05 março, 2009

Nuno Quidiongo e o jogo da sua vida

Há algumas semanas atrás, recordei aqui um vídeo da final do play-off de basquetebol 1995/96 (2º jogo: FCPorto, 82 - SL Benfica, 76, nas Antas) que acabou por contribuir para o título Portista, obtido 13 anos após o último êxito. Nesse vídeo, quando Marçal se lesionou, o Prof. Jorge Araújo (sendo Alberto Babo, o seu adjunto, nessa época memorável) lançou mão de um jovem, Nuno Quidiongo, que pela sua dinâmica e velocidade muito ajudou à recuperação sensacional do FC Porto na fase final de uma partida histórica e emocionante (pode recordar o post aqui e o vídeo aqui).

Hoje, tenho o privilégio de publicar uma entrevista EXCLUSIVA com Nuno Quidiongo, com a particularidade de ter sido o próprio a contactar-me directamente, unicamente para me agradecer a oportunidade que lhe proporcionamos ao recordar as imagens do jogo da sua vida (na minha opinião). A este, o meu muito obrigado por ter aceite, ainda que à posteriori, o meu pedido para nos conceder esta entrevista.

Um último agradecimento ainda para dois amigos do blog pelas fotos que me cederam (as relativas ao Nuno Quidiongo e as do jogo de domingo passado em andebol).

ENTREVISTA EXCLUSIVA
Nuno Quidiongo, ex-jogador de basquetebol do FC Porto

1. Quais os títulos seniores e jovens ganhos pelo Nuno Quidiongo (campeonatos, taças de Portugal, taças da liga ou supertaças) ao serviço do FC Porto?

Dois campeonatos nacionais de Juniores, dois campeonatos nacionais da 2ª Divisão (sub22) e uma Supertaça, uma Taça de Portugal e dois campeonatos nacionais em Seniores.

2. Em 1996, o FC Porto, com Nuno Quidiongo na equipa, foi à Luz acabar com o reinado do Benfica no último jogo de Carlos Lisboa. Aquela equipa do Porto era fantástica. Conte-nos um pouco sobre a mística dessa equipa e os pormenores que ainda recordas desse play-off que determinou o quebrar do jejum de 13 anos do FCPorto.

A união fazia a força, e a amizade a equipa. Nesse ano de 1996, tudo se conjugou para que aquele grupo de jogadores que tinha vindo a crescer nos últimos anos, finalmente se apercebe-se que esse seria o ano do FC Porto, o nosso ano.

Nesse ano, na minha opinião, muito contribuiu a digressão de pouco mais de uma semana feita por terras espanholas, onde praticamente jogamos todos os dias. Foi extremamente duro, pois era viajar de autocarro durante a noite, chegar à respectiva cidade de manhã e jogar ao final dessa mesma manhã e, por vezes, novamente à noite. Dos seis, sete jogos que realizamos, apenas ganhamos um, mas o objectivo estava cumprido, ou seja, percebemos a importância que todos tinham no grupo e que a união e a amizade seria a chave para todos os problemas. Por isso te digo que, sinceramente, não consigo pormenorizar esse play-off, pois foi um sentimento que se iniciou após a digressão e o primeiro jogo ganho ao Benfica no Pavilhão Rosa Mota, e acabou connosco a festejar o título em pleno Pavilhão da Luz.

3. O elogio feito pelo Professor Jorge Araújo a Nuno Quidiongo (substituíste Nuno Marçal, lesionado) no jogo 2 (vídeo já publicado pelo blog) da final do play-off 95/96, foi justo? Como lidaste com os elogios do treinador? E achas que terá sido esse o jogo da tua vida?

Foi a primeira vez que vi esta gravação, por isso, imaginas o que me fez recordar. Não acho que o elogio seja uma questão de ser justo ou não. Agradei ao treinador, é sinal que cumpri o meu papel e ajudei a equipa e, por isso, fico extremamente feliz.

Sem dúvida que foi um dos jogos da minha vida, mas sinceramente, e apesar de ter jogado pouco tempo, o jogo mais importante de todos foi o 4º disputado na Luz que acabou por nos dar o título.

4. Quais os treinadores que mais te marcaram, e porquê?

Sem dúvida, o Prof. Jorge Araújo por tudo o que fez com a nossa equipa e pela maneira como nos fazia entender o basquetebol. Ainda hoje lhe peço conselhos. Não posso deixar de mencionar o Prof. José Sá, pois após eu ter vivido anos menos felizes, devolveu-me o sentimento de olhar para o banco e querer ganhar.

5. Peço-te que refiras o cinco ideal da história do FC Porto, qualificando de forma resumida, cada um dos 5 escolhidos.

Rui Santos - quando em forma extremamente difícil de parar;
Fernando Sá - o basquetebol não é só "meter a bola no cesto";
Wayne Engelstad - técnica e tacticamente excelente;
Paulo Pinto - fazia tudo e bem;
Jared Miller - simples e muito efectivo.

6. O que significa para ti a instituição FC Porto? O que sentias ao entrar no pavilhão com a camisola azul e branca e sentir uma enorme multidão a vibrar com o jogo?

Lembro-me de ter 10 anos e olhar para jogadores como o Júlio Matos, Fernando Sá, Rui Santos... cinco anos depois, estava a conviver com eles. Extremamente orgulhoso por ter participado na história do "meu" clube e por ter sentido o apoio de imensos portistas com os quais partilhava o mesmo sentimento, ou seja, a vontade de ver o FC Porto vencedor. Inesquecível.

7. Depois desse teu passado no FC Porto, como continuou a tua carreira? Ainda estás ligado à modalidade? O que fazes profissionalmente?

Nunca mais fui profissional de basquetebol. Joguei no Vasco da Gama e como tenho família em Trás-os-Montes, acabei por ir jogar para o CTM em Vila Pouca de Aguiar e depois para a UTAD-Diogo Cão em Vila Real. Após este último, deixei o basquetebol e fui acabar o curso de Gestão do Desporto.

Neste momento, pretendo iniciar uma empresa de Actividades Desportivas de Natureza e Interpretação e Educação Ambiental. Vamos ver o que o futuro me reserva.

8. Qual a sensação de jogar ao lado de jogadores como Marçal, Miller, Nixon, Paulo Pinto e Rui Santos, entre outros?

Tudo parecia possível e divertido. Extremamente orgulhoso e feliz por considerá-los amigos.

9. O Fernando Sá era o grande capitão do FC Porto nesses gloriosos anos. Como o caracterizas?

Personifica a vontade e o querer. Enquanto nosso capitão foi um dos intervenientes directos no nosso sucesso e felizmente continua a tê-lo. Mereceu, merece e na minha opinião, merecia muito mais.

10. Achas que ainda é possível o FC Porto sagrar-se esta época, campeão Nacional de basquetebol?

Penso que é possível. Lembro-me do Ginásio entrar nos play-off no 8º lugar e acabar por discutir o título na negra. Neste caso, é o FC Porto. O Júlio tem tido azar com as lesões de alguns jogadores o que tem condicionado a actuação da equipa, embora me pareça que o problema do FC Porto seja um problema geral, ou seja, instalou-se nas equipas profissionais portuguesas uma mentalidade pouco condigna do seu estatuto e que nada beneficia as equipas e a própria modalidade. Tudo de bom para o Júlio Matos e que seja campeão.

11. Já conhecias o nosso blog? O que dizer da nossa atenção às outras modalidades com um dia em exclusivo (3ª feiras) para abordar essa temática e ao mesmo tempo, proporcionarmos aos nossos leitores, entrevistas com antigos jogadores das «modalidades amadoras» do clube?

Não conhecia, mas vou estar atento. O vosso trabalho é extremamente importante porque, numa era em que o futebol não nos deixa respirar, é sempre bom ter umas lufadas de ar fresco sobre modalidades e especialmente entrevistas com antigos jogadores de modalidades amadoras do clube, como é o caso do Danilo, com quem gostava de conviver e há muito que não tinha notícias dele. Continuem o bom trabalho.

Até sempre.
Nuno Quidiongo.

FC Porto arrasa Sporting mas domingo é ainda mais importante...
(FC PORTO já venceu a fase regular, falta apenas uma jornada para o seu final)

  • FC Porto, 35 - Sporting, 26

Com uma boa assistência na Póvoa de Varzim, e com uma 1ª fila de respeito (bLuE bOy, Mafaldinha, Eva, Lucho, SDvaladares, Dragão Penafiel e seu júnior) que não se poupou em esforços, ora de incentivo à equipa, ora de «pressão» sobre a arbitragem, o FC Porto venceu folgadamente um Sporting que na 1ª parte ainda chegou a dar boa réplica (15-12). O início da 2ª metade por parte do FC Porto foi demolidor e a vantagem foi-se alargando, permitindo a Carlos Resende gerir o plantel e descansar alguns dos titulares.

Grande exibição do nosso guarda-redes, Laurentino (17 defesas), mas destaque-se também Eduardo Filipe (11 golos), Tiago Rocha (6 golos e 4 livres de 7m sacados) e Wilson Davyes (6 golos em 6 remates).

No próximo domingo, estas equipas voltam a encontrar-se no mesmo pavilhão (17h) em jogo dos oitavos de final da taça de Portugal (jogo a eliminar) e deixo desde já um alerta e um apelo. Um alerta aos nossos jogadores porque o jogo não vai ser nada fácil (o de domingo passado para o FC Porto já não tinha qualquer pressão, pois o 1º lugar há muito que está garantido), e um apelo à massa associativa do FC Porto para que compareça em peso, pois a equipa azul e branca bem o merece.

Na última terça-feira, para os 1/16 avos de final da mesma competição, o FCPorto bateu o Évora por 51-15 com destaque para os 10 golos de Ricardo Moreira e Jorge Ribeiro.

Voltando ao jogo com o Sporting, o placard final de 35-26 não permitiu, desta feita, a Paulo Faria as habituais desculpas. Os parabéns a toda a equipa do FC Porto, e já sabem, domingo lá estarei para vos ver ganhar. Pode ver um vídeo deste jogo aqui. A última ronda do campeonato é a 12 de Março com um Sp.Horta-FC Porto, muito provavelmente o 1º adversário dos Dragões no play-off.


FC Porto tem agora teste de fogo diante do Barreirense
(8º FC PORTO - 37 pts/24 jgs/13v/11d, faltam 6 jornadas para o fim da fase regular)

  • FC Porto, 67 - Queluz, 53

Não estive em Matosinhos, mas antes de sair para o Dragão, fui à Net ver o resultado e, apesar de tudo o que tenho escrito, fico sempre imensamente feliz com qualquer triunfo do FC Porto. Foi frente ao Queluz (67-53), mas valeu 2 pontos na mesma e por isso, a luta continua já este sábado no mesmo local (16h) diante do Barreirense, adversário difícil, mas a quem temos que ganhar, obrigatoriamente.

O FC Porto tem agora Daniel Monteiro lesionado (2 meses) mas viu regressar Paulo Cunha (ainda longe do nível habitual). Valeram os 19 pontos e 17 ressaltos de Kevin Martin (em dia de aniversário) e a eficácia do veterano, Nuno Marçal (19 pontos).

Uma última nota para referir que, desta vez, o Dr. Fernando Gomes esteve presente, o que se saúda... e fica ainda uma palavra para Paulo Pinto, colega de equipa no FC Porto do entrevistado de hoje, Nuno Quidiongo, e que faleceu em pleno jogo fez esta terça feira 7 anos. Há uma foto neste post em que Paulo «carrega» às costas o Quidiongo... a vida é assim, injusta, e além de um jovem e excelente médico, também se perdeu, de forma dramática, um dos melhores jogadores Nacionais. Hoje, na sua terra (S. João da Madeira), há um pavilhão com o seu nome...

FC Porto afasta histórico Óquei de Barcelos do play-off
(FC PORTO já venceu a fase regular, que agora terminou)

  • Barcelos, 3 - FC Porto, 7

Acabou a 1ª fase do campeonato e o FC Porto terminou, naturalmente, em 1º lugar com 64 pontos, mais 7 que a Oliveirense, mais 8 que o Viana e mais 10 que o Benfica (que como acabou em 4º, deverá ser o nosso adversário nas meias finais do play-off).

Neste último jogo, o FC Porto triunfou em Barcelos (os Minhotos foram assim afastados do play-off) por 7-3 com 2 golos de Reinaldo Ventura (melhor marcador da 1ª fase com 32 golos, mais 1 que Luís Viana da Juventude de Viana) e outros 2 do ainda júnior Diogo Fernandes (os outros golos foram de André Azevedo, Caio e Emanuel Garcia). O FC Porto obteve 20 vitórias, 4 empates e apenas 2 derrotas, tendo o melhor ataque com 143 golos, enquanto a melhor defesa foi a da Oliveirense com 50 golos (o FC Porto sofreu 55).

No play-off dos quartos-de-final, o FC Porto defrontará o Porto Santo SAD com o 1º jogo em casa a 18 de Março, 4 dias após o decisivo Porto-Igualada da Liga Europeia. Este sábado (21.30h) há jogo dos 1/16 avos de final da taça de Portugal com o FC Porto a deslocar-se à Póvoa, sendo que o mais provável é que nos oitavos-de-final haja um interessante FC Porto-Viana.

Hugo Laurentino

Como Dragão de Ouro desta semana, vou eleger Hugo Laurentino, guarda-redes de andebol do FC Porto, que no jogo diante do Sporting realizou uma grande exibição com 17 defesas (algumas quase impossíveis), sofrendo 18 golos. Os outros 8 golos foram sofridos pelo Croata Jerkovic, a quem Resende deu algum tempo de jogo (não comprometeu). Laurentino tem feito uma grande época e merece já nesta altura ser o guarda-redes titular da nossa selecção. Neste jogo, Eduardo Filipe, Tiago Rocha e Wilson Davyes (saiu lesionado, esperemos que recupere para domingo) também mereceriam esta distinção.

No basket, Kevin Martin e Nuno Marçal destacaram-se, enquanto no hóquei, Reinaldo Ventura, que bisou em Barcelos, se evidenciou por conseguir ser o melhor marcador da fase regular da prova com 32 golos.

Nas camadas jovens do futebol, mais um pleno de vitórias nos Nacionais onde lideramos em todos os escalões, enquanto no andebol, destaco a goleada imposta ao ABC pelos nossos juvenis (36-27) e a vitória dos juniores no recinto do S.Bernardo (20-36). No basquetebol, os nossos sub14 somam e seguem (7 jogos e 7 vitórias, ganhando em Viana 36-60), enquanto os sub16 iniciaram esta nova fase, ganhando 68-57 ao CD Póvoa. No hóquei em patins, destaco as vitórias dos juvenis e infantis frente ao Barcelos por 7-3 e 5-2, respectivamente.

A foto anexa diz respeito ao torneio internacional sub 13 (infantis/futebol) de Frielas onde os nossos miúdos se sagraram vice-campeões, ganhando ao Benfica (4-1), Leixões (2-1), Estrela (2-0) e Celta de Vigo (2-0). Tiago Garcia, infantil do FC Porto, foi o melhor marcador de um torneio onde todos reconheceram a categoria dos miúdos treinados pelo Holandês Pepijn Linders, injustamente derrotados na final de um torneio que o FC Porto já ganhou em 2006.

E, segundo soube, até a miúdos de 11 e 12 anos, alguns energúmenos das redondezas (Frielas, Loures, Lisboa) insultam de forma vergonhosa, só por essas crianças tão orgulhosa e corajosamente vestirem a camisola azul e branca. No final, alguns choravam deitados no recinto de jogo, imagem que só por si, demonstra a cultura do nosso clube, a sede de vitória em tudo o que é desporto, em todos os escalões, em todas as provas, disputando todos os títulos até ao último instante! O meu orgulho em ser do FC Porto é, por tudo isso, cada vez maior...

Saudações Portistas,
Lucho.

# post publicado em simultaneo no fórum fcporto.planetaportugal

19 comentários:

  1. Bons tempos estes que Nuno recorda, no basquetebol, agora que vivemos uma espécie de era das trevas, tamanha é a desilusão com o rumo da temporada.

    Como o Lucho diz, o jogo com o Barreirense será um teste de fogo, pela importância acrescida de estarmos a disputar o 8º lugar!!!!, último de acesso ao play-off, com o Ginásio. O jogo é difícil, pela boa capacidade que o Barreirense vem demonstrando.

    No andebol, grande tareia ministrada aos leões, esperando que a mesma se repita na Taça, bem mais importante nesta fase.

    No Hóquei, mais do mesmo. A nível nacional não temos rival.

    Vai ser um fim-de-semana cheio de emoções, com destaque para esse Leixões-Porto, de enorme grau de dificuldade.

    ResponderEliminar
  2. O Nuno não era uma estrela, mas era um jogador importante e ser um jogdor importante naquela equipa - para mim a melhor de sempre - já demonstra o seu valor.

    No andebol, domingo, em príncipio lá estarei, assim como devo ir ao basquetebol e ao futebol, num fim-de-semana de fogo para o F.C.Porto.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. «E, segundo soube, até a miúdos de 11 e 12 anos, alguns energúmenos das redondezas (Frielas, Loures, Lisboa) insultam de forma vergonhosa, só por essas crianças tão orgulhosa e corajosamente vestirem a camisola azul e branca. No final, alguns choravam deitados no recinto de jogo, imagem que só por si, demonstra a cultura do nosso clube, a sede de vitória em tudo o que é desporto, em todos os escalões, em todas as provas, disputando todos os títulos até ao último instante! O meu orgulho em ser do FC Porto é, por tudo isso, cada vez maior... »

    Lucho, isto que dizes é verdade.
    Lamentável o ódio, inveja e ignorância desses animais.

    ResponderEliminar
  4. Um desafio:

    Com quem está Alberto babo a falar na foto em que tb aparecem Marçal e Quidiongo? :)

    ResponderEliminar
  5. Lucho, on fire, carago!!

    Bem, começemos pelo inicio... um cumprimento especial ao pequeno GRANDE jogador, Nuno Quidiongo, de quem bem me lembro de ver a brilhar com as cores do nosso FC Porto num qualquer pavilhão com tabelas perto de si.

    Em nome de todos os colaboradores do blog, mas tb de todos os leitores, um MUITO OBRIGADO pelos 5 minutos que nos dispensaste para conceder ao nosso «mestre» das amadores, mais uma entrevista exclusiva! Um forte abraço para ti e votos de sucessos pessoais e profissionais.

    É sempre em qualquer momento, muito importante saber o que se passa/passou fora dos nossos olhares... ficamos a saber entre muitas coisas, uma grande parte das razões do forte sucesso basquetebolistico que tivemos nesse período áureo... hoje, infelizmente, não podemos dizer o mesmo.

    Mais uma vez Nuno, MUITO OBRIGADO!!

    Nos entretantos, no andebol, uma tarde de domingo bem passada ali para os lados da Póvoa com um sinal muito claro da nossa superioridade perante a lagartagem. Pena tenho que não me possa lá deslocar novamente no próximo domingo, mas é-me de todo impossivel.

    Dizer tb que para além de ter havido por ali uma "1ª fila de respeito que não se poupou em esforços, ora de incentivo à equipa, ora de «pressão» sobre a arbitragem", tb não deixa de ser verdade que acabou tb por servir de bodyguard a um tal de Lucho que tem a mania que trata os treinadores adversários por "tu cá, tu lá" e que quase nos obrigava a horas extras... Lucho, desculpa lá, mas és sempra a mesma coisa, qualquer dia, vais ser proibido de entrar nos pavilhões, vai uma aposta? :D

    No basquetebol, voltou a normalidade, passe a expressão... resta saber até quando? até ao momento, uma época para esquecer... e muito reflectir. Mas aguardemos, pode até ser que os nossos heróis nos venham a surpreender e muito na hora da verdade... quem sabe? aguardemos!

    Já no hóquei, até cansa, até cansa... tamanha é a superioridade demonstrada... venha de lá então essa liga Europeia para breve, pa dar um bocado mais de pica, senão, ainda adormecemos com o tédio.

    Finalizar, dizendo que no futebol das camadas jovens, importa acima de tudo «fabricar» bons futebolistas e ao mesmo tempo, bons homens para o futuro... esquecendo esses arruaças, qual cambada de FDP, a quem lhes deveria nascer um pinheiro num sitio que eu cá bem sei.

    ResponderEliminar
  6. Lucho,

    "Wayne Engelstad"???

    Bem, já sabes a minha morada, não sabes? atão, agora é só enviar por CTT Expresso o presunto :)

    ResponderEliminar
  7. Blue:

    Exacto, Wayne Engelstad, um jogador assim pró pesadão, como eu:) mas com uma eficácia de lançamento que me deliciava.

    Não nos arranjam outro com estas capacidades ainda para esta época? :)

    Qt ao Prémio, esta era fácil, qd for uma mais complicada levas o presunto:)


    No andebol já recebi o convite via site do FCP para assistir domingo (17h) a mais um fcp-scp.

    E, claro lá estarei.

    ResponderEliminar
  8. Ó Blue, desse tipo de tédio gosto eu, ganhar, ganhar...nunca cansa. É pena nem em todas as modalidades podermos dizer o mesmo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. Lucho,

    Como o Wayne, com uma notável percentagem de concretização, não me canso de gabar os dois americanos do basquetebol. Se o Coleman é de uma extrema elegância na abordagem das tabelas, o Rico Hill faria uma dupla monstruosa com o Kevin Martin, debaixo do cesto.

    Pelo que sei, nem são muito elevados os salários de ambos, atendendo ao binómio preço/qualidade.

    ResponderEliminar
  11. Eu também estive lá na Póvoa a ver o jogo com o meu júnior a claque do BiBó PoRtO
    Lucho ;
    Vais ser proibido de entrar nos pavilhões!!!! Nada disso somos uma claque de respeito. Ainda ficamos a saber o que é a (tatíca assertiva ) O homem estava uma fera ......
    Os atletas de outras modalidades (mais bem pagas) deviam ver mais jogos de andebol ....
    A raça, dedicação e determinação são constantes !
    Foi um bom jogo, com uma vitoria expressiva 35 – 26
    Quanto á figura do jogo, pessoalmente não consigo escolher 1 porque foi uma verdadeira equipa !!!!!
    Espero que Domingo o Wilson Dayyes esteja recuperado e jogue da mesma maneira, para o F C PORTO ganhe novamente .
    Ainda não sei , mas acho que domingo não vou poder lá estar.

    Beijinhos para a claque Feminina !!!!!


    Abraço

    ResponderEliminar
  12. vídeo no JN sobre o nosso novo pavilhão:

    http://jn.sapo.pt/multimedia/video.aspx?content_id=1160312

    Novo pavilhão do Dragão quase pronto

    in JN

    A pouco menos de dois meses do prazo previsto para terminar a obra, o novo pavilhão desportivo do F.C. Porto está em fase de acabamentos. Os responsáveis pela construção recusam as acusações de que o recinto, com 2007 lugares para público, é pequeno para as necessidades do clube.


    Pavilhão do Dragão poderá receber eventos a partir de Maio
    00h30m
    PAULO FELIZES, JOSÉ MOTA
    Obra supreendente, pela qualidade e pelo aproveitamento do espaço, o pavilhão do Dragão está quase pronto. Se forem cumpridos os prazos previstos, já poderá receber eventos desportivos a partir de Maio.

    O dia 23 de Abril mantém-se como a data da conclusão da construção do pavilhão do Dragão, uma estrutura concebida para receber as principais modalidades do F. C. Porto - basquetebol, andebol e hóquei em patins -, mas também para proporcionar outro tipo de actividades, como, por exemplo, concertos de música e outros eventos de âmbito cutural.

    "Esta é uma estrutura voltada para o futuro, para ser usada, pelo menos, nos próximos 50 anos", explica Eduardo Valente, director da PortoEstádio.

    Esta ideia pressupõe um crescimento das modalidades do F. C. Porto. Com uma casa nova e tão versátil, será normal a criação de novas actividades. Embora sejam assuntos ainda do segredo dos deuses, espera-se que os dragões regressem ao voleibol e venham a estrear-se no futsal. Na visita guiada que o JN fez ao novíssimo pavilhão, Eduardo Valente e Luís Silva, responsáveis da PortoEstádio, deram conta de variadíssimos pormenores de uma estrutura suigeneris, primeiro erguida em altura - sobre pilares de dez metros -, depois "alinhada" pelo Estádio do Dragão e finalmente autonomizada num espaço próprio.

    Quem julga tratar-se de um pavilhão pequeno, surpreende-se mal transpõe a zona de entrada do público, situada mesmo à saída da estação do Metro.

    O aspecto mais curioso da primeira abordagem dentro do pavilhão é o visitante sentir-se como se estivesse no próprio Estádio do Dragão. Aliás, o arquitecto Manuel Salgado, autor do projecto do estádio, concebeu o pavilhão como uma continuidade do recinto principal dos portistas. As duas estruturas vão estar permanentemente ligadas, através de um corredor de serviço. O pavilhão recebe o sistema de aquecimento, de água e de electricidade do estádio. "Em termos de gestão técnica, o pavilhão será um apêndice do estádio", revela Luís Silva.

    A gestão do espaço em torno da plataforma que serve de base do pavilhão permitiu a construção de três bancadas. Nelas estão a ser colocadas exactamente 2007 cadeiras, a capacidade do recinto em termos de espectadores. "Julgamos ser um número suficiente, se olharmos ao que hoje em dia se passa em termos de modalidades de pavilhão", considera Eduardo Valente.

    Ao nível do espaço onde se desenrolarão os jogos, o pavilhão apresenta o que de mais moderno há. O piso é flutuante, aplicado em três camadas de madeiras canadianas.

    A grande novidade técnica é o sistema de elevação das tabelas de hóquei em patins, inspirado no modelo do Palau Blaugrana - Pavilhão do Barcelona - e desenvolvido pela equipa técnica da PortoEstádio.

    ResponderEliminar
  13. IN WWW.LPA.PT

    Entrevista a Wilson Davyes (JOGADOR DE ANDEBOL DO FCP)

    QUESTÕES COLOCADAS POR VISITANTES DO SITE DA LIGA DE ANDEBOL, UMA DELAS POR MIM:)

    Bilhete de Identidade
    Nome: Wilson Francisco Fernandes Maria Davyes
    Idade: 20 anos
    Estado Civil: Solteiro
    Natural de: Lisboa
    Residente em: Porto
    Altura: 1.92
    Peso: 89 kg
    N.º de Jogo: 23
    Para além do andebol, qual a tua actividade? Sou estudante. Frequento o 12º ano.


    Clubes anteriores (clube/escalão):
    Infantil: S.C. Portugal
    Iniciado: S.C. Portugal
    Juvenil: S.C. Portugal
    Júnior: Grupo Sigarci (Espanha)
    Sénior: Grupo Sigarci (Espanha)

    Selecção:
    Uma música: “Do for love”- 2Pac
    Um filme: “O Padrinho”
    Um livro: “Nelson Mandela - Uma Lição de vida” de Jack Lang
    Um lugar: Macau
    Um sonho: Ajudar a melhorar a situação em que vive o povo da Guiné-Bissau
    Um atleta de eleição: Jackson Richardson
    Uma necessidade: Comunicar
    Um Hobby: Navegar na internet

    Respostas às perguntas recebidas por e-mail:

    Qual o clube em que começaste a jogar andebol?
    Iniciei-me no S.C. Portugal, no escalão de infantis.

    O que te motivou a jogar andebol?
    Na altura foi mesmo por não ter nada para ocupar os tempos livres.


    Gostavas de algum dia voltar ao sporting?
    Antes de mais quero agradecer por teres enviado a tua questão. Respondendo à tua pergunta, o que posso dizer é que de momento é algo em que não penso, pois estou muito satisfeito no F.C. Porto, um grande clube, onde estou inserido num grupo fantástico.


    Como achas que um jogador dum clube de 2ª divisão nacional de juvenis pode ser ajudado a chegar mais longe e ir para novos clubes?
    Independentemente da divisão em que jogas, o mais importante são os teus objectivos e adequar o teu trabalho (treino, trabalho de força, alimentação) e o teu comportamento, àquele que é o teu objectivo maior. Se deres sempre o teu máximo as oportunidades surgirão naturalmente.

    Custa muito chegar ao alto nível do andebol português?
    Chegar ao alto nível tem obviamente os seus custos, pois requer muita dedicação, esforço, espírito de sacrifício, perseverança e superação constante. Óbvio que aliado a tudo isto está a qualidade individual, que diferencia os melhores em relação a todos os outros. Concluindo, custa chegar ao alto nível, mas é um custo pelo qual vale a pena “pagar”.

    Estavas convicto que ías ganhar o prémio de melhor jogador no torneio das 4 nações ?
    Penso que há sempre alguma subjectividade em relação aos prémios individuais, daí nem sequer ter pensado se seria ou não distinguido com o prémio. Na verdade, pensei que seria o William Accambray.

    Quando foste para Espanha, gostaste de lá estar? Aconselhas?
    Quanto à minha experiência em Espanha, confesso-te que foi, na altura, a melhor coisa que me poderia ter acontecido. Tive a oportunidade de jogar numa liga muito competitiva, bem organizada, mediática, com grandes jogadores e pavilhões sempre cheios, com um ambiente incrível. Por tudo isto, aconselho vivamente a todos os que tiverem a mesma oportunidade, que aproveitem.

    Como é jogar no F.C.Porto?
    Representar um clube com a grandeza do F.C. Porto, é uma honra e um privilégio, particularmente no andebol, em primeiro lugar pela riqueza do seu palmarés e em segundo pelos grandes jogadores que já passaram por esta casa. Num clube desta dimensão, há sempre alguma pressão, pois o único objectivo é ganhar, o que é bom pois obriga-nos a superarmo-nos constantemente.

    Qual o teu horário de treinos (mais ou menos) semanal?
    No F.C. Porto fazemos três sessões semanais de ginásio da parte da manhã, das 9h ás 11h e treinamos no pavilhão todos os dias das 16:30 ás 18:30.

    O que sente o Wilson, um dos jovens mais promissores do andebol Luso, ao vestir actualmente a camisola de um clube com a grandeza do FC Porto?

    ...ESTA QUESTÃO FUI EU QUE ENVIEI:)

    É para mim uma honra e um grande orgulho representar este clube e ainda mais, fazer parte dum grupo de excelentes jogadores e pessoas.

    Achas importante um dinamismo em equipa? Porque?
    É essencial, pois essa Dinâmica faz toda a diferença nos momentos de decisão dos jogos.

    O que achas mais importante a selecção ou o FCP? Porquê?
    Ambos são importantes, mas considero o F.C. Porto mais importante, porque a probabilidade de ganhar títulos é maior.


    Ao longo da tua formação desportiva quais os factores que te influenciaram de uma forma positiva e também se tiveste algo que te influenciou de forma negativa?
    Em primeiro lugar, considero que fui um privilegiado, quer pelos técnicos com quem trabalhei desde que comecei a jogar, quer pelos colegas fantásticos que sempre tive ao longo dos escalões de formação. Digo isto porque o grupo era de facto especial, pois tínhamos começado a jogar praticamente todos ao mesmo tempo e havia uma grande vontade de aprender e de melhorar. Essa vontade devia-se em grande parte aos métodos do nosso treinador, que estabelecia como modelos, os melhores dos melhores (Wislander, Richardson, Dujshebaev, Lavrov, entre muitos outros), facto que contribui para que nos superássemos constantemente, aumentando assim o empenhamento nos treinos, o que levava a uma consequente evolução.
    Aliado a isto, estava também o facto de a estrutura do clube proporcionar o contacto directo com os séniores, assim como aos bons jogos a que podíamos assistir na já extinta Nave de Alvalade.
    Tudo isto marcou-me positivamente, levando-me a querer aproximar-me o mais possível dos melhores.
    Aproveito também para agradecer profundamente ao Paulo Malhão tudo o que fez por mim e para além de me ter marcado bastante como treinador, realçar o grande ser humano que é.

    Tens algum ritual antes dos jogos?
    Não.

    Consideras que a prática do desporto é importante na tua vida? Achas que melhora a sua qualidade de vida diária?
    É sabido que a prática desportiva é essencial para uma vida saudável e aliar essa componente ao facto de fazer o que mais gosto, proporciona-me uma boa qualidade de vida, pois não só ajuda a aliviar o stress, como fomenta a actividade em grupo e também aumenta a auto estima.

    Quais as razões que te levam à prática de desporto? Se tivesses que convencer alguém a iniciar a prática desportiva, o que dirias?
    Pratico desporto acima de tudo porque gosto, mas também por ser uma necessidade. Para convencer outra pessoa a iniciar a prática desportiva alertá-la-ia para os benefícios que lhe traria.

    Que conselhos dás a pessoas que queiram começar a praticar desporto?
    O conselho que posso dar a pessoas que queiram iniciar a prática desportiva é que o façam, pois não só estão a cuidar da saúde, estão também a servir de exemplo a outras pessoas.

    Como desportista, pensa que uma alimentação saudável é importante? Em que medida?
    Uma alimentação saudável é indispensável, pois para que nos mantenhamos num bom estado físico, que nos permita boas performances e aguentar as cargas dos treinos e dos jogos, necessitamos de um elevado aporte energético, que se obtém através dos alimentos que ingerimos.

    Tendo em conta que a prática desportiva exige dispêndio de energia, que tipo de alimentação considera que seja a mais adequada para atletas?
    A alimentação mais adequada será aquela que proporciona aporte energético necessário para se desenvolver a actividade desportiva, de preferência rica em hidratos de carbono.

    Acha que a prática de desporto evita a existência de distúrbios alimentares e doenças psicológicas? Em que medida?
    Um dos principais factores para o aparecimento de distúrbios é a falta de auto estima, podendo o desporto ser benéfico nesse campo, pois fomenta essa lacuna.

    Achas que a prática de desporto é compatível com o tabagismo?
    Penso que é altamente prejudicial, por todos os motivos com os quais somos confrontados diariamente em todos os meios de comunicação e até nos próprios maços.

    Actualmente, somos confrontados com diversas notícias onde atletas utilizam substâncias ilícitas para alcançar melhores resultados. Qual é a tua opinião em relação ao doping?
    O doping é proibido e a partir do momento em que alguém recorre a esses métodos para melhorar as suas performances, deve ser punido.

    Neste momento, qual a equipa mais difícil de defrontar na Liga?
    Belenenses.

    Qual o guarda-redes mais difícil de bater na Liga?
    Felizmente não defronto os melhores guarda-redes da Liga, pois tenho o privilégio de jogar na mesma equipa que eles. Refiro-me ao Hugo Laurentino e ao Ricardo Candeias.

    Qual a melhor equipa do mundo (andebol)?
    Ciudad Real.

    Em que clube gostavas de jogar e porquê? THW KIEL, por disputar a Bundesliga, pelos jogadores que por lá passaram e pelo ambiente nos jogos.

    Perguntas com respostas curtas

    -Qual o teu ídolo?
    Desportivo: Jackson Richardson; Figura Mundial: Nelson Mandela
    -Qual o teu n.º favorito? O 17.
    -O que pretendes alcançar desportivamente? O número máximo de títulos possível.
    -Que sonho tens? Ficar na história do andebol.
    -O que gostarias de ser se não jogasses andebol? Voluntário da O.N.U.
    -Achas que tudo é possível com esforço? Sem esforço, nada é possível.
    -Para se ser um bom profissional o que é necessário? Acima de tudo, gostar do que se faz.
    -O que esperas do ano 2009? Ser campeão nacional.
    -Quais são os teus projectos para o futuro? De momento, é ser campeão este ano.
    -Gostas de ser famoso? Não me considero uma pessoa famosa.
    -Sentes-te realizado? Por enquanto não.
    -Achas importante ser conhecido?
    Mais importante que ser-se conhecido penso que é ser reconhecido.
    -Actor e actriz de eleição? Marlon Brando/ Meryl Streep
    -Citação: “Plus je connais les hommes, plus j’aime les chiens.”
    -O que mais admiras nas pessoas? Lealdade.
    -O que te levou a usar rastas? Por influência do meu ídolo, Jackson Richardson.


    Como encaras o andebol? O andebol será a minha vida nos próximos 18 anos.


    O atleta tem cada vez mais um papel importante nos comportamentos dos jovens, assim como na chamada de atenção para questões sociais e intervenção na comunidade. Pela tua experiência, consideras que os atletas têm consciência deste papel e da sua importância?

    Essa consciência existe, pois os atletas têm a noção que são constantemente observados e que devem ter uma conduta digna de quem é admirado pelas suas capacidades.
    Infelizmente, dada a pouca cultura desportiva do nosso país e à pouca popularidade da nossa modalidade, esse é um papel que os andebolistas vão desempenhando aos poucos.

    O portal www.lpa.pt agradece toda a colaboração e disponibilidade do Futebol Clube do Porto e do atleta Wilson Davyes.

    ResponderEliminar
  14. qt ao resto da actualidade parece q a Carolina vai ter outro processo por mentir... Má fé, acusa agora o MP... o apito mentiroso está a ruir, dia após dia...

    e... a bola hj já diz...

    q a UEFA não vai castigar o FCP depois de alterada a alínea em causa. OH...que pena... ai q azia delgado, cartaxana e outras ratazanas...

    ResponderEliminar
  15. R.VENTURA (HÓQUEI) IN rascord

    FC Porto no primeiro lugar; Reinaldo Ventura melhor marcador do campeonato. A fase regular terminou da mesma forma que na época passada, mas teve uma pequena diferença: o percurso dos heptacampeões nacionais não foi imaculado.

    'O nosso objetivo era o 1.º lugar e sabemos que é cada vez mais difícil chegar ao fim só com vitórias, até porque as outras equipas jogam cada vez melhor. Mais tarde ou mais cedo íamos perder, pois não somos invencíveis', reconhece Reinaldo Ventura, desvalorizando assim as duas derrotas sofridas nesta primeira fase. 'Agora vem aí o playoff e do FC Porto podem esperar o mesmo de sempre: queremos ser campeões e vamos tentar resolver as coisas o mais rapidamente possível...'

    Rivais identificados

    Oliveirense, Juv. Viana e Benfica são para o jogador os principais rivais do FC Porto na luta pelo 8.º título nacional consecutivo, mas para já o artilheiro está preocupado com o primeiro adversário. 'Temos de eliminar o Portosantense. Jogar com as equipas das ilhas é sempre complicado, porque implica viagens, para além do mais empatámos com eles em casa... Mas por outro lado não têm o João Miguel disponível e isso pode ser vantajoso para nós.'

    Logo a seguir, nas meias-finais, o FC Porto pode ter pela frente o Benfica, adversário que Reinaldo preferia defrontar na final. 'Para a modalidade era preferível ter o FCPorto e o Benfica na final. Mas o facto de nos podermos encontrar na meia-final pode ser mais vantajoso para eles, porque a eliminatória é disputada à melhor de 3 jogos e se o primeiro nos correr mal em casa... Mas antes têm de superar o Candelária, uma equipa das ilhas, o que também não será fácil.'

    Pontaria

    Ventura terminou a fase regular na liderança da lista dos melhores marcadores mas, embora se mostre satisfeito por repetir a proeza de 2007/08, o goleador portista não dá grande importância ao feito. 'O meu objetivo é marcar o máximo de golos possível de modo a ajudar a equipa a vencer o campeonato. Julgo que 90 por cento dos jogadores não faz disso uma meta', salienta o internacional, que ultrapassou Luís Viana na lista graças aos 2 golos que marcou em Barcelos, na última jornada.

    ResponderEliminar
  16. Resultados da formação no hóquei em Patins
    Juniores:FC Porto 11-3 CAFeira (1ºlugar)
    Juvenis:FC Porto 7-3 OCBarcelos (1ºlugar)
    Iniciados:Infante de Sagres 3-3 FC Porto (2ºlugar)
    Infantis: OCBarcelos 2-5 FC Porto (1ºlugar)

    ResponderEliminar
  17. Viva !

    Cinco estrelas como sempre 1

    Só uma pergunta : Contra quem perderam os miúdos do Porto na final ?

    Interessante o que diz Nuno Quidiongo " numa era em que o futebol não nos deixa respirar".

    Eu pessoalmente prefiro, já aqui o tenho escrito várias vezes, o futebol. Mas penso poder entender o que afirma Nuno Quidiongo e dou lhe razão.

    Até que, pensando egoistamente, creio que demasiado futebol pode matar o futebol.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  18. portomaravilha:

    sobre o torneio sub 13 em futebol...depois de ganharmos na 1.fase por 4-1 ao slb eles foram apurados em 2º do grupo e na final tiveram imensa sorte e ganharam por 1-0.

    ResponderEliminar
  19. resultados de quarta

    futebol...liga intercalar

    leixões-2-fcp-1

    basquetebol sub 20

    fcp-88-galitos-78

    ResponderEliminar