24 janeiro, 2009

Vencer na Pedreira… pra'tenuar males de Cegueira!!!

Infindáveis questiúnculas… assertivas umas, dissertivas outras, só uma coisa se me oferece dizer sobre o “ensaio” que têm levado os homens do apito nos últimos tempos!!!!

“Na cidade dos Padres, Putas e Paneleiros, Puta que os Pariu”, e mesmo antes que os amigos bloguistas desatem a dar segundas interpretações, nem isto é um ataque aos primeiros, nem tão pouco pretende ser um insulto directo aos habitantes de Braga.

Muitos não chegaram sequer a perceber o que está errado nesta Liga, sendo que para mim tal desabafo tem apenas o intuito de me fazer focalizar nas verdadeiras premissas do sucesso, quanto menos cartão lhes passarmos e mais jogarmos, mais perto estamos da velha máxima “o que não nos abate, torna-nos mais fortes”.

Janeiro segue frio e sombrio, e sendo certo que a nuvem mais escura paira mesmo sobre arbitragem, o final da 1ª volta promete ser quente.

A cidade dos Arcebispos, também ela conhecida por cidade dos cinco Pês, é o palco escolhido para o jogo de maior cartaz da jornada. Diz a tradição que as visitas a Braga são por norma sinónimo de dificuldades, desta feita o cenário não foge a regra, afianço mesmo que a viagem a pedreira será um verdadeiro caminho de pedras.

O Minho é ponto de partida para um ciclo com alto grau de dificuldade para os Dragões no que respeita ao consolidar das aspirações e objectivos da época em curso, os Minhotos afiguram-se pois como as primeiras pedras no sapato do Dragão rumo ao Tetra.

De Braga, já sabíamos existir o Bom Jesus, os Bracarenses são hoje por si só uma equipa de inegáveis méritos, um conjunto capaz, confiante, onde graça a ambição de poder ser interlocutor nas disputas pelos lugares cimeiros da tabela.

O técnico da formação arsenalista enjeita a utópica possibilidade da luta pelo título, mas não descura este jogo como veículo capaz de o colar ao pelotão da frente, assinando sem reservas a ideia de que este Braga está nos dias que correm à “altura dos melhores”.

Se é verdade que presunção e água benta, cada um toma a que quer, a verdade dos números, é quem melhor traduz, o quão verosímil é a afirmação. Imparáveis em casa, não perdem vai para cinco meses, fazendo do Estádio Axa uma inexpugnável fortaleza, mantendo as redes de Eduardo invioláveis há 459 minutos, sendo por demais evidentes as mais-valias desta equipa.

Haverá quem ache que este Braga é obra do acaso, há quem alvitre segredos por desvendar neste sucesso minhoto, o que ninguém duvidará é que o artificie desta obra tem um nome, Jorge Jesus… por mim considerado como um dos melhores estrategas de jogo, escalpeliza ao pormenor o adversário, adepto do rigor táctico, dotou os arsenalistas de uma personalidade e cunho muito próprio.

Defensivamente utiliza a marcação à zona como esquema preferencial na marcação aos avançados, com centrais rápidos e um quarteto que joga sempre com grandes apoios e muito agrupado onde não há lugar para o medo de errar.

Outra das ideias fortes deste Braga é a sua auto-suficiência no capítulo emocional o que permite demonstrar uma imagem exibicional cadenciada e muito personalizada, de grande competência estratégica e táctica.

Tacticamente Jorge Jesus foge contra natura ao pragmatismo reinante do futebol Luso, na Luz mudou o figurino optando pela mobilidade de um falso 2º ponta de lança, Meyong foi o preterido em detrimento de Mossoró, fugindo assim ao seu habitual 4x4x2, onde não aparece vincadamente um pivot defensivo mas onde existe marcadamente o labor do meio campo como alavanca do futebol bracarense. As faixas laterais quer em momento ofensivo quer defensivo são enérgicas abrindo bem aos flancos, funcionando sempre como suporte e 1ª linha defensiva.

Quem também aparece dissimulado tacticamente nesta estrutura de jogo de Jesus é o médio ofensivo, Luís Aguiar tem colhido forte aplauso no desempenho da função, onde acrescenta ainda a perigosidade das bolas paradas, pelo que não será de espantar o seu regresso ao onze para o confronto com os Dragões.

Há quem diga que os jogos se decidem nos detalhes, nos pormenores, pois bem o duelo na Pedreira será um confronto de cogitações tácticas, onde estou em crer não serão os detalhes mas sim os “pormaiores” de competências a decidir o vencedor.

Jesualdo já se sabe não colhe nas hostes azuis a melhor compreensão nas decisões, mas o seu a seu dono, e não sendo eu, um defensor inveterado do técnico azul e branco reconheço-lhe o mérito de montar estrategicamente e tacticamente bem o onze, já depois no que se segue, quanto a leitura do jogo no relvado é o que se sabe.

Fazendo fé nesta qualidade do mister, pelo menos acredito que não entramos a perder, o que aliado ao facto de estarem mais que avisados para o perigo das capacidades adversárias, se auto determina uma mudança de atitude nos Dragões, humildade, ambição e capacidade foram as ideias capitais do discurso de Jesualdo, sendo que é por demais evidente que só isso não é matéria suficiente para fugir ao medianismo exibicional demonstrado nos últimos confrontos.

Estruturalmente o cariz e timbre de jogo azul e branco não deve obedecer a grandes alterações, só Cissokho aparece como nova alternativa parecendo ter via aberta para a titularidade, será uma prova de fogo para alguém com tão pouco tempo de adaptação ao Fc Porto, depois das poupanças de algumas pedras basilares da equipa portista o núcleo duro está de regresso, ficando por saber quais os ganhos desta poupança física.

Ainda que todos reconheçam neste Fc Porto défices conjunturais em quase todos os sectores quando comparadas as performances desta, e de épocas anteriores, o que mais tem assolado as mentes azuis é a bipolaridade do ataque do Dragão.

Hulk, Lisandro e Rodriguez, têm sido explosivos quando o jogo é atirado para vertentes tácticas de transições fortes, ao invés quando o ataque é aposto contra porfiadas defesas a mecânica da fórmula resolvente de Jesualdo não oferece a necessária eficácia, sendo evidente que muitas das dificuldade se prendem com a escassez de jogo exterior, com a largura e profundidade que o futebol das alas não ostenta, a que não será alheia a falta e a pouca utilização de extremos.

Jesualdo deixou o repto, concedeu a seus pupilos o voto de confiança, alicerçado na capacidade de treino, sem ansiedade nem factores psicológicos capazes de inibir o seu tridente ofensivo, ate porque não se perspectiva nem uma vertente nem outra dos esquemas defensivos que colocam os Dragões em maior dificuldade, o regresso a equipa que mais garantias da ao Professor está mais que garantida, o 4x3x3, não fugirá as habituais nuances e permutas entre os homens mais avançados, com os habituais carregadores de piano na calha para a missão de assegurarem o equilíbrio entre transiçoes e momentos defensivo/ofensivo, aguarda-se um Lucho mais dinâmico capaz de pautar o jogo, e porque se marcar é preciso para ganhar, vai sendo tempo de o ultimo reduto cerrar fileiras e por cobro as desatenções e erros primários que tantos dissabores nos causam.

Não espero outra ambição nos azuis e brancos que não a de ganhar, fazendo votos para que na pedreira ninguém enferme pelo mal da cegueira…

LISTA DE CONVOCADOS:
Benítez, Bruno Alves, Cissokho, Farías, Fernando, Fucile, Guarin, Helton, Hulk, Lisandro, Lucho, Mariano, Nuno, Pedro Emanuel, Raul Meireles, Rodríguez, Rolando, Sapunaru e Tomás Costa.

9 comentários:

  1. Espero que os jogadores do F C PORTO vistam o fato-de-macaco.

    Este jogo é muito importante, é preciso jogar contra tudo e contra todos, mas nos tempos de adversidade se vê os grandes homens.

    Em Braga é para GANHAR mai nada......

    Um dos bairros da segunda circular já perdeu 2 pontos !!!!!!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Já começo a dar razão a quem escreveu os 5 P´s.

    Agora é o Meirinho taberneiro, que afirma que o FCP deve ser excluído da Taça da Cerveja. Porra devem estar com um medo do caraças...mas nós só participamos naquilo para rodar jogadores ó entendido das leis!!!

    Por este nem o FCP participava na Liga dos Campeões???
    São uns cromos pegados.

    Afinal somos uma equipa que mete respeito, mesmo que os jogadores às vezes não sejam tão bons efectivamente como poderiam ser.

    Só as camisolas os assustam....

    Como é possivel querermos que o nosso FCP seja um colosso europeu num País de invejosos e preguiçosos.

    Ainda ontem no jogo dos pasteis, em 2 situações claras de golo, numa passaram a bola ao Luisão e na outra, fizeram um remate para a bandeirola de canto.
    Mas acham que somos todos parvos?

    E o Suazinha que passa a vida a enganar o árbitro?
    Fica só com um amarelo e depois pode cometer mais 5 vezes seguidas a mesma situação?

    E o Luisão? Com um amarelo provoca mais uma falta perigosa numa entrada por trás à perna do adversário, ficando a trocar sorrisos com o árbitro e pronto...menos uma exclusão.

    E assim se transforma um campeonato balofo, com uma equipa profissional a 100%, num campeonato altamente competitivo.

    Continuem assim, que ainda o Vitor do Apito consegue realizar a sua profecia...ninguêm presente nos estádios

    ResponderEliminar
  3. Estou a espera de um jogo complicado, mas acredito que vamos sair de lá com os 3 pontinhos no bolso!

    E eu vou lá estar ! :)

    ResponderEliminar
  4. Já era um jogo importante e com o empate dos "arrasadores", tornou-se ainda mais importante. Vamos entrar nun ciclo de jogos em que tudo se vai decidir. Espero, esperamos todos, que o F.C.Porto dos grandes momentos, apareça e mostre as insígnias de campeão, que quer ser Tetracampeão.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. hoje é pa vencer!! força porto! Acho engraçado terem colocado os equipamentos que fiz na barra lateral. xD
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. O empate ontem da corja no Restelo retirou alguma pressão sobre a equipa portista. O que, bem vistas as coisas, será benéfico, creio.

    Hoje será um jogo titânico, mas o Porto tem feito excelentes resultados fora de casa, em jogos de elevado grau de dificuldade. Esperemos que hoje seja um desses.

    Do outro lado estará um opositor com inúmeras armas, com um público que pressionará a arbitragem, em qualquer decisão. Espera-se, por isso, um juiz de tomates, indiferente ao ambiente, e uma equipa azul e branca com personalidade.

    Isso deverá bastar. Rumo ao 1º lugar!

    ResponderEliminar
  7. Boas noticias meus caros:

    o slbosta foi eliminado da taça de portugal em basket...tiveram o q mereceram, allez ovarense allez

    e no futebol (juniores)~

    fcp-7-leixões-1

    ResponderEliminar
  8. Espero que o Braga que é um clube que muito admiro consiga ficar em 2º lugar no final do campeonato pois merecem tal posto. Espero que na ultima jornada do campeonato o Porto já seja campeão para poder dar 3 pontos ao braga. Mas desta feita, somos obrigados a ganhar. Não fosse o roubo que se viu e as coisas seriam bem diferentes!

    ResponderEliminar
  9. Çucho,

    Allez Ovarense? Caramba, allez ADV:)

    ResponderEliminar