02 fevereiro, 2009

Não faz capas de jornais, pois não?

assistência: --- espectadores.

árbitros: Duarte Gomes (AF Lisboa), Pedro Garcia e José Lima; Luís Estrela.

BELENENSES: Júlio César; Cândido Costa, Rodrigo Arroz, Carciano e Tininho; Diakité, Mano, Silas «cap.» e José Pedro; Wender e Marcelo.
Substituições: Wender por Saulo (30 min), Când.Costa por Ávalos (30 min) e Marcelo por Roncatto (65 min).
Não utilizados: Costinha, China, Porta e Kiko.
Treinador: Jaime Pacheco.

FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Cissokho; Fernando, Raul Meireles e Lucho «cap.»; Mariano, Hulk e Rodríguez.
Substituições: Mariano por Farías (64 min), Raul Meireles por Guarín (80 min) e Hulk por Lisandro (85 min).
Não utilizados: Nuno, Pedro Emanuel, Sapunaru e Tomás Costa.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

disciplina: cartão amarelo a Saulo (35 min), Fucile (39 e 89 min), Rodríguez (52 min), Cissokho (74 min), Diakité (84 min); cartão vermelho a Fucile (89 min).

golos: Hulk (20 min), Rodríguez (23 min), Saulo (35 min) e Lucho (86 min).


Cá estamos nós, novamente, perante um desafio. Um repto que exigirá, do onze inicial, o máximo de empenho, numa disputa ardorosa, que se antevê de enorme grau de dificuldade. Jesualdo Ferreira, desta feita, não se escondeu em lugares-comuns, no discurso de lançamento da partida frente ao Belenenses. O decano treinador portista afirmou, de forma a não deixar dúvidas, que é de extrema importância a manutenção do posto cimeiro da classificação. Para isso, os seus comandados só têm um caminho: VENCER!

Percebe-se o porque da importância atribuída à manutenção do 1º lugar. Não será por uma questão de vaidade, inócua nesta altura, mas pelo factor psicológico de obrigar os encarnados, nossos visitantes na próxima jornada, a entrarem no Dragão condicionados a disputarem um jogo que, em caso de derrota, lhes poderá significar o final dos sonhos de conquista do título.

E os Dragões entraram, num relvado fustigado pelo mau tempo, com a habitual garra. Sem Lisandro, provavelmente envolto numa redoma que o protege da mazela semanal e dos humores da arbitragem, as novidades eram o regresso de Cissokho à lateral esquerda, com Mariano a ficar com a titularidade no lado direito do meio-campo. Hulk, colosso humano, o aríete preparado para derrubar a estrutura defensiva do Belenenses.

Usando a pressão alta, desde o apito inicial de Duarte Gomes, os azuis e brancos empurraram literalmente os azuis do Restelo para uma defensiva porfiada… e atabalhoada.

    - Aos 2’, Rolando ameaçou, subindo imperial na marcação de uma falta, testando a elasticidade de Julio Cesar.

    - Aos 9’, Raul Meireles serve na perfeição, na marcação de um canto, a entrada fulgurante do rejuvenescido Rodriguez. A cabeçada deste perdeu-se sobre a barra. Ficava o aviso…

Aparentemente, foi sol de pouca dura. O Belenenses equilibrou, conseguindo fugir ao colete-de-forças portista, realizando algumas incursões rápidas, privilegiando os flancos, colocando alguns desafios à defensiva portista. Ao mesmo tempo, acertaram as marcações, parecendo que tinham encontrado o equilíbrio ideal. Velozes e rápidos nas transições ofensivas, seguros e coesos nas marcações defensivas. Mero engano.

Este Porto, estruturado no sistema táctico que Jesualdo idealizou, é mortífero no contra-ataque. Necessita de espaço, de liberdade dos espartilhos engendrados pelos adversários. Mas, quando as consegue, torna-se letal.

Mariano Gonzalez, habitual bode expiatório de algumas amarguras dos apaniguados portistas, tinha começado a redimir-se. Frente ao Leixões realizou exibição condigna, obtendo um tento que lhe deve ter feito aumentar os índices anímicos. Hoje, na tempestuosa noite lisboeta, continuou a trilhar o caminho redentor.

    - Aos 21’, totalmente sozinho no flanco oposto, cruzou com precisão. A bola, teleguiada, aterrou com exactidão no meio da área opositora. E lá, fulgurante, Hulk foi mais rápido do que a sua sombra. Esticou a perna e fez o primeiro.

O Belenenses nem teve hipótese de reacção imediata. Qual predador esfaimado, o Porto estendia-se com graciosidade no relvado encharcado. Dois minutos depois, as redes da equipa de Jaime Pacheco estremeceram, novamente.

    - 23 minutos. Lucho levanta a cabeça. Estranhamente, está sozinho, em território proibido. Sente que pode fazer estragos. Cruza milimetricamente, vendo a movimentação de Cebola. E este, na melhor fase da sua carreira de Dragão ao peito, tem uma elevação de fazer inveja a muitos avançados. A bola, disparada como uma bala, só parou lá dentro. Julio Cesar limitou-se a olhar.

Se fosse um realizador de cinema e o jogo uma realidade ficcionada, sentiria que era neste ponto que a obra poderia descambar para um de dois lados: ou seguiria direita à glória ou afundar-se-ia num mar de problemas.

A avalanche de futebol dos campeões nacionais prenunciava a escolha pela fama. As oportunidades, perante um aturdido adversário, avolumavam-se.

    - 28 ‘. Passe de Hulk para a progressão rápida de Mariano. Gingão, o argentino ultrapassa o marcador directo, rematando em jeito. Uma estirada soberba do guardião dos da casa impede a entrada da bola;

    - 29’. Meireles, recuperando a bola no flanco esquerdo, dispara um míssil. A trajectória da bola, caprichosa, leva-a a desviar-se da baliza, no último instante;

    - 31’. Hulk e espaço. O mesmo é dizer que a soma das duas partes resulta numa espécie de recreio predilecto para o brasileiro. Impressionante a cavalgada, excelente o drible sobre o defesa, com o remate poderoso a sair rente ao poste da baliza do Belenenses.

O jogo estava controlado. Mas, já se sabe e isso faz parte da cartilha, que o 2-0 é sempre um resultado ingrato. O balde de água fria no entusiasmo de quem assistia ao jogo, de cachecol azul e branco ao pescoço, surgiu pouco depois.

Aproveitando a passividade da defensiva portista, com Cissokho perdido nas marcações e Meireles a não ser o tampão pretendido, os azuis do Restelo reduzem o marcador. Um lance rápido, mas onde existe um pequenino senão:

    O GOLO É IRREGULAR. PRECEDIDO DE FORA DE JOGO.

Perdoar-me-ão a expansividade na análise, dado que se apercebe que a irregularidade do jogador do Belenenses é milimétrica. Sim. É certo. Mas existe. E ninguém fará capa de jornais com ela, pois não?

O Porto sentiu o murro no estômago. O Belenenses cresceu, criando lances de perigo, quase até ao derradeiro apito para o intervalo. Sentia-me estranhamente inquieto, vendo a bola a sobrevoar a área de Helton, receoso de novo golpe do destino. Ele surgiu. Empossou a sua realização ao homem do apito. O juiz, como alguns o apelidam, ironia máxima a quem de defensor recto e justo da lei nada tem. Fucile, numa das suas habituais incursões ofensivas, vê-se desarmado. Procura recuperar, virando-se lesto em direcção à sua área. A bola, rematada por um jogador da casa, embate-lhe na mão. E o Circo chegou, em toda a sua plenitude. O esperado, depois da habitual campanha da imprensa, preocupada com os amarelos de alguns jogadores portistas. Duarte Gomes e o seu correligionário fizeram o resto. Impediram o uruguaio de jogar o clássico, contra o Benfica, na próxima jornada. Mas isto, estou certo, não fará capas de jornais amanhã, pois não?

Fui para o intervalo enojado. Farto deste futebol mesquinho, de gente odiosa que nos tenta destruir, da parcialidade de julgamentos, sempre lestos a acusarem-nos. Nojo misturado com um orgulho impante no peito. Porque vamos continuar a combater.

A segunda parte perdeu brilhantismo. Jogada num ritmo intenso, uma espécie de reedição do Porto-Leixões da Taça de Portugal, continuou a ser disputada de forma enérgica, mas já sem a clarividência da primeira metade. Jesualdo optou por uma estratégia de contenção, qual xadrezista obcecado com a concessão de espaços, recuando linhas, massificando os espaços, deixando as despesas da partida para o adversário.

As oportunidades, por via disso, escassearam. Lutou-se bastante, com arreganho, lances disputados como se deles dependesse a sorte da partida. A baliza de Helton, assediada fortemente nos minutos finais do primeiro tempo, ficou a salvo, raras foram as veleidades permitidas.

O tempo arrastava-se, caminhando para o final, enquanto as peças iam sendo substituídas, exaustas. Mariano cedeu o posto ao compatriota Farías. Meireles a Guarin. Como se de uma batalha medieval se tratasse, as linhas portistas aguentavam, indómitas. Faltava algo. O golo do alívio. Ele surgiu, bem perto do final. Jesualdo tinha esgotado as substituições. Deu minutos de descanso ao infatigável Hulk, colocando no seu lugar, para surpresa geral, Lisandro.

E o argentino, como se possuísse o toque de Midas, serviu na primeira oportunidade o companheiro predilecto. Lucho, cerebral e com uma frieza de assinalar, agradeceu a benesse. Entrou na área e colocou um ponto final nas aspirações do País. Ponto final?

Não. Engano. Esse foi dado, com cunho e assinatura pessoal, por Jesualdo. Fucile demorou uma eternidade na marcação de um lançamento de linha lateral. Duarte Gomes mostrou-lhe, exuberante, o segundo amarelo. Que ilações tirar?

Apenas uma. Vamos a Alvalade e o duplo amarelo será limpo. Se assim for, da forma mais subtil possível, fizemos um belo manguito ao ordenador do primeiro amarelo ao uruguaio. E eu faço o meu mea culpa. Público. Em conversa informal com um amigo, mostrei-me indignado com o facto de, nesta altura, em vésperas de jogos cruciais, o Porto ter 3 peças fundamentais castigadas. De forma organizada e cirúrgica, à muito que os castigos deveriam estar limpos. Mas, se esta estratégia hoje usada resultar, fica provado que ninguém dorme no reino do Dragão.

Melhor do Porto: Vários. Fernando, no seu eterno papel de sapa, bombeiro do meio-campo azul e branco, voluntarioso sem perder o discernimento, dando o peito às balas, correndo quilómetros. Hulk, com as qualidades imensas a serem lapidadas, lentamente. Poderoso no um-para-um, dono de uma técnica assinalável, continua a abrir espaços, a criar perigo, a fazer assistências, perdendo aos poucos a faceta individualista. Rodriguez, rasgando o lado esquerdo, fazendo diagonais, aparecendo amiúde na zona de finalização. Fantástico golo, num jogador eléctrico, que não sabe estar parado. Uma menção honrosa para Lisandro. 5 minutos em campo. Uma assistência para golo. Classe é isto. Mas não faz capas de jornais, pois não?

Arbitragem: Coroado já a definiu. Segundo a sapiência, a “arbitragem saiu prestigiada do Restelo”. Claro que sim, acrescento eu. Não fosse o pormenor do golo irregular do Belenenses e o pormaior do amarelo inicial a Fucile. Se isso fosse apagado, num golpe de mágica, concordaria com o ranhoso ex-árbitro. Assim, só posso dizer que a encomenda não surtiu efeito. Como diziam as máquinas de jogos, na minha adolescência. Insert Coin. Tentem para a próxima, ok?

37 comentários:

  1. Andebol

    F.C.Porto 26 - 25 Madeira Sad

    Foi duro,mas ganhamos.



    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Aí vão dois do Porto. Porto Allez...Porto Allez...

    ResponderEliminar
  3. Goloooooooo

    RODRIGUEZ

    Belenenses 0-2 FCPorto

    Por agora estámos a ser os melhores, allez allez porto allez.

    ResponderEliminar
  4. fucile amarelado: 1ª encomenda entregue!

    ResponderEliminar
  5. É bom que todos saibam que o fiscal de linha que deu amarelo ao fucile é o mesmo que passou os ultimos 15min do jogo com o maritimo em casa a gozar com os adeptos do porto . QUE MERDA É ESTA vamos ficar a ver

    ResponderEliminar
  6. 3-1, golo de Lucho...

    Contra 14 não é fácil, mas já vamos estando habituados.

    Sapunaru contra os vermelhos marca um golo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Gostei de 3 coisas:
    - a vitória, claro
    - o profissionalismo da equipa técnica, ao saber ler os regulamentos e assim permitir a que Fucile participe na jogo com os lampiões
    - o sorrisos, no fim, dos jogadores do Porto, não um sorriso de gozo mas de plena satisfação e extraordinária confiança.

    ResponderEliminar
  8. bem que alguém dizia a semana passada que é mais fácil defender a liderança fora...

    ResponderEliminar
  9. Paulo :

    Quer-me parecer que a reacção a eventuais cartões amarelos a jogadores em risco do F.C.PORTO
    já estava mais que estudada
    (à luz dos regulamentos ).

    Por isso se diz , justamente ,
    que a Estrutura do F.C.PORTO é altamente organizada e competente.

    E VIVA O PORTO !

    ResponderEliminar
  10. Caros Amigos:
    Hje de manhã os pasquins da capital anunciavam que o povo estava feliz. Com o que é que eles sonhariam? Continuamos não a kutar contra 14 mas contra muitos mais. Mas já dizia o major Quantos são Quantos são. Vamos a eles pessoal sejam quantos forem em Aljubarrota tambem os espanois eram mais que NOS PORTUGUESES e não foi por isso que ganharam. Tambem hoje do lado dos merdentos hispano-lisboetas dizem que existem muitos mas nunca serão suficientes para derrrotar o VERDADEIRO POVO o POVO do NORTE REPRESENTADO PELO NOSSO ORGULHO FCPORTO.
    CONTRA TUDO E CONTRA TODOS FORÇA PORTO.
    Cumprimentos
    276mqj

    ResponderEliminar
  11. Na ânsia de acabar o artigo e colocá-lo online, esqueci-me de me debruçar sobre o elemento mais decepcionante na equipa portista. Cissokho, francamente mal, na minha opinião, concedendo demasiados espaços no seu flanco, desastrado na marcação, demasiado faltoso e pouco afoito no apoio ao ataque. Poderá, como argumento de defesa, argumentar que teve pouco apoio na cobertura do lado esquerdo, tarefa que estaria a cargo de Meireles.

    Mas, mesmo assim, ainda com a lembrança da desastrada exibição que efectuou, ainda nos sadinos, frente aos leões, começo a achar que ainda não será desta que colmatamos, de forma definitiva, o problema na lateral-esquerda.

    ResponderEliminar
  12. Viva !

    Mais uma Vitória mais uma Alegria !

    Só vi a segunda parte. Pelo que vi, vitória justa e indiscutível.

    Tenho que começar a apontar certos comentários dos jornalistas.

    Exemplo : " O terreno é revaldo, mas as duas equipas...". Melhor seria dizerem que parecia um campo de batatas. Era só relva levantada. Terreno, aliás, que só prejudica a equipa mais tecnicista, ou seja, o Porto.

    Vou começar a apontar.

    Mudando de assunto :

    Grande Vitória da França !

    Campeã do Mundo ( após ser campeã olímpica ) de andebol !

    Grande vitória. Esta final mostrou, quanto a mim, como é diferente a concepção da arbitragem entre o futebol e o andebol.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  13. Sé quero dizer uma coisa, depois do hábil e premeditado amarelo a Fucile, só posso tenho a dizer que o FCP e toda a sua organização é de longe a melhor em Portugal. Sem dúvida que ao intervalo, Fucile foi informado por alguém do clube, atento aos regulamentos, que teria que levar o segundo amarelo. DE MESTRE.

    Esta é uma liga que se caracteriza cada vez mais nesta frase: "É cada um por si, mas todos contra o FCP!"

    Tb nao nos importamos, os titulos sao nossos por Natureza.

    Domingo la estarei no Dragão a apoiar o Campeão enquanto as Gayvotas curvadas me limpam os pés.

    hasta

    ResponderEliminar
  14. Estes comentadores do Domingo desportivo metem nojo....

    Então não e´que aquelas bestas assumem que o 1º amarelo do Fucile está correcto. Para mim a bola vai à mão do jogador.

    Em seguida na análise ao jogo das GAYvotas, aquelas bestinhas teem a lata de dizer que a bola na mão do Marco Paulo na área do slb não merece nem falta, e ainda descrevem a letra da lei.

    Dassss, só espero que quando aquela cambada de Gay`s for o Dragão que levem tamanha enrrabadela, para não mais esquecerem.

    Força Pooooortooooo...

    ResponderEliminar
  15. Por estar a trabalhar, não pude ver o jogo, apenas o resumo, pelo que não posso opinar com total propriedade todas as incidências da partida.

    No entanto, posso dizer que a vitória pareceu-me inquestionável, completamente justa e sem mácula. Estou a gostar da evolução desta equipa, que passou por momentos bem difíceis nesta temporada, e parece-me que esta dinâmica de vitória veio para ficar. Mérito para Jesualdo Ferreira, para os jogadores, para a SAD.

    Individualmente, do que me apercebi, Helton esteve muito bem e transmitiu segurança à defesa. Cissokho parece não ter estado à altura do que fez em jogos anteriores, mas espero que não se comece já a criticá-lo e questioná-lo. Ele tem valor, está aos olhos de todos, mas é muito jovem, está numa equipa nova e aquela camisola pesa muito. É preciso ter calma, pois ele ainda vai errar muitas vezes, o importante é que o ajudem a evoluir, a qualidade está lá toda. Mariano é um mal-amado mas continuo a apreciá-lo enquanto jogador e tem-se revelado muito útil. Rodríguez, após um começo de época algo cinzento, tem vindo a subir a pique e já leva 6 golos no campeonato, além de ser cada vez mais influente na manobra colectiva. Hulk é o senhor que mais desequilibra as defesas adversárias, é fundamental para a nossa equipa. Lucho, ao que parece, começa a subir de forma e revela-se mais activo que num passado recente. A classe e a visão de jogo sempre estiveram lá.

    Com a equipa a funcionar cada vez melhor - Jesualdo Ferreira merece o crédito devido por isso - e, por arrastamento ou por mera subida de forma individual, os jogadores a melhorarem o seu rendimento, este FC Porto faz-nos sentir muito mais seguros em relação ao futuro.

    Gostei do exemplo de inteligência, organização e competência demonstrados na situação de Fucile. Excelente! Assim, em pequenos detalhes, também se faz um campeão. O FC Porto limitou-se a aproveitar os regulamentos, que já existem nestes moldes (amarelos contam para o campeonato, expulsões suspendem para o jogo seguinte, seja qual for a prova) há muito tempo e para todos os clubes. Muito bom! Bem gerida a situação dos amarelos também para Hulk e Lisandro.

    Estou confiante para o jogo com o Benfica.

    Relativamente à Taça da Liga, ao que parece, o FC Porto vai mesmo comparecer em Alvalade. Ainda bem, não gostava que o FC Porto fizesse falta de comparência. Se o Benfica não jogar na 4a feira, ficará com a vantagem de possuir maior tempo de recuperação para o jogo do Dragão, mas tal só deverá reforçar a nossa sede de vencer: em Alvalade e a seguir no Dragão. Sou apologista que, para 4a feira, se procedam a algumas poupanças, mas não a equipa toda, talvez metade. Jesualdo saberá fazer o mais adequado, sem prejudicar o campeonato e tentando alcançar a final da Taça da Liga.

    PS: Enquanto o FC Porto está a subir para atacar a fase decisiva da época, o Atlético Madrid tem vindo a descer... É desta que chegamos aos 'quartos'.

    ResponderEliminar
  16. Excelente triunfo, magnífica organização a colocar os freteiros ainda mais vermelhos mas ... de raiva, com a questão Fucile que levou um amarelo que não lembra ao diabo mas sim aos que deliberadamente nos prejudicam.
    Quarta, deve jogar quem até aqui tem jogado ou seja a segunda equipa que tem valor para se bater bem com os lagartos.Esta taça não merece mais do que o rodar de jogadores. Há uns bons anos - Com Artur Jorge - fomos com os ditos segundos planos à luz para a Taça de Portugal e viemos de lá com uma boa exibição e um empate, não ganhando por pouco.
    E Domingo lá estamos em força.

    ResponderEliminar
  17. A encomenda foi devolvida à procedência e a alegria do povo.

    No Restelo, o FC Porto deu uma clara demonstração de força, garra, carácter, classe e estofo de campeão. Num terreno muito difícil, a equipa percebeu que, com determinação e uma grande atitude competitiva, poderia derrotar um adversário moralizado pelo empate conseguido perante uns galináceos avermelhadados quais queres que pululam pelos lados da 2ª Circular. Hulk e Cristián Rodríguez puseram em pânico constante a defesa azul do Restelo. Actualmente, são as grandes referências do ataque portista. Estão em grande forma e revelam-se uns autênticos quebra-cabeças para as defesas contrárias. Hulk, com as suas já famosas arrancadas imparáveis, tornou-se num jogador demolidor e Cristián Rodríguez tornou-se num rato-de-área mortífero. Ambos exibem um rendimento superior que muitos não julgavam possível.

    Tal como se esperava, a arbitragem entregou a prenda, previamente encomendada, ao mostrar um cartão amarelo injustificado ao Fucile, numa vã tentativa de o afastar do clássico do próximo Domingo. Para insatisfação geral de quatro milhões e meio de monos, o serviço não ficou completo porque não houve hipótese de excluir também o "Incrível" Hulk e o Lisandro. É assim que se "fazem as coisas pelo outro lado". Mas o dragão não dorme, e nada como driblar o regulamento, forçando a exibição do segundo cartão amarelo para o Fucile, permitindo assim a sua presença no jogo contra os galináceos. A encomenda foi devolvida à procedência.

    Numa fase crucial da época, é vital não perder pontos e exibir a força de um tricampeão. Numa altura em que os principais adversários fraquejam perante as suas próprias insuficiências, o dragão agiganta-se de uma forma imponente e prepara-se para emular as suas presas com as suas chamas implacáveis. Os próximos jogos serão decisivos para uma arrancada final rumo ao tetra.

    Entretanto, na febre de Sábado à noite, o povo exultava de alegria. "Ele voltou!!! O Mantorras voltou!!! Voltou a nossa alegria!!!", gritavam eufóricos. Num fim de tarde chuvosa mas sem nevoeiro, ele voltou. O regressado. Muitos não julgavam possível, afirmavam tratar-se de uma lenda. Um dia regressaria, mas não viveriam o suficiente para o ver. Havia quem duvidasse: "Mas é mesmo ele? Não será mais um Aimar que veio para nos iludir?". Juravam que sim, era mesmo ele. Um velhote emocionado com um terço nas mãos rezava sofregamente e agradecia a Deus: "Senhor, obrigado Senhor, por este dia. Por ainda não me teres levado e me teres deixado vê-lo. Agora, posso morrer, Senhor. Eu vi. Eu vi. Era mesmo ele. Obrigado, Senhor." Outro adepto de tronco nú, com uma barriga proeminente com uma garrafa de vinho tinto na mão, gritava desalmadamente:"Ele voltou! O novo Eusébio! Estamos em primeiro! Somos campeões de Inverno!!!!". Festejavam uma liderança condicionada, mas mesmo assim uma liderança. Uma ténue esperança que talvez os velhos do Restelo dessem uma ajuda e derrotassem o terrível dragão que inspirava muito medo, mas agora tinham uma força imensa junto deles e seriam imbatíveis. Pelas ruas de Lisboa, correram porta a porta a anunciar a boa nova. O Mantorras voltou. Uma nova era ia começar...

    ResponderEliminar
  18. A forma como o fiscal de linha, Pedro Garcia, pressiona o árbitro para amarelar o Fucile, diz bem da falta de vergonha e de isenção neste campeonato. O FC Porto sabe muito bem q está tudo orquestrado para levar o merdas do Rui bosta ao título. Contra isso há q jogar mt melhor q eles.
    ~
    Outra coisa, todos diziam q só o jogo dos gays seria adiado, o scp-fcp seria sempre jogado esta quarta. Pois bem com o vermelho do fucile já está mais uma tramoia feita e os 2 jogos vão ser adiados. Não tenho dúvidas q assim será.

    ResponderEliminar
  19. Bom de ver foi o Cebola rir-se para o Fucile aquando do vermelho.
    Tomai cabeçudos.

    ResponderEliminar
  20. Zepena:

    Ainda melhor, foi ver instantes antes o Fucile a mandar o Cissokho prá direita e este, qual estrangeiro em terra de Portuga, a não pescar nada e a quase recusar-se a ir prá outra banda porque cabia-lhe a ele o lançamento... a essa momento ele deveria estar a pensar que o Fucile é tolo ou fazia-se... afinal, foi xeque-mate!

    Pa compor o ramalhete, o CR10 estragou tudo porque não aguentou a fantochada... e deixou cair a máscara com um sorriso comprometedor no instante em que fazia um esgar de conforto perante o seu compatriota que tinha acabado de ser expulso, vá-se lá saber o porquê... mas que raio de árbitro... é pá, ele está a prejudicar-nos, assim não pode ser :D

    ResponderEliminar
  21. Quanto ao jogo, e com Lisandro no banco, o que deixava no ar alguma desconfiança para o 11 que estava em campo, uma entrada de rompante dos azuis-e-brancos do norte, com jogadas rápidas de transicção que partiam a louça toda na defensiva azul de cristo.

    1 golo, 2 golos e mais poderiam ter sido, tamanho era a forma manteigosa como se entrava na defensiva dos da casa... quando houve mais que oportunidades para se matar definitivamente o jogo, um balde de água fria que veio reequilibrar a contenda, para uns segundos 45 minutos de muito sofrimento, sempre com o FC Porto a ter mais oportunidades para encerrar o espectáculo, mas onde foi preciso esperar pelos 86 min para fazer descansar as hostes do FC Porto... ufffaaaaa, taba a ber que não, carago!!!

    Logo de seguida, Fucile muito educadamente e com um fino recorte humoristico, enervou o árbitro até não mais poder, até que... misão cumprida (ou será que não? até 4ª feira, que episódios recambolescos poderão surgir para minar este xeque-mate, para já real, da estrutura organizativa do FC Porto? a ver vamos!!!).

    Final do jogo, 3 pontos, reconquista da liderança isolada... e mais uma noite de Kompensan pá corja invejosa, ridicula e mediocre!!!

    ResponderEliminar
  22. contra tudo e todos ainda estamos em primeiro...

    BIBA o PORTO!!!!!!!

    ResponderEliminar
  23. Pelo que percebi, ao receber o 2º cartão amarelo, o Fucile cumpre o castigo de um jogo contra o Sporting, mas mantém a contagem de 4 amarelos no campeonato.

    E se houver alguma expulsão de algum jogador do Porto nesse jogo, o mesmo não poderá jogar contra as galinhas.

    Corrijam-me se estiver errado.

    ResponderEliminar
  24. Quaresma a caminho do Tottenham?

    Depois das declarações de Mourinho a criticar as ultimas exibições de Ricardo Quaresma, surge agora a noticia sobre a hipótese do extremo português ser emprestado aos ingleses do Tottenham até final da presente época, em troca directa com o médio Jermaine Jenas.

    Após o empate de domingo frente ao Torino (1-1), o técnico português anunciou a exclusão do seu compatriota da lista de inscritos para a Liga dos Campeões e falou do actual desagrado dos adeptos do clube italiano em relação às ultimas actuações do jogador português.

    Tendo perdido lugar no onze da equipa milanesa, fica em aberto a possibilidade de Quaresma rumar ao clube inglês para manter ritmo competitivo e revitalizar a sua carreira. Em sentido inverso, o internacional inglês Jermaine Jenas poderá reforçar o Inter.

    Se isto se confirmar só vem de encontro ao que há muito pensava.
    Mourinho magicou a saída de Quaresma. Retirou o mesmo ao FCP e entregou Suazo de bandeja ao SLBosta.
    Afinal o FCP é mesmo grande e recuperou rápidamente com a entrada de Hulk e Rodriguez.
    Agora é ver o enfado do mesmo ainda ontem no jogo com o Torino. Mourinho não parava de fazer cara de desagrado sempre que Quaresma pegava na bola. Havia que estivesse a jogar bem pior, como mandar a bola para a bancada estando a 1 metro da linha de golo, recebendo incentivo do seu treinador.

    Tenho pena do Quaresma que foi no logro, e ainda mais dos miudos portistas ferrenhos, e que visitavam o Dragão para ver e sonhar em serem o Quaresma.
    Hoje deve estar bem arrependido de ter houvido alguns mouros que habitam neste País de freeportas e não perdoam o FCP, nem o Sr PdCosta.

    Tenho fé que o FCP vai passar ao 4ºs da Champions e o Inter se cosa...

    ResponderEliminar
  25. HOJE È UM DIA MT ESPECIAL....

    MAIS UM DRAGAO ... Lisandro Miguel.. nascido a 1 de fevereiro , as 23h55m...

    Mais do que as BITORIAS DO NOSSO DRAGAO, ou a REKOSNKISTA DA LIDERANXA DO KAMPEONATO, Mais k isso tudo... foi o nascimento do meu filho...

    Mais um dragao, nao por opxao , mas por ideal....

    Obrigado especial a 2 pessoas, ao meu MANO BlueBoy e AMIGO Bicho...

    ABC

    ResponderEliminar
  26. Alguém me sabe dizer se o Andrés Madrid é trinco?

    ResponderEliminar
  27. Viva !

    Muitos Parabéns Cheio de Sono !

    É muito bonito ! Estou contente por ti. E deixa-o ser livre !

    Se permites : Algo mudou entre ti e os homens. Agora és o pai dum deles !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  28. Dizia o Quaresma para os amigos, ontem:

    "Ai que saudades dos assobios do Dragão."

    ResponderEliminar
  29. Parabéns, as maiores felicidades para o Lisandro Miguel :)

    ResponderEliminar
  30. parabéns xeio de xono, para isso n tiveste tu xono:)

    ResponderEliminar
  31. Parabens xeio de sono!!!!

    Um dia super especial para todos nós também por sabermos que hoje nasce mais um dragão especial!!!

    Saudações azuis e brancas para o Lisandro Miguel
    Carlos Pinto

    PS - Oxalá ele venha a ser um grande ponta de lança do nosso FCP... :P

    ResponderEliminar
  32. Grande bitaite sr Lucho! hehehehe
    Mega nome,Lisandro Miguel!
    Em relação ao Mágico FCPorto,estive
    na Mourilândia ontem e gostei da
    nossa exibição. Mais uma Alegria ,
    mais uma Vitória! De louvar a massa
    adepta do FCPorto presente! Nem os
    gayvotas a semana passada levaram
    tanta gente como nós! Sintomático!
    Agora venha a Taça Fantochada,que
    com esta tanga do Fucile, estou mesmo a vêr os jogos serem adiados!
    Por mim jogava com a 2ª linha..caso
    haja jogo! A vêr vamos . . .

    ResponderEliminar
  33. Parabéns ao pai e MONTES DE FELICIDADES PARA O LISANDRO MIGUEL!!:)

    BIBÓ O PORTO

    ResponderEliminar
  34. Parabéns ao babado e Xeio de Xôno...Mais que um fazedor de Sonhos passa a ser um fazedor de Homens!
    Diz-lhe rápido -ainda que em surdina- que o Azul é a côr deste Planeta.
    E para quem duvidar nada mais terá que fazer que dar uma volta pela estratosfera!

    ResponderEliminar
  35. Já agora, queria dizer que o Porto faz muito bem em ir a Alvalade com a sua segunda -ou terceira?- equipa. Aliás, eles não merecem mais que isso...

    ResponderEliminar
  36. Óh maninho Xeio_d_Xono... o Lucho já disse tudo lá mais em cima... para isso, não tiveste tu Xono ôh (meu eterno) «puto» Jr

    Para mim, sempre foste e sempre serás o melhor irmão do Mundo, sabes disso, não sabes?... e espero que a partir de agora, sejas tb o melhor Pai do Mundo pó teu (meu sobrinho) Lisandro Miguel!!!

    Ahhh e pera lá... em vez de andares prái a engonhar e a dar graxa ao cágado, vê lá mas é se te diriges ao Dragôm e começas já a dar educação ao meu sobrinho, inscrevendo-o como sócio... tás a ouvir? ou é preciso ir eu tratar disso?

    Óh Puto, és o maior, carago!!!

    aKeLe aBrAçO que tu sabes...

    ResponderEliminar