22 março, 2009

5 comentários:

  1. Faz hoje 50 anos q CALABOTE tentou roubar um título ao FCP para o entregar ao slb... Será q Lucílio se terá lembrado disso...

    Vem hj no JN:

    Calabote: 50 anos depois
    00h30m
    Foi exactamente há 50 anos. Estamos em 22 de Março de 1959. Hoje é conhecido o campeão nacional. São três da tarde e a bola começa a rolar em todos os estádios. Em todos não. Na Luz, o Benfica recebe a CUF e sobe ao relvado dois minutos antes do início do jogo. A estratégia é retardar a partida o máximo possível, de forma a saber o que se passa em Torres Vedras, no Torreense-F. C. porto.

    Os dragões estão a um pequeno passo do título: são líderes com os mesmos pontos do que os rivais da Luz, mas com vantagem na diferença de golos. Para ser campeão, o Benfica precisa de marcar mais cinco golos do que aqueles que os portistas marcassem.

    No Campo das Covas, já se contam oito minutos de jogo, quando na Luz, Inocêncio João Teixeira Calabote, árbitro internacional de Évora e com passado infeliz nos jogos com o F. C. Porto, faz soar pela primeira vez o apito. A primeira parte corre de feição às águias que chegam ao intervalo a vencer por 4-0, com os dois primeiros golos de penálti, o segundo dos quais considerado inexistente por toda a crítica.

    A vantagem era insuficiente, uma vez que os portistas já tinham inaugurado o marcador. Na segunda parte, já depois do golo de honra da CUF, o Benfica não demoraria a dilatar a vantagem com mais dois golos, um deles de penálti. Os encarnados são virtualmente campeões. Festeja-se na Luz, sofre-se nas Covas.

    Não por muito tempo. O portista Noé faz o segundo golo e a festa volta a Torres Vedras. Por pouco tempo também. De rajada, os benfiquistas fazem o 7-1, já o guarda-redes Gama, da CUF, tinha sido substituído, a pedido dos colegas, num tarde muito infeliz...

    Porém, em cima do minuto 90, Teixeira faz o 3-0 e volta a entregar o título ao F. C. Porto. O jogo termina a seguir, mas não há campeão. Na Luz, ainda faltam jogar oito minutos, mais os quatro de compensação concedidos por Calabote - que ainda expulsou três jogadores da CUF -, quando, na altura, não era normal dar-se mais do que dois. Foram 12 longos minutos de sofrimento em Torres Vedras, enquanto o Benfica desespereva por mais um golo, que não veio a acontecer. A festa mudava-se, de vez, para as Covas.

    Poucos dias após o mais dramático epílogo dos campeonatos, Calabote é alvo de inquérito federativo e acusado de ter mentido no relatório, escrevendo que o jogo principiara às 15 horas e terminara às 16.42 horas. O árbitro de defende-se e diz que o seu relógio é que vale. Nada feito. É acusado de corrupção, mas diz que nunca recebeu um tostão. É irradiado uns meses mais tarde.

    O livro sobre o "Caso Calabote", da autoria do jornalista João Queiroz, será editado brevemente pela Quidnovi.

    ResponderEliminar
  2. Entrevista de Elisa Ferreira, candidata à Câmara do Porto ao CM (a parte em q ela se refere ao FCP):

    ARF - Um dos aspectos polémicos da gestão de Rui Rio foi o corte com o FC Porto e Jorge Nuno Pinto da Costa. A senhora, pelo contrário, já afirmou que a equipa voltará à Câmara se ganhar algum título. Tem boas relações com Jorge Nuno Pinto da Costa?
    - Tenho relações de sócia do FC Porto e de membro do Conselho Superior. Sou sócia há muitos anos, mesmo antes de ser conhecida na política. A minha relação não é com o senhor A ou o senhor B. Acho que um clube desportivo que ganha a Liga dos Campeões, promove o nome da cidade internacionalmente merece ser reconhecido pela Câmara. Eu não me interessa criticar o senhor A ou o senhor B, eu acho que é um absurdo em termos de gestão quando é tão importante protagonizar a imagem de uma cidade, distingui-la, apresentar um cartão, e nós temos marcas que já estão afirmadas, como o FC Porto e o vinho do Porto, e andamos a desvalorizá-las porquê? Para não ser cúmplice nem ser promíscua não tenho de agredir ninguém nem de exibir uma agressividade.
    ARF - Mas Rui Rio chamou a atenção para a grande promiscuidade entre o FC Porto e a Câmara.
    - Mas sabe, eu sou mulher. Não preciso de me sujeitar a enfrentar um touro para mostrar que sou corajosa nem combater em duelo com ninguém por causa disso. Eu vivo bem comigo. É por ser mulher, às tantas não é por mais nada. Mas as mulheres têm esta coisa. Acho que nenhuma mulher se deixaria morrer em duelo para mostrar que não tem medo. Eu não preciso de mostrar que não tenho medo, que sou isenta. Acho que sou, as pessoas conhecem-me por ser isenta, por ser uma pessoa séria e acho que consigo viver perfeitamente sem me deixar de envolver em qualquer tipo de promiscuidade, seja com empresários, seja com gentes do futebol.
    LC - Mas a promiscuidade com o FC Porto existiu ou não?
    - Eu não faço ideia. Nem me interessa. Isso já foi julgado pelos cidadãos. Eu não sou promíscua.
    LC - Acha que foi julgado pelos cidadãos?
    - Foi, com os votos. Não faço a mínima ideia. Eu quero é pensar no futuro. Não vou agora revisitar o passado. O que eu acho é que para ser isenta, para não ser promíscua não vou hostilizar, assim como não hostilizo o vinho do Porto, o FC Porto. Vou é valorizar Serralves, a Casa da Música, o vinho do Porto, tudo o que eu puder que promova a minha cidade.
    LC - Quando diz que foi julgado pelos cidadãos quer dizer que o PS pagou o preço?
    - Não faço a mínima ideia. Quero lá discutir o passado. Eu quero é discutir o futuro e discutir a minha proposta para a cidade. Olhe, e tenho muita pena que o Boavista esteja numa situação tremenda e valorizo a Rosa Mota e quem me dera ter a Aurora Cunha, todas elas. Valorizo a excelência, acho que a excelência me ajuda a promover a cidade, traz oportunidades de negócio, traz orgulho.

    ResponderEliminar
  3. Lucílio salva Quique?

    Hum?

    Não.

    Lucílio salva Benfica. Isso sim é a verdade. Verdade que mais uma vez é branqueada nas primeiras páginas.

    De todo o circo de ontem, apenas o resultado final não foi do meu agrado.

    Faltam pouco títulos ao nosso F. C. Porto, competições Nacionais e Internacionais, oficiais, para ultrapassar o clube calabotiano e salazarento.

    Temos que ganhar o Campeonato e a Taça de Portugal para recuperarmos pelo menos um título esta época.

    Até final de 2007/08, tinhamos:

    SLB: 64
    FCP: 61
    SCP: 44

    Com a vitória do Sporting na Supertaça, no início da época, e com esta dos calabotianos na Taça da Liga, temos:

    SLB: 65
    FCP: 61
    SCP: 45

    Temos que somar à nossa "contabilidade" o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal desta época, para ficarmos com 63 títulos em provas oficiais, ou seja, apenas menos dois que os nossos queridos "amigos encornados".

    Acredito que na próxima época podemos igualar, para, na seguinte, ultrapassar.

    O que dizem?

    Vamos todos, em conjunto, unidos, ajudar o nosso F. C. Porto a conseguir esses objectivos o mais breve possível?

    Um abraço,


    Rogério Paulo Almeida

    ResponderEliminar
  4. entao hoje não ha manchetes lindas como aquela do slb-nacional "COM MÃO DO ARBITRO"?!?

    ResponderEliminar
  5. Mudam-se as cores, movimentam-se os interesses, escamoteiam-se as verdades e como num passo de mágica, as capas, as primeiras capas, quase se tornam num paraíso dos anjos e anjinhos.

    Tivesse o (S)r. (L)ucilio (B)aptista Calabote errado a favor dos Calimeros e ainda bem pior, a favor d'uns Azuis que nós bem cá sabemos, e haviam de ver se já não tinha havido por aí um terramoto qualquer, ai não que não havia.

    A vergonha há muito que se perdeu... agora, é tudo às claras!!!

    Cambada de jornaleiros FDP!!!

    ResponderEliminar