30 março, 2009

Verdade Desportiva?!?!?

Como já se esperava, o FC Porto volta a entrar no último terço de campeonato com uma boa vantagem sobre o 2º classificado. A subida de forma de vários jogadores é bem evidente e as duas últimas vitórias frente ao Leixões, uma das melhores equipas deste campeonato, e frente à Naval no Dragão (um estádio difícil este ano) mostram que a caminhada para o “tetra” parece ser inevitável. Ainda para mais, quando vemos o Sporting com grande irregularidade de resultados, o Braga com muitos pontos de atraso face à liderança, um Leixões que nos últimos jogos perdeu muito do fulgor demonstrado na 1ª volta do campeonato e um Nacional que não parece ter equipa para mais do que lutar pela UEFA, parece-me claro que só um autêntico milagre retirará o título ao FC Porto. Todas as outras equipas demonstram a mediocridade habitual na Liga Portuguesa, uns lutam pela tranquilidade no meio da tabela, outros lutam bravamente pela manutenção, enquanto outros, lutam pelo campeonato da “verdade desportiva”.

A propósito da luta pela verdade desportiva acho que é chegada a altura de invocar aqui algumas das proezas do clube que tanto tem lutado pela verdade desportiva em Portugal, o verdadeiro mártir, aquele que é o “Rei da Transparência”, o grande “Sport Lisboa e Verdade Desportiva”. Acho que não há dúvidas relativamente àquilo que o Verdade Desportiva tem feito pelo futebol português. Atenção, todos os factos aqui relatados se baseiam na imprensa desportiva portuguesa. Eis 3 das 5 únicas vitórias dos últimos 15 anos:

    - Época de 2004-2005, o Verdade Desportiva encontrava-se sequioso de títulos, dado que já não “via o padeiro” à mais de 10 anos. Vivia-se um ambiente de perfeita loucura no país: uns diziam que a produtividade e competitividade económica do país exigiam um Verdade Desportiva campeão, uns diziam que já era altura de pôr fim a um jejum de tantos anos, não interessava como, nem de que forma, interessava era que determinado clube chegasse ao fim com mais pontos que os outros. Jogo decisivo no estádio do Verdade Desportiva, poucos minutos a distanciar o jogo do seu fim, e um empate teimoso que não permitia garantir o título de campeão nacional. Eis senão quando há uma bola lançada para a área do adversário do Verdade Desportiva, o GR salta para defender a bola e…eis senão quando um central do Verdade Desportiva abalroa o GR adversário empurrando a bola para o fundo da baliza…Desde que vejo futebol (e já são uns aninhos valentes) sempre me lembro de ouvir a seguinte frase: “Na pequena área, o GR não pode ser tocado sob pena de ser assinalada falta.”. Para o árbitro do jogo esta regra foi pela “pia abaixo”. E num instante, um título Para(ti), Verdade Desportiva!

    - Devido à vitória no campeonato, o dito clube disputou na época seguinte a Supertaça. Apenas um único golo e obtido com clara irregularidade, salvo erro da “Maria Amélia” lá do sítio…Mas enfim, o que interessa (segundo dizem alguns) é a vitória e a tacinha no museu lá do sítio…

    - Finalmente, e culminando um período “gordo” em matéria de títulos, isto é, 5 em 15 anos, veio a disputa da Taça Carlsberg, ou “liga dos campeões dos pequeninos”, uma competição que fez jus ao seu nome, e em que não faltaram situações próprias de quem se encontra em estado de embriaguez. Desde o início da sua criação que me insurgi contra. Não percebo nem nunca percebi o porquê de mais uma competição neste enfadonho futebol português, mas depois do que se passou, agora percebo o porquê da sua criação. A forma como o Verdade Desportiva ganhou esta competição devia encher de vergonha todos os seus adeptos, simpatizantes, dirigentes, técnicos e jogadores…Mas não, enchidos de arrogância e habitual verborreia lá apareceram triunfantes, clamando glória a um título que teve tudo menos de verdade desportiva, aquela que eles tanto defendem! Agora, não vimos o indignado gestor desportivo deste clube vir para os jornais gritar “Há limites para tudo!!”, ou então o seu presidente todo histérico a pedir a justiça dos tribunais. Ficaram bem caladinhos, tal como muitos dos seus adeptos, porque agora não interessa falar em verdade desportiva…interessa saber porque este clube apenas ganhou 1 campeonato em 15 anos, e da maneira como o ganhou…
Como nota final, quero dizer-vos que achei imensa piada que o Sr. Flores tenha referido no final do jogo, como forma de desculpa, o penaltie marcado no estádio do Dragão a favor do nosso clube. Caramba, até quando o FC Porto não joga se fala nele. O problema é que o espanhol, fruto de um desequilíbrio mental resultante da vitória na “liga dos campeões dos pequeninos”, se deve ter esquecido que neste mesmo jogo ficou por marcar um penaltie a favor do FC Porto (até o Coroado o admitiu) e uma expulsão foi perdoada ao Sidnei. A não ser que à semelhança da comunicação social, este senhor apenas analise o que lhe convém…É caso para perguntar, Verdade Desportiva?!?! Qual verdade desportiva quando está em causa uma tacita e o nosso clube já não ganha uma há 5 anos! Ou seja, a verdade desportiva só se aplica a alguns…

PS1: Depois de David Luiz ter afirmado que o melhor golo da sua carreira tinha sido frente ao Braga, agora é a vez de Reyes dizer que a forma como se ganhou esta taça não interessa nada…Não fui eu que disse, foram eles…está tudo dito…Ganhar de qualquer maneira é o seu lema!

PS2: Os 50 anos de Calabote não poderiam ter melhor comemoração que aquela conquista no Algarve! Algarve que começa a ser palco de várias situações esquisitas no futebol português, curiosamente todas elas a favorecer um certo e determinado clube…

9 comentários:

  1. Nem mais RCBC,

    Parece que nem de propósito se arranjaria melhor celebração dos 50 anos de Calabote. O novo Caabote, nascido em Setúbal, conseguiu dar um título de mão beijada aos encarnados, antes da sua despedida dos relvados.

    Já Quique, endeusado pelos jornalistas sempre pressurosos a adjectivarem o espanhol, gabando-lhe a fleuma, voltou a mostrar aquilo que realmente é. Um desonesto intelectual, pretendendo passar como verdade uma mentira arranjada para cobrir a frustração dos vermelhos em não ganharem no Dragão.

    O Porto não foi beneficiado nesse clássico. Pelo menos, para quem não pretender branquear essa penalidade de que falas, sobre Lucho.

    E assim, de mentira em mentira, continuam os de sempre a pactuar com farsar. Teremos que ser fortes e solidários nesta recta final, pois os abusos serão mais do que muitos.

    ResponderEliminar
  2. Chega um homem de um belíssimo fim-de-semana e ao passar os olhos pelos jornais, vê logo o cúmulo da pouca vergonha: Álvaro Braga Júnior e Vieira, lado a lado na Tribuna do Bessa. O paradigma da "verdade desportiva" e a vítima juntos e ao vivo. Santa miséria!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. RCBC, na mouche, carago!!!

    Só o modo aparolado e pinderico como aquele barbudo assanhado do (Jôrgê) Gabriel apresentou aquela conferência d'imprensa com o troféu da vergonha conquistado, diz tudo do perfil genético daquela trupe de acéfalos, ignorantes, labregos e idiotas!!

    Depois, foi ver o macho-man da noite gayvota, um tal de Quiquinho, falar num jogo ocorrido há não sei quantas semanas atrás... concerteza estaria a referir-se ao lance sobre o Lucho, quando ainda o resultado estava em 0-0, digo eu!

    De seguida, o director (nada) desportivo, lá veio dizer que não era preciso tanto regafoge por causa da taça da cerveja... tivesse sido ao contrário e era vê-lo aos pulos e pinotes no túnel de acesso aos balneários com a camisa aberta ao bom estilo chulo, corrente de esgoto da banheira ao dependuro no pescoço, fatinho armani todo vincado dos encostos traseiros que leva, ando so on, and so on...

    Quanto ao mestre vidente orelhudo, tal como o Estilhaço dizia um destes dias, "remeteu-se ao silêncio e estará ocupado, algures num beco do seu estádio, a dar duraglite no troféu da mentira".

    Nada de novo... na parvónia dos labregos!!!

    Já falta pouco, muito pouco, para assistirem ao vivo e a cores, aos festejos e glorificação... do TETRAcampeão!!!

    ResponderEliminar
  4. VilaPouca, bem vindo carago!

    Pois, quanto ao que dizes, tb já tinha comentado este fds sobre o assunto... ter ocorrido um jogo supostamente, muito amigável, entre os do Bessa e os GAYvotas, no Estádio do Bessa e em directo na GAYvota TV, é o cúmulo da ironia... mas verdade seja dita, merecem-se um ao outro, depois de se ver os do Bessa a confraternizar com os mesmos que lhe cavaram a cova em direcção ao inferno da 2ª divisão.

    Merecem-se... e prontos, tasse bem!

    ResponderEliminar
  5. Blue,

    Até imagino o Álvaroa Júnior Braga (JB on the rocks, please) a cumprimentar o orelhão:

    - Orelhas, fod**tes-nos. Mandastes-nos para a Liga da Honra. Mas somos amigos. Dá cá um abraço. Desvia lá essas orelhas...

    É assim. A hipocrisia continua em alta na Boavista. Perdoai a quem vos tem ofendido. Lindo. Isto é ou não é Portugal?

    ResponderEliminar
  6. Blue,

    Não negues à partida uma ciência que não conheces. JB nas orelhas, dá nisto. É mistério? Elementar, meu caro Blue, elementar.

    Vergonha na cara? Já não se usa. Se me puseres os cornos com a minha mulher, depois vou jogar à bola contigo. Não tem problema. É isto que nos ensinam. Este nosso Portugal é um espanto.

    Estou mesmo a ver o orelhas à saída do estádio do bessa a falar para o joão gabriel:

    - Bora, Bobby, para Guimarães. Vamos enterrar mais um.

    O outro Tone, o das anedotas, amigo do Tone do Estilhaço, abre a boca de espanto. E pergunta:

    - Mas isto agora é assim? E dizia a badalhoca da Micas do segunda andar, benfiquista d'um raio, que os sem-vergonha moravam no Dragão. Com que cara te vais deitar, ó JB chega cheio? Agora, percebo que porque motivo a minha Rosa Peixeira, boavisteira de 4 costados, quando ouviu o orelhas a dizer para o JB que veio para ajudar, agarrou-se a mim a dizer "Tone, beija-me. Beija-me. Quando me estão a fod**, gosto que me beijem".

    ResponderEliminar
  7. Sexta-feira, Álvaro "JB chega cheio" esperava ansioso à porta do estádio do Bessa. Ouviu um ruído e exclama:

    - Quem vem lá, faça alto!! Quem vem lá???

    - Sou eu, o orelhas.

    - Orelhas??? Como sei que és tu?

    - Ora, fod*-se! Olha para as minhas orelhas.

    - Realmente, tens aí uns abanadores à maneira. És mesmo tu?

    - Sim, sou eu. Trazes alguma coisa para mim?

    - Claro, amigo. Tenho ali uma caixa de cubanos e outra de JB 20 anos.

    JB já salivava:

    - Amigo!! Dá cá um abraço.

    - E o Boavista? Como andama as coisas?

    - Que se fod* o Boavista. Vamos "masé" fumar um cubano e beber um on the rock.

    ResponderEliminar
  8. ...e tudo em nome da VERDADE DESPORTIVA !

    ResponderEliminar
  9. O campeonato dos lampiões não é a verdade desportiva.

    Creio ser mais exacto dizer-se que fingem lutar vela verdade desportiva. Tendo em conta as palavras de David Luiz e Reyes que muito bem recordas, nem esse conseguirão ganhar.

    Todavia, alimentam ainda a esperança que o Sr. Hermínio se decida por lhes entregar a taça... da verdade desportiva, esta com o patrocínio da PGR.

    ResponderEliminar