13 fevereiro, 2009

Volta Futebol! Estás perdoado.

Arbitragens… Comentadores… Comunicação Social…
A impressão que tenho é que estes três ocuparam o lugar daquilo que à partida deveria ser o principal.
Deixou-se de comentar o jogo em si, as boas ou menos boas exibições, a emoção de fazer parte de um espectáculo, a alegria de ir ao Estádio, para os assuntos de debates serem outros que deveriam passar despercebidos.
O Porto jogou bem? Mas o que interessa isso?
Vamos lá ver se o árbitro nos prejudicou, se nos beneficiou, se tinha mais ou menos gel…
(este jogo entristeceu-me não pelo resultado mas sim pela importância dada a uma decisão de um árbitro).
A comunicação social fala do jogo, ou fala do árbitro? Fala deste ou daquele jogador que se destacou ou das bocas dos dirigentes desportivos ?
E os comentadores afectos aos três grandes? De que falam eles? Deixa cá ver… Pois…

O meu Estádio das Antas. Aquele onde os adeptos sem cadeiras marcadas tinham de se sentar ombro a ombro tal era a enchente de gente que fazia parte daquele palco. Esse sim, um palco de sonhos, onde antes de sermos SAD, éramos um Clube.
Onde os jogos eram salvo os europeus a horas decentes. Onde os adeptos (aqueles mais antigos) deixavam as respectivas esposas a tricotar no carro enquanto iam ao futebol. Onde antes do mesmo se reuniam no Café Velasques e falavam de futebol! De futebol!
Lembro-me de acompanhar o meu Pai e o assunto era o futebol. Não era se o árbitro era de Lisboa ou do Porto. Não era sobre o que o comentador x ou y tinham falado na televisão. É certo que na altura pouco ligava, mas ele falava dos jogadores.
Foi esse espírito de futebol que me fez Portista. O orgulho que transmitiu a mim e ao meu irmão em ser-se Portista. Muito sinceramente se fosse criança hoje, o mesmo não teria despertado em mim tanto afecto.

Hoje temos um estádio belíssimo; o Estádio do Dragão. Com todo o conforto e digno de orgulho para os adeptos Portistas.
Mas o futebol deixou de ser uma emoção inata.
Festejamos vitórias e lamentamos derrotas mas com outro sabor.
Ganhamos para sermos melhores que os restantes, Não pela genuína felicidade de se ganhar.
Há que devolver esse espírito ao futebol. Abdicar provavelmente das receitas das transmissões pagas a peso de ouro mas que por vias das mesmas obrigam os jogos a ser a horas tardias.
O futebol é bonito ao vivo, a emoção de um estádio cheio não se paga em euros.

Sinto falta do futebol do Estádio das Antas, do “meu” Estádio…

Heliantia

15 comentários:

  1. Não podemos é dar descanso a esse fdp:

    Malheiro ou Gabriel, a imagem que fica é sempre a mesma!

    Vem agora um tal de Gabriel, que não o pensador, cuja foto anexamos, pedir ao justiceiro da lpfp que castigue Lisandro por simulação, quando na verdade, todos viram que o contacto existiu mesmo. Esquece o infeliz de referir-se à simulação evidente de Di Maria no jogo com o Braga. Pede também um sumaríssimo para Bruno por um lance que ninguém sabe qual é, esquecendo a pisadela intencional (e para vermelho) de Sidney a Lucho logo aos 26 minutos. Isto só visto!



    Quanto aos árbitros, só duas referências, uma para o Madeirense Elmano que vai apitar no Dragão, todos ainda recordados do roubo de Leiria no jogo em que Quaresma foi expulso, mas não esqueço também que um dos seus bandeirinhas será José Oliveira (Aveiro) que na época 2006/07 no Dragão anulou 2 golos limpos ao Porto no jogo com o Nacional que o Porto lá conseguiu ganhar com 2 golos nos últimos 20 minutos, o 1º, numa obra de arte desse prodígio, chamado Anderson.



    E uma nota final para o caso da fruta, que depois de muito pisada foi deitada de novo ao lixo. Embora ainda haja dinheiro para o MP a recuperar (pela última vez, no Supremo) novamente. Mas que foi mais um golpe no já fragilizado Apito, isso foi. Falta o caso do Beira Mar, a última esperança dos agora 2,9 milhões de Portugueses, saudosos do fascismo.


    podem ver tudo, incluindo a foto,no blog do calabote:

    http://inocencio-calabote.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Heliantia, por muito boa vontade que tenhas, basta leres as capas dos jornais de hj para perceberes o quão utópico é o teu desejo.
    Temos é q soltar labaredas fortes para responder a essa corja aliada à C.Social.

    Isto tudo sai hj para os jornais esconderem a derrota do caso da fruta!

    ResponderEliminar
  3. Nem mais, Lucho :(
    Foi precisamente isso que pensei ao ouvir o noticiário sobre esse tal de Jorge Gabriel ...
    Quem é ele ?!!

    ResponderEliminar
  4. HELIANTIA nÃO é jorge é joão gabriel e tem cara de alcoólico, é do dept.comunicação do benfas.

    LABAREDAS DE ONTEM NO SITE DO FCP:
    12-02-2009 LABAREDAS
    Centenas de dias

    O F.C. Porto é Tricampeão há 312 dias, depois de ter goleado o Estrela da Amadora e desencadeado a chama de todos os Dragões. O campeonato transacto terminou a 10 de Maio de 2008, ou seja, já passaram 278 dias desde a vitória no terreno da Naval, na derradeira jornada da época.

    O Labaredas acha que é muito tempo, mas há quem não partilhe da mesma opinião. Talvez por isso a equipa do F.C. Porto continue à espera do troféu de campeão que conquistou com todo o mérito e com grande classe. Quantas centenas de dias terão de aguardar mais os Tricampeões? Esperemos que a taça não enferruje...


    LABAREDAS HOJE TENS MUITO Q ESCREVER, OLHA SÓ OS JORNAIS!!

    ResponderEliminar
  5. Minha cara Heliantia, faço minhas as palavras do Estilhaço. Hoje como ontem, a luta não vai ter quartel e é necessário estar preparado. Eu estou e já tratei deles logo pela manhazinha.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Pensava que era o Cervan... obrigada pelo esclarecimento. Realmente, eles parecem ser escolhidos a dedo para ocupar cargos no slb.

    O Labaredas tem o teu traço inflamável Lucho... cá para mim :)


    Dragão Vila Pouca, é precisamente situações destas que eu lamento do futebol actual :(
    Já vou ler os seus "mimos" .

    ResponderEliminar
  7. «O Labaredas tem o teu traço inflamável Lucho... cá para mim:)»

    Não q me importasse:) mas diga-se q o seu responsável é uma pessoa de altos créditos. Estamos muito bem servidos nesse aspecto, acredita.

    ResponderEliminar
  8. Heliantia, muitas vezes nem sentados estavamos nas Antas pois quantos jogos vi de pé, com especial recordação para o jogo que nos permitiu quebrar o jejum de 19 anos em que apesar do empate com os galinácios conseguimos o triunfo final.
    Outro café mítico dessas alturas era o ainda existente Café Estádio em que no dia dos jogos os bilhares eram revestidos com uma tampa e assim - qual mesa - se ganhava espaço para tomar café.
    Quanto ao costumado ataque da desinformação social, é guerra a que já estamos habituados mas atenção ... o primeiro a falar da suspensão do Lisandro foi o Oliveira e Costa no Trio de Ataque logo secundado pelo cineasta da triste figura.
    Assim, não admira que o atrasado mental do gaby tenha ido a reboque.
    É que custa muito ACEITAR que somos os melhores e que no Norte também há sucesso.
    E que está a ruir a campanha que moveram ao nosso Presidente e ao Clube.

    ResponderEliminar
  9. Heliantia,

    É bem verdade... bons velhos tempos os do velhinho, mas sempre presente nas nossas memórias, Estádio das Antas.

    Tantas e tantas tarde ou noite de glórias ali foram passadas... ao frio, ao sol, à chuva, ao nevoeiro, etc etc.

    Um estádio que impunha respeito e que respeito, carago!!! Aquelas bancadas mais pareciam um vulcão a entrar em erupção... e onde os adversários, lá em baixo, no tapete verde, se acagassavam todos só de pisar a nossa propriedade... bons velhos tempos.

    Hoje, o ambiente é diferente, muito diferente, na minhya opinião, para pior... é tudo muito soft, muito relaxado, muito tranquilo, demasiada comodidade, direi até. O estereotipo de adepto das bancadas do FC Porto, mudou-se... para pior! Mas o actual, o Estádio do Dragão, tem um ar imponente e imenso... é a 8ª maravilha do mundo, mai'nada!!!

    No entanto, ainda no tempo do velhinho, é claro que já nessa altura a inveja falava muito e muito contra as nossas cores como forma de injustificar os seus sucessos... onde estavas, caso para perguntar: onde estavas no 25 de Abril para afirmar que nessa altura era diferente o clima?

    Enquanto vencermos, enquanto ganharmos, enquanto conquistarmos, será sempre assim... será sempre assim.

    Duvidas? eu não!!!

    ResponderEliminar
  10. O que me preocupa, não é que a escumalha vermelha faça queixinhas, mas não termos ninguém que nos defenda numa Liga infestada de escumalha vermelha.

    Costuma-se dizer: "Mantém os amigos por perto e os teus inimigos ainda mais perto".

    Depois admirem-se das condenações encomendadas e sumaríssimos. Aqui D´el Rei! Que fomos prejudicados.
    Deixaram-nos tomar conta da pocilga...

    Artigo 88.º do Regulamento de Competições - Liga Sagres

    Prémios
    1. Ao Clube vencedor será atribuído um Troféu, em prata, com a denominação oficial da competição – LIGA SAGRES.
    2. O troféu acima mencionado poderá ser entregue imediatamente a seguir ao final do jogo, no qual o Clube se sagre
    campeão da competição, independentemente de esse ser ou não na última jornada do campeonato.
    3. Aos jogadores utilizados pelo Clube vencedor será distribuída uma medalha em prata dourada.
    4. Para serem distribuídas pelo director do departamento de futebol, médico, massagista e treinador serão atribuídas ao
    Clube vencedor quatro medalhas de prata dourada.

    Esta taça, se não formos lá buscá-la, não a vamos ver tão cedo.

    ResponderEliminar
  11. Os gajos estão tesos!...Gastaram tudo o que tinham nas viagens para a UEFA e a comprar charutos p'ró Platini e agora falta-lhes o "GUITO" -como dizem os miúdos de hoje- para mandar fazer a Taça e as Medalhas!...São mesmo uns Gr... Fi...da Pu...!!...TODOS!!!...Quanto aos Jornais eu diria que é o desespero a mandar recorrer a tudo quanto mexe, para conseguir por "outro lado", o que não conseguem em campo nem com quatorze contra onze!
    -Relativamente ao Dragão em comparação com as Antas, eu não estou nada triste amiga Heliantia, este é muito melhor, é como comparar-mos o Estádio das Antas ao Campo da Constituição...Agora está belíssimo, mas antigamente...E o ambiente será efectivamente diferente, porque este equipamento obriga a outros comportamentos, nós não estamos habituados a comportar-mo-nos como pessoas educadas e estranhamos muito. O Futebol, esse sim, para mim está muito diferente!...Já o afirmei várias vezes, mas tudo pode passar apenas pelo facto de eu estar mais velho e impaciente!...E os jogadores entrarem, saírem e entrarem novamente -entre todos os Clubes- com a velocidade do Som, tudo isto faz-nos perder muito as referências...

    ResponderEliminar
  12. vejam este anormal, ao colocar esta barbaridade no perfil do bruno alves na "wikipédia"

    http://3.bp.blogspot.com/_9afzACLaHYY/SZW-f2GkEgI/AAAAAAAAAtI/oIYwZt9JMlw/s1600-h/ba.jpg

    era partir-lhe a cara à chapada.. a azia é tanta que até perdem tempo a escrever sobre os nossos.
    Felizmente já foi corrigido!

    ResponderEliminar
  13. BLUE BOY: MAIS UM LABAREDAS DE HOJE

    Castiguem-nos!

    O Labaredas não ficou indiferente ao ruído do histerismo: «Castiguem!». Numa manhã marcada pela falta de equidade jornalística – as manchetes só servem para punições prévias e «esquecem» os arquivamentos de processos -, os pasquins do costume dão eco a tentativas amorfas de fazer queixinhas. É uma espécie de estrebuchar desesperado.

    Melhor que qualquer psicólogo, sentenciam intenções, tornam-se especialistas em motricidade e vestem a pele dos juízes. Faz parte do desatino, da manipulação, da falta de jeito. Pelo Labaredas, está tudo bem. Castiguem-nos!

    Peçam castigos por sermos os melhores, por sermos Tricampeões, por sermos admirados além fronteiras. Força! O F.C. Porto, o Estádio do Dragão, o Rio Douro. Castiguem tudo! Castiguem a Torre dos Clérigos, que está ali há anos, acampada, em fora-de-jogo, claramente adiantada em relação à penúltima árvore do Jardim da Cordoaria. Queixem-se à vontade, clamem pela justiça que mais vos aprouver. Nós vamos continuar a ganhar!

    WWW.FCPORTO.PT

    ResponderEliminar
  14. Viva !

    Se calhar vou escrever barbaridade :

    Tudo é questão de dialética :

    Saber conjugar o antigamente com o presente.

    Não creio que sejam banalidades escrever o seguinte : Quem esquece o passado, quem não conhece o passado não se pode arquitectuar !

    Gostei do texto da Hel !

    Sim , é preciso defender o futebol como modalidade.

    Mas também é necessário pensar que é preciso defender o futebol ( clube do Porto ) perante quem o acusa sem mais.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar