03 fevereiro, 2009

Andebol faz a festa na Póvoa de Varzim

Parabéns à nossa equipa de futebol pela brilhante vitória no Restelo e contem comigo para a grande luta de domingo.

Parabéns à nossa equipa de andebol pela vitória merecida diante do Madeira SAD e consequente triunfo na fase regular do campeonato podendo desde já preparar o difícil e decisivo play-off que se aproxima.

Parabéns à nossa equipa de hóquei em patins pela grande vitória em Porto Santo num jogo em que não podia escorregar de novo.

E, por último, parabéns às nossas equipas jovens de hóquei em patins (juniores e juvenis) e de basquetebol (cadetes) que asseguraram os respectivos títulos distritais este fim de semana.

Quanto à nossa equipa sénior de basquetebol, julgo que o técnico Júlio Matos enfrentará agora duas provas de fogo que terá de vencer para que a humilhante derrota de sábado seja rapidamente esquecida.

FC Porto vence fase regular com 3 jogos ainda por disputar
(1º FC PORTO- 36 pts/13 jgs; 2º Benfica - 30 pts/13 jgs; 3º Madeira - 25 pts/12 jgs)

  • FC Porto, 26 - Madeira SAD, 25

Faltam ainda 3 jogos ao FC Porto para finalizar esta fase regular da Liga Portuguesa de Andebol, no entanto, com a vitória (26-25) conseguida ontem na Póvoa de Varzim (estive lá uma vez mais) diante do Madeira SAD (também um forte candidato ao título), ficou matematicamente assegurada a conquista do 1º lugar nesta fase da competição, o que permitirá aos Dragões a vantagem do factor casa no play-off que aí vem.

O FC Porto começou bem, chegando a alcançar uma vantagem de três golos com Inácio Carmo e Eduardo Filipe a destacarem-se. No entanto, o opositor não se rendeu e foi recuperando, chegando ao intervalo em vantagem (11-12). Na 2ª metade, o FC Porto começou ansioso cometendo erros no ataque (tarde desastrada de Ricardo Moreira) e chegou a estar a perder por 3 golos sentindo-se muito a falta de Tiago Rocha (a cumprir 1 jogo de castigo). Nessa altura, Eduardo Filipe (7 golos) e Inácio Carmo (8 golos) começaram novamente a pegar no jogo e o FC Porto foi-se aproximando, provocando alguma excitação num público Portista até aí pouco interventivo. Os Dragões empolgaram-se e com Wilson Davyes e Filipe Mota (4 golos cada) a aparecerem finalmente em jogo, a reviravolta foi-se consumando (25-22) aos poucos, também muito por culpa das 17 excelentes defesas do nosso quarda-redes, Laurentino.

O FC Porto ainda errou em dois ataques, mas o Madeira não aproveitou a última posse de bola (26-25) com Laurentino a defender o último remate, provocando a festa no público e nos jogadores Portistas que assim triunfam nesta fase do campeonato com todo o mérito e justiça (não tendo ainda nenhuma derrota na prova).

Uma última palavra para referir que a dupla de arbitragem Leiriense (que apitou alguns jogos do campeonato do Mundo ganho este domingo pela França) voltou a ter dualidade de critérios sempre em desfavor dos azuis e brancos, não sendo coincidência o facto de os Dragões raramente ganharem com esta dupla a arbitrar… podem ver um vídeo deste jogo com o Madeira, aqui. Domingo (18h) há jogo no Restelo.

FC Porto desilude e o futuro imediato definirá muita coisa
(1º Benfica - 38 pts/19 jgs; 2º Ovarense - 35 pts/19 jgs; 8º FC PORTO - 30 pts/19 jgs)

  • FC Porto, 78 - Sampaense, 83
Não vou tecer grandes comentários sobre a derrota humilhante de sábado diante do Sampaense, a quem tínhamos ganho por 124-71 para a Taça… refiro apenas as perfomances de Marçal (24 pontos) e Burns (24 pontos e 12 ressaltos) num jogo deprimente frente a um adversário da Proliga.

  • FC Porto, 104 - Angra Basket, 60

No jogo de domingo, o opositor era ainda mais fraco e desta feita os azuis e brancos não vacilaram. Neste 2º jogo, destacaram-se Sobrinho (19 pontos), Martin (17 pontos e 11 ressaltos) e Watts (10 pontos e 10 ressaltos).

Os próximos 2 jogos serão determinantes para o futuro de Júlio Matos no comando técnico da equipa. As deslocações a Vagos (domingo, 16h) e à Madeira para defrontar o CAB (4ª feira seguinte) confirmarão ou não se há mesmo unhas para tocar esta guitarra.

FC Porto triunfa com distinção em Porto Santo
(1º FC PORTO - 49 pts/21 jgs; 2º Benfica-42 pts/21 jgs; 3º Oliveirense - 42 pts/21 jgs )

  • Porto Santo SAD, 2 - FC Porto, 8

Depois das duas derrotas consecutivas no campeonato, não temi que a equipa escorregasse novamente. Eu sabia que a força, a mística e a bravura daqueles guerreiros azuis e brancos iriam ressurgir. Em Porto Santo (onde só uma equipa tinha ganho), o FC Porto triunfou por 8-2 com uma segunda parte de sonho (ao intervalo, 1-3) batendo o guarda-redes da casa com golos para todos os gostos, facto que deve ser destacado, pois os Madeirenses tinham a melhor defesa da prova.

Reinaldo Ventura, Caio e Filipe Santos bisaram, enquanto Jorge Silva (nosso melhor marcador no campeonato com 21 golos) e André Azevedo também facturaram 1 golo cada.

Hoje, terça-feira, às 21horas em Fânzeres, o FC Porto recebe o Oeiras num jogo que não será fácil e onde a entrada é gratuita. Sábado (18.30h) há mais uma deslocação, desta feita a Valongo.

Inácio Carmo

O experiente lateral direito do FC Porto, Inácio Carmo (ver foto), foi o jogador mais esclarecido dos Portistas ao longo de todo o jogo, marcando 8 belos golos e defendendo com muita bravura os poderosos atiradores dos Madeirenses.

Este Nazareno, atleta contratado pelo FC Porto esta época, tem demonstrado, principalmente nos últimos jogos, todo o seu real valor.

Também muitas boas as prestações de Eduardo Filipe, Filipe Mota e Wilson Davyes (estes últimos 2 surgem na foto de cima). Uma palavra também para o nosso guarda-redes, Hugo Laurentino, com excelentes defesas, em particular, a do último remate, que nos valeu a vitória e que provocou os meus «intensos festejos de punhos cerrados» mesmo junto à face de um lampião que passou todo o jogo a provocar-me...

Um destaque ainda para os hoquistas Filipe Santos, Reinaldo Ventura e Caio que bisaram no jogo de Porto Santo.

O JOGO DA JORNADA (SUB-19, CAMPEONATO NACIONAL FUTEBOL/JUNIORES)

FC Porto 7-1 Leixões

[crónica remetida pelo Amigo do blog, Pedro Porto]

Um sempre apetecível Porto - Leixões realizou-se neste sábado para o Nacional de Juniores. Perante uma bela assistência, onde se a realçava a presença de Capucho, Folha e Paulinho Santos em amena cavaqueira, assistiu-se a uma boa partida de futebol onde o Porto demonstrou que é um sério candidato ao titulo deste ano. O Porto apresentou-se com o seu esquema habitual, mas com surpresas no onze: Chula, Jakubov e a nova coqueluche Rafa ficaram no banco, entrando para o seu lugar Caetano (excelente exibição), Galeão e Claro ( “the man of the match”).

A 1ª parte do jogo foi bastante interessante. Começou melhor o FC Porto impondo-se na batalha do meio campo e tentando empurrar o Leixões para o seu meio-campo. No entanto o Leixões a jogar com 3 centrais ia controlando o jogo e sempre a tentar, através s de transições rápidas, chegar a baliza de Ruca. Aos 11 minutos surge o primeiro golo. Claro aproveita um corte deficiente de um defesa leixonense e com um remate a meia-volta faz o seu primeiro golo da tarde. Cerca da meia hora de jogo, surge o caso do jogo (sim.. nos juniores também há). Simões tem um excelente pormenor para passar entre Massari e Raphael, e já na área e aproveitando a proximidade do central portista deixa-se cair, levando o arbitro a marcar penalty. Na conversão, o mesmo Simões restabelece o empate.

Durou pouco a vantagem Leixonense. Dois minutos depois, na sequência de um canto, a bola sobrou para Raphael, que com o calcanhar desviou para o meio onde, sem explicação possível, Carlos rematou para a sua própria baliza.E assim se chegou à final da parte, num jogo bastante equilibrado, prevendo-se uma segunda parte equilibrada e de resultado imprevisível. Puro engano… Uma segunda parte demolidora dos Dragões. Marcou 5 golos, mas podia ter marcado ainda mais. A historia deste período resume-se aos golos marcados e por marcar. A frente de ataque esteve demolidora. Diogo Viana foi um quebra-cabeças para o defesa esquerdo leixonense, Caetano uma autentica carraça para os defesas (não desiste de uma bola) e Claro foi um matador, aparecendo sempre no sitio certo. Vitoria justa do Porto com o Leixões, na 2ª parte, a deixar uma imagem que não condiz com o real valor da equipa. Uma nota final para dizer que o FCP ganhou em Braga por 2-0 (consolidando a liderança) com golos de Jorge Chula e Miguel Galeão num jogo disputado este sábado uma vez que este jogo com o Leixões aqui narrado diz respeito à jornada da semana passada.

O FC Porto (neste jogo com o Leixões) alinhou da seguinte forma: Ruca; Ivo Pinto (Vítor Bruno aos 44'), Raphael, Ramón e Massari; Dias (Lucas Taglialatela aos 56'), Miguel Galeão e Josué (Capitão); Caetano, Diogo Viana e Claro.Suplentes não utilizados: Rafael, Hugo, Alexander Jakubov, Jorge Chula e Cardoso.

Marcadores: 1-0 por Claro aos 11'; 1-1 por Simões aos 29'; 2-1 por Carlos(pb) aos 31'; 3-1 por Claro aos 54'; 4-1 por Claro aos 59'; 5-1 por Diogo Viana aos 78'; 6-1 por Claro aos 83'; 7-1 por Caetano aos 90'.

Pedro Porto - blog Dragao Júnior


RESULTADOS DAS CAMADAS JOVENS

FCP-Leixões(7-1) e Braga-FCP(0-2) em futebol(sub19)
Académica-FCP(0-1) e FCP-Pasteleira(3-1) em futebol(sub17)
FCP-Freamunde(4-0) em futebol(sub15).
Os nossos sub17 têm 100% de vitórias no campeonato!

***********************

FCP-Ginásio(31-25) e Belenenses-FCP(29-27) em andebol(juniores)
FCP-Espinho (25-38) e Feirense-FCP(14-37) em andebol(juvenis)
FCP-Fafe(28-26) e Jobra-FCP(19-39) em andebol(iniciados)
FCP-Santana(18-22) e S.Mamede-FCP(29-20) em andebol(infantis).
O FCP em iniciados (andebol) é o Campeão da primeira volta (Zona Norte) do Nacional da 1ª Divisão só com vitórias!

************************

FCP campeão distrital de basquetebol em cadetes triunfando nos 3 jogos da fase final que se disputou no pavilhão do Académico, no Porto. Nesta modalidade o FCP ganhou os títulos distritais de juniores A, Cadetes e Iniciados falhando o pleno (conseguido no ano transacto) por causa do 3º lugar dos juniores B. Os juniores A começam já amanhã o Nacional recebendo (21h) em Matosinhos a Ovarense.

FCP-Póvoa(81-52) e FCP-Vasco(87-40) e FCP-Leça(88-82) em basquetebol(cadetes-fase final com o FCP Campeão; Miguel Cardoso, base do F.C. Porto, foi eleito o MVP da prova, em cujo cinco ideal entrou também Miguel Soares, extremo/poste dos Dragões)
FCP-Leça(88-69) e FCP-Guifões(67-74) e FCP-Vasco(63-77) em basquetebol(juniores B com FCP em 3º sendo campeão o Vasco)
FCP-Monção(94-48) e BolaCesto-FCP(55-102) em basquetebol(iniciados A)
Clip-EBP A(68-53) e Alfenense-EBP A(43-39) e Leça-EBP B(57-31) e Guifões-EBP B(50-42) em basquetebol(iniciados B e C)
EBP-Guifões(93-84) e V.Cambra-EBP(78-99) em basquetebol(CNB1 em sub24).

Femininos(basquetebol): FCP-VSC(44-71) e FCP-BolaCesto(42-44) em iniciados
FCP-Académico(37-44) e FCP-Coimbrões(37-68) e FCP-Leça(41-52) em cadetes(fase final com FCP em 4º sendo campeão o Coimbrões).

MINIS 12 (basquetebol):Teve lugar no dia 1 de Fevereiro a primeira jornada organizada pelo FC Porto no CC Dolce Vita Porto. Estiveram em acção, para além da equipa do FC Porto, o Guifões e o Bolacesto.

MINIS 10 (basquetebol) Terá lugar no próximo dia 8 de Fevereiro a joranada de Mini 10 organizada pelo FC Porto. Decorrerá no CC Dolce Vita Porto a partir das 10 horas.

[um agradecimento especial ao E.V. Brandão pelas informações cedidas no basquetebol]

************************

FCP campeão distrital de juniores e juvenis em hóquei em patins com vitórias nas finais (este sábado) diante do Gulpilhares (9-3 e 8-0), respectivamente. Já no fim de semana anterior tinhamos assegurado os títulos distritais de infantis e iniciados nesta modalidade, conseguindo assim o pleno. Venham agora os Nacionais das 4 categorias que se iniciam já este sábado.

Um abraço do Lucho.

# post publicado em simultaneo no fórum fcporto.planetaportugal

32 comentários:

  1. Com muita pena minha não pude ir ver o jogo.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Lucho, na formação do futebol estamos em grande, dominamos tudo, estamos nas três categorias em 1º lugar e praticamente apurados para a fase seguinte.

    No Hóquei a núvem já passou, regressou o sol e o bom tempo, como que a dizerem:- calma meus amigos, foi só um ralaxamentozito e já passou.
    Estamos bem e preparados para tudo.

    No Andebol, apesar de ter sido com muitas dificuldades, conseguimos garantir o factor cas para os play-off o que é muito importante.
    Espero sinceramente duas coisas: que os jogos decisivos sejam a horas próprias e em dias compatíveis com o futebol, para que possamos ter o apoio que vamos precisar.
    Espero também que o C.Resende já tenha resolvido o problema das desconcentrações, que no têm causado alguns amargos de boca.

    Sobre o Basquetebol, nem sei o que dizer...Como é possível termos perdido com uma equipa da Próliga, em casa e a quem tinhamos ganho já este ano - 10 de Janeiro - por...53 pontos de diferença?
    Diz o treinador que nos vamos qualificar para os play-off. Só faltava que nem isso fosse conseguido!...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. ANDEBOL
    A discreta liderança portista
    MIGUEL RIBEIRO (ojogo de 3-2-09)

    Com o FC Porto a assegurar o primeiro lugar da fase regular a três jogos de encerrar a sua participação na primeira parte do Campeonato da Liga, o treinador Carlos Resende tem motivos para estar satisfeito, até porque os bons resultados chegam depois de uma temporada que não correu de feição. Mas o técnico ainda não festeja, por preferir manter a postura que, juntamente com a equipa, adoptou para esta época: nada está ganho e nada está perdido.

    Tendo a vantagem do factor casa assegurada para os jogos decisivos do play-off, Carlos Resende explica que "o FC Porto não tem qualquer objectivo intermédio, o objectivo é mesmo ser campeão, tudo o resto são etapas que não têm a importância que se lhes atribui". O treinador do FC Porto reconhece, no entanto, que "disputar os jogos ímpares em casa é importante".

    Baseado numa enorme confiança nos seus jogadores, Carlos Resende, foi levando a equipa a exibições que primam mais pela eficácia do que pela espectacularidade. Uma característica que explica a pouca importância que dá ao facto de ainda não ter perdido qualquer jogo no campeonato: "Não me interessa acabar o campeonato sem derrotas, pelo menos nesta fase regular. Nunca dei importância a esse factor, apesar de o FC Porto entrar sempre nas partidas para vencer. Quero é ganhar o campeonato, mais nada, e isso consegue-se no play-off", diz.

    Carlos Resende prefere é sublinhar o valor do seu plantel, tanto que diz mesmo ter "uma fé muito grande que esta equipa vai conseguir sagrar-se campeã nacional no nosso novo pavilhão, o que seria uma estreia fantástica para nós e para os adeptos". O treinador nunca se cansa de elogiar a equipa, da qual diz ter conseguido "bons níveis de concentração nas partidas, pelo que, para o play-off, só lhes vou pedir um pouquinho mais". "Depois, claro, com este sistema de campeonato é sempre necessária uma pontinha de sorte", refere Resende, atribuindo também o sucesso "à manutenção da espinha dorsal do plantel, com ajustes pontuais e necessários".

    Quando confrontado com o facto de, nas duas últimas épocas, o vencedor da fase regular não ter conseguido sagrar-se campeão nacional, o treinador do FC Porto contorna as estatísticas com eficácia: "É verdade que nas últimas duas épocas o líder desta fase não foi campeão, mas prefiro pensar que nas outras três, ou seja, para trás, esse líder acabou campeão."

    Fazendo ainda um balanço aos três anos à frente do andebol do FC Porto, o técnico mostra-se satisfeito pois "no primeiro ano vencemos a Taça de Portugal, no segundo a Taça da Liga e este ano ainda podemos vencer duas competições". "Em suma, temos conseguido manter-nos entre os melhores, conseguindo ganhar competições e fortalecendo o grupo", conclui Carlos Resende.

    Para já, os portistas ainda têm três jogos para completar esta fase. No Restelo, frente ao Belenenses - um duelo tradicionalmente difícil - a que se segue um clássico com o Sporting (casa) e o SC Horta (fora). Mas o primeiro lugar já ninguém lhes tira.


    *************



    Manuel Arezes (CAPITÃO EQUIPA)
    "FC Porto está mais equilibrado"

    Passou os melhores e os piores momentos do andebol do FC Porto nos últimos anos, por isso melhor do que ninguém consegue entender onde estão as diferenças para o plantel desta época. Manuel Arezes, o capitão portista, considera que "a estabilidade de toda a estrutura do FC Porto, tanto a nível directivo como técnico, e até mesmo no plantel, ajuda a explicar porque é que este ano estamos mais fortes". A secção de andebol mantém os mesmos elementos há vários anos e "a forma de agir e a maneira de estar é conhecida de todos, o que também representa sempre vantagens adicionais", acrescenta Manuel Arezes, que por sinal integra a estrutura administrativa do FC Porto.

    Para o jogador, "o plantel recebeu verdadeiros reforços, que têm efectivamente ajudado a equipa". "Esta, por outro lado, tornou-se bem mais equilibrada, com mais maturidade... está melhor", sustentou Manuel Arezes.

    Sobre o momento que os portistas atravessam, o internacional confessa que "a liderança do FC Porto não pode ser uma coisa que surpreenda quem acompanha o andebol. Mas chegar praticamente ao fim da fase regular sem perder um jogo é uma situação que, penso, não tinha passado pela cabeça de nenhum de nós". "Não era sequer um cenário que colocássemos", reconhece.

    Quanto à história dos dois anos mais recentes, nos quais os vencedores da fase regular não chegaram ao título, Manuel Arezes foi ainda mais certeiro do que o técnico Carlos Resende. "Vamos dar a volta a essa estatística", assegurou.

    A sintonia entre Resende e Arezes, que durante muito tempo foram colegas de equipa e na Selecção Nacional, é completa e estende-se ao desejo de conquistarem o título no novo pavilhão, que está a ser construído ao lado do Estádio do Dragão e se prevê estar pronto em Abril, a tempo dos últimos jogos do play-off. "Era um sonho conseguir fazer o jogo do título na nova casa. Mas antes temos de lá chegar", lembrou.

    ************************


    Dirigentes só querem recuperar o título nacional

    Vítor Santos é o responsável máximo pelo andebol do FC Porto e não é raro encontrá-lo nas bancadas, sofrendo todos os golos da equipa orientada por Carlos Resende. Satisfeito com a liderança na fase regular, o dirigente, num rápido balanço, não tem dúvidas em considerar que "o FC Porto tem estado cada vez melhor e é isso que se exige nesta casa, muito trabalho e sempre que possível os melhores resultados". Vítor Santos sublinha também que "as pessoas que estão nesta secção têm trabalhado bem e a liderança na fase regular é o resultado desse trabalho, mas só podemos ser campeões no fim, após o play-off".

    O papel dos dirigentes na época actual, e até porque está a correr de feição, é considerado um pormenor que merece poucas palavras a Vítor Santos. "A grande quota parte destes sucessos é deles, jogadores e técnicos, não nossa, que apenas tentamos proporcionar condições ao grupo", afirma o dirigente portista, para quem, "com ou sem a inauguração do pavilhão novo, o que importa é que o FC Porto volte a ser campeão, pois é isso que queremos sempre", garante. Para lembrar, a finalizar, que "ainda há muito para jogar neste campeonato".

    ResponderEliminar
  4. Vila Pouca:

    «Sobre o Basquetebol...
    Diz o treinador que nos vamos qualificar para os play-off. Só faltava que nem isso fosse conseguido»


    O Matos disse que iam lutar pelo 4º lugar (não foi só os play-off pq para isso bastava o 8º) e se o conseguirem já não será mau. Mas não se pode perder jogos como o de sábado.

    ResponderEliminar
  5. Blue bOY: Chegamos aos 500 mil visitantes:)

    Nas capas dos jornais de hoje falta colocares a «etiqueta» a chamares a atenção para a excelente crónica do Jorge Maia.

    E hoje, não há MST.

    ResponderEliminar
  6. O BLOG DO CALABOTE NÃO DORME EM SERVIÇO:

    Um amarelo a lembrar 2004/05

    Depois da escandalosa indicação de Pedro Garcia (líner) ao árbitro Duarte Gomes para a mostragem do injusto amarelo a Fucile todos ficamos com a certeza (se é que já não a tínhamos) que este campeonato vai ser em tudo idêntico ao de 2004/05, trapaceiro, vergonhoso e totalmente inclinado para os lados da Mouraria. Não vão olhar a meios para atingir os fins! Só há uma diferença, este FC Porto está bem mais seguro e confiante que o de há 4 anos atrás. Ora, como sempre vamos ter jogo amanhã para a taça da cerveja, a estratégia saiu-lhes furada, uma vez que o FCP está muito à frente e soube provocar o 2º amarelo deixando furiosos os «fascistas do Regime» podendo assim contar com o Uruguaio para domingo.
    Para amanhã teremos no Sporting-Porto«B» uma equipa de arbitragem liderada pelo lagartinho Xistra. Nada que me preocupe até porque mesmo assim com suplentes e contra 12 acho que temos boas hipóteses de escandalizar a arena dos Viscondes. Na Luz, num jogo entre recentes amigos, vai ganhar quem interessa à Liga. Quanto ao árbitro, Soares Dias, que é para mim, o 2º melhor a seguir a Jorge Sousa, nada a temer. O resultado vai passar não pelo árbitro mas por acordos feitos entre as duas direcções que se aliaram de forma íntima no Verão quente de 2008.
    E para domingo, era justo que fosse Jorge Sousa, o árbitro, mesmo tendo que levar com o seu líner J.L.Melo (benfiquista de Valongo), mas cheira-me ao geloso Proença ou até ao Lucílio Calabote Baptista. É que a coisa está-se a complicar e eles não vão facilitar.

    ResponderEliminar
  7. Lista de convocados para o jogo com o Sporting:

    Andrés Madrid, Benítez, Dias, Diogo Viana, Farías, Guarin, Ivo Pinto, Josué, Mariano, Nuno, Pedro Emanuel, Rabiola, Sapunaru, Sérgio Oliveira, Stepanov, Tarik Sektioui, Tomás Costa e Ventura.

    Estão claramente definidas as prioridades.

    ResponderEliminar
  8. Os outros ficam a descansar para se prepararem para depenar uma certa galinha doida avermelhada.

    ResponderEliminar
  9. Quem tiver a noite livre apoie a equipa de hóquei hoje (21h) em Fânzeres. Lamentavelmente é-me de todo impossível comparecer.

    ResponderEliminar
  10. A entrada para esse jogo de hoje em hóquei em patins (frente ao Oeiras que ganhou duas vezes ao slbosta) é livre (gratuita para todos).

    PAULO PEREIRA: Domingo não faltes em Vagos, no basket:)

    ResponderEliminar
  11. Andebol: muito importantente a conquista do factor casa no play-off... será desta? espero que sim!!!

    ps - óh Lucho, desculpa lá, mas tu não és em condições de sair de casa, pois não? sempre a meter-se com os vizinhos d'outras cores... mas que carago, eles fizeram-te algum mal para tu tares sempre numa de provocador de punhos cerrados?... não me digas que tb lhe querias atirar o sapato, não? ai Lucho, Lucho :)

    Basquetebol: no comments... é mau demais para ser verdade.

    Hóquei: regresso à normalidade (ou será banalidade?).

    ResponderEliminar
  12. É, pelos vistos, e atendendo a esta convocatória, já o VilaPouca dizia em tempos... esta coisa a que chamam de Taça da Liga, não passa mesma da prioridade... nr. 4!!!

    Nem concordo, nem discordo... digo apenas que domingo sim, esse é que futebol a valer... e dá milhões!!!

    O resto, vamos lá com um misto de 2ª/3ªs opções, com mais uns remendados da intercalar... e quem sabe não fazemos surpresa?

    Aguardemos...

    ResponderEliminar
  13. Blue Boy:

    Vou contar melhor a história.

    Domingo fui ver o andebol à Póvoa na companhia da minha esposa. Sentei-me com o cachecol do blog ao pescoço e durante o jogo era dos poucos a berrar com a equipa e os árbitros qd necessário. O jogo foi emocionante, de nervos até ao fim. Atrás de mim duas filas acima estava um lampião (não era da Madeira, por isso era uma besta dum lampião) a festejar os golos do madeira e a mandar bocas ao meu clube do coração. Olhei-o vezes sem conta mas a minha esposa controlou-me ao máximo. Na última posse de bola o coração estava aos saltos mas o Madeira não marcou (o laurentino defendeu) e então foi aí q explodi. Ningúem me segurou. Levantei-me e virei-me para ele de braços no ar e gritando ganhamos caral**!!! Fala agora!!! Ele, nem uma nem duas, cabeçudo ficou ali sentado enqt eu aplaudia a equipa azul e branca.

    O pior foi depois na saída com a minha esposa a «dar-me um sermão»:)

    Na verdade, tenho q me controlar, mas o Porto deixa-me assim, neste estado!

    ResponderEliminar
  14. Domingo no Dragão se apanho um mouro à minha beira nem sei...

    ResponderEliminar
  15. Outra história do jogo de andebol de domingo:

    Numa altura em q Ricardo Moreira desastrado falhava golos em série (eu q o acho um excelente ponta) assisti a uma coisa q me fez intervir... vi o Ricardo humildemente a pedir substituição ao Resende, eu nessa altura dei-lhe 2 berros e disse-lhe para não desistir, quem desiste são os fracos (o resende não o tirou) e passados uns minutos ele marca um excelente golo na ponta direita e olhou para a bancada. O meu sorriso dizia tudo.

    ResponderEliminar
  16. Isso é um convite «encapotado» a ocupar o lugar do Resende? É que se é, é melhor assumires de vez isso, em vez de te andares prái a armar em treinador de bancada e a falar alto na bancada para toda a gente te ouvir e ver... é que já não faltava seres um «provocador» de bancada, agora tb queres ir tomar o lugar do Resende? :)

    Desculpa lá, mas tu deves pensar... :)

    ResponderEliminar
  17. Ó Lucho se for preciso meter uma cunha é só dizeres.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  18. Boas,

    No hóquei, é o regresso à normalidade. Esta equipa é demasiado superior a qualquer outra portuguesa, daí que o título nacional seja quase uma certeza.

    No básquete, não há qualquer hipótese de esta equipa ganhar a liga. É fraca, tem poucas soluções, o treinador não me parece muito capaz e há adversários muito mais fortes que nós.

    No andebol, o FC Porto é uma equipa muito forte e a prova disso é o 1º lugar nesta fase regular. É um dos grandes candidatos ao título, mas aqui a concorrência é bem mais poderosa que no hóquei. Muito bom o campeonato de andebol. O Eduardo Filipe continua a ser um senhor...

    Quanto à lista de convocados para o jogo de Alvalade, confesso que não estava à espera de poupanças tão marcadas, mas enfim, atendendo a que o próximo jogo é de extrema importância e grau de dificuldade alto, percebe-se a opção de Jesualdo Ferreira. Tenho pena porque gostava de ver a Taça da Liga mais valorizada e acho que, com Benfica e Sporting na prova, devia ser para ganhar com unhas e dentes. Mas é uma situação complicada de gerir, o jogo com o Benfica não podia, de forma nenhuma, ser melindrado, e acabo por concordar com a opção tomada.

    O meu onze para Alvalade: Ventura; Sapunaru, Stepanov, Pedro Emanuel, Benítez; Madrid, Tommy, Guarín; Mariano, Farías (Rabiola), Tarik. E mesmo assim, acho que podemos ganhar, a equipa não é assim tão frágil e, mesmo o Sporting jogando com os habituais titulares, tudo pode acontecer. Acho que o Madrid se vai impor como uma opção credível para nós. Esteve muito tempo parado, mas confesso ter gostado da sua contratação. No futuro se verá se isto tem razão de ser.

    Para o Benfica, o onze está encontrado, basta pensar nos que faltam aqui... :-)

    ResponderEliminar
  19. Temos Homem do leme ... Não é primeira vez que o Lucho " resolve " um jogo de andebol.
    Força Lucho, a força do FCP também se vê assim...
    Basket??????????????

    ResponderEliminar
  20. Lucho,

    Claro que Domingo lá darei uma saltada ao pavilhão da ADV, previsivelmente para ver um jogo equilibrado. Continuo esperançado nuns excelentes paly-offs, mas é algo surrealista a derrota frente ao Sampaense, logo numa altura em que parecíamos lançados para a recuperação.

    A luta pelo 4º depende, muito, deste jogo frente ao ADV.

    ResponderEliminar
  21. Lucho,

    Claro que Domingo lá darei uma saltada ao pavilhão da ADV, previsivelmente para ver um jogo equilibrado. Continuo esperançado nuns excelentes paly-offs, mas é algo surrealista a derrota frente ao Sampaense, logo numa altura em que parecíamos lançados para a recuperação.

    A luta pelo 4º depende, muito, deste jogo frente ao ADV.

    ResponderEliminar
  22. Lucho
    Depois de ler a tua crónica ainda fiquei com mais pena de não ter ido ver o jogo. Mas como eu já disse por motivos profissionais não pude ir á Póvoa ver o jogo de andebol. Só deu para ver na tv.
    Fica já combinado da próxima vês lá estou á tua beira para dar uns BERROS e não há mouro que fale mal do F C PORTO á nossa beira. Temos claque !!!!!

    Por falar em claque as meninas ficam desde já convidadas, para mostrarem o que valem !!!!!!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  23. Viva !

    É sempre com enorme prazer que leio este semanário.

    Gosto da escrita de Pedro Porto.

    Existe, todavia, uma pergunta, que nada tem haver com a escrita de Pedro Porto : É normal um 7-1 em futebol ? Não fará fugir os espectadores ?

    É uma pergunta ?

    Lucho : Pede à direcção ( eu assino ) que a equipa de and contrate a guarda-redes da Selecção Francesa.

    Vais ficar cool !

    Lol !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  24. Lucho :


    Olha que a tua esposa tem razão !



    Um abraço

    ResponderEliminar
  25. Ao intervalo:

    FC Porto-4-Oeiras-1

    1-0 Reinaldo Ventura 3' 1ªP

    2-0 Filipe Santos 5' 1ªP

    3-1 Ricardo Figueira 19' 1ªP
    4-1 Caio 23' 1ªP

    ResponderEliminar
  26. Não. Vi no site

    www.cumhoquei.com

    ResponderEliminar
  27. 7-1... :) ainda faltam cerca de 18 m.

    ResponderEliminar
  28. alguem sabe se agora tambem é necessario jogar na taça da liga com 5 jogadores que foram titulares na ultima jornada do campeonato??? (como na 1ª fase)
    é que nem na convocatoria estão esses 5 :))
    aceito a estratégia de jesualdo, este mês ha jogos muito importantes mas mesmo com esta equipa o sporting que se cuide

    ResponderEliminar
  29. Anónimo (não custa nada colocares o nome ou um nick):

    Tal como na 1ª fase é necessário jogarem 5 jogadores utilizados (titulares ou suplentes q tenham entrado) num dos 2 últimos jogos oficiais e como um dos últimos 2 jogos foi o da taça com o leixões (jogaram nuno, mariano, benitez,stepanov e guarin, por exemplo...) esta convocatória de Jesualdo é legal e adequada aos nossos reais objectivos.


    PortoMaravilha:

    Envia-me por email a foto da redes da selecção feminina de andebol da frança:)
    E qt ao andebol Masculino a França está em grande, Campeão Olímpico e agora Mundial.

    Ontem em hóquei:
    FCPorto-10-Oeiras-1

    (R.Ventura-4, Caio-2, F.Santos, J.Silva, R.Figueira e E.Garcia)

    ResponderEliminar
  30. Liga intercalar (futebol): estava previsto para hj o leixões-fcp mas foi adiado para 4/3

    DRAGÕES DE OURO 2008:

    Já são conhecidos os Dragões de Ouro 2007/08

    A Direcção do F.C. Porto nomeou esta terça-feira os Dragões de Ouro referentes à temporada 2007/08. A lista é extensa e destaca alguns dos representantes do universo azul e branco que mais se destacaram na época passada.

    Atleta do Ano: Lisandro Lopez (Futebol)

    Futebolista do Ano: Jorge Fucile

    Atleta de Alta Competição do Ano: Nuno Marçal (Basquetebol)

    Atleta Amador do Ano: Mariana Marinho (Bilhar)

    Atleta Jovem do Ano: Ricardo Dias (Futebol de Formação)

    Atleta Revelação do Ano: Paulo Santos (Natação)

    Técnico do Ano: Franklim Pais (Hóquei em Patins)

    Seccionista do Ano: Carlos Carneiro (Basquetebol)

    Dirigente do Ano: Fernando Oliveira (Atletismo)

    Funcionário do Ano: Vítor Pombo

    Quadro do Ano: Daniel Pereira

    Sócio do Ano: Jorge Martins

    Filial/Delegação do Ano: Casa do F.C. Porto de Espinho (Nacional) e Casa do F.C. Porto de Pretória (Estrangeiro)

    Recordação do Ano: Adolfo Roque (a título póstumo)

    Dedicação do Ano: João Manuel Barros

    Dragão de Honra: Ilídio Pinto e Manoel de Oliveira

    ResponderEliminar
  31. agenda basquetebol jovem

    MASCULINOS

    JUNIORES “A” (Sub 20)
    04.02.09 21H00 FC PORTO x AD Ovarense – Pav. CDC Matosinhos

    INICIADOS (Sub 14)
    08.02.09 09H00 FC PORTO x BC Barcelos – Pav. EB 2,3 Nicolau Nasoni
    08.02.09 11H00 EB PORTO “A” x CB Penafiel – Pav. EB 2,3 S. Romão Coronado
    07.02.09 14H30 EB PORTO “B” x CD Póvoa “B” – Pav. EB 2,3 S. Romão Coronado

    CNB1 SUB 24
    08-02.09 18h30 EB PORTOx Valença- CDC Matosinhos

    FEMININOS

    INICIADAS (Sub 14)
    08.02.09 15H00 SC Coimbrões x FC PORTO – Pav. Mun. Coimbrões



    agenda futebol jovem

    sub 19...sábado dia 7 às 15h...olival...fcp-famalicão

    sub17...domingo DIA 8 ás 11h...viseu...ACviseu-fcp

    sub15...domingo dia 8 às 11h....Leça Balio...salgueiros-fcp

    ResponderEliminar
  32. Caro Porto Maravilha...

    antes de mais muito obrigado pelo elogio.. Quanto a estes resultados, infelizmente nas camadas jovens acontecem frequentemente. No escalão de juniores já não acontece tanto, mas nos juvenis e iniciados ainda existe alguma diferença entre as equipas. Nos distritais então nem se fala.. São goleadas todas as semanas.. Espero que a nova reformulação dos campeonatos traga mais equilíbrio nos jogos, pois só assim os nossos jovens podem evoluir.. Quanto a este jogo em particular, o resultado não reflecte o valor das equipas. Tive oportunidade de assistir aos 2 jogos entre Porto e Leixões e a equipa de Matosinhos tem uma excelente equipa.No entanto nesse jogo teve um dia mau e o nosso clube esteve irresistível..

    Ps: Quero aproveitar aos meus colegas deste fórum para pedir desculpa por não estar tão assíduo nos comentário neste blog, mas ando muito empenhado no meu novo blog e tenho tido pouco tempo. Passem por lá para avaliar o meu trabalho.

    http://dragao-junior.blogspot.com/

    Um abraço a todos

    ResponderEliminar