15 dezembro, 2008

Futuro risonho

A vitória do FC Porto sobre o Arsenal teve, de facto, um sabor especial, não só pela pesada derrota que havíamos sofrido em Londres, mas como também pela importância de terminar o grupo em 1º lugar. Ao vencer o grupo, o FC Porto evita “tubarões” como o Manchester Utd, Juventus, Liverpool ou, pior que tudo, Barcelona; no cenário actual e a bem dizer da verdade, o FC Porto terá a temer o Chelsea e o Inter (este ano um pouco aquém das expectativas nesta competição). Vamos ser francos, ao actual Real Madrid podemos muito bem ganhar, ao Atlético Madrid, Lyon ou Villareal a nossa superioridade é evidente. Somos mais fortes, temos mais experiência na Liga dos Campeões, somos TRICAMPEÕES… querem mais razões pelas quais temos tudo para ganhar a estes adversários?!?!

Depois da vitória do FC Porto, seguiram-se inúmeros comentários por parte dos nossos adversários de que o Arsenal teria apresentado não uma “equipa B”, mas sim uma “equipa Z”. Segundo estes, a maioria dos jogadores apresentados por Wenger pertenceriam às reservas dos “Gunners”.

Posto isto, resolvi fazer um pequeno exercício estatístico de modo a comprovar a verdade científica tão veiculada pelos nossos adversários de que aquele Arsenal teria sido uma verdadeira “equipa Z”. No início deste mesmo exercício, as minhas expectativas de comprovar tal verdade científica eram deveras muitas. Vamos então aos números:

  • No jogo com o FC Porto jogaram pelo Arsenal, Almunia, Eboue, Gallas, Djourou, Silvestre, Denilson, Ramsey, Song, Diaby, Vela e Bendtner. No jogo seguinte a contar para a Liga inglesa, e importantíssimo dado o atraso pontual dos arsenalistas face à concorrência, dos 12 jogadores que o Arsenal utilizou frente ao Middlesbrough, 7 (SETE) também actuaram no Dragão… Ou seja, ficamos a saber que o Arsenal, além de arriscar reservas em jogos decisivos da Champions (estava em causa o 1º lugar de um grupo da Champions…coisa pouca!), também em jogos da Liga Inglesa repete a gracinha… Surpresa das surpresas, estava derrubada a tal verdade científica.
O FC Porto melhora a olhos vistos… a série de vitórias consecutivas (8!) que o clube já leva só pode aumentar os níveis de confiança para encarar o futuro, quer a nível interno, quer a nível europeu. Há dois anos consecutivos que perdemos por uma unha negra o acesso aos quartos–final da Liga dos Campeões (1º com o Chelsea graças a um frango de Helton, 2º graças a uma exibição verdadeiramente espantosa do GR adversário). Este ano, tenho fé que iremos passar!

Os dois jogos que faltam até ao Natal revestem-se de grande importância. A passadeira vermelha está desdobrada para os nossos adversários mais próximos, por isso, é muito importante que o FC Porto não perca pontos nos próximos jogos. Deste modo, ficará a 2 pontos do líder, e passará a depender, única e exclusivamente do seu próprio mérito, uma vez que ainda irá receber o líder no seu próprio estádio, perante os seus fantásticos adeptos. E como sabem, desrespeitar o FC Porto no Dragão é algo para acontecer de 5 em 5 anos… e este ano já aconteceu com o Leixões!

Por tudo isto, antevejo que o futuro do FC Porto vai ser bastante risonho. A equipa demonstra mecanismos e entrosamento cada vez mais evidentes. Há jogadores que têm vindo a subir de forma e começam a atingir níveis aceitáveis. Tenho gostado de ver Fernando no meio-campo, um jogador que dá consistência ao jogo da equipa. Além disso, há a solução de Péle, um jogador muito caro e com grande margem de progressão. Outro dos jogadores que me têm surpreendido pela positiva é Guarin… muito bem no jogo em Setúbal, decisivo em Cinfães, é um jogador cada vez mais participativo no jogo da equipa. Por fim, o jogador uruguaio que o FC Porto contratou este ano: não, não perfilho da ideia de Miguel Sousa Tavares de que este é mesmo um mau reforço; não, não tenho rigorosamente nada contra o homem; agora, uma coisa é certa: Rodriguez está a melhorar, é um jogador rápido e explosivo mas tem de melhorar muito no último passe, no último remate, ou seja, na conclusão das jogadas. Rodriguez foi a contratação mais cara, por isso os níveis de exigência para com ele têm de ser obviamente superiores aos que aplicamos ao Sapunaru ou ao Fernando. Estarei totalmente errado?!?!?!

14 comentários:

  1. Meu caro RCBC, essa história do jogadores do Arsenal bisou apenas e tão só, diminuir os méritos do F.C.Porto ter ficado em 1º lugar no grupo, depois de ser dado como morto e enterrado.
    Sobre o Miguel, ele só manda tiros ao lado.
    Tenho uma brincadeira a esse propósito no meu blog, sobre o que ele disse do Guarín.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Vila Pouca:

    Não te recordas do MST dizer q Lucho era um jogador vulgar?

    Depois teve q engolir esse disparate.

    ResponderEliminar
  3. «E como sabem, desrespeitar o FC Porto no Dragão é algo para acontecer de 5 em 5 anos… e este ano já aconteceu com o Leixões!»

    Sem dúvida!

    Tal como todos sabemos, a derrota por 3-0 com o Nacional no Dragão aconteceu há 5 anos atrás... ou será que foi na época passada, mais precisamente, há 7 meses atrás?

    E ninguém avisou o Leixões que ainda não tinham passado 5 anos e que não podiam ganhar no Dragão, ou será que já passaram e nem nos demos conta?

    Como dizia a minha avó: «Cinco anos passam num instante». Nada mais verdadeiro.

    Agora percebo:

    Largos dias têm 5 anos.

    ResponderEliminar
  4. Largos dias têm de facto, muitos campeonatos, muitas vitórias azuis e brancas e muitas azias para anónimos como o que me antecedeu nos comentários.

    ResponderEliminar
  5. Meu caro RCBC:

    «Vamos ser francos, (...) ao Atlético Madrid, Lyon ou Villareal a nossa superioridade é evidente».

    Aqui, não concordo ctg.

    Acho q contra esses 3 o Porto pode disputar a eliminatória mas não me parece q a nossa superioridade seja evidente.

    ResponderEliminar
  6. Lucho, meu caro, eu sobre o M.S.T. tenho tudo documentado e até já lhe dediquei dois ou três posts. No penúltimo era exactamente sobre as incoerências em relação ao El Comandante.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. RCBC, tal como aqui já foi dito, essa história do Arsenal, não foi nem mais, nem menos, do que a prova provada da MERDA de jornalismo que impera neste país que em muitas situações do quotidiano, mais parece uma Europa... africanizada do Magrebe!!!

    Temos a MERDA de jornalismo que temos... por isso, para quê reclamar? cada vez me convenço mais disso!!!

    Depois, e variando, pós oitavos, não há que escolher nem meio escolher... venham quem vier, serve!! Isso do mais fraco ou mais forte é o momento que o vai dizer... a nós, cabe-nos lutar com todas as armas que temos ao nosso alcance... depois, no final, logo veremos se tivemos ou não unha para tocar essa viola. Ahhh, e quem tem medo, compra um cão!!! Como dizia, qualquer um serve!!!

    Quanto ao Miguel, pois, o meu muito estimado MST... já esteve bem, muito bem, passou por uma fase de «escrita enguia», que tanto dava prá esquerda, como a seguir prá direita (a excepção era um tal que é dono do trófeu MEDIOCRE DO ANO em Itália por estes dias) e mais recentemente, vai mantendo um discurso mais próximo do «antigamente», mas mesmo assim, ainda a léguas dos bons velhos tempos de luta hércula na defesa do meu/nosso FC Porto. Acredito que melhores dias virão e com isso, o «velhinho» MST estará de regresso!!

    Quanto aos Largos Dias d'uns, pois, é a tal história dos facas longas ou até daquele kompensan muito habitual por estas alturas... toma 1 que isso logo passa!

    ResponderEliminar
  8. Em relação ao jogo do Arsenal é por demais evidente que apesar de não estarem alguns dos habituais titulares, estavam lá outros que têm jogado com muita regularidade e, além disso, estes são unanimemente considerados jogadores de top em Inglaterra. Claro que à nossa imprensa interessa desvalorizar o Arsenal para desvalorizar o triunfo do Porto. Alguém acredita que esta equipa do Arsenal é inferior ao Galatasaray ou ao Olympiacos? Adiante!

    Em relação ao próximo adversário, acho que se realmente queremos ter uma palavra a dizer na Champions, não podemos ficar a pensar se o pior é o Inter ou o Chelsea. Temos de pensar que o que vier será para despachar, embora eu não acredite muito. Agora dizer que o Villareal, o At Madrid ou o Lyon são inferiores a nós, peço desculpa mas isso só serve para sermos eliminados mais facilmente. Adiante!

    Também discordo de muitas apreciações de MST de quem gosto muito da escrita e dos seus artigos quando deixam de lado a apreciação a jogadores pois nesse aspecto ele não é muito feliz. Lucho, Raul Meireles, Quaresma, Fucile, Hulk, etc. Já quanto ao Guarin, apesar de ter gostado de o ver contra o Cinfães (talvez o jogador que mostrou mais intensidade durante todo o jogo) preciso de o ver durante mais tempo e contra outras equipas. O que eu tenho a certeza é que Guarin não é um nº6.

    Mais uma vez o treinador brincou com o adversário e podia ter havido problemas. Colocar Tengarrinha à direita com Lino à esquerda foi juntar lume ao rastilho e só não acendeu porque o Cinfães, apesar de lutar arduamente, é fraquinho. É verdade que foi Tengarrinha o 1º a ser substituído mas o pior de todos foi Lino que nunca conseguiu segurar o extremo do Cinfães. Na 1ª parte o Porto faz o 1º remate aos 32 minutos - incrível - e mais nada durante todos os primeiros 45.

    Na segunda, aproveitaram os maus passes do adversário e pressionando mais um bocadinho marcaram 4 mas era escusado sofrer um golo em que toda a gente (particularmente Lino) fica a dormir.

    Uma constatação importante: ao contrário das últimas épocas o Porto tem marcado muitos golos de bola parada o que é um bom sinal e que mostra como a saída do Quaresma (nas bolas paradas) foi benéfica.

    Por fim, dizer que os 2 próximos jogos são fundamentais. Se ganharmos os 2 os GAYvotas e os lagartos vão ficar definitivamente convencidos de que o Porto está, afinal, tão ou mais forte do que no passado.

    ResponderEliminar
  9. Dragão 66... ganhar os dois próximo não chega... temos que ir para primeiro lugar urgetemente e depois aí procurar no mínimo 7 pontos de diferença para com o 2º lugar... só aí estaremos no nosso lugar!

    Para a champions podia ser o Atlético de Madrid... gostava de eliminar o chelsea mas seria muito dificil... esses "tubarões" têm equipas com jogadores que em dia "sim" podem dicidir um jogo.

    ResponderEliminar
  10. Questão dos adversários da Champions?
    - Quando escrevi a minha preferância por adversários nos oitavos-final fi-lo em termos comparativos e relativos. Por mais que se queira, o orçamento do Chelsea ou do Inter não é o mesmo que o do Vilareal ou do Lyon. Para mim, volto a referir que apanharmos o Chelsea ou o Inter seria apanharmos os tais tubarões europeus, e isso nuns oitavos-final não é propriamente muito agradável. Mas é a minha opinião e convicção... o que não quer dizer que a sorte no sorteio seja decisiva para o futuro do FC Porto...As melhoras da equipa e a subida de forma de alguns jogadores é que vai ser decisiva para o futuro do noso clube na Champions. Disso também não tenho dúvidas.
    Quanto a MST, é, para mim, o grande defensor do FCPorto nakela autentica nojeira que é a Bola. Cada um tem as suas opiniões, às vezes mais consensuais, outras mais peculiares. Mas, acho que é um grande, grande defensor das nossas cores...

    Ao anonimo,
    Quando me referia aos 5 anos era no sentido figurado, mas pelos vistos para pessoas como você as coisas tem de ser explicadas como a um puto de 5 anos...Quando escrevi akilo, escrevi-o com o intuito de expressar a verdade inquestionavel de que o FC Porto ganha muito mais que os outros...Não está habituado a ser goleado na Europa, por meio mundo!!!

    ResponderEliminar
  11. Esse anémino nâo poderia ir com o outro que se diz dios e os 2 jogam (ao longe) uma bisquinha e que sejam felizes ?
    Até qdo a malta deve aturar disto cá dentro d casa?
    Blue, eu nâo deixaria esta canalha cá entrar, e s entra manda-la-ia fóra! Ao xuto limpo, no ofdeguines!OUT!

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  13. Viva !

    Gostei bem do artigo.

    Eu acho que há que esperar.

    Por vezes ponho-me a pensar se não era melhor jogar contra um tubarão do que contra um Lyon ou um Atlético de Madrid que ainda não prestaram provas e que nada ganharam.

    Contrariarmente aos tubarões, estes vão querer prestar serviço.

    Mas foi uma ideia assim.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar