10 março, 2009

A crónica de uma tarde memorável...

A tarde do último domingo, ficará para sempre na minha memória. Todos os pormenores que envolveram a dramática vitória do FC Porto diante do Sporting, afastando o rival lisboeta da Taça de Portugal de andebol, estarão em destaque na crónica desta semana. Uma crónica escrita depois de um fim de semana em beleza com vitórias em todas as modalidades.

Estive em Matosinhos a ver o Leixões/FCP (1-4) em futebol (a convite do amigo, Vila Pouca), e no dia seguinte dei um saltinho à Póvoa de Varzim para ver esse jogo de andebol memorável...

Que estas boas memórias continuem após a noite de quarta-feira depois do jogo da Champions, é o que mais desejo...

(a festa Portista no final da partida de andebol empolgante, a que assisti, domingo, na Póvoa)

Somos nós, a tua força, a tua voz, tu nunca estarás só...
(FC PORTO apurado para os quartos de final da taça de Portugal, sorteio é hoje às 17h)

  • FC Porto, 32 - Sporting CP, 31 (após prolongamento)

FCPorto e Sporting defrontaram-se na Póvoa de Varzim para a disputa dos oitavos-de-final da taça de Portugal 2008/09 de andebol. Uma boa assistência, com maioria clara por parte da massa associativa azul e branca. Na bancada VIP, Adelino Caldeira e Júlio Marques e, um pouco mais ao lado, vislumbrei também o hoquista Jorge Silva.

O jogo disputou-se sem qualquer acompanhamento televisivo ou radiofónico, o que lamento profundamente.

Na bancada onde me sentei mais a minha esposa, acenei ao amigo Vila Pouca, mas fiz questão de me sentar na 1ª fila onde pouco depois se juntou o amigo, antilamp. A 1ª metade do jogo foi equilibrada com o FC Porto quase sempre na frente, podendo até ter conseguido 3 golos de diferença ao intervalo em vez de apenas um (14-13), aproveitando o Sporting alguns erros nossos na ponta final para reduzir a desvantagem.

A dupla nomeada, foi a que mais problemas cria ao FC Porto, Eurico Nicolau e Ivan Caçador, mas este último, foi substituído à última da hora por Alberto Cerqueira, um sujeito que ROUBOU o FC Porto de todas as formas e feitios, deixando a assistência Portista à beira de um ataque de nervos.

No final da 1ª parte, Inácio Carmo lesionou-se (gravemente?) num dedo e não mais pode entrar, uma baixa de vulto que aliada ao festival dado pelo 2º árbitro da partida, inclinou o jogo para o lado leonino. A desvantagem dos Portistas ia aumentando e o público desesperava, uma semana depois de vergarmos o Sporting a uma goleada convincente. A sete minutos e meio do fim, o FC Porto perdia por 20-28 e parecia que o pesadelo estava consumado. Nessa altura, alguns gritos de «só eu sei porque não fico em casa», cortaram-me o coração.

O público, que sempre apoiou a equipa, parecia desacreditar de vez, mas... eis que um golo azul seguido de uma exclusão e outro ataque falhado dos leões me ressuscitou. E com a ajuda do meu amigo antilamp, começamos os 2 a gritar "Porto, Porto, Porto"! E aquela multidão seguiu-nos com toda aquela fé, aquele espírito do Dragão, fazendo empolgar os jogadores azuis e brancos que foram reduzindo a diferença, embora o tempo já fosse escasso.

Os Leões tremiam, o público cada vez mais ruidoso, puxava pelos Dragões e o inesperado sucedeu. Com 27-29 a 1 minuto do fim, o Porto ainda reduz a 38 segundos, mas a posse de bola é do Sporting. Os árbitros expulsam o nosso melhor marcador, Ricardo Moreira (10 golos), mas o Sporting permite uma fabulosa defesa a Ricardo Candeias que na 2ª parte substituiu Laurentino, de forma absolutamente soberba. Foram as suas fenomenais defesas que também permitiram este final dramático. Com cerca de 10 segundos para jogar a bola é colocada em Filipe Mota que em contra-ataque aguenta uma rasteira e mesmo já quase sem equilíbrio, mete a bola nas redes empatando o jogo perto do segundo final (29-29). É a explosão no pavilhão da Póvoa. Agarro-me às grades festejando como um louco o golo, berrando largos segundos praticamente na cara do árbitro «leonino» que passava ao meu lado com cara de desilusão. "Porto, Porto, Porto", grita-se de forma eufórica no pavihão! Os poucos lagartos estão agora de cabeça em baixo, querendo passar despercebidos.

O prolongamento teve emoção também até ao último segundo, o Porto marca, eles empatam com os árbitros a tudo permitirem. 31-31 no início da 2ª metade e Jorge Ribeiro que substituiu o expulso Ricardo Moreira faz o 32-31, sendo que nessa altura tivemos duas situações para matar o jogo (Martingo e Tiago) desaproveitadas com o Sporting a ter um último remate defendido pelo homem do jogo, Ricardo Candeias.

Os cachecóis azuis-e-brancos balançam no ar, a multidão grita pelo clube, os jogadores abraçam-se, estava consumada uma reviravolta histórica que só sucede nos filmes... Nessa altura, e não tenho vergonha de o dizer, claramente, sinto os olhos rasos de água e escapam-se umas lágrimas. Já quase sem voz, continuo a cantar pelo Porto e por Resende, que vem cumprimentar os adeptos. À saída, peço à esposa para esquecer tudo o que viu e ouviu e ela repara nas lágrimas que ainda deslizam na minha face. Antes de entrar no carro, fumo um cigarro e sinto as mãos tremerem. Ainda estava fora de mim. Há jogos destes, ganhos contra tudo e contra todos, ganhos quando já quase ninguém acredita. Disse-me o Vila Pouca que o espírito do Dragão esteve lá na Póvoa e que foi esse factor que tudo mudou. Na verdade, "fomos nós, a tua força, a tua voz, tu nunca estarás só, força Porto, vence por nós"!!! Inolvidável, memorável jogo, que assisti, senti-me um privilegiado na tarde de domingo.

Na quinta-feira (21h), o FC Porto joga fora com o Sp. Horta na última ronda da fase regular (1º lugar já garantido), enquanto o play-off só se inicia a 18 de Abril. Os quartos-de-final da taça de Portugal, jogam-se a 1 de Maio. Agora, segue-se a selecção com a recepção à França na Póvoa a 19 de Março (20.30h, RTP2).

FC Porto triunfa num jogo muito importante com Marçal «on fire»
(6º FC PORTO - 25 jgs/ 14v/11d/39pts.)

  • FC Porto, 94 - Barreirense, 84

Com Marçal em grande nível (35 pts), bem secundado por Burns (28 pts), o FC Porto bateu um sempre complicado Barreirense. Com as derrotas de Ginásio e Guimarães, o cenário é agora bem mais animador, mas é preciso que a atitude demonstrada continue em todos os jogos. Agora, estamos apenas com mais uma derrota que Barreirense e Vitória (e com menos 1 que o Ginásio) e por isso, do 6º ao 9º lugar, tudo ainda é possível. Marçal foi este fim de semana MVP Nacional e global. Parabéns! Sábado há que bater a Física (16h) para continuar a escalada na tabela.

FC Porto precisa do inferno de Fânzeres para eliminar o Igualada
(FC PORTO apurado para os oitavos de final da Taça de Portugal, onde receberá o Juv. Viana a 28/03)

  • CD Póvoa, 1 - FC Porto, 9

Era um desafio fácil frente a uma equipa do 3º escalão, mas o Dragão não facilitou. Quem mais se destacou, foi Jorge Silva com 3 golos, numa eliminatória, onde a Oliveirense derrapou. Nos oitavos-de-final da taça de Portugal, recebemos a 28/3 a Juventude de Viana, numa eliminatória complicada.

Este sábado (17h, RTP2), vou estar em Fânzeres para a última ronda da Liga Europeia, com o FC Porto a receber os Espanhóis do Igualada e a ter que vencer, obrigatoriamente, para passar à final-eight da prova mais importante do hóquei Europeu (esta fase final será em Itália). O FC Porto precisa de um ambiente infernal, para levar de vencida uma das melhores equipas Espanholas. Vamos lá encher Fânzeres, que os nossos HEPTA, bem merecem.

Ricardo Candeias

Veio de uma lesão grave, perdeu o lugar para Laurentino (excelente época), mas já tinha sido decisivo na vitória diante do Benfica... e ontem reapareceu o Candeias dos velhos tempos. As suas defesas, os nossos incentivos e os golos portentosos dos seus colegas, escreveram a letras de ouro uma das mais notáveis e dramáticas vitórias da nossa equipa de andebol. Ao capitão Arezes, um grande lutador, ao técnico Resende e a todos os restantes jogadores, um muito obrigado pelos momentos que me proporcionaram e que jamais esquecerei.

RESULTADOS DAS CAMADAS JOVENS

Destaco o final da 1ª fase de juvenis e iniciados (futebol), com o FC Porto a vencer folgadamente as suas séries, onde nos juvenis conseguiu 100% de vitórias, sendo mesmo a única equipa nacional dos escalões jovens que não perdeu qualquer ponto no seu campeonato. Que esta onda de vitórias continue nas fases decisivas.

Os iniciados no andebol também somam e seguem, tal como os iniciados do basquetebol. No hóquei, as nossas equipas também seguem imparáveis nas séries respectivas. O andebol, pelo que aconteceu na Póvoa, mereceu toda esta atenção. Para a semana, as camadas jovens terão mais espaço...


Um abraço do Lucho.

# post publicado em simultaneo no fórum fcporto.planetaportugal

14 comentários:

  1. Lucho,

    A final a 8 da Liga Europeia de hóquei vai ser realizada em Itália?
    Tinha ouvido dizer que havia a possibilidade de ser no Dragão Caixa...

    ResponderEliminar
  2. Lucho,

    Sei que a nossa amizade já o permite para isso, mas ao mesmo tempo, saberás bem que o sentido da palavra é outro, completamente oposto ao uso curriqueiro, mas esta, desculpa lá, tens mesmo de a ouvir/ler porque andas a esticar-te pra carago:

    "olha, vai mas é à m**** lá com as tuas crónicas na 1ª pessoa, porque um gajo não é de ferro, ora f******!!! Quem pensas que és tu para deixares um gajo logo manhãzinha cedo, com os olhos rasos de água??? já me andas a irritar. f****** lá mais pra isto!!!"

    E prontos, desculpa lá o mau jeito, mas esta não podia passar... não estive lá com muita pena minha (sabes bem as razões de índole pessoal que não o permitiram), mas depois de ler tudo isto, na 1ª pessoa, e da boca (pena) d'alguém que digo a muita boa gente, não conhecer igual no que toca ao amor louco pelas modalidades amadoras do FC Porto, que chega até a ser doentio e paranóico, só quem for de gelo é que não se derrete a ler a tua descrição... muitos de nós não estivemos lá, mas foi como se estivéssemos, tamanha é a «realidade» que nos trazes até nós dos momentos vividos naquele instante... sentimo-nos transportados para uma outra galáxia ou constelação, onde nada mais existe para além do azul-e-branco do nosso coração.

    Lucho, olha, agora sou eu que o digo: obrigado por todo este momento irópitico que me proporcionaste logo pela manhãzinha... muito obrigado!!!

    Seguindo então, no basquetebol, será caso para dizer que é desta que vai? ou é mais um fogacho apenas e que rapidamente voltaremos à (triste) realidade? Vamos lá rapazes... nós acreditamos!!!

    Por fim, no hóquei em patins, é o soma e segue internamente... e que agora chegue rápidinho o próximo sábado para levarmos os nossos roller-boys ao colinho até à final-eight... sábado, antes das 17h00, tamos lá, carago.

    ResponderEliminar
  3. Lucho, que crónica de LUXO !

    OBRIGADA !

    ResponderEliminar
  4. Linda crónica Lucho. Que venha outra tarde dessas diante do Igualada

    ResponderEliminar
  5. "fomos nós, a tua força, a tua voz, tu nunca estarás só, força Porto, vence por nós"

    Obrigada, Lucho ;)

    ResponderEliminar
  6. OLHA, olha é só chorões:)

    Cada vez q leio...acontece-me o mesmo. Já não leio mais hj:) Foi daquelas coisas em q se sente q fomos nós, os adeptos q fizemos com q eles acreditassem numa coisa q era quase impossível...

    AF

    Sim, falou-se nisso, mas este ano vai ser em Itália, as obras e acessos poderiam não estar todas concluídas até 30/4...

    Sábado estou lá, no hóquei.

    ResponderEliminar
  7. Ah carago!

    Mais um jogo para a categoria dos inesquecíveis. Recuperação heróica, quase impossível, num verdadeiro espírito do Dragão.

    Lucho, como eu te entendo. A emoção de vitórias assim, dramáticas, constituem sempre momentos gratificantes, verdadeiros prémios para quem sofre por aquelas cores.

    Esta tua crónica deliciosa fez-me recordar da Taça da Liga, em basquetebol, vencida com Alberto Babo nos comandos, aqui em Vagos, no último segundo, num Pavilhão maioritariamente anti-portista.

    E, caramba, o que eu gritei, quando a bola entrou no cesto. Esta épica vitória do Porto, de Carlos Resende, será um tónico precioso para os play-offs. Nunca estamos derrotados. Nunca!

    No basquetebol, pode começar a ver-se alguma luz ao fundo do túnel. Vencendo a Física, o Porto galga na tabela, mostrando estar vivo para a fase decisiva. É preciso é não menosprezar adversários. Lembrem-se do Sampaense!

    No futebol, continua a luta contra todos, numa campanha difamatória vergonhosa. Mas não nos dobram!

    ResponderEliminar
  8. Pois é meu caro Lucho, foi um fim-de-semana, desportivamente falando, inolvidável.
    Boa vitória em Matosinhos, no Basquetebol, onde estive e depois, no futebol e no andebol, onde estivemos, não preciso de dizer nada, porque tu disseste tudo.
    Quando alguns, aparecem a pretender dar-nos lições de portismo, só nos podemos rir e atirar-lhes com isto, porque como disseste e eu estou de acordo, na Póvoa eram portistas, sócios, adeptos e simpatizantes, que mostraram o verdadeiro espírito do Dragão.
    Que amanhã, no futebol, esta lição esteja presente na cabeça de todos: dirigentes, técnicos, jogadores e adeptos, para que no fim festejemos juntos a passagem aos quartos-de-final.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. POis...a esposa e não só... hj veio uma colega de trabalho ter cmg e disse-me aquilo domingo é q foi um jogo de nervos na Póvoa e riu-se...eu fiquei logo corado e vi logo q ela tinha assistido a tudo... Mas q dizer? O Porto, o q sentimos pelo clube é q nos transforma completamente. E senti q naquela altura tinha mesmo q ser, berrar, puxar pela assistência e pelos jogadores...

    ResponderEliminar
  10. vamos a belém...

    quartos de final taça andebol~

    a 1/5/09

    Maia-Ismai - SL Benfica
    Belenenses - FC Porto AM Madeira And. SAD - SC Horta Emp. Comercio - ABC Braga And

    ResponderEliminar
  11. Viva !

    Mais uma vitória mais uma alegria.

    Grande crónica ! O andebol é de facto um desporto espectacular.

    Lucho : Para dia 19, no jogo contra a selecção Francesa, sabes quais são os jogadores do Porto que estão selecionados ?

    Por aqui quase certo que arranjo crónicas.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  12. Foi com muita pena minha que no passado Domingo não deu para ir ver o jogo de Andebol á Póvoa apoiar o F C PORTO .Tive de ficar pelos sms do enviado especial de luxo do blog e por algumas noticias na antena 1.

    Ganhamos !!!!! foi de um grande sofrimento, mas pelo que sei foi uma roubalheira .

    Mas palavras par que ??? temos aqui mais uma grande crónica.

    Sr. Administrador do blog

    Vamos lá ver como se vai fazer porque o Lucho andou a fazer horas extra !!!!!!

    Por min já ficou combinado, uma francesinha e dois finos ......



    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Posso garantir que saí da Póvoa completamente rouco de puxar pela equipa que amamos.
    O sr. Cerqueira no fim estava com uma cara daquelas de quem tinha sido derrotado e não tinha conseguido o suficiente para eliminar o Porto.

    ResponderEliminar
  14. portomaravilha:

    convocados do fcp para esse portugal-frança a q devo assistir ao vivo:


    Hugo Laurentino (guarda-redes), FC Porto

    Inácio Carmo (lateral-direito), FC Porto...lesionado e por isso n joga

    Álvaro Rodrigues (lateral-esquerdo), FC Porto


    Tiago Rocha (pivot), FC Porto

    ResponderEliminar