23 fevereiro, 2009

A “normal” liderança… e os “palhaços” do costume!

Passadas 19 jornadas desde o início da Liga Sagres o FC Porto lidera a competição com mais 4 pontos que o segundo classificado. É sem dúvida, uma vantagem escassa tendo em conta aquilo que se tem passado nos últimos anos, em que o FC Porto praticamente esmagou os seus adversários, estando já por esta altura com muitos pontos de vantagem sobre o 2º classificado.

A presente época, com as inerentes e inevitáveis saídas de três peças fundamentais (Quaresma, Paulo Assunção e Bosingwa), levou a que a estrutura azul e branca demorasse a solidificar. Desta forma, vários pontos foram perdidos na 1ª volta do campeonato… como consequência também a liderança foi perdida por escassas jornadas. Escassas jornadas em que os orgasmos neste país devem ter atingido o seu expoente máximo, isto é, a cada dia ou minuto que passa em que o FC Porto não se encontra no 1º lugar, assiste-se a uma autêntica explosão de “frustrações” acumuladas durante tantos e tantos anos. Todavia, para desgraça da “corja nojenta” de que este país está infestado, o FC Porto solidificou os seus processos, tornou sólido o seu fio de jogo e lá acabou por encontrar um onze base, atingindo naturalmente o 1º lugar da Liga, o habitual nas últimas décadas de total domínio azul e branco. A partir de agora, ao FC Porto apenas lhe compete gerir a liderança, como tem feito ao longo dos últimos anos, isto é, com bravura, esforço e qualidade.

Um dos temas da pretérita semana foi o arquivamento do “caso da fruta” em que Pinto da Costa esteve envolvido. Esta era uma das últimas armas dos adversários do FC Porto. Acabou por se desvanecer de uma forma tão evidente e clara que acaba por não deixar dúvidas a ninguém (pelo menos alguém com um mínimo de massa cinzenta!). Segundo consta, foi a credibilidade das testemunhas que acabou por levar a novo arquivamento deste caso (que havia sido aberto graças ao Best-Seller do realizador que parece uma mulher, e da escritora que parece um homem). Não é preciso ser-se muito inteligente para prever que isto iria acontecer. No entanto, logo vi muitas pessoas a descredibilizarem a justiça pelo facto desta ter novamente arquivado um processo contra Pinto da Costa. Ou seja, quando os processos são movidos contra Pinto da Costa e o FC Porto é uma “festança” à moda antiga, clamam-se logo uma série de louvores à coragem dos “justiceiros” que de uma vez por todas vão apanhar o “pai de todos os males do futebol português”. No entanto, depois quando se arquivam os processos contra o mesmo Pinto da Costa, aí então a justiça já não presta, nem tem credibilidade alguma, sendo que é tudo uma farsa e que até os tribunais são influenciados por Pinto da Costa. Aliás, a este propósito lanço aqui uma reflexão: muito me admira alguém ainda não se ter lembrado de que pode ter sido Pinto da Costa a estar por detrás dos ataques terroristas do 11 de Setembro?!?!?

Segundo o que tenho visto e ouvido, para que seja bem assinalada uma grande penalidade a favor do FC Porto é necessário que se arranquem olhos ou partam pernas dos jogadores equipados de azul e branco. TODOS (volto a sublinhar TODOS) os outros motivos não são suficientes para a marcação de grandes penalidades a favor do nosso clube. Só assim explico que os últimos 3 penalties a favor do FC Porto tenham suscitado tantas e tantas dúvidas! Pelo contrário, os penalties contra o FC Porto nunca suscitam dúvidas a ninguém. São sempre muito bem assinalados e nem sequer há muitas repetições dos referidos lances.

Por fim, apenas um desejo: que na próxima 3ª feira ganhemos em Madrid e consigamos deste modo um resultado tranquilo para encarar o jogo da 2ª mão em pleno estádio do Dragão. Depois de duas injustíssimas eliminações nos oitavos – de – final das duas últimas edições da Liga dos Campeões, o FC Porto merece e tem todas as condições para passar em frente. Eu acredito nos jogadores e no treinador para levar por diante o desejo de atingir novamente a final da Champions (que há 5 anos atrás atingimos).

PS: Estamos no Carnaval, época de palhaçadas e, sobretudo, dos palhaços! Ao que parece, há uns palhaços (sem querer ofender a digna classe profissional dos palhaços) que não contentes com a última e falhada tentativa de assalto à Liga dos Campeões, voltam à carga! Querem o FC Porto fora da próxima edição da Liga dos Campeões… Se calhar, é por estas e outras que a última vez que o FC Porto foi campeão europeu dista 5 anos atrás, enquanto a última vez que os “campeões da moralidade” venceram esta mesma competição foi à 50 anos atrás. De facto, há clubes que entram no Guiness por vários motivos: campeões em adeptos, campeões em nº de labregos, campeões do ridículo…

PS2: No último fim-de-semana vi algo que achei imensa piada: um Sr. com um sobretudo comprido, que é por acaso director desportivo de um clube, em pleno túnel de acesso aos balneários à conversa e risadas com elementos da equipa de arbitragem. Foi apenas um pequeno exemplo do que se vai assistir até ao fim do campeonato: pressão e mais pressão sobre tudo e todos. Acho até que o dito Sr. do sobretudo comprido deveria ir à Assembleia da República e pedir uma reunião com o Presidente da República de modo a explicar a importância do “clube dos 6 milhões” ser campeão para que os “deixem ganhar em campo”…É uma chatice do caraças esta mania de não deixarem, ano após ano, os meninos do “clube dos 6 milhões” serem campeões!!

4 comentários:

  1. Só tenho duas correcções a fazer:

    1. Não entendo como se pode escrever impunemente algo como isto: "...muito me admira alguém ainda não se ter lembrado de que pode ter sido Pinto da Costa a estar por detrás dos ataques terroristas do 11 de Setembro?!?!?"

    Estamos todos carecas de saber que o Pinto da Costa foi o grande responsável por esse ataque. Todos sabemos que o Osama bin Laden está a soldo do nosso presidente. Inclusive, o nosso pre já moveu a sua fastidiosa teia de cordelinhos para garantir o Rendimento Minímo ao amigo bin fornecido pela nossa sempre prestosa Segurança Social. É que isto de estar entrincheirado nas montanhas do Afeganistão durante 7 anos é complicado e o homem precisa de meter uma bucha de vez em quando. É muito pior do que estar 7 anos no Tibete. Está para breve um forte ataque às Torres Colombo e vizinhança, obviamente, congeminado pelo nosso malfeitor-mor. Quem mais poderia ser?

    2. Clube dos 6 milhões? Segundo os alemães, são 2,2 milhões e mais uns trocos. Se eles dizem que é assim, eu acredito. Todos sabemos que os alemães são fodid**. Isto muda aos seis e, no fim, ganha a Alemanha. Não tem nada que saber. Já foram 6 milhões mas já morreram quase todos. Claramente, é uma espécie em vias de extinção. Um dia, desaparecem e nem damos conta. Já dizia o meu avõ, por cada mouro que morre, nascem 4 ou 5 portistas. Cova com eles. Daqui a uns anos, o José Hermano Saraiva realizar um episódio especial só para dissertar sobre esta raça, que um dia foram grandes cá no reino. Ainda teremos muitas saudades deles. Vamos insultar quem depois?

    ResponderEliminar
  2. RCBC, nem mais.

    A guerra rebentou.Até final, a pressão sobre a arbitragem será enorme. Deixando cair as máscaras, até os jornalistas já participam neste verdadeiro atentado à verdade, com um parcialismo doentio nunca visto.

    A melhor forma, mesmo, é a de continuar a vencer. Sobretudo amanhã. Porque vencer na Champions provoca-lhes uma urticária bem maior do que as vitórias caseiras. Eles invejam-nos por estarmos lá, jogando na elite.

    Será uma semana de grandes decisões. Espero que espetemos várias bofetadas de luva branca neste País de gente mesquinha.

    ResponderEliminar
  3. Blue World, se fosses a um blog pobrezinho, mas limpinho, tinhas lá a explicação para o facto do Benfica ter de facto 6 milhões.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Viva !

    Excelente artigo cujo título fala só por si. É isso mesmo : "Os Palhaços do costume".

    Não tive tempo de comentar os textos anteriores. Gostei. Caso não, mesmo sem tempo, teria escrito.

    Conversei hoje com alguns colegas : A sua análise parece-me sensata. Não sofrer golos em Madrid. O Atlético pode ser devastador no meio campo fora de casa, se marcou em casa.

    Para ser franco ( nada haver com as falanges ) estou com receio. Eu gostava de ter pela frente um tubarão ( estou um pouco em sintonia com o que escreve o " Sou Portista com muito orgulho" ).

    A ver vamos !

    Agora é só fazer figas ou rezar .

    É no que dá a velhice !

    Ah ! : Não Acabei !

    Blue Boy : A Banda à direita que apresentava todas as equipas do Porto que ganharam transformou-se numa espécie de fogo de artifício.

    Não concordo :As fotos dos planteis vencedores devem ser respeitadas ! Acho que eles merecem muito mais que a publicidade do ou para o google

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar