14 março, 2009

La force tranquille de Porto!

Porto est de retour! [O Porto está de volta!]

É com este título que Antonhy Clément abre, na página 6, do diário “L’Equipe” de quinta, dia 12, a sua crónica sobre o jogo FC Porto- Atlético de Madrid.

O artigo é bastante extenso e, também, já muito se escreveu, aqui e não só, a propósito do jogo de quarta passada. Assim, passo a traduzir e a contar as passagens que me parecem mais relevantes. “ ...o FC Porto com parecências “mourinhesques” nunca perdeu o domínio do jogo.”. O jornalista cita em seguida os erros tácticos de Abel Resino e o grande jogo de Leo Franco (que tirou a titularidade a Coupet). Mas, sem dúvida, a referência, no último parágrafo do artigo, à “força descansada do Porto” não deixa de ser interessante. “Força Descansada” foi o slogan que permitiu a Miterrand ganhar as eleições presidenciais em 1981.

E, a edição on-line, do mesmo diário e do mesmo dia, num artigo não assinado, acrescenta que o “Porto caminha sobre as suas peugadas. É a sua primeira qualificação para os quartos de final desde 2004, ano do seu último título na competição. Talvez aí alguns possam ver um indício.”.

A edição on line da revista “So Foot” não traz nada de novo, por assim dizer, escrevendo que o Porto se qualificou logicamente.

Já mais interessantes são as capas de dois diários recém nascidos em França. Estes dois jornais que muitos analistas consideravam sem futuro, já ultrapassaram os 4 meses de vida. A sua presença em, praticamente, todos os pontos de venda, parece indicar a sua viabilidade.

“Aujourd’hui Sport” pertence à sociedade Amaury, sociedade que possui também o diário “L’Equipe”. Este foi lançado (um dia antes) para fazer concorrência ao lançamento do diário “Le10sport.com”. Uma aposta arriscada do grupo Amaury? Seria outro debate.

Ambos os diários dão cobertura à qualificação do Porto. Olivier Escarmena para o “Aujourd’hui Sport”, na página 5, e Maxime Rulien, para o “Sport.com”, na página 5. Os artigos não trazem qualquer análise inovante ou diferente do que já foi apresentado.

Nestas duas capas, o nome do FC Porto é bem legível. E, sobretudo, está associado à competição futebolística de maior dimensão europeia e, certamente, mundial. Assim, ano após ano, continuo a não entender como é possível que, ainda haja, em Portugal, quem não reconheça que o FC Porto é o único clube Português com dimensão internacional.

E Viva o Porto !

8 comentários:

  1. Amigos,

    Eu fui o diabo vermelho ou lá o raio de nome que dei na altura, quando este site apareceu.

    Tive uma capa dedicada a mim, em que me enrabavam e tudo.

    Depois ficaram a saber que andava a gozar com a treta.

    So venho aqui para lembrar velhos tempos.

    Um abraço deste portista maluco.

    ResponderEliminar
  2. Salut, Porto Maravilha :)
    Pela sua contribuição ficámos a saber que a imprensa Francesa nos dá mais atenção do que a Lusa ;)

    Gostei, desse alusão ao "mourinhesques".

    Com a final para 27 de Maio, digamos que tudo se ajusta para estarmos presentes em Roma, n´est ce pas ?

    HELIANTIA

    ResponderEliminar
  3. É verdade PortoMaravilha, de facto, há muitos que ainda não perceberam que o único clube português actualmente reconhecido lá fora, é o nosso FC Porto... e depois, os provincianos, somos nós!!

    ResponderEliminar
  4. PortoMaravilha,

    Fantástica esta sua contribuição, que nos dá a conhecer a imagem que o grande FC PORTO tem fora do país, neste caso em França. Que o FC Porto é o clube português mais reconhecido internacionalmente, hoje em dia, penso ser uma questão consensual. No entanto, sabemos que em certos países, como por exemplo em Espanha, a imprensa assume uma atitude de subestimação em relação ao futebol português e, por inerência, também ao FC Porto. Aliás, isso foi algo que se viu nesta elimatória com o Atlético Madrid, principalmente antes dos jogos. Tal atitude é algo que penso não se verificar em França. A ideia que eu tenho é que em França o FC Porto é visto como um grande clube europeu e respeitado como tal, o que vai de encontro ao conteúdo do seu post. Isso, como portista, deixa-me orgulhoso.

    PS: o Benfica perdeu em casa. Amanhã, todos ao Dragão para, todos juntos, cavarmos uma vantagem de 5 pontos em relação aos invejosos.

    ResponderEliminar
  5. Porto Maravilha,

    É sempre gratificante ver que o Porto, reconhecido além-fronteiras, merece encómios por parte da imprensa estrangeira, nomeadamente o célebre L'Equipe.

    Reconfortante ver, e ler, que as exibições dos pupilos de Jesualdo têm sido seguidas com atenção.

    O maior embaixador do futebol português continua a marcar pontos, numa Europa que nos reconhece a valia, por comparação a este País de invejosos.

    Hoje a noite será longa para muitos dos que conhecemos. Mais um dissabor, mais uma azia descomunal.

    Como diz o Bruno, jogo de enorme importância amanhã, frente à Naval!

    ResponderEliminar
  6. Portomaravilha :

    ..."Assim, ano após ano, continuo a não entender como é possível que, ainda haja, em Portugal, quem não reconheça que o FC Porto é o único clube Português com dimensão internacional".

    Mais cegos do que aqueles que infelizmente não vêem são aqueles que não querem ver !


    Um abraço e Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  7. Viva !

    Heliantia : Rome ? Oui, Madame !

    Bruno Pinto : Eu penso que a imprensa Espanhola subestima Portugal e a Liga Portuguesa porque não se obriga os jogadores a falarem ou a se iniciarem ao Português. Tentarei voltar sobre este assunto.

    BlueBoy, Paulo Pereira : Sabemos que o Porto é o clube Português com maior dimensão internacional. Mas repetir é pedagógico :-) !

    Amanhã, vamos ganhar !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  8. Viva !

    Azul Dragão : Agradeço a citação e retribuo :

    Um abraço e

    Viva o Porto !

    ResponderEliminar