26 junho, 2009

3 comentários:

  1. JORGE MAIA E RUI MOREIRA


    JORGE MAIA
    Empréstimos com retorno

    Num futebol limitado pela dimensão reduzida de um mercado que os três principais clubes dividem entre si, os empréstimos de jogadores são simultaneamente um recurso fundamental para os mais pequenos, uma forma de elevar o nível de um campeonato que seria consideravelmente mais fraco sem eles e uma janela de oportunidade para jogadores que não têm espaço de afirmação nos respectivos clubes. Numa altura em que a falta de competitividade do campeonato nacional é uma preocupação permanente no discurso de alguns responsáveis, uma Liga sem jogadores como Renteria, Nuno André Coelho, Leandro Lima, Zoro e Fábio Coentrão, entre muitos outros, seria certamente uma Liga mais pobre. Sobra a questão da utilização desses jogadores contra as equipas que os emprestam. Uma questão que os ingleses resolveram de forma simples: os jogadores emprestados pura e simplesmente não podem jogar contra as equipas que os cedem, evitando-se dessa forma a suspeição que se pode abater sobre eles. Por outro lado, em Inglaterra cada clube só pode emprestar um jogador a um clube adversário. Acontece é que o nível geral do futebol inglês, ao contrário do português, depende muito pouco dos jogadores emprestados.

    Jorge Maia n' O Jogo.

    -------------

    RUI MOREIRA
    Um Garruço à Milanesa

    NINGUÉM, seguramente, acredita na versão «dentária» invocada pelo AC Milan para não realizar o negócio que estava apalavrado com o FC Porto e, também, com o seu futebolista Aly Cissokho. Claro que uma situação tão pouco usual teria de gerar boatos e houve logo quem garantisse que o jogador tinha uma pubalgia ou que tinha um problema de idade igual ao do Leandrinho e não faltaram os comentários jocosos de adeptos de outros clubes que, à falta de vitórias, se entretêm a celebrar qualquer contratempo do FC Porto.
    Ora, o que agora transparece, com o interesse renovado dos italianos, confirmado pela imprensa transalpina e nomeadamente pela insuspeita Gazetta dello Sport, é que se tratou de um bluff que correu mal. Aliás, quando os italianos apresentaram uma contraproposta de 11 milhões de euros pelo passe, horas depois de terem anunciado o chumbo nos exames médicos, percebera-se que o parecer não era inibidor da contratação.

    Naturalmente, se o bluff tivesse tido outro clube como alvo, é muito provável que a jogada tivesse resultado e que tudo se resolvesse, no fim, com uma redução do preço.

    Mas Pinto da Costa anda nisto há 30 anos e não é pessoa para se deixar tentar, intimidar ou enganar. Por isso, e por muito que custe aos súbitos admiradores portugueses do grande clube italiano, o negócio só se concretizará nos termos que foram acordados.

    Os rossoneri terão pois de optar entre confirmar a transacção, deixando ao Milan a tarefa de resolver a oclusão dentária do atleta, ou perder o jogador.

    Mas, nesta última hipótese, e ainda que o lateral-esquerdo fique prejudicado, o FC Porto sairá a ganhar. Porque, para além de ficar com um excelente jogador, ficará, também, com o seu prestígio reforçado pela exibição de firmeza e pela afirmação da sua capacidade negocial.

    Rui Moreira n' A Bola.

    ResponderEliminar
  2. Rui Moreira, mordaz e corrosivo nesta semana... o meu forte, mais forte aplauso!!!

    ResponderEliminar
  3. muito bem rui moreira.

    o milan já devia saber com quem está a lidar. galliani já anda há muitos anos nisto e sabe bem que Pinto da Costa também, não percebo qual era a moral deles em tentar comer a cabeça ao nosso Presidente..logo a quem...

    por mim, só fico chateado com isto se a "não venda" do cissokho implicar a venda do lucho ou do meireles (porque já assumi que licha e bruno saem - quem dera que não saissem). caso contrário, fico todo contente porque temos 4 laterais de nível e boas opções para fazer frente a um campeonato que se quer intenso e a uma champions que se quer nossa.

    li umas coisas de um tal Pastore, que aliás foi convocado pelo Maradona (juntamente com o Bollati). parece-me um grande craque, um Lucho em potência. se venderem o el comandante, ao menos que vão buscar este, que me parece ser dos que não engana.

    abraço

    ResponderEliminar