02 março, 2009

Podia ter sido melhor… ou pior!

É com um misto de sentimentos que encaro esta semana que passou, em que o FC Porto enfrentou dois desafios extremamente importantes para o resto da temporada. Dois desafios que apesar de não terem tido o desfecho que todos nós portistas esperávamos e estamos habituados, acabam por não comprometer nenhum dos dois grandes objectivos para esta época.

Pela primeira vez em 4 anos, o FC Porto encontra-se em vantagem para a 2ª mão dos oitavos–de–final da Champions e isto parece-me ser muito importante. Nas últimas edições o FC Porto entrou sempre na 2ª mão atrás do prejuízo, agora tem a vantagem de estar na frente da eliminatória e jogar perante o seu público! Se é verdade que a goleada desperdiçada em Madrid deixou um sentimento de frustração em todos nós, também não deixa de ser menos verdade que marcar 2 golos fora numa eliminatória da Liga dos Campeões reveste-se de enorme importância. No Dragão o FC Porto tem que jogar de forma inteligente e aproveitar os espaços que o Atlético lhe irá conceder em virtude de ter de marcar golos. O grande problema do FC Porto este ano no seu terreno têm sido as equipas extremamente “fechadas” que tem enfrentado, equipas que têm jogado para não perder, sempre com o intuito de destruir jogo. Com o Atlético é pouco provável que isto aconteça e se acontecer tanto melhor… um empate a zero golos basta para seguir em frente na eliminatória. Depois de várias épocas a “encalhar” nos oitavos, é tempo agora de seguir em frente e demonstrar mais uma vez qual o único clube capaz de ombrear com os “grandes” Europa. Aliás, muito admirados devem ficar os “europeus” quando se apercebem que o “grande” FC Porto é do mesmo campeonato (apenas por razões fronteiriças) que os “pequeninos” Benfica e Sporting. É caso para dizer: “pequeninos”, para a vergonha que têm feito a nível europeu, é melhor ficarem em casa quietinhos. O Braga, o Boavista ou até o Marítimo fazem mais, dignificam mais o nome de Portugal e dão mais luta aos adversários, não sendo goleados sem apelo nem agravo! Sinto vergonha em ser de um país que tem clubes como Sporting e Benfica… Sinto mesmo vergonha…

Quanto ao campeonato, é caso para dizer que grande parte da boa vantagem conseguida à 2 semanas atrás foi-se por “água abaixo”. O empate sem golos acabou por ser a conclusão de um jogo muito disputado a meio – campo em que as defesas se sobrepuseram aos ataques. No entanto, há um sinal positivo a destacar. Pelo menos (a não ser que os sportinguistas tenham perdido toda a sua vergonha) não vamos ter agora o choradinho habitual das arbitragens, e as conversas de que o Sporting, tão puro e transparente, foi mais uma vez roubado pelos impostores do FC Porto. Desta vez, não há desculpas com a arbitragem, o que é uma chatice para quem está tão habituado a esse argumento como os de verde e branco!

O jogo que se segue com o Leixões é de extrema importância e dificuldade. Ainda para mais, disputado no estádio do Mar esperemos que o FC Porto não naufrague. A margem de erro agora é diminuta. O que me preocupa não são os adversários mais directos, que pouco ou nada jogam, mas sim o próprio FC Porto. Parece-me que o principal adversário do FC Porto é mesmo…o próprio FC Porto. Acho que está tudo dito…

No entanto, a minha confiança no nosso clube é imensa. O FC Porto é um clube viciado em vitórias, que nos momentos decisivos dá a resposta adequada, com os resultados que se têm visto! Esperemos que continue assim…

4 comentários:

  1. Uma análise com a qual concordo perfeitamente e vai de encontro ao que penso.

    1. se na Europa, continuamos a dar cartas, e temos tudo para seguir em frente, não deixo de ficar preocupadissimo só porque, e não se espantem, o próximo jogo ser... em casa!!! só este facto, já é o bastante para me deixar à beira d'um ataque de nervos.

    2. internamente, dizer que 11 pontos perdidos em casa é quase que andar a brincar com o fogo... a margem de erro passou a ser quase nula... e agora, vem o "grande" Leixões na sua própria casa, o que não deixa de causar natural preocupação, mas como o jogo é fora, até apetece relaxar e tranquilizar perante o facto.

    Finalizando, dizendo que o principal argumento para tudo isto, é mesmo uma das tuas últimas expressões:

    "...o principal adversário do FC Porto é mesmo… o próprio FC Porto."

    E aproveito para fechar, repetindo o que dizes logo a seguir:

    "Acho que está tudo dito…"

    ResponderEliminar
  2. Atenção,

    Regressou o homem do arquivo, Pôncio Monteiro na TVI24.

    ResponderEliminar
  3. Olá de novo após uma curta ausência ..
    11 pontos perdidos em casa, o campeonato já devia estar resolvido de novo a grande distância da concorrência...
    De facto este ano estamos a ser os nossos inimigos.
    Agora é toque a rebate mas temo que as lesões - um mal nunca vem só - nos limitem mais nesta altura fulcral.
    E o Leixões está aí...

    ResponderEliminar
  4. varela confimado como reforço.

    ResponderEliminar