30 janeiro, 2009

Merece comentário?

    Depois de uma entrada em cena que dispensou aviso prévio, tempo agora para as apresentações: sou o Labaredas e estou pronto para soltar fogo sobre temas da actualidade que envolve o F.C. Porto. Os Portistas podem esperar chamas atentas e oportunas. E há muito desvario para «chamuscar».

    O calendário desportivo avança e o F.C. Porto permanece em quatro frentes competitivas. Contra tudo e contra todas… as opiniões. À míngua de argumentos para desdizer os feitos da nossa equipa, os comentadores apostam cada vez mais na falta de vergonha. É uma enxurrada patética.

    Diz hoje um senhor que costuma debitar conhecimento na rádio do Estado e que até alimenta um blog, que o Nuno Gomes devia vir ao Dragão de elmo e armadura para enfrentar Bruno Alves…

    Na TV igualmente paga pelos portugueses, a tal onde as dúvidas são transformadas em penáltis inequívocos, até os pivots estão preocupados com o facto de um treinador ter sido mais brando do que antes na análise ao jogo da sua equipa contra o F.C. Porto. Pudera, até ele ficou com dúvidas, ao contrário do que sucedera na reclamação anterior…

    Outros ainda, no ambiente cabo que os amantes da bola pagam religiosamente para alimentar o negócio, confundem isenção com fanatismo, dando amiúde a cara como anti-fãs do F.C. Porto numa rubrica de jornal desportivo…

    Também no cabo, há um comentador que consegue ser o único habitante do planeta a não ver motivo para grande penalidade num lance em que o jogador do Braga é arrancado pela raiz. Haverá jarra para tamanha falta de visão?

    De quem narra os jogos da Taça de Portugal nem vale a pena falar… Não há palavras para descrever ou tempo para dispensar a quem se entusiasma com «o grande futebol» dos adversários do F.C. Porto, estejam eles a jogar bem ou não…

    Enfim, o costume. Acicatado pelos sucessos do F.C. Porto e exacerbado pela pobreza de espírito.
fonte: fcporto.pt

26 comentários:

  1. Mais vale tarde que nunca. Mas espero que no futuro, seja mais concreto, na mesma linha do que foi na semana passada.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Vamos lá colocar os nomes nos BOIS:

    « senhor que costuma debitar conhecimento na rádio do Estado»

    ESTA é para José Nunes...

    «Na TV igualmente paga pelos portugueses, a tal onde as dúvidas são transformadas em penáltis inequívocos, até os pivots estão preocupados»

    ESTA é para Carlos Daniel.


    Quanto aos outros, devem estar a referir-se ao pobre cineasta, entre outros...

    ResponderEliminar
  3. Nomeação suspeita

    (blog do calabote)

    Duarte Gomes. É este o árbitro do Belém-Porto de domingo. O mesmo que esteve no Dragão no jogo com o Marítimo e conseguiu enervar toda a gente, até o seu motorista. Mas o receio pode advir também do seu fiscal de linha José Lima. Não me esquecerei nunca que este senhor evitou a eliminação do benfas na taça da liga no jogo da Amadora na época transacta. Um corte de cabeça ao minuto 89 foi interrompido 30 segundos depois por Duarte Gomes. Este prepara-se para apitar off-side ou outra coisa qualquer mas o seu bandeirinha (J.Lima) chama-o à parte. Meio envergonhado diz que foi corte com a mão. O árbitro marca penalty, Risada geral no estádio, inclusive nos jogadores encarnados. E assim, se construem vitórias «calabotianas»... Por outro lado há a questão dos 3 amarelados em risco, Fucile, Licha e Hulk, muito cuidado... Espero também que Rui Costa (não o empregado do túnel da Luz), árbitro do jogo da Luz (Benfas-Rio Ave), os tenha bem no sítio, não hesitando nos cartões a Maxi e ao Ovo Kinder, se o merecerem...

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente não percebo o porquê de dia após dia, gastarem tanto tempo a insurgirem-se contra os comentadores televisivos, jornalísticos, radiofónicos, estações de televisão, rádios e jornais. Sempre nos trataram dessa forma, e sempre nos tratarão assim. E no entanto, continuamos a ser aqueles que ganhamos mais títulos. Os outros, têm sempre mais páginas e minutos na comunicação social e não deixam de ser a desgraça do costume. Deixem estar as coisas como estão, que vão muito bem assim...

    ResponderEliminar
  5. O anónimo "Quem não se sente, não é filho de boa gente", tu lá sabes da tua vida, mas os Portistas em geral há muito que reclamam por uma resposta da SAD à Dragão!
    Para já peca por escassa. tou com receio que esta 1ª "LABAREDA" seja fogo de artifício, sol de pouca dura, Deus queira que me engane, que serei o primeiro tirar-lhes o chapéu por tais aguardadas atitudes.

    ResponderEliminar
  6. Eu gostava que este comentário fosse assinado.Assim não. O clube tem de reagir e tem de o fazer de uma forma vigorosa quer sobre o futebol (tirando o jogo de Braga tem sido sempre contra nós) quer sobre o andebol (vidé taça da liga) quer no básquete (2 jogos escandalosamente roubados contra os GAYvotas).

    É importante mostrar que o Porto não tem medo de ninguém chame-se Orelhas, Sócrates, Morgado, etc. O Porto é muito mais importante do que esses comentadores de pacotilha que já estamos habituados a ver nas televisões e rádios sejam elas do estado ou não. É por causa do Porto ganhar mais vezes do que os clubes da capital que temos Apitos Dourados, Platinis e outras palhaçadas que só servem para a nossa Justiça desviar as atenções do que é realmente importante para o país.

    Como já alguém disse: PARA QUE SERVE UM DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÂO? Será para colocar textos anónimos no site oficial do clube? Ou para fazer crónicas branqueadoras de resultados menos bons quando surgem?

    Este silêncio é absolutamente ensurdecedor!

    PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  7. Andrés Madrid no FCP e Bollatti no SCBraga.

    última hora

    ResponderEliminar
  8. Vila Pouca e Mr. Cosmos: eu desde pequena que me habituei a ver os assuntos do FCP a serem tratados dentro do clube. Era isso que nos distinguia dos demais (verdes e encarnados), que fez de nós o que somos hoje!
    Uma estrutura coesa e segura que permitiu ao FCP tornar-se o vencedor da maioria (laaaaaaaaaarga maioria) dos campeonatos dos últimos anos :)
    Não havia cá focos de destabilização por parte de elementos ligados ao Porto.
    O único que dizia o que tinha a dizer era o Presidente. Se na actualidade ele está impedito de tal, é uma questão de esperar tranquilamente.

    ResponderEliminar
  9. Lucho,

    Sabes quando se inicia a venda dos bilhetes para o jogo Atlético de Madrid - FCPorto?

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Heliantia, os assuntos do F.C.Porto, os problemas do F.C.Porto, continuam e devem continuar sempre, a ser tratados dentro do F.C.Porto, agora há momentos em que assuntos que não são exclusivos do F.C.Porto e têm a ver com as relações entre o F.C.porto e outras entidades: Liga, Federação, jornais, clubes adversários, etc.,que merecem uma reacção do clube.
    As coisas e isso ter de ser registado, estão a mudar e vão continuar a mudar, mas ninguém espere da parte do F.C.Porto o trauliteirismo, a demagogia e o populismo de outros clubes.

    Um pasarinho mandou-me um SMS a dizer que aquilo que o Lucho aqui colocou em comentário, era verdade. Será que ele não me está a enganar? Corto-lhe o pio se ele me enganar.

    Beijinho para Heliantia e abraços ao resto da malta.

    Blue, não sabes o que perdeste na quarta-feira.

    ResponderEliminar
  11. Vamos lá partir todos estes comentários já aqui deixados por partes:

    1. gostei e não gostei deste comentário no site oficial... gostei porque já é mais que hora de começar tb a levantar a voz para de dentro para fora... não gostei, apenas pq gostaria que o mesmo tivesse sido assinado.

    2. comungo totalmente da opinião do VilaPouca quando refere "As coisas e isso ter de ser registado, estão a mudar e vão continuar a mudar, mas ninguém espere da parte do F.C.Porto o trauliteirismo, a demagogia e o populismo de outros clubes."... tenho dito!!!

    3. por fim, se o zumzum das entradas e saídas se confirmar, (vide info do Lucho), 100% de acordo... aliás, rectifico para não permitir margem de erro: 101%.

    4. e já que estamos em marés de zumzuns, tb ainda hoje (e já pela 2ª vez!!!), um passarinho me falou numas supostas movimentações para a equipa técnica da próxima época, com a vinda de alguém que andou nos últimos tempos muito em voga numa cruzada sem quartel contra a arbitragem (ou será os árbitros? ou com o Presidente da Comissão de Arbitragem?)... a ser verdade, bem, já estou de pé atrás (mas oxalá me engane, ou porque não passa de uma mentira pegada ou porque terei que engolir mais tarde as palavras já aqui lançadas em jeito de antevisão).

    A ver vamos...

    ResponderEliminar
  12. AF

    nÃO sei qd colocam à venda...

    mas o jogo tb é só a 11/3(dragão)

    agora n sei se estás a falar da 1ª mão...em madrid...

    qt ao jogo de madrid a 24/2 tb ainda não estão à venda nem sei qd começa

    ResponderEliminar
  13. Vila Pouca:

    Pois, estou mesmo a imaginar a cena contigo por perto, tou mesmo eheheh... coitadito do probrezito invejoso, ridiculo e mediocre que levou concerteza bem com que contar para narrar um dia mais tarde aos netinhos :D

    Ninguém gravou a cena? daria um sketche (de 90 min) fabuloso para colocar no Youtube... iria concerteza bater todos os recordes de audiência :D

    ResponderEliminar
  14. sobre o andrés madrid...

    acho q o FCP faz aqui uma bela troca, é um jogador q aprecio muito... vem de algumas lesões mas o FCP n costuma dormir nesse aspecto.

    Muito bem.

    ResponderEliminar
  15. Serviço Público Portista:
    A.Madrid/F.C.Porto, bilhetes à venda a partir de amanhã às 10 horas. Cada pessoa tem direito ao máximo de 2 bilhetes, 1 por cada cartão, mas para os detentores de lugar anual.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  16. Que vergonha é esta do tal de Labaredas no nosso site??? um texto inteiro a falar do "menino" silvio. Ao ponto que isto chegou...sinceramente acho que isto é descer baixo e dar importancia a quem nao merece.Conheço quem conheça bem o menino Silvio, e o que posso dizer que ele conseguiu o queria, ser falado e ser motivo de guerra verbal com a naçao portista. Espero que o nosso mais que pobre departamento de comunicaçao reveja esta "pequenhez" chamada Labaredas

    Quanto ao Andre "roturas" Madrid, enfim nao comento, mas era sonho antigo do sr prof....veremos o que da...força e venha dai a vitoria no restelo

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  17. Ridículo!

    É o adjectivo que me vem à cabeça ao ler o pretenso comentário oficioso de defesa do Porto.

    Ridículo!

    Se era para isto, mais valia continuarem no silêncio que o Dragão 66 apelidou, e muito bem, de ensurdecedor.

    Convenhamos: o Porto não tem departamento de comunicação. Ponto. Não tem voz. Ponto.

    Aqui o debate pode incidir sobre se o referido silêncio é uma estratégia (se bem que não se perceba bem qual o resultado pretendido com a mesma) ou se é algo imposto por um departamento jurídico receoso até da própria sombra.

    Mas procurar defender um clube que é causticado diariamente na imprensa com um comunicado que nada diz, que não aponta nomes e que, mais importante, nem assinado está, é de uma confrangedora falta de ideias, para não lhe chamar outra coisa.

    A defesa do Porto continua a ser uma bandeira de muitos blogues, dispostos a altruisticamente se intrometerem numa guerra apenas munidos de uma arma: um amor incondicional pelas cores da nossa paixão!

    Se a essa defesa juntarmos os poucos opinion makers portistas que escrevem na imprensa escrita, vemos que os pratos da balança estão muito desiquilibrados.

    Desde o início do Apito Dourado que passamos a ser um saco de pancada, arvorado de sentimentos samaritanos, ouvindo e calando, ouvindo e calando...

    Mas isto, ainda por cima no site oficial, é patético. Exige-se mais! Existe uma obrigação moral de defender o clube, quando este é atacado. Mas defendê-lo sem medos, tibiezas ou receios. Com frontalidade. Dando a cara.

    Isto faz-me parecer os boatos insidiosos, lançados por gente cobarde, escondendo a mão que atira a pedra. Se foi o 1º número, espero que seja também o último.

    ResponderEliminar
  18. Labaredas de hoje à tarde

    A (falta de) coluna do senador

    A coluna de hoje do senador vermelho do jornal A Bola fez-me recordar uma frase paradigmática de uma referência do futebol nacional. «Felizmente o Benfica, pelo menos, nunca teve esse contratempo da arbitragem». Ouvi-a da boca de Mário Coluna, no Trio d’Ataque desta semana. Se o Cervan a tivesse escutado, muito provavelmente optaria por outro conteúdo para o texto de hoje. Assim, expôs-se ao ridículo. O costume…

    O Cervan é da Invicta, mas não deve ter brincado muito na rua. Devia estar permanente fechado em casa a decorar cartilhas políticas. Só assim o Labaredas compreende que não tenha sido influenciado pelos constantes festejos do Dragão ao longo dos últimos 30 anos. O F.C. Porto é, acima de tudo, o clube do 25 de Abril, o clube do Portugal livre que permite, por exemplo, que este cidadão tenha sido eleito para cargos políticos. Ainda não deu conta, caro Sílvio?

    Onde estaria o «menino» Sílvio nos regressos apoteóticos de Viena e Tóquio? Como terá conseguido ficar indiferente ao «caos» gerado pelos heróis de Sevilha e Gelsenkirchen? Estava a roer-se de inveja, não era?

    «Felizmente o Benfica, pelo menos, nunca teve esse contratempo da arbitragem». Mário Coluna, que o senador não viu jogar, como de resto também não assistiu a nenhuma vitória internacional do seu clube, foi grande. O senador é pequeno. Tão curto que chega ao ponto de colocar uma foto sua maior que o texto que assina na revista que dirige. Tanta vaidade, tanta azia, tanta cegueira…

    O F.C. Porto é o presente, o senador é o passado. O F.C. Porto ganha muito, o emblema do senador perde muito. Os Portistas andam felizes, os outros andam frustrados. «Está tudo tão habituado, que já ninguém estranha». Bem dito, caro Sílvio! Touché

    ResponderEliminar
  19. 17:03 - Futebol - FC Porto
    Andrés Madrid emprestado até ao final da época

    O argentino Andrés Madrid foi emprestado até ao final da época pelo Sporting de Braga ao FC Porto, que fica com opção de compra do passe, e é ainda hoje inscrito pelos “dragões” na Liga dos Campeões.

    Uma fonte do FC Porto adiantou à Agência Lusa que os campeões nacionais vão inscrever o médio na Liga dos Campeões de modo a poder defrontar o Atlético de Madrid nos oitavos-de-final, o que tem de ser feito até às 16:00 de hoje, mas não revelou o valor da opção de compra do seu passe.

    Andrés Madrid, que tem 27 anos e cumpria a sua quinta temporada no Sporting de Braga, após ter representado o clube argentino Gimnasia de La Plata, vai, assim, reencontrar o treinador Jesualdo Ferreira, que o orientou nas suas duas primeiras épocas no clube minhoto, em 2004/05 e 2005/06.

    O chamado mercado de transferências de Inverno encerra às 18:00 de segunda-feira.

    ResponderEliminar
  20. Meu caro Paulo, eu ao contrário de ti, não acho nada ridículo o Labaredas de hoje. Acho até muito bem que o site do F.C.Porto tenha respondido daquela forma contundente a um dirigente do Benfica.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  21. Vila Pouca,

    Opiniões. Cada um tem a sua.

    Mas apenas registo que a resposta, anónima claro está, seja dada a um mero escriba de jornal, quando se deixam passar em claro tantas inverdades e tantos atropelos ao clube.

    Volto a frisar: se esta é a forma encontrada de defender o clube de tantos ataques, acordaram tarde e usam um método pouco digno para um clube sério.

    As verdades, por mais contundentes que sejam, devem ser ditas com frontalidade, assumindo o que é dito, não usando subterfúgios mais próprios de maledicência anónima.

    ResponderEliminar
  22. Tribunal Constitucional considera ilegais as escutar no Apito Final...isto sim é uma grande noticia. Como sempre me disse o meu amigo Dr Manuel Costa Andrade tinhamos a razao do nosso lado nesta caso da validade das escutas

    Quanto ao gostarem ou nao do labaredas, quem gosta nao me surprende e quem nao gosta tambem nao me surpreende

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  23. Pessoalmente, penso que é a confirmação que o FC Porto se transformou num clube sem rosto. Longe vão os tempos de um presidente com um brilho nos olhos a defender com toda a garra um clube e uma região. Hoje, resta-nos isto. Calados faziam melhor figura. Estamos amarrados, amordaçados e a tentar atacar com atiradores-furtivos. Que imagem a nossa. Ai que saudades do nosso antigo e verdadeiro presidente, PINTO DA COSTA.

    ResponderEliminar
  24. Paulo, o Sílvio Cervan é dirigente do Benfica e seria dar-lhe uma importância, que ele não tem, se fosse um dirigente ou um responsável do F.C.Porto a dar-lhe troco. Assim quem lhe responde é alguém de um patamar diferente e chega.

    Mas é como dizes, cada um tem a sua opinião. Agora o que não sei e gostaria de saber da tua parte, é se o F.C.Porto devia ignorar o Cervan ou caso contrário, quem lhe devia responder.

    Mas como parece, pelos comentários que eu é que estou errado, humildemente peço desculpa e retiro o meu time de campo.

    ResponderEliminar
  25. Lá estás tu a utilizar uma argumentação falaciosa, Vila Pouca

    "Mas como parece, pelos comentários que eu é que estou errado, humildemente peço desculpa e retiro o meu time de campo."

    Eu disse-te que estavas errado? NÃO. Divergi apenas na opinião. Quando me utilizam essa argumentação é que eu fico seriamente lixado, a sério.

    Nunca pretendi fazer-me mais portista do que ninguém. Agora, sempre me habituei a ter opinião própria. Mesmo que ela colida contra a da maioria.

    Respondendo às tuas questões. Sim, eu sei que Silvio é dirigente do Benfas. Não foi nesse papel que ele escreveu o dito artigo. Assim sendo, ninguém lhe devia responder. Porque assim abrem precedentes. Respondem a este palhaço e não ao Rogério Alves, no mesmo jornal, porquè? Qual o criterio?

    E aos artigos devastadores do Cartaxana, ninguem responde? Qual o critério? Ou acham que este Silvio pateta é um adversário mais digno?

    E quanto aos ataques soezes sofridos nos últimos anos? Ninguém responde? Qual o critério?

    E, volto a frisar, a resposta num clube desta estirpe é dada COM CARA. COM NOME. Não de forma anónima, quase a medo, criando o estereotipo de gente rasteira, incapaz de defender os seus pontos de vista de forma válida.

    Existe um Departamento de Comunicação. Provavelmente, muito bem remunerados. E essa gente, com nome e rosto, é que deve fazer este papel. Com frontalidade. Sem medos.

    ResponderEliminar
  26. Paulo eu posso bem com as argumentações e tu sabes bem, agora o que eu noto é que quando os comentários tomam um determinado rumo há pessoas que aparecem logo e como eu não quero conversa...faço o que tenho a fazer, que é tirar o meu time de campo. O que é que isto tem de falacioso?

    Quanto ao portismo eu não tenho medidor.

    Um abraço

    ResponderEliminar