11 janeiro, 2009

Dragão prevenido... Vale por dois!!!!

Dizem os antigos que “por morrer uma andorinha, não acaba a Primavera”, o que eu desconhecia é que por se abaterem Gayvotas, se saldavam as contas com o Inverno.

Na verdade, sempre foi uma incógnita, perceber a correlação entre o reino das aves e alguns ditos populares, mas o inicio da semana teve o condão de pelo menos me fazer crer na habitual máxima, “Gayvotas em terra(das), tempestade no Mar (2ª circular)”.

Sob um auspicioso Sol de Inverno, volto a deparar-me com nova aparição do saber empirico. Ao folhear os pasquins cá do burgo, dou conta que a tabela da Liga Sagres volta a exibir a verdade do Futebol Português, numa clara alusão ao dito de que, “A verdade é como o Azeite, vem sempre ao de cima”, ou ainda "A mentira só dura enquanto a verdade não chega".

Empirismos à parte, aproveito ainda assim novo ditado popular, “Candeia que vai na frente, alumia duas vezes”, para lançar a antevisão do embate deste Domingo no anfiteatro do Dragão.

Aliado o estatuto de campeão ao topo da liga, os azuis e brancos recebem o moralizado Trofense, não fora a partida frente aos encornados, ter colocado os da Trofa nas bocas do mundo, dificilmente alguém ousaria perspectivar algo que não a vitória dos Dragões no penúltimo jogo da 1ª volta.

Depois de um inicio pouco auspicioso na Liga, que redundou mesmo em chicotada no seio do plantel, o recém promovido Trofense chega ao Dragão embalado quiçá por um dos maiores feitos da sua história, mais que a vitória, a nota de maior realce e que me empertiga o espírito é a competência de jogo demonstrada, alicerçados num bloco baixo com forte vertente combativa, mas de enorme expressividade no toque de bola das transições ofensivas, acredito que queiram repetir façanha.

Manuel Tulipa é o jovem técnico da equipa nortenha, também ele a dar os primeiros passos no escalão maior do nosso futebol, tem sob o seu comando uma equipa maioritariamente de trabalho, que tem paulatinamente vindo a ser retocada com o propósito vincado de obterem a manutenção.

Desenganem-se aqueles que pensam que a inexperiência habita o plantel da Trofa, muita da competência demonstrada reside mesmo na experiencia acumulada de algumas das unidades que vão subir ao relvado do Dragão.

Talvez para os mais desfasados com a realidade Trofense, Milton do Ó, Hugo Leal, Delfim, Pinheiro, Paulo Lopes, Areias ou Lipatin, sejam nomes como tantos outros, num conjunto onde inicialmente, Ricardo Nascimento e Zé do Gol eram os mais credenciados, acabando por rescindir mais ou menos amigavelmente, todos eles transportam no seu futebol qualidade suficiente para obrigar o Dragão a ter de suar.

Para muitos dos referenciados um jogo de reencontros, para outros o reavivar de memórias de outras lutas, e não esqueçamos que alguns deles têm mesmo no Dragão um opositor de gratas recordações. Mas se estes são os mais conhecidos na estratégia de Tulipa para o jogo de hoje, que não deve passar muito longe da arquitectada na semana passada, uma equipa agressiva, que calcorreia todos os metros quadrados sempre com especial incidência no encurtar de espaços na manobra do opositor, procurando defender bem e contra atacar ainda melhor, num registo de futebol geométrico, com grande sentido de passe, versando o altruísmo colectivo e provocando no adversário a sensação de desconforto pela não subserviência ao seu poderio.

O técnico do Trofense apesar do factor motivacional extra, tem uma forte contrariedade para o jogo de hoje, a lesão do habitual central Miguel Ângelo obriga a mudanças no eixo da defesa, não existindo ainda certezas quanto ao nome que vai fazer dupla com Valdomiro, de resto não se esperam grandes alterações ao onze apresentado na última jornada, apesar da recente contratação de um homem golo durante o decorrer da semana.

Em jeito de atalho de foice em seara alheia, enfatizo ainda para algumas unidades menos credenciadas mas que devem seguir com especial atenção, ainda que por razões diferentes, Paulinho, brasileiro e habitual lateral direito é bom tecnicamente e muito veloz no apoio ao ataque. Helder Barbosa pelo simples facto das suas raízes azuis, Reguila, homem da casa que transporta no seu querer o encarnar e o espírito que sempre estas equipas trazem aos palcos dos tradicionais grandes, por último Tiago Pinto, não por ser filho de quem é, mas por ter sido reconhecido pelo “senador”, como um possível bom reforço para a lateral esquerda Azul, o que de todo não me parece.

A 14ª jornada é para o FC Porto a possibilidade de após o desaire frente ao Leixões, confirmar a maturidade e a certeza de que aprende com os erros cometidos, o jogo frente aos da Trofa tem como ingredientes as habituais dificuldades que estas equipas encerram, mormente no que respeita à motivação dos jogadores da casa, o que não será muito crível até pelo simples facto de termos reassumido a liderança.

Numa semana que tinha tudo para ser especial, muito por culpa da pretensa presença de “El Pibe” nas bancadas do Dragão, acabou por ser abertura da janela do mercado de Inverno a dar um pouco de calor às conversas em torno dos azuis e brancos.

De facto, Lino fez as malas, o que em concordância com nova exibição na Choupana, a roçar a nulidade, de Pedro Emanuel, adensando ainda mais as interrogações sobre a estabilidade e o estancar do flanco esquerdo, prontamente solucionada com a incógnita da contratação Cissokho, oferecendo contudo concorrência a Bennitez, a quem Jesualdo parece querer dar nova oportunidade.

Resulta pois que o figurino Portista para a partida deste Domingo, (novamente a horas pouco propicias para in loco se assistir a futebol, apesar do apelo de casa cheia), não vai fugir ao habitual. Depois da rotatividade promovida pela Calsberg Cup, a lista dos eleitos volta a mostrar as habituais caras e nomes, registando-se o facto de o plano B utilizado a meio da semana em nada ter contribuído para mudar a mente do mister azul e branco no que respeita aos desenhos tácticos e modelos preconizados, pelo que Pelé, Sapunaru e até Rabiola, terão de esperar nova oportunidade para conquistar a confiança e mais minutos de jogo.

É mais um jogo à imagem de muitos outros no Dragão, em que se esperam dificuldades no encontrar de espaços, onde a densidade de jogadores em espaço defensivo será forte obstáculo, onde só um Porto de grande intensidade, com um ataque incisivo com Hulk, Lisandro e Rodriguez a gizarem lances em profundidade, com capacidade para oferecer largura de jogo, onde Meireles e Lucho sejam artificies na hora do endosso de bola e no desmontar da defensiva contrária, ficando mais perto dos três pontos que se querem somar.

De resto não fossem as dúvidas à esquerda, e o técnico portista poderia mesmo repetir pela 5ª vez consecutiva o onze que tão bem tem dado conta do recado, pelo que não será de todo difícil adivinhar o pensamento dos Dragões, ganhar e manter a liderança.

Com a linha ofensiva em momento assertivo, sobretudo nos jogos fora de casa, espera-se que o ultimo reduto não vacile e comece o quanto antes a dar passos no sentido da solidificação dos processos defensivos, de forma a estarmos a cobro de sobressaltos e incautas surpresas.

Janeiro começou sob a égide e o signo do Dragão, e ainda que o calor do futebol Azul tarde em ser suficientemente forte para aquecer os mais apaniguados espíritos Draconianos, a verdade é que a invernia que assolou o País acabou por branquear a queda do campeão de Inverno, a ver vamos se as alterações climatéricas a Sul não dão lugar a nova “Primavera de P(B)raga”

LISTA DE CONVOCADOS

Guarda-redes: Hélton e Nuno.
Defesas: Fucile, Bruno Alves, Rolando, Pedro Emanuel, Stepanov e Benítez.
Médios: Fernando, Guarín, Raul Meireles, Lucho González e Tomás Costa.
Avançados: Farías, Hulk, Lisandro López, Mariano González e Cristian Rodriguez.

10 comentários:

  1. Respeito pelos nossos amigos da Trofa, que vão tentar tirar-nos, o que nos ofereceram no domingo passado.
    Audácia de entrar com uma equipa virada para o ataque e por isso, P.Emanuel no banco e T.Costa a lateral-direito, com Fucile na esquerda.

    PS-Blue, já não precisas de levar o CD pois o problema está resolvido.
    Meia-hora antes de começar o jogo, lá estarei no sítio do costume.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Os trabalhos de Cissokho
    JORGE MAIA

    Será Cissokho a solução para os problemas do FC Porto no lado esquerdo da defesa? Bem, é pelo menos mais uma opção. Tem a vantagem de conhecer o futebol português e de estar a jogar regularmente no seu clube, dispensando a necessidade de um período de adaptação que, no caso das contratações no mercado intermédio, se costuma prolongar até muito perto do final da temporada. É jovem e fisicamente possante, e as suas exibições no Vitória de Setúbal permitem adivinhar um potencial considerável para explorar. É certamente uma melhor opção para o lugar do que Pedro Emanuel, com quem o FC Porto contraiu mais uma dívida de gratidão pelo sacrifício realizado nas últimas semanas, mas que, apesar da enorme experiência, não tem as condições físicas para o desempenho da função. E também tem vantagens sobre Benítez, nomeadamente em termos de ritmo competitivo. Na verdade, Cissokho teria mais a temer a concorrência de Fucile, mas o uruguaio é mais útil à direita. Resta saber como o francês se vai adaptar à pressão de jogar no tricampeão, com a obrigação de ganhar sempre e com os holofotes apontados a si.

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais, confio no nosso FCP para vencer logo á noite!!

    Não é muito normal, na mesma semana ouvirmos nas noticias que dois bólides de marca e de cor identica, terem-se despistado. Um foi em terra de sua majestade, do qual saiu de lá um Ás nos relvados mas um duque(dude) dos volantes. E o outro foi na trofa. É certo que que em nada têm a haver estes 2 bólides. Um tem cerca de 360 cavalos de potência, vai dos 0 aos 100 em kuase 4 segundos, e o outro é de uma marca já gasta com um plantel de 30 e poucos cavalos e foi do 1º ao 2º lugar em 2 golos.
    E que tem isto em comum connosco perguntam voçes? Bem aparentemente nada, nao fosse o facto do ultimo bólide ter-se despistado contra um mini, por sinal também vermelho e que se atravessa agora no caminho do nosso Fórmula League Champions Azul e Branco.

    Cautela é o que se pede, porque nao queremos ser surpreendidos com novas ultrapassagens (agora duns tais imitaçoes de jaguar), nesta corrida pelo título.

    Sr. Jesualdo, meta a 1ª, a 2ª e por aí fora, que a mudança que mais custou, já foi posta na semana pretérita, agora é só continuar a passada rumo ao TRETA!

    Saudações DesPORTISTAS

    hasta

    ResponderEliminar
  4. Gostaria que se entrasse de rompante e que não se desse 45 minutos à concorrência. Concentração e atitude é o que é preciso.
    Na esquerda, palpita.me que vai jogar o Benitez mas jogue quem jogue, só pode dar vitória.
    Já agora, vamos reparar no Helder Barbosa...

    ResponderEliminar
  5. Recuso-me a acreditar que Benitez vai jogar...Tomas Costa é muito melhor opção para a lateral direita...

    ResponderEliminar
  6. o jogo vai ser transmitido aqui no blog?

    ResponderEliminar
  7. bluE:

    o jogo vai ser transmitido aqui no blog?

    ResponderEliminar
  8. Yap, o jogo vai dar no blog... a emissão abre pelas 20:00.

    Até aviso antecipado em contrário, todos os jogos do FC Porto serão transmitidos aqui no blog.

    ResponderEliminar
  9. Viva !

    Gostei muito da tua crónica !

    Parabéns !

    Sobretudos ( sim com s ) quanto ao emprego dos provérbios.

    Eu não percebo nada de futebol : Mas para mim o lugar do Lisandro é no centro !

    Vou tentar ver o jogo !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  10. Acabei de ver o jogo do Benfica, uma aldrabice de 1ª, eu estava a favor do braga.

    Um abraço e vou ver o jogo aqui no blog.

    blue,

    já me mandas-te as instruções de como se por a dar a transmissão de um jogo?

    ResponderEliminar