06 março, 2009

2 comentários:

  1. "Dragões ensaiam alternativa mais ofensiva para a vaga na direita da defesa"
    in O JOGO

    Deve ser brincadeira, só pode. Não pela opção do Tomás Costa, obviamente, porque é a mais consensual aos olhos de qq um que perceba minimamente de futebol, mas o facto da intenção "mais ofensiva"...

    já não deveria ter sido assim na semana anterior em casa defronte dos lagartos?

    o Tommy já não deveria ter sido a opção, pelas mesmas razões, em detrimento do Pedro Emanuel?

    Bem, brincamos...

    No resto das capas, a M**** habitual... no comments!!

    ResponderEliminar
  2. A absolvição e o falso réu

    JESUALDO sabe muito de futebol. Os portistas estão-lhe gratos e acreditam que conseguirá a proeza de vencer o terceiro título nacional. Já há, por isso, quem ache que não pode sequer ser discutido e, imagine-se, quem diga que nunca se poderá provar que, se as opções tivessem sido outras, o resultado teria sido melhor. Ora, também se pode contrapor a esse lapaliciano simplismo que, pela mesma ordem de ideias, nunca se poderá provar que as alternativas não seriam melhores.

    Vem isto a propósito de Jesualdo ter voltado a recorrer a Pedro Emanuel para jogar a lateral em Madrid, e de novo no Dragão. Ora, com Tomás Costa e Mariano Gonzalez disponíveis, ainda compreendo que, no primeiro caso, tivesse sido utilizado como substituto, porque restava pouco tempo e sua a experiência e voz de comando poderiam compensar a sua lentidão. Já contra o debilitado Sporting, não consigo entender que tenha sido escolhido de início.

    Desde logo, porque uma opção tão defensiva era um sinal de temor perante o adversário, o que é um estado de alma inaceitável e injustificado. Depois, porque obrigaria Lucho e depois Raul Meireles a trabalhos forçados, jogando mais recuados e encostados à linha, o que os desgastou e por reflexo facilitou o controlo do meio-campo pelo adversário.

    O que me leva a escrever isto são as duras críticas que foram dirigidas a Pedro Emanuel. Ora, se há alguém que não contribuiu para esta escolha foi ele, que fez das tripas coração para jogar os 90 minutos no Dragão, em duas posições que não se adaptam à sua experiência e às suas aptidões físicas.

    Por isso e para evitar injustiças, siga-se o mesmo princípio que desculpabiliza o professor. Admita-se, ao menos, que sem Pedro Emanuel, as coisas ainda poderiam ter corrido pior. Porque ele não merece ser réu, só porque se quer absolver outra pessoa.

    Rui Moreira n' A Bola.


    ***************************************************


    Evolução na continuidade

    Com o plantel da próxima época praticamente definido, conforme referiu recentemente Antero Henrique, e conforme as contratações de Miguel Lopes e Varela e o interesse claro em Beto e Orlando Sá confirmam; com a pré-temporada esboçada, nomeadamente com a participação confirmada na Peace Cup, o FC Porto parece estar um passo à frente dos rivais no que diz respeito à preparação da próxima temporada. De resto, com Paulo Bento aparentemente em final de ciclo no Sporting e com Quique Flores confessadamente ansioso por voltar a Espanha, a estabilidade proporcionada pela eventual continuidade de Jesualdo Ferreira à frente do FC Porto pode revelar-se uma vantagem decisiva. Claro que para isso é necessário ultrapassar a barreira psicológica da tradição que limita o prazo de validade dos treinadores portistas a três épocas, algo que um terceiro título de campeão nacional, a eventual conquista da primeira Taça de Portugal por parte do técnico e o prolongamento da aventura europeia lhe podem facilmente assegurar, e que não deixaria de configurar uma evolução... na continuidade.

    Jorge Maia n' O Jogo.

    fonte: http://portistaforever.blogspot.com/

    ResponderEliminar