13 março, 2009

Ministério (nada) Público, ao serviço de quem?

Ministério Público pede condenação de Pinto da Costa

O Ministério Público pediu, esta sexta-feira, a condenação do presidente do FC do Porto, Pinto da Costa, do empresário António Araújo e do árbitro Augusto Duarte, no âmbito do chamado "caso do envelope" do Apito Dourado.

Nas alegações finais do julgamento, que decorrem hoje no tribunal de Gaia, o Ministério Público considerou terem ficado provadas as suspeitas de corrupção relacionadas com os três arguidos.

O processo é um apêndice do megaprocesso "Apito Dourado" e tem como génese casos de alegada corrupção e tráfico de influências no futebol profissional e na arbitragem portuguesa.

O processo do "caso do envelope" reporta-se ao encontro Beira-Mar-FC Porto (0-0), da 31.ª jornada da Liga de 2003/04, realizado em 18 de Abril.

Pinto da Costa e António Araújo estão pronunciados pelo crime de corrupção desportiva activa, enquanto ao árbitro Augusto Duarte é imputado o crime de corrupção desportiva passiva.

Advogado de Pinto da Costa diz que "não há certezas nem indícios" de corrupção

O advogado de Pinto da Costa, Gil Moreira dos Santos, disse, esta sexta-feira, nas alegações finais do "caso envelope" do Apito Dourado que "não há certezas, nem indícios" de corrupção e que espera "justiça".

"Chegamos ao momento da decisão, da verdade, em que não há certezas, nem indícios, apesar da paixão da defesa, espero que a justiça venha da sua pena, Sua Excelência", disse Gil Moreira dos Santos dirigindo-se ao tribunal.

O advogado referiu ainda a imprudência de Pinto da Costa em receber em casa o árbitro Augusto Duarte, mas salientou que é preciso provar que houve acto ilícito.

"Receber Augusto Duarte em casa é algo imprudente, mas é preciso que se prove que houve acto ilícito", referiu.

Também hoje, o Ministério Público já tinha pedido a condenação do presidente do F. C. do Porto, Pinto da Costa, do empresário António Araújo e do árbitro Augusto Duarte.

O Ministério Público considerou terem ficado provadas as suspeitas de corrupção relacionadas com os três arguidos.

O processo é um apêndice do megaprocesso "Apito Dourado" e tem como génese casos de alegada corrupção e tráfico de influências no futebol profissional e na arbitragem portuguesa.

O "caso do envelope" reporta-se ao encontro Beira-Mar-FC Porto (0-0), da 31.ª jornada da Liga de 2003/04, realizado em 18 de Abril.

Pinto da Costa e António Araújo estão pronunciados pelo crime de corrupção desportiva activa, enquanto ao árbitro Augusto Duarte é imputado o crime de corrupção desportiva passiva.

# fonte: JN on-line em 13Mar2009

4 comentários:

  1. Os telefones secretos que foram usados na burla

    Esta história não parece mas é verdadeira. E até tem muitas (demasiadas) semelhanças com uma outra que anda a encher as primeiras páginas dos jornais. Com uma diferença: esta, ao contrário da outra, passou quase despercebida.

    Tudo começou quando, um certo dia, Antero Henrique, director-geral do clube, recebeu uma carta de Pedro Pinheiro, um ex. árbitro de futebol. Nessa carta, segundo o JN, o tipo relatava "uma situação dramática que estaria a ocorrer com um menino de 10 anos. A criança, que jogava futebol, necessitaria de um transplante de coração e o pai estaria em graves dificuldades para pagar a cirurgia no Hospital Bellvitge, em Barcelona, Espanha".

    Até aqui nada de anormal já que todos sabem que a Sad do FC Porto tem o "vicio" de ajudar crianças necessitadas. A imagem mostra um outro menino que também tinha uma doença grave que o obrigava a usar uma máscara e foi ajudado pela Sad do FC Porto.

    Vejam como os jornalistas do jornal "A Bola" podem descer baixo quando escrevem sobre o Presidente do FC Porto.

    [link da imagem]
    http://img.photobucket.com/albums/v684/campeoesdomundo/recordistasdementiras5.jpg

    Antero Henrique marcou encontro com Pedro Pinheiro e, depois de o ouvir atentamente, resolveu dar ordem para que fosse transferido de imediato 10 mil euros para uma conta da Caixa Geral de Depósitos indicada por esse senhor.

    Para além disso, a Sad do FC Porto contactou patrocinadores e colocou no sítio do clube um pedido de ajuda. Que chegou a dar resultado já que chegaram a receber várias donações de empresas e particulares.

    E foi o anúncio no site que acabou por ser a sorte do FC Porto já que o Atlético Arrentela, clube onde joga o menino, e a ex-mulher do árbitro, denúnciaram a burla. O tipo estava a roubar o FC Porto!

    Quem estava por detrás desta história? Como lhe competia o clube participou o caso ao Ministério Público.

    Mas Pedro Pinheiro não estava para brincadeiras e depois de ter conhecimento da queixa enviou mensagens para o telemóvel de Antero Henrique ameaçando dar entrevistas nos jornais e televisões caso não retirassem a queixa e não lhe dessem mais cinco mil euros para além dos dez mil que já tinha recebido.

    Segundo o jornal, o ex-árbitro elevou o tom da ameaça e disse que se o F. C. Porto não satisfizesse as exigências "há muita coisa que se vai saber de jogos passados", afirmando, até, que foi contactado por alguém do Benfica: "Recebi um telefonema daquele senhor Daki do vermelho". As mensagens foram guardadas pelo dirigente portista, que entregou o telemóvel no Departamento de Investigação e Acção penal (DIAP) do Ministério Público do Porto. O ex-árbitro foi agora acusado por crime de burla, punível com até três anos de cadeia.

    Outra vez o Benfica. Seria verdade?

    A Sad do FC Porto descobriu que, durante a investigação, a PJ pediu "às operadoras de telemóveis utilizados pelo ex-fiscal-de-linha o registo de assinatura, a concessão de facturação detalhada e informação sobre as contas bancárias de onde veio o dinheiro para os carregamentos" e descobriu que "um dos números utilizados por Pedro Pinheiro nos contactos com Antero Henrique, director-geral do F. C. Porto, esteve, entre 2000 e 2001, registado em nome de uma empresa designada "Carlos Móia, Importação e Exportação, Lda". Carlos Móia foi, há vários anos, vice-presidente do Benfica, e ainda hoje é tido como próximo de dirigentes do clube da Luz."

    Estão a ver o filme? Depois da Carolina, vinha o Pedro com o Benfica mais uma vez metido na burla.

    E faltou pouco para que a Sad do FC Porto caísse em mais uma armadilha. Tudo porque teve a intenção de ajudar a pagar a operação de uma criança como já aconteceu em outras ocasiões.

    Quanto a Carlos Móia, o ex. dirigente do Benfica que é próximo de Luís Filipe Vieira, parece que nunca chegou a ser incomodado pelo MP.

    fonte: http://www.portogal.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Estes tripeiros são do melhor!! Que bela imaginação tem este senhor para inventar histórias!!! lol. Mas depois esquecem-se das viagens pagas ao Brasil, de receber árbitros em casa, de aviarem árbitros no túnel das Antas... Até o Rui Jorge quando foi para o Sporting falava das diferenças de tratamento que os árbitros tinham para os jogadores do FC Corruptos

    ResponderEliminar
  3. Anónimo, por ironia esqueceste-te de mencionar as viagens pagas a jornalistas com cópias de facturas didponíveis para quem quiser ver e os jantares dos teus amigos no sapo.

    Quanto a aviar árbitros, e não só, em túneis é mais apanágio de um tal de director desportivo.

    Sem imaginações e sem histórias.

    ResponderEliminar
  4. Os TRIPEIROS não são do melhor!!

    Os TRIPEIROS SÃO O MELHOR!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar