09 abril, 2009

"...a rádio foi o veículo de todas as emoções"

Recebi do Amigo e nosso leitor (assíduo), Miguel Costa, o email que segue em forma de «convite-provocação», que dado o teor de elevado interesse para este espaço e seus leitores/visitantes, foi prontamente aceite, mas onde sem o apoio (já habitué!) inexcedivel do nosso colaborador, MrCosmos, no que toca à produção/montagem do técni-color, nunca tal teria sido possivel. Obrigado, a ambos!

    Caro ?!?!?,

    Depois da vitória de ontem, que bem me sabe trabalhar hoje (08Abr)..... acho que para todos os portistas, será o mesmo.

    Grande vitória, grande atitude, e uma certeza: de que poderemos baquear no futuro, mas a atitude que os Nossos demonstram, é um Orgulho demasiado Grande. A entrega que os Nossos demonstram, faz-me sentir cada vez mais que Este é o Espírito, Esta é a Gente, Este é O Clube. Força FC Porto!!!

    No entanto, hoje escrevo por um outro motivo.

    Numa altura em que a corja que, qual "papoila", saltita na imprensa em Portugal, quero enaltecer uma atitude que me fez sorrir e acho eu mereceria destaque.

    Ontem vi o jogo na SporttvHD e os comentários não me mereceram especial destaque.

    Mas hoje, foi diferente. :)

    Ao ouvir a repetição na TSF do relato dos golos do Porto, fiquei com um sorriso de orelha a orelha, e um arrepio na espinha tal foi a surpresa. Julgo que o "relatador" foi o Ricardo Pateiro, (não tenho a certeza), mas o empenho, a garra e a emoção que ele mostrou no momento dos golos mexeu comigo. Até um pouco do Hino não oficial ele cantou. ehehe. Não sei se o jornalista é portista ou não, mas, meu Deus, é de arrepiar. :)

    Sei que um blog como o "Nosso", se assim o posso chamar, que denuncia a sujidade da imprensa lisboeta diariamente, deveria também enaltecer esta atitude.

    Infelizmente não tenho a gravação do relato, mas também não sou um expert de net e afins. :) Creio que se conseguires obter essa "fita" e a puseres no blog, seria um bom motivo de "postagem".

    Espero que esta humilde contribuição te agrade, assim como a todos os Portistas.

    um grande abraço

    (o portista de guimarães)


14 comentários:

  1. Pois então aqui fica o esclarecimento.

    Primeiro, ainda não ouvi o som, porque aqui onde estou não consigo mas se efectivamente o jornalista for o joão ricardo pateiro então posso esclarecer-vos inteiramente. Ele é de Vila do Conde tal como eu e trabalho com uma pessoa visita habitual da casa dos seus pais. E este senhor é benfiquista dos sete costados e destila ódio ao Porto por tudo quanto é lado. Se relatou o golo tal como dizes não foi coisa sentida, meu caro, deve-lhe ter doído. No entanto fica-lhe bem, de vez em qd um pouco de desportivismo. É outro na linha do lampião carlos daniel de quem é mt amigo.

    ResponderEliminar
  2. O Hulk dava a impressão de que estava com medo de sair do aeroporto.
    Em relação a famosos fico me pelo Miguel Guedes, Rui Moreira, Manuel Serrão e o grande Pôncio Monteiro.
    Relatores, comentaristas, a apresentadores de Paredes, dispensamo los.
    Eles não gritam, mas nós gritamos por eles.

    ResponderEliminar
  3. Mas q foi linda a recepção aos nossos heróis, isso foi, qd vi fiquei arrepiado. Estava em casa dos meus sogros a almoçar e deu no jornal da tarde da rtp1 essa recepção às 3 da madrugada e até disfarçei e começei a falar noutro assunto para não me emocionar.

    ResponderEliminar
  4. Visualização:
    http://videos.sapo.pt/HoIZMsZNohu3k3qaawoG

    Download:
    http://www.mediafire.com/?yzwydlmojoj

    ResponderEliminar
  5. Já estava tentado a "espetar" estes vídeos por aqui, mas depois do repto lançado pelo Amigalhaço do Miguel Costa, que tem, infelizmente, que viver num antro de infiéis... do Minho... não podia deixar cair a oportunidade de deixar estes vídeos para memória futura deste espaço... tal como ontem dizia, o FC Porto é isto... é tb isto!!!

    ps - Miguel, vê lá se na tua próxima vinda ao Dragão, avisas pá malta se encontrar e botar a conBersa em dia, ok?

    ps2 - relax, prometo que desta vez não te ponho de castigo a distribuir flyers alusivos ao blog, junto à Loja Azul, em noite gélida que até metia nojo e chegava ao osso :) ... promessa de Dragão :D

    ResponderEliminar
  6. Lucho, és sempre o mesmo... um lamechas do carago :D no teu aniversário, vou-te oferecer uma dose industrial de lenços de papel comprados ali na secção de higiene do LIDL mais perto... preferes folha única ou dupla?

    Quanto ao tal "relatador", não sei se é o tal Pateiro ou um outro Pateiro qualquer, o que sei, e aqui comungo em parte do já dito pelo Estilhaço, se o não é, e até nos guarda um pó do caraças, bem, vou-te contar... disfarça mal pa caraças... o homem até fica meio eufónico nos golos... sendo ou não sendo, uma coisa sei: é um profissional como poucos há, mesmo que tendo, e esse direito ninguém lhe pode assacar culpas, costelas encornadas, calimeras, negras, cinzentas ou amarelas às bolinhas... no papel que desempenha, é um profissional a 100%!!!

    Ahhh, já sobre o vídeo da recepção no aeroporto... as últimas memórias que tenho destas situações eufóricas, levaram-nos a Sevilha e a Gelsenkirchen... será um prenúncio que desta vez, será Roma a sentir a força do Dragão?

    Bem, espero em Maio meter 2 dias para acampar (again, pela 3ª vez) no Dragão para os bilhetes mágicos... e depois, outros tantos para fazer um tour turistico-desportivo a Roma, não pa ver o Papa, mas sim o meu FC Porto e viver a minha única religião que me acompanha diariamente: o Portismo!!!

    ResponderEliminar
  7. boas

    ja fui ao site da tsf e nao encontro....ninguem sabe encontrar os tais relatos dos golos??

    abraço

    ResponderEliminar
  8. Ai c'um carago... atôm?
    Andamos a nanar ou o quê?

    Malta, o tal relato dos golos que o Miguel Costa refere (1 golo da RR e os outros 3 da TSF), estão disponiveis no 1º vídeo que aqui aparece:

    1. aparece a reportagem normal do jogo, com os golos;

    2. surge entretanto o Mariano a falar do golo do empate a 2 bolas; e

    3. por fim, passa novamente o filme dos 4 golos, mas desta vez, com o relato via rádio dos mesmos.

    Dúvidas? alguém ainda as tem?

    ResponderEliminar
  9. Desculpem lá...mas acho que quem relata assim não pode ser BERMELHO ! De forma alguma! Saber os versos e cantá-los tão entusiasticamente....! A quem veio as lágrimas foi a mim! Desculpem lá! Tm que ser Portista! Tem que ser !

    ResponderEliminar
  10. Totalmente de acordo com o (a) Azul :)
    Quem canta assim, não engana.
    O homem cantou com alma :D

    HELIANTIA

    Obrigada Miguel, ainda não tinha tido a oportunidade de ver a chegada dos nossos rapazes nem de ter ouvido os golos na rádio.
    Ficam tão lindos os nossos golos na rádio, não ficam ?

    ResponderEliminar
  11. Meus caros, foi com orgulho que vi aqui reproduzido o meu mail para o blueboy. Mas maior orgulho foi o de ouvir o relato dos golos!

    Sim, é uma grande grande emoção! Os nossos são uns bravos!

    Já agora, em jeito de resposta e provocaçãozita, nas minhas voltas pela net hoje, dei com uma montagem do género da do nosso Mr.Cosmos, mas da final de Gelsenkirchen, onde os golos do nosso FCP são relatados para a tsf pelo Jorge Perestrelo, confessadamente sportinguista. E também ele canta no golo do Alenitchev, o nosso: Porto, Porto, Porto/ és a nossa glória/ dá-nos neste dia/ mais uma alegria/ mais uma vitória. (Julgo ainda ouvir o Pateiro cantar o Dimitri, Dimitri, Dimitri Alenitchev....) ehehe :)

    Se são verdes ou vermelhos não sei, o que me dá é gozo ouvi-los a gritar os nossos golos!!! :)


    Quanto ao jogo, no entanto, e apesar das excelentes prestações e indicações dadas em campo, não há que embandeirar em arco, mas seguir humildemente como até agora, rumo ao destino que todos desejamos....


    saudações portistas

    ResponderEliminar
  12. O João Ricardo Pateiro sempre me pareceu um excelente profissional e, além do mais, é um relator com muito talento. Se é benfiquista ou não, pouco me importa, até porque cada um tem pleno direito a ter o seu clube do coração. O importante é ser bom profissional e não se deixar levar pelo clubismo no exercício da sua actividade jornalística. Em boa verdade, pela forma como sempre ouvi este João Ricardo a relatar e comentar, sempre pensei que era portista. Se é benfiquista, disfarça bem.. :-)

    ResponderEliminar
  13. Estive no aeroporto!
    Que grande recepção, até arrepiou!
    Deu para "falar" com os jogadores quase todos :):) Força PORTO!

    ResponderEliminar
  14. Engenheiro10 abril, 2009

    João Ricardo Pateiro é benfiquista, de Vila do Conde e um grande profissional. Já o tinha demonstrado nas recentes finais europeias do FC Porto. As finais recentes da selecção e do sporting de lisboa foram relatados na tsf pelas duplas perestrelo/fernando correia e Fernando correia/helder conduto, respectivamente.
    A final de sevilha foi relatada pelo JR Pateiro e Fernando Correia e a final da Liga dos Campeões do ano seguinte foi relatada na TSF pela dupla JR Pateiro e Perestrelo.

    ResponderEliminar