19 dezembro, 2008

2 comentários:

  1. Amanhãs que embalam
    JORGE MAIA (OJOGO DE 19-12-2008)

    Não é fácil ser adepto do Benfica. E não estou a falar dos resultados desportivos, que este ano até variam entre o óptimo no campeonato e o fracamente mau na Taça de Portugal e na Taça UEFA. Estou a falar na dificuldade que têm para acederem a informação credível sobre o seu clube. Os jornais, as rádios e as televisões tratam os adeptos do Benfica como crianças, frágeis, facilmente impressionáveis e incapazes de lidar com a dura realidade. Usam eufemismos, douram a pílula, exageram nos méritos e relevam os defeitos. E quando já não podem fazer mais nada para ignorar uma realidade que se impõe, evitam falar do presente, refugiando-se na memória de um passado glorioso ou na promessa de um futuro radiante. É por isso que, dias antes do Benfica se despedir da Taça UEFA, puseram Quique Flores a garantir que está obcecado pela Champions e, na semana em que os encarnados disseram Taça de Portugal, puseram Suazo a dizer que só pensa no título. Como se pudesse pensar noutra coisa. São os amanhãs que cantam e que vão embalando os adeptos encarnados até os adormecer há dezenas de anos. Os adversários agradecem.

    Interpretando os elogios
    RUI MOREIRA (BOLA DE 19-12-2008)
    JESUALDO FERREIRA não costuma fazer elogios individuais aos seus pupilos. Por vezes, como já fora o caso esta época com Cristian Rodriguez, o treinador pressente que um deles precisa de apoio público. Por isso, numa altura em que os adeptos começavam a desconfiar das qualidades do uruguaio e em que este poderia sentir-se fragilizado pelo cobarde ataque de que foi vítima em condições ainda por apurar, veio desculpar o jogador, dizendo que este se sacrificara a jogar lesionado. A verdade é que, desde então, as prestações de Rodriguez melhoraram.
    Em Cinfães, o treinador elogiou Guarín pelo seu empenho, em contraste com alguns colegas que mostraram uma displicência incompreensível, em suplentes que poderiam e deveriam ter visto neste jogo contra uma equipa amadora e de um escalão inferior mas «a valer», uma rara oportunidade para «mostrarem serviço».

    Jesualdo Ferreira esteve bem nas duas circunstâncias, tanto mais que os seus elogios, por serem raros, valem a dobrar. Mas, haverá também, porventura, nos seus comentários, um «mea culpa», ainda que subliminar. É que, se no caso do uruguaio parece evidente que rende mais a jogar mais recuado, como aconteceu nos últimos jogos, já no caso do colombiano ficou sempre a ideia, entre aqueles que, como eu, apreciam os seus dotes, que ele fora vítima dos equívocos do princípio da época, quando o treinador hesitava sobre o substituto de Assunção. O que já não se percebe é porque entrou, na Amadora, para substituir Meireles, quando poderia ter sido mais útil a substituir o apagado Lucho, a «vaca sagrada» deste treinador.

    Hoje, o xadrez do professor está mais arrumado. É possível que não seja o seu desenho favorito, mas é aquele que se adequa ao plantel. Assim, e sem equívocos, é mais fácil, para qualquer jogador, atingir bons níveis de produtividade.

    fonte: http://portistaforever.blogspot.com/

    ResponderEliminar