26 janeiro, 2009

Onze minutos indomáveis

assistência: --- espectadores.

árbitros: Paulo Costa (Porto), João Santos e Vítor Carvalho; Vasco Santos.

SC BRAGA: Eduardo; João Pereira, Frechaut, Moisés e Evaldo; Mossoró, Vandinho e Luís Aguiar; Alan, Rentería e César Peixoto.
Substituições: Mossoró por Matheus (46m), César Peixoto por Meyong (46m) e Rentería por Orlando Sá (75m).
Não utilizados: Mário Felgueiras, Paulo César, Andrés Madrid e André Leone.
Treinador: Jorge Jesus.

FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Cissokho; Lucho «cap», Fernando e Raul Meireles; Lisandro, Hulk e Rodríguez.
Substituições: Rodríguez por Tomás Costa (40m), Raul Meireles por Guarin (78m) e Hulk por Mariano (85m).
Não utilizados: Nuno, Pedro Emanuel, Farias e Sapunaru.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

disciplina: cartão amarelo a Rentería (15m), Raul Meireles (45m), Hulk (60m), Matheus (60m) e Fucile (82m).

golos: Rodríguez (20m), Lisandro (31m).


Nem campeão de Inverno, nem campeão da imprensa, nem tão pouco campeão da treta… apenas e só, campeão no fecho da 1ª volta da liga Sagres 2008/09 com a vitória esta noite por 0-2 sobre o SC Braga, regressando assim à liderança isolada do campeonato, aproveitando da melhor forma os erros alheios da dupla dos labregos a sul do Douro.

Fruto da convocatória lançada antes do jogo por Jesualdo Ferreira, esperava-se quiçá, apenas uma alteração no onze inicial com a entrada de Cissokho para a titularidade… assim se esperava, assim se veio a confirmar.

Era esperado um jogo com grau de dificuldade máxima para os Dragões, o que se veio a confirmar rapidamente com um inicio de jogo marcado claramente por um ascendente (natural) por parte do SC Braga, que conseguiu encostar os azuis à sua defensiva, criando algumas oportunidades de golo.

Fruto desta intensidade arsenalista, o FC Porto sentia muito dificuldades em estabilizar o seu jogo, com um futebol muito desligado entre os sectores, sendo até obrigado a praticar um futebol demasiado directo que pouco ou nenhum perigo criava.

Com o passar do tempo e a pressão dos da casa a baixar, por consequência inerente, o FC Porto começou a ter mais posse de bola, conseguindo ao mesmo tempo, controlar as operações no meio do campo, aparecendo nesta altura um Hulk em grande plano de destaque que com as suas arrancadas que são já uma imagem de marca, colocava a defensiva adversária em sentido.

E foi num destes lances protagonizados pelo próprio que o FC Porto chegou ao golo. Conseguido chegar à linha de fundo pelo lado esquerdo, cruza para o lado contrário apanhando Fucile no caminho que devolve a bola para a mesma zona, com Hulk a assistir Cristian Rodriguez de cabeça que depois de ajeitar a bola, remata para o primeiro golo da partida.

No seguimento deste lance, a toada da partida manteve-se com o FC Porto claramente por cima no jogo, continuando a criar oportunidades de golo para alargar a vantagem. Até que aos 31 minutos, depois de um erro crasso do central arsenalista, Moisés, deixa a bola à mercê de Lisandro que isolado frente a Eduardo, aumentou a vantagem para o FC Porto, colocando a partida agora em 0-2.

Até ao intervalo, poucos mais lances de perigo aconteceram, não sem que o FC Porto continuasse a ser mais objectivo, perigoso e eficaz do que os da casa.

Com uma vantagem de 2 golos na entrada para os segundos 45 minutos, não deixava de ser natural que o FC Porto procurasse na segunda metade, gerir o ritmo de jogo e ao mesmo tempo, tentar controlar qualquer investida arsenalista.

Nesta altura, destaque para uma grande jogada individual de Cissokho que tendo ultrapassado 4 adversários sempre com a bola colada aos pés, oferece o golo a Lisandro em bandeja d’oiro… não contando era com um falhanço clamoroso deste que com a baliza escancarada, enviou a bola para fora.

Depois desse lance, apenas a 15 minutos do final do jogo voltou a ocorrer frisson numa das áreas. Orlando Sá, avançado dos arsenalistas, deixou que Helton brilhasse numa excelente defesa.

Neste período, nota de destaque para 3 lances duvidosos na área azul-e-branca… no primeiro, Alain não aguentou a pressão de Cissokho, deixando-se cair já dentro da área (grupo, digo eu!)… no seguinte, Meyong tenta fazer uma chapelada a Helton, mas como a bola foi num sentido contrário, espera nitidamente o contacto de Hélton para se estatelar (grupo, digo eu!)… por fim, um cruzamento na linha que leva a bola a embater supostamente no braço de Guarin (será? ainda aguardo um plano televisivo que esclareça a minha dúvida).

Fim do jogo, 3 pontos conquistados, liderança isolada no final da primeira volta, o que já acontece pelo 4º ano consecutivo… e a azia alheia que vai aumentar e de que maneira por estes próximos dias… vai uma aposta? o que vale, é que não os ouço, não quero ouvir, nem tão pouco estou sequer interessado em ouvir. É deixá-los falar… sozinhos!!

53 comentários:

  1. Falta???Já começa a roubalheira!!!

    ResponderEliminar
  2. GOLOOOOOOOOOOOOOOOOO FCPORTO!

    SPBraga 0-1 FCPorto

    ResponderEliminar
  3. É foi golo,mas os comentadeiros da
    smerda tv ficaram com azia!

    ResponderEliminar
  4. golooooooooooooooo

    SPBraga 0-2 FCPorto

    ResponderEliminar
  5. GOOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    Chupem a 2ª!

    E pros comentadores, que teimam em ignorar os sábios conselhos de quem sabe, o 1º golo é fora-de-jogo! Dasse! Gente burra!

    Custa, mas pra próxima coloquem vaselina...

    A caminho do 1º lugar!

    ResponderEliminar
  6. Oh amigo Paulo Pereira,não é comentadores que se diz!É comentadeiros!!!

    ResponderEliminar
  7. estes comentadores realmente....
    Bem e já devia ser 3! Tomás Costa marcou e o árbitro não assinalou..

    ResponderEliminar
  8. grande Cissokho

    alguém viu as fintas dele?

    ResponderEliminar
  9. Dsse...

    Golos incríveis desperdiçados. Tomas Costa. Lisandro. Hoje era para a goleada.

    Fantástica jogada de Cissokho, a reter.

    ps: E alguém, munido de um pingo de inteligência e sabendo o que está em jogo, que avise os jogadores do Porto mais influentes para não entrarem em picardias, como esta do Hulk com Mateus.

    Faltam duas jornadas para receber a corja e não me admira que alguém leve com um vermelho, caído do céu. Cautela nunca fez mal a ninguém.

    "Eles andam aí"

    ResponderEliminar
  10. Penaltys vistos pelos comentadores da TV, favoráveis ao Braga, já devem ser uns 6!

    Espantoso que se diga que Guarin corta a bola com o braço, não havendo UMA ÚNICA imagem que permita aferir isso!

    Kompensan é recomendável!

    ps: Não invalida o facto de o Porto ter recuado PERIGOSAMENTE nesta 2ª parte, sofrendo de forma desnecessária um assédio arsenalista.

    ResponderEliminar
  11. bem o cissokho fez ali uma jogada em q passou por 4!!
    Ganhámos e tudo voltou ao normal. o NOSSO 1º lugar.

    ResponderEliminar
  12. Já está. Grande coragem, raça, mística, enfim, Porto!

    parabéns Dragões!

    ResponderEliminar
  13. DEIXA OS MANATAS FALAR QUE ELES ATÉ TRABALHARAM TODOS P'RA NÓS E NO APROVEITAR É Q VAI O GANHO! 1ºs!
    AGORA ESTAMOS DE 1ºs, NO NOSSO SITIO !!! AH POIS É !!!

    ResponderEliminar
  14. Final da primeira volta.

    O verdadeiro CAMPEÃO DE INVERNO:

    FC PORTO

    ResponderEliminar
  15. vitoria justissima grande 1 parte do FCPORTO que soube sofrer quando foi necessario, e segurar o jogo na 2 parte, recuando talvez em demasia e ate podiamos ter marcado o 3 golo (tomas costa e lisandro) que viria a acabar com o jogo. Grande jogo de equipa. cissoko nao é um grande defesa esquerdo mas faz toda a diferrença jogar com um defesa esquerdo que tem PÉ ESQUERDO.
    FORÇA FCPORTO
    A CAMINHO DO TETRA

    ResponderEliminar
  16. sinceramente parece-me fora de jogo o 1º golo do FCPorto.

    Alguém me pode dizer se ao ser um passe atrasado é considerado fora de jogo à mesma, uma vez que o jogador beneficia de posição irregular?

    ResponderEliminar
  17. Estamos no nosso lugar !!!!!

    Vamos ver o que os ( comentadores ) de MERDA vão dizer.

    Vamos comer pasteis de Belém para comemorar .!!!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  18. Obviamente que estava fora-de-jogo. Temos também que reconhecer quando somos beneficiados pelos árbitros. Apesar do golo do Tomás Costa ter sido mal anulado, aquele do Hulk abriu o jogo. Umas vezes somos prejudicados, noutras beneficiados...

    ResponderEliminar
  19. Blue,

    Vê o e-mail e actualiza os resultados. Está na altura de pormos os nossos lá em cima.

    ResponderEliminar
  20. O primeiro golo é um fora-de-jogo clarissimo, mas o que jogamos justifica a vitoria. Não houve penalti nenhum a favor do braga por marcar, por isso teria ficado 1-0 o que ia dar ao mesmo.

    ResponderEliminar
  21. nao nao teria, pois o Hulk tem um à frente, então nao se percebe bem, e o tomás costa marcou e tenho duvidas se não era golo..

    ResponderEliminar
  22. o Jesualdo Ferreira chegou às entrevistas rápidas, não gostou da pergunta e foi-se embora! hehehe

    ResponderEliminar
  23. Não que isso seja importante para o F.C.Porto ou para os portistas, mas porque é a verdade, por muito que custe à máquina de propaganda vermelha. O Campeão de Inverno, em todos os países onde o futebol é rei - Alemanha, França, Itália, Inglaterra ou Espanha -, é a equipa que chega ao fim da primeira volta em 1º lugar.

    Depois de quinze minutos muito fortes do Braga, o F.C.Porto reagiu e reagiu, porque Hulk, o incrível Hulk, começou a espalhar o terror na defesa arsenalista e permitiu ao Tricampeão, respirar, melhorar, subir no terreno, pressionar e, embora contra a corrente do jogo, marcar. Depois as melhorias foram-se acentuando e num período de desorientação do Braga, aconteceu o dois a zero e também o três a zero, mas que não valeu.
    Na segunda-metade, com a equipa bracarense a arriscar tudo, podia o F.C.Porto aproveitar melhor os espaços para matar o jogo, mas T.Costa e Lisandro, perdulários, falharam de baliza aberta.

    O árbitro errou em validar o primeiro golo do F.C.Porto e pareceu-me, ao invalidar o golo do T.Costa. Sobre os penaltis que a propaganda reclama, mesmo vendo várias vezes as repetições, fico com muitas dúvidas que tenham existido.

    Resumindo: vitória justa num campo difícil e contra uma grande equipa. Que sejamos capazes de conservar a liderança até ao fim, é o desejo de todo o Universo portista.

    Muito bem o Jesualdo nas entrevistas rápidas.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  24. q aconteceu ao rodriguez?

    ResponderEliminar
  25. No Jogo, os analistas da arbitragem com destaque para o Coroado validam o golo do Tomás Costa.
    Mas os Goebbels - ministro nazi da propaganda - da comunicação social só veem para onde lhes apetece...Boa resposta do Prof.
    Boa vitória, podia ter sido goleda.
    Tabém acho que Guarim faz penalti embora escusado.
    Viva o FCP.

    ResponderEliminar
  26. O Coroado tem tanta credibilidade como a puta da Carolina Salgado...
    Vê penalty sobre Alan, mas não vêo penalty cometido por Reyes...

    ResponderEliminar
  27. como diz o velho Poncio: "É tudo uma questão de intensidade".
    Não há penalty sobre Meyong. E é impossível dizer em que parte do corpo toca a bola em Guarin.
    Numa de conspiração, já começo a acreditar que esta arbitragem foi encomendada. Os abutres da CS precisavam de uma coisa destas. O delgadito da Abola voltou a falar do AD...

    ResponderEliminar
  28. Ontem gostei do que vi, de tudo. Gostei de ver os nossos laterais a subir no jogo e a desiquilibrar lá na frente, estiveram bem o Fucile e o Cissokho. Gostei da solidez no meio campoa defender e a ligar o ataque, a rapidez.

    E o Hulk, a próxima grande transferencia do F.C.P. ? Esteve fabuloso, quando arrancava com a bola parecia que nada o conseguia acompanhar, impressionante a capacidade deste jogador que está a aprender a jogar com a equipa mais do que aquilo que fazia no inicio do campeonato.

    Admito a irregularidade de posicao no 1°golo mas uma mao lava a outra, o nosso 3° era limpo! Quanto aos pseudo-penaltis, acho demasiada fantasia...

    Assim sim Porto, vejo o Tetra...

    ResponderEliminar
  29. Amigos PORTISTAS Boa Tarde:
    Assim já gosto mais Gostei da nossa coesão defensiva da forma comno facilmaente se transitava para o ataque parece-me que o Cissoko veio dar uma nova coesão na rectaguarda. Porque sem ela toda a equipa entrava em stress quando perdia a bola. Acho portanto que se melhorou bastante. Gostei tambem da forma como o nosso treinador falou para aquele comentadeiro da treta. Tambem assim se defende o colectivo.
    FORÇA PORTO
    276mqj

    ResponderEliminar
  30. Viva !

    Mais uma vitória mais uma alegria.

    Vi,ontem,aqui, o jogo em boas condições. Obrigado, Blue Boy.

    Eis as minhas considerações, atendendo-se a que nada percebo de futebol.

    Vitória justa do Porto.

    Questionantes os primeiros minutos em que o Porto deixa jogar o Braga à vontade. Em Madrid, tal apatia será suicidária.

    O primeiro golo do Porto é para mim válido. Paralelamente, achei imensa piada aos comentadores ( por uma vez liguei o som ) que diziam : Vamos esperar pelas imagens da câmera lateral. A que está colocada na esquerda ou na direita ? E porque não da câmera colateral, post lateral, subterranea ou aerea ?

    Tais comentários, aqui é igual, começam a saturar. São esses comentários que fazem fugir as pessoas do futebol. Que esses mesmos comentadores descem para o relvado e arbitrem !

    Qual câmera poderá dizer de quantos centrimetros a bola não vai de tras para a frente.

    No espirito do jogo, é uma grande jogada do Hulk. Os comentadores fariam melhor, se querem ,a curto prazo, continuar a guardar o ramo no qual estão sentados, em falar de futebol.

    Qual foi o comentador que falou da proeza da técnica do Hulk ? Qual foi o comentador que a explicou ?

    Qual foi o comentador capaz de explicar, claramente, porque é que foi fora de jogo. Aliás, estavam,inicialmente, hesitantes. Com a repetição ? Mas com qual câmera ? A lateral ou a outra ... ?

    De memória.

    Gostei do Helton. Pareceu seguro nas bolas aereas e teve uma excelente defesa reflexo.

    Gostei da defesa central do Porto e, em especial, do Rolando. Gostei muito do Fucile (sempre gostei). O Cisso pareceu-me bem a atacar, mas menos bem a defender.

    O meio campo pareceu-me um pouco inexistente. E nada segunda parte, por momentos, o Porto pareceu uma equipa de pontapé para a frente.

    Acho que o Hulk fez uma grande jogada. Todavia, teve um gesto completamente infeliz. Tem que aprender a se auto dominar. É pago também para isso ! Gestos como aquele que teve podem prejudicar o colectivo.

    Rodriguez marcou um golo e Lisandro igual. Nada a dizer. Embora, pelo que vi ontem, acho que o Lisandro anda um pouco perdido quando descai para a ala.

    Não faço ideia se Guarin faz penalti ou não. A imagem não dá para ver.

    Uma coisa é certa. O Porto foi superior ao Braga e a vitória daí decorre !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  31. Estão preocupados com o quê?
    Estamos em primeiro, porque somos bons, e mai nada!!!!!!!!!

    E eles que inventem o que quiserem, não tem capacidade para ganhar o campeonato,este tambem é nosso!!!!!!!!

    Bibó o Porto

    ResponderEliminar
  32. Meus caros amigos:
    Se no primeiro lance contestado -o lance do 1º golo- tenho dúvidas, porque não sei se o cruzamento é feito de trás para a frente ou o inverso, na primeira hipótese é fora de jogo, na segunda possibilidade nunca o poderá ser! E não adianta dizerem que está só ou tem adversários entre ele e a linha da baliza...O que conta é a posição do jogador que endossa a bola relativamente ao que a recebe e nada mais. -No caso do lance do presumível 3º Golo já não duvido que Tomás Costa está em completa posição legal para poder fazer o golo...O juiz de linha deu uma benesse ao Braga talvez por pensar que errou no lance do golo inicial. Quanto aos três supostos Penalties, tenho para mim que no lance do Alan há realmente um ligeiro agarrão do Cissoko ainda fora da área, mas o Bracarense deixa-se cair contrariando as Leis da Física -para a frente, quando o agarrrão o faria suster e tombar para trás- apenas para pretender iludir o árbitro e conseguir o Penaltie...
    No lance do Helton tudo acontece dentro da pequena área logo se houve qualquer contacto entre ele e Meyong só poderia ser falta do Bracarense...Isto se julgarmos correctos -Coroado- os comentários dos expert´s "comentadeiros" das semanas passadas...No último há um contacto do Guarin com a bola, se foi com a mão, o ombro ou com a camisa de baixo ninguém sabe...Nem a Televisão HD...A não ser o Coroado que tem um excelente "olho" para estas coisas!
    O importante meus caros, é que já os comemos e agora, depois de ver e ouvir todas as "desvergonhas" dos APVs, dos ROCs, dos RSs e quejandos, estou como o Blue, ide berrar para o Carv....!

    ResponderEliminar
  33. Já agora queria realçar a estratégia cínica do Prof...Chegou a roçar o brilhantismo, com o senão de exagerar nas substituições, tirando jogadores mais atacantes para colocar outros de pendor muito mais defensivo. Esteve muito bem a ler o jogo do Braga!
    Um abraço a todos!

    ResponderEliminar
  34. Foi um bom jogo, entramos adormecidos, mas depois consiguimos sacudir a pressão dos bracarenses, depois foi só matar o jogo com 2 golos, resultado jutissimo para este PORTO que é mais uma vez sem que se deie demasiada importancia campeao de inverno.
    Um abraço, http://varanda-do-dragao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  35. Excelente vitória, entusiasmante e justa. Foi dos jogos em que mais vibrei nos últimos tempos, até porque o Braga é um grande equipa e ganhar em sua casa por 2-0, da forma como o FC Porto fez não é para qualquer equipa.

    O Braga entrou muito forte, a pressionar alto e a retirar espaços aos jogadores portistas e nos primeiros 20 minutos sofremos um mau bocado. O Braga remeteu-nos à nossa defensiva e a pressão foi intensa, embora se deva dizer que as oportunidades que criaram, resultantes dessa pressão, não foram por aí além.

    O FC Porto, passados estes momentos mais complicados, reagiu e começou a subir no terreno, tendo sido Hulk a dar o mote com duas ou três arrancadas/dribles desequilibrantes. O brasileiro é, nesta altura, um jogador vital para a nossa forma de jogar poder produzir efeitos. A forma como ultrapassa adversários em velocidade é assombrosa.

    Acho que o FC Porto teve a sorte de marcar o golo quando o Braga não merecia, mas a sorte procura-se. O golo de Rodríguez, devemos todos reconhecer, é realmente precedido de fora-de-jogo de Hulk, algo que ficou claríssimo para mim logo na primeira repetição. Não interessa se a bola é passada para a frente, para trás ou para o lado. O que conta é a posição - adintada - de Hulk em relação à linha da bola no momento em que esta lhe é endossada. Mesmo que o passe seja feito para trás, se o jogador que recebe a bola estiver adiantado em relação à bola, é fora-de-jogo. É lamentável que comentadores televisivos de futebol não saibam as leis do jogo e precisem de ir perguntar ao intervalo a alguém que saiba. No entanto, há que dizer que o fora-de-jogo não foi escandaloso, ninguém protestou na hora e é um lance de difícil avaliação imediata. Não gosto de ganhar a beneficiar de erros, mas foi uma forma irónica e bastante saborosa de chegar ao primeiro lugar, depois de o Benfica ter sido beneficiado como foi nos últimos tempos. É fodido, não é??

    O FC Porto, a partir daqui mostrou classe e traquejo, verdadeiro estofo de campeão, controlando o jogo por completo (à excepção dos últimos 10 minutos em que o Braga voltou a forçar no ataque), marcando mais um e podendo ter feito, com maior serenidade, mais dois ou três.

    O golo anulado a Tomás Costa não tenho ainda bem a a certeza se é bem anulado ou não, até porque a TV, sem supresa, mostrou duas repetições e nada mais. Fiquei com a ideia que Tommy está à frente de Eduardo e, nesse caso, só há um defesa entre Tommy e a baliza, estando em posição irregular. Se Eduardo estiver na linha de Tommy então o golo foi mal invalidado. Terei de rever o lance, pois após o jogo, ainda não tive oportunidade de ver nenhum resumo.

    Quanto aos supostos penalties, no lance entre Cissokho (portentosa arrancada aquela, num jogo muito consistente deste jovem senegalês) e Alan não há falta nenhuma, o brasileiro sente a mão e atira-se para a piscina. O de Meyong é ridículo dizer-se que Helton fez falta. O de Guarín parece ser mão na bola, mas é duvidoso e nas duas imagens disponíveis na transmissão não é possível ver-se claramente onde bateu a bola. Ninguém pode afirmar que é penalty, pelo menos com as duas imagens que nos foram transmitidas, mas Paulo Catarro, cada vez mais imbecil, na RTP, foi rapidíssimo a dizer que era penalty, sem ter visto, com segurança, onde a bola bateu. É natural que, após a vergonha a que todos assistimos nos últimos tempos, se procurasse a todo o custo arranjar benefícios para o FC Porto, até porque já todos perceberam que, em futebol jogado, o Benfica não vai lá. A azia é grande e, perante a queda que se adivinha a todo o momento, há que arranjar bodes expiatórios, onde seja possível descarregar a frustração acumulada.

    O FC Porto está forte e, a continuar assim, será campeão. Somos melhores.

    ResponderEliminar
  36. Como diz o Bruno Pinto:

    É fodido não è?

    Queriam mamar sempre os mesmos?

    Inchem de raiva mouros!

    BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  37. Acabei agora de ver o Domingo Desportivo e há que reconhecer que o golo de Tommy é bem invalidado, confirma-se que só há um defesa entre Tommy e a linha de baliza, Eduardo está atrás, logo há fora-de-jogo.

    De resto, reafirmo o que disse antes em relação aos supostos penalties. Há ainda que dizer que Cruz dos Santos é um dos maiores imbecis que me lembro a comentar arbitragens, devia ganhar vergonha! Diz o gajo, a propósito do lance de Cissokho e Alan, que há duas faltas, uma fora e outra dentro da área e que foi penalty. Diz ele que Cissokho puxa, deixa de puxar e depois agarra. É verdade que agora as regras mudaram e que a falta agora deve ser assinalada onde termina. Mas isto é se for uma só falta, ou seja, se for sempre a mesma falta. Se o imbecil diz que há duas faltas, então não é a primeira que tem de ser marcada, a tal fora da área?? Isto é só um dos exemplos da imbecilidade deste prosonagem a comentar os lances do Braga-FC Porto e do Belenenses-Benfica. Ajuízou tudo contra o FC Porto e tudo a favor do Benfica. Ai, ai, estes patetas parciais...

    ResponderEliminar
  38. tambem ouvi o cruz dos santos um pefeito anormal, ele ainda é do tempo do salazar temos que lhe dar um desconto. no golo do tomas costa e verdade que na tv conseguimos ver os 5 centimetros que o colocam fora de jogo neste lance o assistente teve olho de "aguia".

    ResponderEliminar
  39. Estive em Braga e gostei muito do
    nosso FCPORTO!Demonstra-mos raça e
    atitude,e assim ninguém nos agarra!
    Primeiros,por mérito próprio!E as
    coisas a correrem normalmente já
    tinhamos 7/8 pontos de avanço!
    Mas...Adiante que vem ai o Leixões
    na 4ª e os pasteis do Pacheco no
    domingo...!!!

    CONTRA TUDO E CONTRA TODOS

    ResponderEliminar
  40. Bem roubadinho!!

    ResponderEliminar
  41. Óh nnabo anónimo !
    Jogas contra quem na 4ªfeira ?

    Bem me parecia ...

    ResponderEliminar
  42. O Calabote lança o aviso, confirmem no blog do calabote:

    «Jogo do ano

    O jogo do ano vai ser o de domingo no Restelo. O Calabote sabe da nomeação perigosa que vai sair da sede da Liga de Clubes esta semana. É que esse jogo do Restelo entre azuis de Lisboa e do Porto antecede a visita do clube dos 6 milhões ao Dragão. E, para que o ambiente seja escaldante é preciso ter em atenção 3 nomes, Fucile, Lisandro e Hulk. Este trio tem 4 amarelos e está à beira da suspensão. Eu se fosse o treinador do Porto obrigava-os a jogar de boca fechada e com pantufas. É que o árbitro nomeado vai ter os ouvidos e os olhos bem atentos. Cuidado, que há quem esteja a resolver a coisa pelo outro lado!»

    http://inocencio-calabote.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  43. Pele no Portsmouth por empréstimo

    ResponderEliminar
  44. Luis Sobral (maisfutebol.iol.pt)

    A primeira volta termina como muitas outras, nas últimas épocas: com o F.C. Porto na frente. O que faz sentido.

    É o clube mais tranquilo, que menos erros comete e onde se lida melhor com os maus momentos. O facto de ter ganho muitas vezes nas últimas épocas permitiu-lhe arrecadar dinheiro que tem aplicado razoavelmente bem. Quer dizer, podia ter gasto menos e em jogadores mais capazes. Mas as boas decisões são mais do que as más, o que não se pode dizer dos rivais. Sobretudo os que moram na Luz.

    Nem se pode dizer que o F.C. Porto se limita a fazer o óbvio.

    Esta época, por exemplo, contratou um defesa central ao Belenenses. Internacional sub-21, Rolando estava no mercado. Jesualdo escolheu-o, deu-lhe a titularidade e aguentou-o mesmo quando nem tudo estava a decorrer como previsto.

    Também esta época, contratou um ilustre desconhecido com um nome divertido. Hulk chegou e percebeu-se logo que era diferente de todos. Tão diferente que não podia jogar. Não parecia saber fazê-lo, pelo menos de forma colectiva. Melhorou muito nos últimos dois, três meses e é evidente que isso só pode ser resultado do trabalho do treinador. Hoje Hulk é fundamental e uma das armas do campeão nacional.

    Ainda esta época, o F.C. Porto recuperou um jovem que tinha emprestado ao Estrela da Amadora. Fernando chegou, precisou de tempo, mas está a crescer e já se fala muito menos em Paulo Assunção.

    Por último, Rodríguez. É sempre arriscado ir buscar jogadores aos rivais. O F.C. Porto fê-lo. O uruguaio esteve em todos os jogos e já leva cinco golos, muitos deles essenciais para as últimas vitórias. Quando afirmei, na pré-temporada, que seria uma das figuras do campeonato isso valeu-me críticas de leitores que gostam mais do Benfica do que de futebol. Não tinham razão, está à vista.

    O campeão chega ao final da primeira volta mais complicada dos últimos anos em primeiro lugar. E isso só pode ser mérito, antes de todos, de Jesualdo Ferreira e de quem o apoia com firmeza (como o director do futebol do clube, Antero Henrique). Claro que dizer isto não significa afirmar que este F.C. Porto é hoje tão forte como o da época passada. Não é, como se viu este sábado em Braga. E se calhar não chegará a sê-lo nos próximos meses. Mas olhando para Benfica e Sporting, será preciso? A segunda volta o dirá.

    P.S. : Por falar em decisões arriscadas, Cissokho entrou bem em Braga. O que não apaga um dos erros mais grosseiros dos últimos tempos, a contratação de Benítez. Nem a incapacidade para lidar com o processo Adriano, por exemplo.

    ResponderEliminar
  45. A ter em atenção:
    A arbitragem do braga deixou-nos pendurados...
    Lisandro já tinha 4, agora temos dois outros fundamentais à bica: Hulk e Fucile...
    Já perceberam que podemos perder 3 jogadores para o embate com os lampiões?

    ResponderEliminar
  46. Kosta:

    Já tinha referido isso, o Porto tem q ter mt cuidado nesse jogo de belém mas também nos possiveis vermelhos do jogo de quarta...

    «O João? Pode ser o João!

    Nos tempos em que só se falava de apitos dourados, houve um telefonema do Orelhas ao major contestando as nomeações. E todos se recordam que essa conversa, apesar de grave, não foi levada em conta pela tão «competente» MJM. Entre outras coisas o Dumbo dos pneus contestava vários árbitros mas não teve problemas em admitir dois deles nos jogos dos encarnados, os seus preferidos, Paraty e João Ferreira. Ora, o 1º continua a prestar serviço aos lampiões comentando no Domingo Desportivo do ressabiado Carlos Daniel. Já o 2º esteve nas Arábias mas é reforço de inverno para Vítor Pereira. João Ferreira era o tal que Vieira gostava: «O João, ah o João pode ser, sim senhor, pode ser o João». E é mesmo o João que vai apitar o jogo de quarta para a Taça, entre duas equipas do Porto (FCP e Leixões) apitadas então por um árbitro de Setúbal, confesso Benfiquista e um dos protegidos pelo Dumbo, o mesmo que em 2005, no ano do último título lampião expulsou McCarthy em Alvalade por se sentar nas costas de Rui Jorge...»

    ResponderEliminar
  47. É bom lembrar que o Lisandro já tem 4 amarelos deste outubro... a ver vamos...

    ResponderEliminar
  48. PELÉ:

    Sou dos que acho este jovem internacional português um jogador cheio de qualidades e com um potencial superior ao de Fernando, sobretudo ao nível do passe. Com um Pelé ao melhor nível, penso que a posição de 'trinco' seria executada com melhor qualidade. No entanto, o Fernando tem-se exibido a um excelente nível e Jesualdo parece depositar nele uma confiança ilimitada, sendo perfeitamente compreensível a sua opção pelo brasileiro em detrimento de Pelé.

    A ideia que fica é que Pelé não é um grande profissional, tem uma vida pouco compatível com a de jogador de futebol, nomedamente do FC Porto. Além disso, parece-me que nunca terá aceite muito bem não ser primeira opção e que a sua atitude nos treinos não era a melhor. Não sei se é verdade ou não, mas é a ideia que me dá. Acho que era pouco humilde (humildade que Fernando tem de sobra), achava-se uma vedeta e em vez de lutar por um lugar, penso que andava aziado e não pensava colectivamente. Num dos jogos da Taça da Liga em casa, penso que com o Setúbal, não apreciei a sua atitude no jogo, pareceu-me desinteressado. Repito, não tenho dados concretos mas é a ideia que me ficou.

    Por isso, penso que este empréstimo é uma boa solução, pelo menos nesta fase. A opção de compra também me parece ajustada.

    ResponderEliminar
  49. Quase que o objectivo foi conseguido... levar o nome do FC Porto para a vergonha dos últimos tempos a sul do Douro.

    Digo quase, porque ainda não o conseguiram... mas é bom estarmos atentos porque estão mortinhos por encontrar um bode espiatório para justificar as promessas que mais uma vez, se irão esfumar num ápice... mantendo-os ligados à máquina por uma questão de sobrevivência apenas e só, vegetativa.

    Ahhh, e muito cuidado com o jogo em Belém... os "amarelos" são um perigo mais que iminente... muita atenção ao perigo que dali poderá advir para o jogo seguinte com os GAYvotas.

    ResponderEliminar