28 janeiro, 2009

Quartos de final... tempo de ganhar !!!

Tendencialmente, cria-se-me certa confusão pensar que o tempo é unicamente progressivo e não regressivo. Se o certo é que o espaço se altere consoante o meio em que nos encontramos, não deixo de ter para mim, que a evolução resulta de um processo de contrastes temporais, onde caminhar para o futuro passa por recuar subtilmente no passado.

Confusos!?! Desgastados?!?!... com este bombardeamento de tão complexo e invulgar conteúdo filosófico, afinal onde raio entram os Dragões e o Leixões nesta história toda!?!!!?

Há quem diga que o tempo tudo apaga, outros há que se refugiam numa de com o tempo tudo muda, muitos ambicionam que o tempo volte para trás, havendo sempre quem tenha receio de ver repetidos tempos antigos, complementar a tudo isto os Dejá Vu e a firme certeza que para progredir é preciso aprender com os erros do passado.

Hoje, o tempo é de Taça. Alguns prefeririam avançar no mesmo e ver a contenda como sendo a da final, nada que o percurso de ambos os conjuntos na prova até ao momento não pudesse objectivar, seria o repetir do ano 60/61, e ver repetidas estórias e histórias de tão ancestrais rivalidades desses tempos idos.

Bem mais próximo no tempo, está ainda bem presente o duelo para a Liga Sagres frente ao emblema Leixonense. É tempo de ver o que o tempo mudou, sendo que as diferenças não morrem no simples facto de os jogos se prenderem em características de competições tão diferentes.

Aceite-se o desafio e procurem-se as diferenças… do Leixões, já sabemos ser um opositor forjado às mão de um técnico experiente, matreiro e astuto, onde o rigor táctico e o arreganho na disputa de cada lance é consonante com a empatia que a sua mole adepta lhes transmite. Gente causticada pelas agruras do Mar, mas que tal e qual o centro nevrálgico do meio campo leixonense, faz das fraquezas força imensa, manietando cada investida adversária, Bruno China e Roberto Souza são só dois dos melhores exemplos e braços dessa camisa-de-forças que espartilha e estrangula o futebol ofensivo do opositor.

Aquando da visita ao Dragão, os do Mar tinham para além do assinalável bom futebol, um ataque relativamente realizador e um registo apreciável de triunfos fora de casa. Três meses volvidos, os comandados de José Mota denotam incapacidade concretizadora conhecendo como resultado mais corriqueiro a divisão de pontos, salvando-se a honra da boa organização defensiva onde Beto é o maior destaque como obstáculo aos intentos dos aríetes contrários.

Por essa altura da época, Wesley e Braga eram cabeças de cartaz. Hoje, o onze do técnico rubro-branco traduz naturais alterações quase todas provocadas pelo esforço estóico que o grupo vai fazendo para se confirmar como surpresa da época em curso. O tempo não perdoa e vai fazendo mossa. Assim, Braga e Vasco Fernandes são baixas por lesão para o jogo dos 1/4 de final.

Time is Money. Em Matosinhos, o tempo foi de fazer contas à vida e como tal Wesley é outra das ausências notadas, ele que já falhará a visita ao Dragão para a Liga. Predicado importante que transparece deste Leixões é o da velha sapiência de saber esperar e não desesperar no tempo, para os menos informados a turma matosinhense precisou sempre de 120 minutos ou mais para levar de vencidos os seus contendores nas 3 eliminatórias anteriores, os “encornados”, a corja descobriu rapidamente que depressa e bem há pouco quem.

Bem vistas as coisas, só com o passar do tempo de jogo no Dragão se poderão aferir das verdadeiras diferenças entre o tempo de agora e o de outrora, (25 de Outubro, aquando da 1ª volta da Liga Sagres), sendo certo que imutável permanecerá a dinâmica de grupo, a competência colectiva leixonense, onde e apesar do menor eloquente momento de elan, a vontade férrea de ganhar e a de repetir façanha por parte dos jogadores estará presente como obstáculo maior aos intentos dos Dragões.

O desenho táctico não andará muito longe do apresentado então a contar para o campeonato, a intenção será refrear ao máximo as intenções e o golo portista, apesar da estrutura de jogo de José Mota sempre pretender discutir o jogo palmo a palmo, as incumbências do superpovoamento da zona intermédia estarão bem presentes, não faltarão sobressaltos adstritos aos envolvimentos pelas laterais onde a presença constante de 2 alas, (Diogo Valente e Zé Manuel), bem abertos é ponto fulcral no momento ofensivo, sem uma referência na área, o futebol leixonense vive muito da apetência que os médios têm para aparecer na 2ª vaga e alvejar a baliza contrária de meia distância.

Quem também invoca o tempo como aliado é Jesualdo, ainda mal refeito do assalto à liderança consumada nessa vitória forasteira, o que mais era audível no discurso do timoneiro azul e branco era a palavra tempo... tempo para crescer, tempo para ganhar rotinas e competências organizacionais.

O tempo parece querer dar-lhe razão, depois de um tempo em que para alem da amálgama de erros, onde a cada passo caminhava para o precipício, onde de forma insidiosa roçava o estado Amorfo, Descrente, Abúlico e de Apatia incomensurável, veio um dia, um segundo de Lucho, e o tempo tudo levou!!!!

Vinte e Oito de Janeiro... o futuro da Taça joga-se aqui e agora. Este é mais um dos desafios de um eleante ciclo de elevado calibre competitivo, apesar de a cada jogo se notarem as diferenças entre o Fc Porto de inicio de época e este que se vêm apresentado. O tempo provou as carências no lugar de defesa esquerdo, Jesualdo parece apostado em regressar ao passado, só assim se justificando que nem Sapunaru nem Cissokho sejam opções para o confronto na Taça Millennium.

Quem também pediu messes ao tempo foram Hulk, Rodriguez e Fernando, cada qual à sua maneira, fez do precioso tempo de utilização, pedra de toque para melhorar os índices de rendimento pessoal. É quase certo que destas 3 unidades, só o incrível deverá aparecer como titular neste confronto, aumentando desta forma o grau de dificuldade para os Dragões.

A fase adiantada da prova não costuma ser concordante com teorias de rotatividade, o professor vê-se na contingência de preconizar algumas alterações não sendo seu timbre fugir muito ao modelo por si idealizado. A lesão de Fernando abre espaço a um lugar que tem tido dono, Rodriguez está em dúvida, o que pode atirar o professor para o plano alternativo.

Confesso que gostei de ver em Braga o Porto em 4x4x2, com Lucho a subir a sua performance, o duo da frente sente-se dinâmico suficiente para recepcionar os passes de ruptura que “el comandante” giza.

Os Dragões na cidade dos arcebispos revelaram uma faceta pouco vista por terras Lusas, não sei se é menos ou mais atractivo a verdade é que a estrutura aproximou Lisandro do interior da área, lugar onde é mais letal, potenciou a explosividade das transições e o reforçar de uma característica que ainda não tinha sentido no decurso da época, a robustez, solidez e segurança defensiva.

A época segue cronologicamente o queimar de etapas, como tal a exigência aumenta e a fase corrente da prova rainha do nosso futebol obedece a rígida regra de que quem perde não tem direito a nova oportunidade, é tempo de a considerar um objectivo prioritário, assim espero um Porto melhor e mais capaz sem lugar a insipidez ofensiva que tem sido apanágio dos últimos jogos em casa.

Já dizia Jean de la Fontaine, “Não adianta correr, é preciso partir a tempo”, e o tempo é de partir, porque o Dragão sabe sempre o lugar certo para onde ir… o Jamor espera por nós.

LISTA DE CONVOCADOS
Guarda-redes: Nuno e Ventura.
Defesas: Benitez, Bruno Alves, Fucile, Pedro Emanuel, Rolando e Stepanov.
Médios: Bolatti, Guarín, Lucho, Raul Meireles e Tomás Costa.
Avançados: Cristian Rodriguez, Farias, Hulk, Lisandro e Mariano Gonzalez

9 comentários:

  1. Mister JESUALDO:

    Nada de mais poupanças para logo, já chegam os titulares q ficaram de fora. É jogar para ganhar, mais nada. E, com os melhores!

    ResponderEliminar
  2. Fácil não será... mas dificilimo tb não o imagino.

    Direi apenas que os estados de espirito na actualidade são bem diferentes entre os oponentes... se o FC Porto está em alta, com nitida e clara subida de produção dos ritmos e clareza de jogo... os de Matosinhos estão já numa fase de ter esvaziado o efeito surpresa e em claro decréscimo de produção, onde na actualidade, são uns perfeitos "empatas" em tudo o que é lado, esperando-se que mais logo, no Dragão, desta vez, levem no saco as que ainda lhes devemos do último jogo.

    Quanto a poupanças, estas já começaram na convocatória, mas mal, muito mal do FC Porto se estivesse à espera de se queixar da ausência d'um Helton, d'um Cissokho (acabadinho de chegar), d'um Fernando ou d'um CR10... os que lá estão, não fazem mais do que a obrigação jogar com alma, raça e crença... e ganhar!!!

    Não faço por menos... nem tão pouco admito menos que isto, para além de termos contas a saldar com estes «bébés de Matosinhos».

    A caminho do Estádio Municipal de Oeiras, a Bitória... exige-se!!!

    ResponderEliminar
  3. Sim, sem dúvida, hoje o jogo é para ganhar!
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. A Taça de Portugal é um claro objectivo da época e para mais agora, que somos os favoritos - as finais contra os rivais de Lisboa, no Jamor, são sempre desvantagens para o F.C.Porto. Não vai ser fácil e a história dos confrontos com o Leixões na Taça - já nos ganharam uma final no estádio das Antas - não é muito simpática para o F.C.Porto, mas temos de ganhar. PAra ganhar é preciso dar tudo, pois apesar do Leixões não estar tão forte como há tempos atrás, temos de levar em conta que as equipas de Mota nunca se rendem.

    Marcar cedo e obrigar o adversário a sair para jogar é a solução.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Todos os jogos do F C PORTO são para GANHAR !!!!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Que consigam a vitória e a dediquem à Sónia Araújo, hoje tão mal tratada por um grupo de "Marretas" Leixonenses...O mais velho era Sportinguista e Leixonense!...O mais conversador da treta, devia ser Boavisteiro/Benfiquista e...Leixonense!

    ResponderEliminar
  7. liga intercalar (acabou agora)

    fcp-2-feirense-2

    golos de tarik e sérgio oliveira(juvenil)

    ResponderEliminar
  8. É mesmo para ganhar...e por vários motivos!

    Desde logo, por ficarmos 90 minutos mais perto de visitar novamente o (arghhh) Jamor!

    Depois pk, com nova vitória, aumentamos claramente o consumo de ansiolíticos em muita da populaça deste País, jornalistas incluídos!

    Finalmente, pk seria uma vingança perfeita sobre as gentes de Matosinhos.

    A caminho das meias-finais, carago!

    ResponderEliminar