20 junho, 2009

Et de 4!

Tenho dado, até agora, uma apresentação do FC Porto vista pelo prisma da imprensa desportiva Francesa. Mas o FC Porto também é citado pela imprensa generalista Francesa.

O artigo que segue traduzido, em baixo, foi publicado pelo diário “Le Figaro”, a 11 de Maio do ano em curso. Este diário é, conjuntamente, com o “Le Monde” e o “Libération”, uma verdadeira instituição. Com efeito, “Le Figaro”, foi criado em 1826 . É o mais antigo diário Francês!

Ele tem por título “Et de 4!“ (Já são 4!) e é ilustrado com a foto que mostra os jogadores a festejarem o golo de Bruno Alves contra o Nacional da Madeira. É escrito por uma mulher, Leonor David. A autora, traça um balanço da época 2008-2009. Poderão verificar que é simples, conciso e objectivo.

Passo a traduzir:


    “O FC Porto festejou domingo o seu 4º título consecutivo de campeão, graças à sua vitória sobre o Nacional da Madeira. É o 14º título dos Dragões em 20 anos, o 3º para o seu treinador Jesualdo Ferreira.

    O que é preciso decorar:

    O FC Porto alcançou domingo o seu 4º título de campeão consucutivo e confirmou a sua supremacia no futebol Português. É a 14ª sagração dos Dragões em 20 anos, contra três, somente, para o Benfica, dois para o Sporting e uma para a excepção Boavista...

    A festa arrancou muito cedo domingo nos quatro cantos da cidade do Porto e, mais particularmente, em redor do Estádio do Dragão, onde os sócios vieram em número para a recepção do Nacional da Madeira. Foi preciso, todavia, esperar o início do segundo período e a cabeçada imparável do capitão Bruno Alves para soltar a nação Portista. Idealmente servido por Lisandro Lopez, o número 2 Português, digno sucessor de João Pinto e Jorge Costa, abria o marcador e oferecia, aos 50.000 espectadores que enchiam as bancadas do Dragão, a sua primeira explosão de alegria. Os homens de Jesualdo Ferreira contentaram-se, em seguida, em guardarem o controle das operações até ao apito final, para festejarem, dignamente, um 24º título de campeão inteiramente merecido. Um sucesso que muito se deve ao presidente dos Campeões Europeus de 2004, o omnipotente e inesgotável Pinto da Costa, dirigente mais títulado em Portugal com 17 troféus e, também, a Jesualdo Ferreira que se torna o primeiro técnico Português a ganhar três campeonatos consecutivos (veja-se mais abaixo ).

    Em seguida, em poucas linhas, a jornalista lembra que o Sporting foi 2º pela terceira vez consecutiva e que o Benfica decepcionou, novamente, o seu público.

    O topo:

    Jesualdo Ferreira entrou este domingo na história do futebol Português , tornando-se o primeiro treinador Lusitano a ganhar três campeonatos consecutivos. Antes dele, só quatro técnicos estrangeiros tinham realizado tal proeza. Um 3º título que muito deve à experiência do coach Português (62 anos) e que teve que gerir a saída de jogadores tão importantes como Bosingwa, Paulo Assunção e, sobretudo, Quaresma. Se os reajustamentos, no início de época, fizeram perder alguns pontos e a posição de leader à sua equipa, Sapunaru, Fernando, Rodriguez, Hulk e o Francês Aly Cissokho, acabaram todos por se impor no seio dum grupo encabeçado pela experiência e a sede de vitórias dos indiscutíveis Bruno Alves, Raul Meireles, Lucho Gonzales e Lisandro Lopez, para permitir aos Dragões de realizar uma segunda metade de época vertiginosa (11 vitórias e 2 empates em 13 jornadas).

    O flop:

    Nesta alínea, a autora evoca o balanço negativo do treinador do Benfica: 23 vitórias, 15 empates, 11 derrotas em 49 jogos. Um fim de época com só 11 pontos em 21 possíveis.

    Está Dito!

    “Sou, actualmente, uma das pessoas mais felizes do mundo “. O antigo parisiense, Cristian Rodriguez, saboreia, como se deve, o seu primeiro título ganho em Portugal.

    O artigo acaba com os resultados da 28 ª jornada e o programa da 29ª jornada.

Esta peça jornalística, mostra que dimensão do FC Porto, em França, vai muito mais além da única imprensa desportiva. O FC Porto é o único clube Português a ter um estatuto de grande na Europa. E eu continuo a achar estranho que haja quem não o compreenda.

E Viva o Porto !

Obs: o artigo pode ser consultado no site lefigaro.fr

6 comentários:

  1. É de facto estranho que haja quem não compreenda, nomeadamente os próprios jogadores, que muitas vezes têm do Porto o conceito de clube de passagem.
    Creio ser necessário investir também na informação. Se os grandes clubes pensam tanto em marketing, deveriam perceber que o marketing terá de começar pelos da casa.
    Os portugueses adoram dizer mal de si mesmos e adoptar tudo o que é dos outros. Esta mentalidade não ajuda a educar os grandes jogadores estrangeiros que vêm para o Porto, quando nós próprios, que somos o Porto, nos embasbacamos facilmente com o que vemos lá fora e não cuidamos de apreciar o que temos cá dentro.
    Este post, PortoMaravilha, para além de bem escrito, tem a virtualidade de nos acordar para a necessidade de revermos aquilo que pensamos de nós próprios.
    Não tenho dúvidas de que se pensa melhor de Portugal e do FC Porto lá fora do que aqui, no nosso País.
    É por isso que quando vejo um Lisandro dizer que está desejoso de experimentar outros campeonatos, mais competitivos, me dá vontade de lhe perguntar: para ser assim bem sucedido, como o Quaresma?
    Abraço azul e branco.

    ResponderEliminar
  2. Mais um exemplo, fora de portas, da crescente importância do Porto, como lídimo embaixador do futebol luso.

    Claramente em alta, depois das belas exibições conseguidas na Champions, os Dragões são um adversário temido e respeitado, pese o enorme fosso financeiro que os separa dos potenciais vencedores da prova.

    Ver que, num jornalismo asséptico, baseado em factos, longe do mundo de intrigas deste País, os azuis e brancos são louvados, é compensador e um justo prémio para quem trabalha naquela casa.

    Como o AzuliBranco disse, e bem, não deixa de ser espantoso que alguns ainda considerem este clube um mero ponto de passagem. Aqui, são adorados. Aqui, lutam por vencer. Aqui, são pagos principescamente. Aqui, são devidam,ente mediatizados, permitindo que as suas carreiras internacionais se prolongum ao serviço das Selecções.

    O exemplo de Paulo Assunção, fugido para "ganhar" mais títulos no obscuro Atlético de Madrid, devia ser memorizado por alguns jogadores.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Porto Maravilha por mais esta visão internacional (bem mais isenta q cá nesta tristeza de País) sobre o nosso FCPORTO. Palavras mais q justas essas q nos traduzes.
    Um abraço.

    PS-hoje o novo messias já esteve nas bancadas da luz ao lado do DUMBO a ver os juniores do benfas q se ganhassem ao FCP seriam campeões. Empataram 1-1 e saíram de lá todos cabeçudos!! E se perderem com o sporting na última ronda perdem o título para os de alvalade...

    ResponderEliminar
  4. Amanhã estarei no olival a aplaudir os nossos miúdos dos juvenis (futebol) q se despedem da época recebendo o baovista (11h).

    Como novos campeões merecem o nosso carinho.

    ResponderEliminar
  5. Uma visão naturalmente equidistante de uma CS longe destas guerras paroquiais portuguesas...Aqui é necessário estar atento para descodificar as mensagens que são veiculadas de forma velada pela nossa Imprensa, manietada que está pelos tubarões de Lisboa...Tetra atenção!
    Um abraço para si PMaravilha...

    ResponderEliminar
  6. PortoMaravilha,

    Como já tivemos oportunidade de falar há dias atrás sobre este tema, em parte, chega a ser hilariante o contraste de opiniões no que à CS diz respeito, entre o que se diz de nós lá fora... com o cá dentro.

    Não haja dúvidas... este país de invejosos, ridiculos e mediores, não nos merece mesmo... nós, somos de facto, muito MAIS grandes do que este bananal à beira mar planta, onde só a mediocridade, o chico-espertismos, o provincianismo saloio e parolo, faz doutrina.

    Obrigado por todos os teus artigos que nos trazes, mostrando que afinal, ainda que lá fora, há quem nos respeite e valorize o nosso esforço, o nosso suor e a nossa vontade indomável de vencer... desder 1893!

    ResponderEliminar