08 junho, 2009

FC Porto – Clube eclético e solidário

De ano para ano, o FC Porto consolida a sua posição de clube eclético e vencedor em quase todas as modalidades onde entra.

Esta época não fugiu à regra, e o FC Porto escreveu a letras de ouro mais uma página de glória na história deste grandioso clube, que se assume cada vez mais como um dos melhores clubes da Europa, tendo em conta o rácio Orçamento vs Sucesso Desportivo. É com base neste rácio que as análises devem ser feitas, isto é, relacionar o dinheiro que se gasta com o sucesso interno e externo.

Neste particular, arrisco-me a dizer que o FC Porto é, em toda a Europa, o clube que com menos recursos, mais sucesso conquista na Liga dos Campeões e mais proporção de títulos internos consegue, mesmo considerando que alguns dos seus adversários, fruto do milagre da multiplicação, gastam rios de dinheiro época após época, mesmo sem ganhar rigorosamente nada. É também contra esses fenómenos que o FC Porto tem continuar a lutar, só que como em tudo, um dia os rios de dinheiro gasto (olhemos a actual crise mundial) irão acabar… e aí, tanto choro vai haver.

Mas voltando ao ecletismo do FC Porto, é mesmo fantástico observar que esta época se conseguiu a “dobradinha” no futebol, o "octocampeonato" no hóquei em patins e um título de “campeão” bastante saboroso no andebol. Apenas no basquetebol as coisas não correram bem, e o FC Porto não fez o normal, isto é, ganhar ao clube da verdade desportiva. No futsal e voleibol, a vitória do FC Porto era um pouco difícil, até porque não temos equipas nessas modalidades…

Por tudo isto, todos os intervenientes em cada uma das modalidades (mesmo no basquetebol em que nada ganhamos!), estão de parabéns pelo magnífico trabalho desenvolvido durante esta época. Honraram e dignificaram o nome do clube! Que continuem o bom trabalho desenvolvido…

Como nota final, gostaria de enaltecer outra faceta do nosso clube: a solidariedade institucional. Senão vejamos: este fim-de-semana, a selecção nacional definhava-se perante uma miserável Albânia, onde nem Cristianinhos, nem Sabrosas, nem nada… foi preciso a dupla Meireles – Bruno Alves para que a vitória surgisse já em período de descontos e a “pele” de Queiroz fosse salva. Enfim, até ajudamos os mais necessitados com a qualidade dos nossos jogadores.

5 comentários:

  1. Este post diz tudo.Não é preciso pôr mais na carta.
    Faço minhas todas as palavras do seu autor.
    Parabéns. Muito bem escrito, digo, dito.
    Saudações para todos.

    ResponderEliminar
  2. Viva !

    Belo texto que prima pela capacidade de síntese.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  3. Excelente!!!!

    Deixamos para os Brumelhos o basquetebol! Mas taditos os gajos também já não ganhavam isto há 14 anos.

    ResponderEliminar
  4. Enquanto uns fazem uma algazarra infinita por terem ganho um título que lhes fugia há 14 anos...

    ...outros já só pensam nas duas dobradinhas que faltam, depois de terem conquistado 3 campeonatos das 4 principais modalidades, a taça e a respectiva dobradinha no futebol...

    Descubra as diferenças!!

    PORTO ACIMA DE TUDO!

    ResponderEliminar
  5. De facto RCBC, o FC Porto é muito mais que futebol... é tb muito ecletismo, onde cada qual, cada jogador, cada dirigente, cada treinador, bebe desta sede de "Bitórias" que é a razão da nossa existência.

    Até no "berlinde", se o houvesse, seriamos muy orgulhosamente Portistas, carago!

    ResponderEliminar