-campeonato distrital e o seu quinto título nos últimos seis anos. Depois de uma 1ª fase facilmente ultrapassada, a equipa azul e branca chegava a fase-final da prova como principal favorita e tendo como opositores o Maia BC, o Vasco da Gama e o seu grande adversário, o CD Póvoa.

Depois de nas duas primeiras jornadas terem vencido facilmente os seus jogos, FC Porto e CD Póvoa defrontava-se na última jornada para a discussão do título distrital. Num jogo muito equilibrado e emocionante os dragões conseguiram-se impor à equipa poveira por apenas 1 ponto de diferença (71-70), sagrando-se assim tricampeão distrital. Destaques individuais para Pedro Catarino, Óscar Pedroso e principalmente André Bessa a "estrela" desta equipa.

Na fase nacional, mais um vez, FC Porto e CD Póvoa provaram ser os 2 clubes mais fortes na Zona Norte, apurando-se sem muitas dificuldades para a final-four juntamente com SL Benfica e Barreirense. No entanto nesta fase a equipa azul e branco não se apresentou ao seu melhor nível, averbando 3 derrotas nos três jogos efectuados. Barreirense não deu a mínima hipótese aos adversários sagrando-se campeão nacional da categoria.

A categoria de Sub-18, foi a única em que os dragões não conseguiram conquistar o titulo distrital. Depois de uma 1ª fase onde terminou igualado com Vasco da Gama e Guifões, os azuis e brancos não conseguiram na fase-final repetir os títulos de 2006/07 e 2007/08. Nesta fase, Vasco da Gama e Guifões apresentaram-se mais fortes com o título a ir para a formação vascaína.

Na fase nacional, FC Porto e Vasco da Gama, dominaram, mais uma vez a zona norte da competição, apurando-se para a final-four juntamente com Barreirense e Algés. De realçar que esta fase-final decorreu no mítico Pavilhão Rosa Mota.

Aí, apesar de ter iniciado muito bem a competição, com uma vitória sobre o Algés (82-66), os dragões não conseguiram impor-se na 2ª jornada à forte equipa do Barreirense, acabando por perder o jogo por esclarecedores 50-77. Chegados à última jornada, e com todas as equipas a registarem 1 vitória e 1 derrota, o FC Porto necessitava de vencer o rival Vasco da Gama e esperar ainda que Algés derrotasse a equipa do Barreiro. No entanto aconteceu tudo ao contrário. A equipa portista foi claramente derrotada pelo Vasco da Gama (68-80) e Algés caiu derrotado pelo Barreirense por um apertado 62-66. Com esta conjugação de resultados, o Vasco da Gama sagrou-se campeão nacional.

Domínio completo dos Sub-16, no campeonato distrital. Com 15 vitórias e apenas 1 derrota na fase de apuramento, o FC Porto apurou-se facilmente para a fase decisiva da competição.
Aí, apenas o Basq. Leça deu alguma luta aos portistas, perdendo o jogo decisivo por 88-82. Foi o oitavo título nos últimos dez anos neste escalão.

No entanto, e contra as expectativas, a equipa portista foi uma grande desilusão na competição nacional, não indo além do 5º lugar na zona norte (8v e 6D), falhando acesso à fase decisiva da prova.

Os Sub-14, tri-campeões distritais, tiveram uma temporada muito boa. A nível distrital, o domínio foi avassalador, vencendo a maioria dos jogos por diferenças substanciais. Inclusive a final-four foi um passeio para a equipa portista. Vitórias sobre Bolacesto (97-53), CD Póvoa (78-33) e Académico (66-38) demonstraram bem a superioridade azul e branca na competição.

Na fase nacional, o FC Porto também não teve dificuldades para se apurar para a fase decisiva da prova. Com um total de 18V e 2D (Sangalhos e B.Leça), o clube azul e branco garantiu juntamente com Ginásio Figueirense o acesso à fase decisiva, que ao contrário das restantes categorias é disputada por 5 equipas.

No entanto esta fase da prova não correu da melhor forma aos jovens portistas. No 1º jogo, frente ao seu rival da zona norte (Ginásio Figueirense), a quem tinha vencido duas vezes na fase anterior, o FC Porto desta vez não conseguiu levar de vencida a formação da Figueira da Foz tendo sido derrotada por 33-45. Com nova derrota no mesmo dia frente ao Barreirense (42-49), o clube azul e branco hipotecou as possibilidades de chegar ao titulo nacional, de nada valendo as vitórias sobre Seixal (47-46) e União Sportiva (84-30).

No sector feminino, sector ainda muito recente no nosso clube, o destaque vai para as equipas de Sub-16 e Sub-14 que conseguiram o acesso a final four das competições. Apesar de não terem conquistado qualquer titulo, fica o registo, sinal de que se está a desenvolver um bom trabalho.

RESULTADOS e CLASSIFICAÇÕES da época 2008/09:
Um abraço e até para a semana,
PedroPorto

7 comentários:

  1. Nada mau! Admira-me não andar por essas fases a Ovarense!
    Estou com expectativas para ver um dia esse André Bessa a ser a estrela da companhia nos seniores!

    Saudações

    ResponderEliminar
  2. Off topic

    Notícia muito triste:

    Jovem hoquista do FC Porto morre em acidente de viação

    O hoquista César Fidalgo, júnior do FC Porto, de apenas 17 anos, morreu esta terça-feira no Hospital de São João, no Porto, na sequência de um acidente de viação.
    O corpo do jovem, que se sagrou campeão nacional de iniciados e juvenis pelos dragões e contava com inúmeras internacionalizações nos escalões jovens - conquistou mesmo o título de campeão europeu de sub-17 -, estará em câmara ardente na Igreja de Valongo, a partir das 13 horas de quarta-feira. O funeral realiza-se às 17 horas.

    Diário Digital / Lusa

    Dia de luto para o Clube!!

    ResponderEliminar
  3. PedroPorto:

    Calha-me hoje deixar o meu 1º comentário numa das tuas postagens... e deixar aqui publicamente, o meu especial agradecimento por teres aceite o repto lançado para nos trazeres, semanalmente, a melhor informação possivel e disponivel no que toca à formação e camadas jovens do nosso clube, seja em que modalidade for.

    Verdade seja dita que é um tema, que a muitos, se não à sua larga maioria, passa ao lado a «full» ou «em parte»... eu, admito, ando pela 2ª hipótese.

    No entanto, acredita, em 3 semanas, já «aprendi» mais com os dados que aqui nos deixas, do que propriamente, em muitos anos de acompanhamento do clube, no que a esses temas dizem respeito.

    A partir de agora, e porque até há muito bem pouco tempo, esta, era tb uma rúbrica quase exclusivamente deficitária cá no blog (o Lucho bem que ia tentando dar "uns toques"...), deixa de haver motivos para que todos nós, os menos conhecedores desses meios, possam dizer, despreocupadamente, "ai e tal, não sabia, não sei, não tenho conhecimento, ai sim? e tal e coisa, etc etc".

    Portanto, muito bem vindo, redobrados sucessos... e que a tua voz nunca se cale na divulgação desta rúbrica, que aposto, poderá não ser tão participativa como outras, mas será do agrado de todos os nossos visitantes.

    Já no que diz respeito ao que hoje nos trazes, a análise do sector de formação da secção de basquetebol na época passada, muito me contas tu... sabia pouco, muito pouco, para não dizer praticamente nada do tema.

    Pelos vistos, a nível distrital, foi "um tal andar"... já no que toca depois às final-four a nível nacional, o quadro foi mais negro, para não dizer, uma total desilusão... mas melhores dias virão, concerteza.

    Fiquei curioso com esse tal "André Bessa" dos Sub-20... será mesmo uma estrela que a breve prazo, veremos a brilhar no Dragão Caixa? Procurarei estar (mto) atento... esse nome, já não me escapa.

    Bem, fico desde já curioso com o que nos vais trazer para a próxima semana.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Dragon Soul:

    É verdade, dia de luto para o clube... e obviamente tb para a familia.

    A morte não escolhe nomes nem idades, mas quando se registam factos destes, ainda muito jovens, e com uma vida inteira pela frente, faz-nos muitos ver olhar para trás e pensar no que não fizemos "ontem", mas que poderiamos ter feito talvez "hoje", porque não sabemos o dia de "amanhã".

    No fundo, é a lei da vida... essa, quando chega, não olha a nomes, idades, estratos sociais, religiões ou credos... limita-se a atacar silenciosamente, mto silenciosamente, deixando um rasto de tristeza e dôr em todos os que lhe(s) eram mais próximos.

    ResponderEliminar
  5. Uma notícia mesmo muito triste!

    RIP César Fidalgo!

    ResponderEliminar
  6. Nada maus os resultados dos diversos escalões,é claro que se pode sempre fazer melhor,mas não foi de todo negativo.

    Que o César Fidalgo descanse em paz e que toda a familia,amigos e colegas tenham força para ultrapassar esta fase tão dificil :s

    ResponderEliminar
  7. Viva !

    É uma rúbrica que leio sempre, mesmo se, por vezes, não comento.

    Parece-me indispensável porque mostra porque o Porto é uma instituição !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar