05 dezembro, 2008

Fernando Sá em exclusivo para o BiBó PoRtO

Desta feita, conseguimos uma entrevista exclusiva a um ex-jogador de basquetebol do FC Porto, é ele, Fernando Sá, antigo capitão do FC Porto na década de 90. Um exemplo de atleta, de homem, de sentimento pelo clube, que não passou despercebido a ninguém. Fez parte da equipa que acabou com o jejum de 13 anos em 1996 ganhando o campeonato para o Porto em pleno pavilhão da Luz. Actualmente é o técnico do Vitória de Guimarães. Ao serviço do FC Porto, como atleta senior, ganhou 3 campeonatos (1996, 97 e 99) 2 taças de Portugal (1997 e 99) e 1 supertaça Nacional (1997).

Fernando Sá sempre passou a imagem de um atleta esforçado, competitivo e sempre disponível para se sacrificar em prol da equipa. Defendia como um bravo, e já se sabe que sem defesa não se ganham campeonatos no basquetebol. Um exemplo para levar em conta no plantel desta época...

Numa das fotos abaixo vê-se Fernando Sá na Revista Dragões em 1999 quando o FC Porto conquistou o pleno das modalidades: foi campeão de futebol, andebol, basquetebol, hóquei e natação. Feito que se repetiu em 2004 (com a excepção da natação).

1. De todos os títulos ganhos (campeonatos ou taças) pelo FC Porto, qual o que mais saboroso? Fale-nos um pouco sobre cada um desses títulos obtidos.

O título mais saboroso foi, o que vencemos no Pavilhão da Luz, no primeiro ano da Liga Profissional, 1995/96. A principal razão é que na altura parecia impossível derrotar a equipa do Benfica, pois esta vinha de 7 títulos consecutivos e nós estávamos num projecto de renovação de plantel e tais objectivos só constariam na nossa equipa ao final de 3 anos.

Todos os outros títulos que foram conquistados (3 campeonatos, 2 Taças de Portugal e 1 Super Taça), têm significado semelhante, visto que ser campeão pelo FC Porto e inserido naquele grupo (Jogadores, Treinadores, Direcção e todas as outras áreas indispensáveis para o sucesso que obtivemos) era muito especial. Saudades!!!

2. Em 1996, o FC Porto com Fernando Sá na equipa foi à Luz acabar com o reinado do Benfica no último jogo de Carlos Lisboa. Aquela equipa do FC Porto era fantástica. Conte-nos um pouco sobre esse play-off que determinou o quebrar do jejum do FC Porto desde 1983.

Foi um play-off em que provavelmente as únicas pessoas que acreditavam ser possível vencer o Benfica naquele ano, éramos nós. Vitória que surgiu ao final de 4 jogos, depois de termos vencido em casa os 2 primeiros jogos, perdemos na luz o 3º e vencemos o 4º jogo.

3. Qual o cinco ideal da história do FC Porto? Melhor Português de sempre e melhor Americano de sempre do FC Porto?

1, Rui Santos; 2, Kevin Nixon; 3, Nuno Marçal; 4, Paulo Pinto; 5, Jared Miller.
O melhor Português, Rui Santos. O melhor Americano, Jared Miller.

4. Os treinadores que mais o marcaram, e porquê?

Jorge Araújo, pela maneira como me ensinou a gostar, perceber e ver o Basquetebol, como desporto colectivo.

5. Quem tem condições para ganhar a LPB este ano? E o seu Vitória? O que pensa de Júlio Matos?

As equipam que apresentam melhores condições para serem campeãs são, FC Porto, Benfica, Ovarense e CAB.

O meu Vitória está numa nova experiência, que é a principal competição do Basquetebol Português, está a crescer como equipa, visto ter vários elementos novos. O grande objectivo para esta época, é estar presente nos grandes momentos: Super Taça, Final a 8 da Taça de Portugal e play-off do Campeonato Nacional.

O Júlio acima de tudo é um amigo que merece ter todo o sucesso do mundo.

6. O que significa para si o FC Porto?

O FC Porto, para além de ser o meu Clube de coração, é também um clube que me ajudou a formar como homem, pois grande parte da minha vida (13 anos) foi passada neste clube e com as pessoas que o representam.

7. Peço-lhe para enumerar os Campeonatos e Taças de Portugal ou Super Taças que o Fernando Sá ganhou ao serviço do FC Porto.

4 títulos Nacionais (1 de Júnior e 3 de Sénior), 2 Taças de Portugal e uma Super Taça.

8. A sua actual equipa (Fernando Sá é o actual treinador do Vitória) ganhou a Taça ao FC Porto na temporada transacta. O que sentiu nessa tarde?

Senti uma enorme satisfação pela Vitória em si e pelo feito realizado, visto sermos uma equipa do escalão secundário naquele momento. Relativamente a ter sido contra o FC Porto, não significou nada. Tinha que jogar aquela final e tinha que a ganhar, fosse contra quem fosse.

9. Qual a sua equipa preferida na NBA?

Não tenho equipa preferida da NBA e não gosto muito de ver, prefiro o basquetebol Europeu e Universitário.

10. Já conhecia o nosso blog? O que dizer da nossa atenção às outras modalidades com um dia em exclusivo (3ª feiras) para abordar essa temática?

Já conhecia o blog e acho importantíssimo a sua existência, visto que é um excelente meio de transmissão de informação e ainda por cima do nosso Clube.

Um abraço,
Fernando Sá.

8 comentários:

  1. Um grande portista e um exemplo da mística portista, que infelizmente, não vejo agora no Basquetebol.
    F.Sá não era um predestinado, mas alguém que dentro do campo, dava tudo e era um defesa muito razoável.
    Essa Taça que ele carrega, ainda está atravessada...
    Podia estar a treinar o F.C.Porto, se não fosse o facto, de não aceitar deixar de dar aulas e ser treinador a tempo inteiro, que era a exigência dos Dragões.
    Um abraço ao Lucho e ao F.Sá

    ResponderEliminar
  2. Grande Fernando Sá. Um exemplo para todos naquela brilhante equipa de finais dos anos noventa.

    ResponderEliminar
  3. Benfica na Taça UEFA
    Não perca o Benfica-Metalist, é já dia 18! Só no BenficaTV da Meo.
    www.meo-benfica.com

    Ó Blue, publicidade ao canal do Benfica no Bibó-Porto?!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Vila Pouca:

    Temos q os ajudar, sempre vai ser o último jogo deles na competição:)

    ResponderEliminar
  5. Deste, lembro-me bem, muito bem... vi jogar o Fernando Sá muitas e muitas vezes de azul-e-branco vestido.

    Nunca foi um primor de técnica pela beleza que o basquetebol transporta quando bem jogado... mas sempre foi uma «formiguinha» laboriosa de grande e enorme trabalho em prol da equipa... nunca regateou esforços na defesa do Dragão, o que só por si, demonstra bem a grandeza deste guerreiro que foi o Fernando Sá.

    Por todas as gotas de súor e esforço que derramou pelo FC Porto, o meu, o nosso muito obrigado... Fernando, foste grande, carago!!!

    ps - ahhh, e em nome de todos os colaboradores deste blog, o nosso muito obrigado pelos 5 minutinhos de atenção com que nos presenteaste ao conceder-nos esta pequena entrevista exclusiva. Obrigado e votos de bons sucessos pessoais, mas tb desportivos desde que não contra o FC Porto.

    ResponderEliminar
  6. VilaPouca:

    Pois, pois... não se pode ter tudo, não é? mas prontos, vamos lá a ter todos um cadinho de sentido de humor... afinal, a partir daqui por mais uns dias, GAYvotas, só mesmo na RTP Memória, vale?

    ResponderEliminar
  7. O F.C. Porto Ferpinta assegurou a contratação de Marcus Watts, extremo/poste norte-americano de 25 anos, que representava o Deportivo San José Asuncion, do Paraguai.

    Com 2,04 metros e 102 quilos, Watts chega ao Porto referenciado pela sua capacidade atlética, pela facilidade de lançamento e por uma particular presença defensiva, atestadas pelas médias de 22 pontos e 12 ressaltos por jogo conseguidas com a camisola do América del Pilar, equipa pela qual foi finalista da liga paraguaia da época passada.

    Formado na Universidade de McNeese State, Marcus Watts representou o Aalborg, da Dinamarca, e o Nelson Giants, da Nova Zelândia, antes da transferência para o América del Pilar, em Abril de 2008.

    Watts junta-se, a partir desta sexta-feira, aos também norte-americanos Christian Burns e Kevin Martin no plantel liderado por Júlio Matos, substituindo Chuck Bailey, dispensado pelos Dragões por apresentar gonalgias bilaterais em ambos os joelhos, lesão de grau 4 que implicaria um período de recuperação nunca inferior a três meses.

    in www.fcporto.pt

    ResponderEliminar
  8. Viva !

    Bela entrevista que gostei de ler.

    Não deixa de ser interessante ler que Fernando Sá não gosta da nba .Para ser franco, eu não sei muito bem ao que corresponde a nba.

    Quando escrevo "interessante" é porque, salvo erro meu, Fernando Sá já não é a primeira pessoa, ligada ao basquetebol Português, que, neste blog, diz que não gosta da nba.

    Fiquei curioso. Porquê ?

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar