11 março, 2009

Baralhar o azar... salir a gañar!!!

Que bom é ser-se do FC Porto!!! Mesmo quando na mais integra das vitórias, sempre existem os que insistem em nos desencorajar e tudo fazer para que não realizemos os nossos sonhos e cumpramos os nossos objectivos.

Inimigos viscerais que buscam em todos os meios, por todas as formas, fazer com que olhemos o futuro de forma receosa, com medo e desconfiança. Pois bem, a esses, deixo uma certeza, nada neste Mundo, nem Platini algum, vai tirar-nos a liberdade de amanhã voltarmos a ouvir o hino da Champions…

A mais misticista prova do velho Continente volta a inundar o anfiteatro Azul e Branco de uma fé inabalável de que aquele sonho, o caminho para Roma, faz-se ganhando. Quando os ponteiros do relógio tocarem o horário nobre, os adeptos fundirão as suas almas em comunhão com a identidade do Dragão em busca dos ¼ de final.

Confesso que se torna difícil ser-se inédito quando o assunto é falar deste FC Porto - Atlético de Madrid, senão vejamos, a 1ª mão da eliminatória fugiu pouco ao perspectivado, os de Jesualdo marcaram pontos, fizeram valer o estatuto de equipa mais experienciada nestas andanças, foi forte nas transições, coesa defensivamente, deixando pouco espaço aos Colchoneros para exercerem o factor casa, deixando-os espartilhados nas suas diagonais e futebol desequilibrador nos flancos.

Os Atléticos, agora de Abel Resino, eclipsaram a equipa que tão boa conta de si dera em toda a fase de grupos, em 90 minutos ficaram a anos-luz de mostrar um sector defensivo capaz de obstar à força ofensiva das equipas que costumam ser useiras nesta fase da prova, e nem as suas melhores valências individuais se mostraram a altura de um jogo desta natureza...

O 2-2, parecia então encerrar poucas dúvidas quanto ao desfecho da eliminatória. 15 dias volvidos, a ressaca dos “partidazos” colchoneros em La Liga, colocam os Dragões de sobreaviso e ressuscitam os fantasmas da eliminação nas edições anteriores.

Há quem diga que o futebol não é como a matemática, raras vezes o desporto rei é ciência exacta, mesmo que os técnicos de ambas as equipas disponham correctamente as suas unidades sobre o relvado, há sempre lugar para o imprevisível e para a surpresa.

Ora, ainda que as antevisões sejam espaços alicerçados em fortes convicções e verídicas interpretações da técnica e da táctica, quis saber o que dizia o meu baralho de Tarot sobre este jogo no Dragão.

Com tanta coisa mundana para esclarecer, qualquer humano normal pediria messes à sorte das cartas por questões como dinheiro, saúde ou sorte. Eu, não sou normal, sou Portista!!!

Como tal, falou mais forte o Amor às minhas cores… peguei no baralho, umas voltas nas cartas, cortei-o segundo o que reza o manual, e os arcanos maiores começaram a sair em catadupa.

Para a baliza, a carta XXII, o Louco, Hélton, e a certeza que apesar da forma original como encara as coisas, extravagâncias e leviandade, conduzem a excessos que nos põem em dificuldades, ainda assim, confio nas suas outras capacidades.

Quando inquirido o saber das cartas sobre o último reduto, a simbologia esotérica desnudou a carta IV e a XXI, a saber, o Imperador e o Mundo, cujo seu significado mais não são que a demonstração da nossa autoridade e força natural, onde também a capacidade e segurança retribuem os esforços coriáceos de Bruno Alves e seus pares de forma positiva, premiando-nos com sucessos e vitórias.

Seguia firme no lançar das sortes, procurava agora agilizar o manusear das cartas, é nesta altura que a tirada das cartas relaciona os factores que são decisivos na futurologia.

Mão quente, do monte, saiu o Mago, carta I, logo secundada pela carta XIV, a da Temperança, confesso que é sublime antever o nosso centro nevrálgico do jogo associado às imagens do baralho presentes ali mesmo sobre a mesa, a significância da originalidade, poder criativo, habilidade, capacidade e iniciativa, onde o equilíbrio e harmonia de processos do tridente alcandoram as palavras do mister Azul e Branco.

As perspectivas são eloquentes, ainda que o discurso vise o equilíbrio táctico, a paciência, inteligência e o controlo emocional, as cartas continuam a dar sinais positivos para a noite de hoje.

Com o fim em vista, falta fechar a sorte das cartas, a chave e a síntese de tudo, golos, pensava eu como motivação íntima, nova puxada do baralho e carta XVII, a Estrela, auguradora dos intentos concretizadores, podia ter saído o Sol, que é veículo das mais enérgicas e optimistas mensagens, mas isso seria altamente contagiante, pelo que o melhor será mesmo não nos deslumbrarmos, nem com nada, nem com ninguém.

Naturalmente que este é um puro exercício de ficção, pelo que qualquer semelhança com a realidade é coincidência. Ainda assim, lembro-vos da célebre frase, “não neguem à partida, uma ciência que desconhecem”.

Ficcionismos à parte, os Colchoneros estarão agora mais perto do conhecimento real do seu adversário, como tal, acredito que a estratégia passe por ser diferente, sendo que as maiores alterações passarão por certo pelo sector defensivo, onde Perea ou Heitinga, fecharão pela direita.

Será um Atlético diferente do que jogou e bem no Barnabéu, onde o quarteto fantástico da frente não dará descanso aos guerreiros azuis e brancos, os colchoneros procuram a remontada, pelo que todos os pormenores poderão fazer a diferença no fim.

Nos Dragões, curiosamente, a lateral direita é para Jesualdo também incógnita, sendo que Tommy apesar da recuperação de Sapunaru, deverá ver-lhe entregue a missão de segurar Simão entre outros. Existem bons augúrios, os portistas podem, fruto das características do jogo, explanar as suas melhores virtudes ofensivas, velocidade e explosão nas transições, sendo que mesmo correndo o risco de me repetir, ainda que o empate não promulgue a obrigatoriedade de ganhar, eu não vou em cantigas e por isso as premissas da 1ª mão devem manter-se tão actuais como válidas para o jogo no Dragão.

LISTA DE CONVOCADOS
Guarda-redes: Helton e Nuno.
Defesas: Sapunaru, Rolando, Bruno Alves, Cissokho e Stepanov.
Médios: Madrid, Fernando, Lucho, Raul Meireles e Tomás Costa.
Avançados: Farias, Hulk, Lisandro, Mariano, Tarik e Rodríguez.

20 comentários:

  1. Caro Bruno! Por acaso a carta do Louco até é a zero (0)... mas preciosismos àparte concordo inteiramente com o artigo! Que bom é ser do FCPorto! Amanhã não estarei no estádio infelizmente, mas de cachecol ao peito em frente à sport TV a assistir a passagem dos FCPorto aos quartos de final!
    Viva o FCPorto!

    ResponderEliminar
  2. hoje,hoje....esqueci-me que já são 1 e meia da manhã....HOJE! Hoje é dia do Porto ser glorioso!

    ResponderEliminar
  3. Lá estarei no Dragão a apoiar o FC Porto, para que possamos enfim passar aos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Estou confiante que isso aconteça, o resultado é-nos ligeiramente favorável e a equipa está num bom momento. No entanto, julgo que é preciso encarar a partida com máxima concentração e bastante cautela. Se entrarmos a pensar que está ganho, se entramos para defender, se entrarmos passivos à espera que algo aconteça, pode ser a morte do artista.

    Estou confiante, mas também expectante. O Atlético Madrid vem de 2 bons jogos (e resultados) frente a duas grandes equipas, provando valer muito mais que aquilo que mostrou contra nós no Vicente Calderón. É preciso estar atento e em alerta máximo. Estou seguro que Jesualdo Ferreira tem esse facto bem presente. A força atacante atlética é muito grande. Simão, Aguero e Forlán serão uma ameaça constante, que é crucial controlar o melhor possível.

    No entanto, apesar das cautelas, acho que o FC Porto tem, fundamentalmente, que acreditar em si e não ter receio. Somos superiores enquanto equipa e possuímos também alguns grandes jogadores. Apesar do ataque fortíssimo do Atlético, é visível igualmente que o seu sector defensivo é bastante vulnerável. Os laterais não são grande coisa e o central Pablo (se jogar) é um autêntico buraco. Espero que o nosso trio atacante possa aproveitar essas debilidades. O Atlético terá de marcar um golo, pelo menos, terá de atacar, sendo de esperar que conceda algum espaço lá atrás. Há que explorá-los e não falhar golos.

    Gosto de ver os espanhóis confiantes e a menosprezar a nossa equipa. Um jornalista espanhol perguntou ao Simão se o Atlético que empatou no Real não chega para ganhar no Dragão tranquilamente. Gosto muito desta ignorância deles, da sua burrice de não terem aprendido com a lição de Madrid. Mesmo com a diferença de historial e tamanho entre os dois clubes, mesmo depois do banho que levaram há 15 dias, continuam arrogantes, acéfalos e acham-se sempre superiores (este sentimento parte da imprensa espanhola, patriótica até dizer chega). Compete ao FC Porto demonstrar quem é a melhor equipa.

    Uma das discussões que se têm visto por aí na blogosfera portista é na diferença de ambiente entre o Dragão e as Antas. Desde que mudámos para o Dragão o ambiente tornou-se mais frio, menos ruidoso, menos entusiástico, é o que por aí se diz. Eu concordo com esta visão. O ambiente nas Antas era mais infernal para o adversário. Hoje espero ver o Dragão a rebentar e a lançar o seu fogo poderoso para chamuscar o adversário prepotente. Espero que todos gritem, puxem pela equipa e apoiem do princípio ao fim, mesmo que haja certas alturas em que o jogo possa não estar a correr tão bem. Este é o jogo mais importante desta temporada até agora. Não assobiem a equipa em nenhum momento. Durante os 90 minutos - espero que sejam só 90... - é para apoiar incondicionalmente os nossos heróis. E no fim fazer a festa ansiada.

    FDX É DESTA!!!!!

    ResponderEliminar
  4. "Nós acreditámos sempre na passagem."
    "Ninguém acreditava em nós, a não ser nós mesmo."

    Um prémio para quem adivinhar o autor das frases citadas... os meninos e menina do blog não contam ;)

    Basta que os nossos de hoje entrem em campo com esta atitude... basta isso :)

    ResponderEliminar
  5. Logo não estarei no Dragão. Mas é como se estivesse. O meu espírito, a minha fé passará da tv para a relva do palco mágico.

    Acredito que a noite será azul e branca.

    Força Porto.

    ResponderEliminar
  6. Merecemos ser felizes! Constatação nº 1!

    Somos melhores do que o Atlético! Constatação nº 2!

    Somos o mais lídimo representante do futebol português além-fronteiras! Constatação nº 3!

    Acordei nervoso. E bastante. Medo. Receio. De fantasmas antigos. De azares descomunais. Desejo fervorosamente que tudo corra bem. Como já disse, merecemos ser felizes. Gritar bem alto que estamos entre os 8 melhores da Europa. Dar uma bofetada de luva branca à gente mesquinha que nos ataca.

    Vamos a eles!

    ResponderEliminar
  7. E nunca mais são 18h00 pa me pôr a caminho do mítico e fabulástico, Estádio do Dragão, carago!!!

    O dia acordou lindo, vai continuar solarengo e ao principio da noite, aposto, teremos um céu completamente estrelado e pincelado em tons de azul-e-branco, carago!!!

    Nunca mais é hora, dassseee... já tou com o nervoso miudinho desde manhã cedo... e com tendência para se agravar ao longo do dia.

    É hoje, carago!!!

    (B)amos a eles, sem dó nem piedade!!

    ResponderEliminar
  8. Gostava, agora, de ouvir o boi do Rui Santos explicar a vergonhosa imagem do Sporting, na Europa.

    Será que Rui Patrício tem contrato com o Bayern, para o ano? E Polga, terá sido jogador dos alemãos, numa vida passada?

    ResponderEliminar
  9. heliantia,

    benny mccarthy em 2004?

    ResponderEliminar
  10. Assisti ao vivo no último fim de semana ao
    Real Madrid 1 - Atlético de Madrid 1
    2 notas para ajudar hoje o FCP:
    1ª - tapar em cima e quando digo em cima, é mesmo homem a homem 2 jogadores do Atlético,
    - Forlan
    - Aguero
    com isto é 1/2 caminho conquistado para que o Atlético não consiga marcar contra o FCP
    2ª - passem esta mensagem aos Super Dragões, é um cântico que o Real lhes dedicava e que eles ficam nervosos:
    " En el Calderón
    há muito máricón "

    Força Pooooortooooo....

    ResponderEliminar
  11. Blue é como dizes: é a hora dos Duros, de se ver quem é quem...Eu como Duro, lá estarei para ajudar.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. Pois logo devemos todos rejeitar as nossas "dragon seats" e permanecermos todos de pé até que a "voz nos doa".
    Quanto ao tal cântico de " En el Calderón há muito máricón ", prefiro aquele que foi cantado em Madrid: O Simão é paneleiro...ohohohohoh"...
    Foça Porto!!!
    Quero jogar com o Bayern a seguir...

    ResponderEliminar
  13. Certíssimo Filipe :)

    Só o ano não posso precisar, mas penso tratar-se de uma entrevista recente.

    ResponderEliminar
  14. foi recente a entrevista.

    referia-se a 2004!!

    siga ganhar aos espanhóis!

    ResponderEliminar
  15. Filipe, envia o teu endereço de email para o do administrador do blog.

    ResponderEliminar
  16. Já estou uma pilha de nervos e ainda falta muito para logo. Espero que Jesualdo não invente e que se jogue para ganhar pois só assim seremos capazes de o fazer. Se formos jogar para o empate vai ser derrota pela certa.

    O Atlético é uma equipa complicada e temos de ser muito fortes mentalmente para não sermos surpreendidos. A minha confiança não é tão grande como a de alguns comentadores aqui do blog mas lá estarei e apoiarei com todas as minhas forças o Porto.

    PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  17. Viva !

    Espero poder ver o jogo !

    Não há que dar qualquer espaço ao Atlético de Madrid. Não os deixar entrar além dos 40 metros.

    Bruno Pinto : Claro que nas Antas toda a malta de pé batia com os pés. Era um barulho assustador.

    Bruno Rocha : Lisandro no eixo central concordo.

    Agora é só esperar.

    Estou confiante, mas com "caguefes". Espero que o público puxe pelo Porto !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  18. "...izeram valer o estatuto de equipa mais experienciada nestas andanças..."
    Experienciada??!! Oh pá, não conheces a palavra experiente? Já pareces o Manuel Machado a falar de futebol.

    ResponderEliminar
  19. óh anónimo,

    Experienciada
    singular do participio passado de experienciar

    o que é que não entendeste?

    a Edite Estrela, se te portasses bem, era capaz de te dar umas aulinhas extra... sempre subias na tua cAltura geral!!

    vai por mim... não hesites!

    ResponderEliminar