19 julho, 2009

A mesma receita de Gelsenkirchen...

assistência: 38.211 espectadores.

árbitros: João Lamares, Ângelo Carneiro e Paulo Nogueira; Pedro Meireles.

FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Álvaro Pereira; Belluschi, Fernando e Raul Meireles; Mariano, Hulk e Varela.
Jogaram ainda: Nuno, Maicon, Guarin, Tomás Costa, Benítez e Nuno André Coelho.
Treinador: Jesualdo Ferreira

AS MÓNACO: Ruffier; Adriano Pereira, Mongongu, Puygrenier e Traore; N’Koulou, Pino e Haruna; Mollo, Sagbo e Nené.
Jogaram ainda: Thuram, Modesto, Perez, Gakpe, Bakar, Pokrivac, Mangani, Leko, Sambou e Diaz.
Treinador: Guy Lacombe.

disciplina: cartão amarelo a Nené (14m).

golos: Haruna (30m, auto-golo), Mariano (40m), Guarin (68m).


Mais do que apresentação, a noite foi de clara evocação. Se o nome do adversário tornava fácil a associação a Gelsenkirchen, o desfecho igualou a vitória na final da UEFA Champions League, em Maio de 2004, reacendendo memórias de uma noite inesquecível. No Dragão jogou-se, contudo, para o futuro e o exemplo presente promete brilho renovado. E intenso.

Não foi preciso esperar muito para perceber que os traços fundamentais do Dragão permanecem imutáveis, indiferentes ao registo de alterações. Determinado e rápido, o FC Porto gastou apenas 20 segundos para desenhar o primeiro esboço de golo, que só não foi mais do que um anteprojecto porque Mariano se adiantou no gesto de cabeceamento uma fracção de segundo antes de encontrar a bola.

Refeito do susto e já a salvo do factor surpresa, o Mónaco reorganizou-se, transmitindo a sensação de poder equilibrar a partida, ilusão que o campeão português quebrou ao fim de dez minutos de ensaios. Hulk deu por concluído o «aquecimento» e formulou ameaças sucessivas, muitas delas interrompidas para lá dos limites da legalidade, algumas com a complacência da equipa de arbitragem, o que já não é de todo novidade.

O golo que o poste negara a Belluschi, depois de um disparo cruzado a que o guarda-redes Ruffier jamais chegaria, haveria de ser confirmado alguns minutos depois por Haruna, decidido a evitar que o cruzamento de Álvaro Pereira chegasse a Varela. O médio da equipa monegasca afastava, de facto, o perigo, mas do risco da sua intervenção surgiu a vantagem portista, então já merecida.

E bastou aguardar mais uma dezena de minutos para assistir ao segundo golo dos Dragões. Aos 40, Mariano acertou em cheio nas redes do Mónaco, numa emenda tão simples quanto delicada a cruzamento de Varela, pouco depois de os dois extremos terem trocado momentaneamente de flanco.

Hulk, quase omnipresente, não se cansava de agitar a defesa adversária, entre dribles e arranques, quando Guarin assinou o terceiro e último golo da noite. Na transformação de um livre directo e bem antes de uma quantidade assinalável de lances que prometem ainda mais fulgor.

fonte: fcporto.pt

17 comentários:

  1. Chamam Matigol a um gajo que marca 3 ou 4 golos por época. É a gargalhada geral. Onde arranjam estas alcunhas?

    Há coisas que não entendo. Se calhar, não é para entender mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Regresso ao Dragão, e que saudades que já tinha!

    Apresentação bonita, e enorme a despedida do nosso capitão PEDRO EMANUEL! Mais uma vez o meu obrigado a este senhor, por tudo, e bem mereceu aquela ovação de pé, a que teve direito! És um dos nossos! Boa sorte para esta nova etapa, e que consigas transmitir aos mais novos a mística do Dragão!

    Quanto ao jogo, boa vitória. Estamos cada vez mais a assimilar os processos de jogo. Os jogadores estão-se a entender melhor. Primeira parte melhor do que a segunda, a meu ver.

    Gostei muito de ver o Marinao, muita vontade e as coisas sairam-lhe bem. Quanto aos reforços, Álvaro Pereira e Varela deram nas vistas. Estiveram no primeiro e no segundo golo! Parece-me que temos um bom subtituto do Cissokho e que temos um jogador que pode lutar pela titularidade na fraente de ataque. Também gostei do Belluschi, grande tiro ao poste!!

    Na segunda parte várias alterações, fizeram quebrar o ritmo de jogo. Bom golo do Guarín, apesar de continuar a demonstrar alguma insegurança quando tem a bola.

    Agora seguimos para o algarve, e depois para o sul de espanha...

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. É notável como o Porto, passadas as férias, desprovido de muitas jogadores fundamentais, uns vendidos, outros ausentes ou acabados de chegar, e enxertado com cinco peças inteiramente novas, consegue manter um fio de jogo tão admirável como o que hoje lhe pudemos ver no Dragão.
    Gostei muito do que vi, o que foi uma confirmação do que já pressentira em Aveiro: temos equipa!
    Belluschi é um jogador de fino recorte,Varela, ainda muito verde, uma notável promessa - viram aquele passe, a toda a largura da grande àrea, para Mariano, que fez o golo? - e os outros já os conhecemos, não preciso de repetir.
    Um boa noite de certezas e, olhem o que lhes digo, o Beluschi já não me engana, já lhe tirei a pinta, carago.

    ResponderEliminar
  4. A festa de apresentação foi bonita, com muito público, muito entusiasmo e com o momento alto, a ser a homenagem a Pedro Emanuel.
    O F.C.Porto é um clube reconhecido, a quem o serve com dedicação, paixão e profissionalismo. Não precisa de ser portista desde pequenino, nem andar sempre a beijar o emblema. Foi o que aconteceu com o ex-capitão Pedro Emanuel.

    Do jogo e até ao minuto anterior ao 3-0 por Guarín, altura em que saí do Dragão, gostei.
    Não estamos, nem podiamos estar, no ponto, mas estamos e isso deu para ver e notar, no bom caminho. Como já referi anteriormente, não dou demasiada importância a estes jogos, nem valorizo muito os resultados. A Peace Cup, a disputar a partir do dia 27 deste mês na Andaluzia, frente a adversários com maior grau de dificuldade - Lyon e Besiktas -, ajudará a mostrar lacunas, carências, que permitirão limar arestas e corrigir, para melhorar, com o objectivo de quando for a sério, em que os pontos e os troféus, estiverem em disputa, possamos estar à altura das nossas responsabilidades.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Concordo com o AzuliBranco. É notável esta capacidade do FC Porto.
    Mais uma vez gostei do Belluschi, do Varela, do Hulk e.. Até do Mariano. O Álvaro, este sim, nota-se que vai ser crucial.

    ResponderEliminar
  6. Em resumo, estamos todos de acordo, há um rumo bem definido para o penta:)

    abraço a todos

    ResponderEliminar
  7. Completamente de acordo Lucho.
    Venha o próximo jogo que eu fiquei com água na boca.
    já tinha saudades daquele ambiente, daqule rumaria ao Dragão.

    Abraço
    http://carregaporto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Sim,está tudo de acordo de facto. xD

    A despedida do Pedro Emanuel partiu-me ao meio,não me dou bem nestas coisas... :s Mas o futebol é mesmo assim...ciclos que acabam,ciclos que começam,vitórias que sempre se procuram,com toda a garra,com toda a vontade,com qualidade.

    Força Porto! Rumo ao Penta

    ResponderEliminar
  9. Sempre disse… Será de mim ou sinto no ar um certo odor a gaivota com azia?
    Este vai ser o Porto do PENTA, não vos adianta nada começarem a arranjar as desculpas do costume, até por este ano é que vai for, e prá já parabéns pela vosso primeiro caneco, ganho contra essa potencia do futebol Europeu, de seu nome Olhanense.

    ResponderEliminar
  10. Sempre disse,sabe também que até nos jogos a feijões não havia necessidade do Hulk levar porrada de meia-noite e os árbitros deixarem passar,não??

    ResponderEliminar
  11. É prematura tirar quaisquer ilações sobre o comportamento da equipa. O tempo de preparação é escasso, os internacionais têm apenas uma semana de trabalho e as últimas aquisições ainda nem começaram.

    Contudo, nota-se que os argumentos se mantêm, para ambicionarmos a novas conquistas.

    Vamos dar tempo ao tempo, para que a afinação se proceda com eficácia.

    ResponderEliminar
  12. e o novo treinador de andebol....

    ResponderEliminar
  13. Eu não pude ir ao jogo, gostava de ter estado na apresentação, mas não deu...
    Em relação a este tipo de jogos da pré-época, valem o que valem, ainda está tudo muito verde, vamos aguardar realmente competição mais a sério e continuar a trabalhar para na altura certa, aí sim, estarmos bem.
    De qualquer forma, ganhar é sempre bom.

    ResponderEliminar
  14. Viva !

    Vi o jogo no canal 8 Francês.

    Mas como se tratava dum desafio amigável, não vou entrar em considerações futebolísticas.

    Aliás, não percebo nada de futebol ! Caso contrário, o anónimo ainda me saltava outra vez em cima !

    Numa certa medida, estes jogos são anti-pedagógicos. Estamos a tentar explicar, a uma terrorista, que num jogo só podem haver duas substituições e não é que aparecem não sei quantas substituições ?

    Que credibilidade pode um pai, amante de futebol, ter perante uma terrorista com lógica cartesiana, no âmbito destes jogos ?

    Antes do jogo houve uma excelente reportagem sobre o comportamento dos ultras do psg . E, sobretudo,quanto ao que pagamos, nós, meros contribuintes, para, mesmo se os clubes participam, que não hajam disturbios ( batalhões da gnr (francesa crs ) etc.

    Assim, gostei de ver em grande plano, no Estádio do Dragão, um pai ( suponho ) com a filha ( suponho) pequenita a descer uma das escadas-alea.

    Posso já dizer que foi uma imagem que muito marcou, após conversas , aquando as compras ( Domingo, sou eu que estou de serviço aqui em casa ).

    Quanto ao jogo : Vou fazer uma excepção : Gostei de Baluschi. Mas não há regra sem excepção.

    A patente "Mais uma Vitória mais uma Alegria" é só para jogos oficiais.

    Enervantes os comentadores do canal 8 porque só falavam do Hulk. Devem ter esquecido que o futebol é jogo de 11. Até entraram em considerações de BD sobre Hulk. O que que levou a minha terrorista a perguntar se eu também era fã de Bd por causa do Porto !

    Dragãonet : Meio a brincar meio a sério. Acho que estou melhor perante o computador para ver o Porto !

    Aspecto que não me agradou : A bola ao poste. Espero que não se recomece a mesma série e que tantos pontos fez perder ao Porto na época passada.

    Quantos aos equipamentos : O primeiro está sensacional ! Quanto ao segundo, inicialmente tinha dúvidas ( não é uma cor do Porto ). Mas a cor de Laranja dá mesmo bem. Vai trazer sorte ( tou pior que o Lucho / Lol ! ) : Vamos ser a Laranja Mecánica na época que se abre.

    Um menos é o nome SuperBock no dorso. Quando se conhecem os efeitos nefastos do alcool, como oferecer tal camisola a um adolescente ?

    Mas esta critica vai também e , sobretudo, a quem apelidou Sagres a Liga 1.

    Volta Espírito Santo !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  15. Sempre... não havia necessidade de se ter marcado penálti a favor do leixões em aveiro, depois do Tomás Costa ter feito um corte limpinho, sabia?!?

    E não havia necessidade de ter sido marcada grande penalidade a favor dos lampiões, aquando da queda do aimar, depois de outro corte limpinho, sabia?!?

    ResponderEliminar
  16. o Aziado já levou um delete:)

    Qt ao treinador de andebol, Obradovic, amanhã, dou a minha opinião.

    ResponderEliminar