31 agosto, 2009

Começa tudo de novo…

Sob a ideia generalizada de que será um mero e desnecessário requisito legal, começou EM CAMPO a edição 2009-2010 da Liga Sagres, envolta nos habituais histerismos e euforias por parte de alguns, e com a tradicional calma e concentração por parte de outros. É fácil de constatar que, nos últimos 30 anos, salvo alguns acidentes de percurso ou fenómenos esquisitos, em Portugal tem-se assistido à vitória da capacidade de trabalho, da humildade e do esforço, em contraponto com a euforia desmedida, o “novo-riquismo” ou os saudosismos “salazaristas”.

Basta olhar para os quadros oficiais da Liga Portuguesa de Futebol Profissional para, de forma constante, lermos um nome que teima em não desaparecer das páginas douradas do futebol português (e também mundial): FUTEBOL CLUBE DO PORTO! Tudo o resto, são balelas e histórias de encantar e embalar o povinho que ano após ano se enche de mil e uma esperanças, e de mil e um sonhos irrealizáveis. Desportivamente, Portugal é um país em que há uma clara mistura entre o que se quer que aconteça e aquilo que acontece na realidade.

Foi neste contexto eufórico e pateta que começou então a Liga Sagres. Empate do FC Porto em Paços de Ferreira, num jogo muito quezilento e pouco jogado, em que finalmente se fez justiça, isto é, expulsou-se o jogador mais violento e faltoso (pelo menos para os árbitros portugueses) da Liga. Hulk, continua com aquela mania estúpida de fazer entradas imprudentes e violentas aos seus adversários, bem como agressões e afins. Já a época passada na Amadora, o Hulk entrou violentamente aos pés do jogador do Estrela e ficou não sei quantas semanas no estaleiro, como em Guimarães, como em… (é melhor parar por aqui…)

Quanto ao futebol propriamente dito, o começo do FC Porto até nem foi mau. 7 pontos em 9 possíveis, sendo que 2 dos 3 jogos foram realizados fora de portas. Face à apertadíssima concorrência, segundo a nossa comunicação social, este era o começo que todos nós desejávamos, não cedendo terreno para os mais directos adversários. Agora, segue-se uma paragem de 2 semanas para dar lugar aos jogos da selecção nacional que tem dois confrontos perfeitamente fulcrais para a confirmação daquilo que praticamente já é certo: o adeus à fase final do mundial a disputar na África do Sul!

Finalmente, o inevitável assunto do sorteio da Champions. Devo dizer-vos, em abono da verdade que dos últimos anos, este será o grupo mais trabalhoso e complicado de passar, contudo, nada que não seja impossível. O ano passado, frente a colossos como Arsenal, Manchester Utd ou Atlético de Madrid, demonstramos toda a nossa força e poderio europeu. Este ano, não pode, nem deve ser diferente. FORÇA FC PORTO!

9 comentários:

  1. Oh ! O Atl. Mad. de colosso não tem nadinha, ou seja , so' papamos esse mais o outro , conhecidissimo na rua dele e ficamos a meças com os blues que, se os vemos como
    $£€ (luzem) + q nos, mas sempre nos batemos c'o eles.
    No papel "pintamos" bem... e ate'temos 1 "pintão" !
    Porto e' Porto , venha quem vier !

    ResponderEliminar
  2. Analise correcta, com aquela pitada de escárnio Nortenho que habita paredes meias com os colaboradores, autores e comentaristas de ocasião, do bibo-porto-carago. É por estas e por outras que me sinto em casa, e já ontem “bitaitei” (DO VERBO BITAITAR) uma desgraça nacional a breve prazo. É que não aprendem nunca. Insistem em gabar as qualidades que ainda não exibiram, mas que já servem como pano de fundo para uma vitória retumbante e clara que ainda não tiveram.
    - “Não temos desculpa se não ganharmos o jogo”
    Pois, ai é que está! Ignorar o nome e a valia do adversário nas conferências de imprensa, pode alegrar os iludidos do costume, mas também pode custar um trambolhão, daqueles que não causam ferimentos de mercurocromo, mas sim de pontos, OUVIRAM BEM? PONTOS…

    ResponderEliminar
  3. Que se passa com as fotos, que não aparecem?

    ResponderEliminar
  4. "Desportivamente, Portugal é um país em que há uma clara mistura entre o que se quer que aconteça e aquilo que acontece na realidade."

    RCBC,

    este teu parágrafo, está digamos que, sublime... traduz na íntegra e de uma forma totalmente fiável do nosso dia-a-dia futeboleiro... entre o que os odiosos invejosos, ridiculos e mediocres nos tentam impingir diariamente, de múltiplas formas e feitios, e o que a "realidade" nos mostra, vai uma diferença tão, mas tão grande, que por mim, em parte, faço votos para que assim continue durante muitos e largos anos... seria bom sinal, muito bom sinal.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo,

    devido a problemas técnicos relacionados com o uso de banda larga da nossa conta no photobucket, no decorrer deste mês (Ago), as imagens, temporariamente, "esconderam-se" atrás de uma info do respectivo servidor, sem que tenham sido sequer "eliminadas"... relax!!

    no entanto, a partir das 00:00 desta noite, contamos que o problema se "esfume", como que por artes mágicas... entretanto, se a solução para se evitar males futuros já tinha sido testada há tempos atrás, está na hora de a colocar definitivamente em prática.

    digamos que, são os custos a pagar, que fazer? ;)

    ResponderEliminar
  6. Excelente análise.Espelha bem o que se está a passar actualmente,que,na verdade,não é em muito diferente daquilo que se passava em anos anteriores,por esta altura.
    Mais do mesmo...

    ResponderEliminar
  7. Viva !

    Belo estilo e bela análise, concordo. No início deste campeonato o Porto está muito bem.

    7 pontos em 9 é um bom sinal !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  8. Preparem-se! Amanhã ninguém os cala.

    ResponderEliminar
  9. Oh fimoze,é que é mesmo!Vai ser um dia em grande para a corja jornaleira também.É a pura da loucura xD
    Quando não ganham,ou jogam mal,a culpa é sempre do adversário,quando ganham é sempre por mérito próprio e nunca por falta de qualidade do adversário...enfim.Vão dizer exactamente a mesma coisa que disseram no ano passado com deram 6 ao maritimo.

    Já estou como o outro:guardo para memória futura!

    ResponderEliminar