24 setembro, 2008

TAo-Se a passar

Que a decisão, tomada mesmo antes das férias, era sobejamente conhecida não existiam dúvidas.
O que se desconhecia era que o acórdão do tal de TAS colocava sérias dúvidas nas sentenças da CD e até na reunião dos famosos cinco.
E até o Tône estranha que após duas decisões bastante penalizadoras da justiça desportiva caseira o FC Porto tenha obtido, fora de portas, outras duas de matriz completamente oposto. Mas tb. o Tône nunca entendeu porque é que o Sr. Presidente da CD da LPF não conseguiu despir a camisola do seu clube e aguardar, calmo e selecto, pela justiça dos tribunais. Imaginem só os processos, os recursos, os pareceres que tinham sido evitados se tal Senhor não se tivesse adiantado e colocado em fora de jogo.
Adiante.

No que respeita ao teor de tal documento onde, aparentemente e em jornaleiros mais a sul, existem dúvidas sobre o calibre do mesmo um par de notas, tendo em conta que apenas analisa e decide sobre questões processuais e não questões de facto:

1. Não coloca em causa as decisões da CD da LPF e do CJ da FPF?

2. Não coloca em causa a alínea d) do famigerado artigo 1.04?

3. Não iliba o FC Porto?

A bola está agora no lado da UEFA que afirmou já não pretender tomar qualquer decisão antes de o assunto estar terminado nos tribunais Nacionais.
'Música para os ouvidos do Sr. Presidente da CD da Liga' - pensaria o Bino. Se até a UEFA do Sr. Platini (que tb. foi já apanhado em fora de jogo) se disponibiliza a esperar quase uma década, onde pára a credibilidade das decisões já tomadas pelos órgãos desportivos caseiros?

Para terminar paira ainda a ideia de que 'a retroactividade, pedra basilar da defesa do FC Porto, foi-se.'
Nada de mais errado. É legitimo entender-se que o tal de TAS apenas afirma que tal norma retroactiva não é automática, apontando ainda que tal lei, ao violar ene de princípios fundamentais, terá que ser revista.
E se tal lei é impraticável como poderá ser aplicada?
TAo-Se a passar!

30 comentários:

  1. Meu caro Estilhaço, tens de me fazer o favor de passares isto para "bom.Português", primeiro porque eu sou da geração do Francês no Secundário, depois porque eu ainda não comprei o último Dicionário de Inglês para Tótós...E ainda, porque como bom Português que sou, pretendo ver primeiro várias traduções possíveis, para depois poder optar por aquela que mais me agradar! Um TriAbraço.

    ResponderEliminar
  2. Já agora:
    Eu acredito que todos os seres podem errar, mas errar sistematicamente em benefício de uns e em prejuízo de outros, é que já considero duvidoso...Pedro Proença é um tipo limpinho, boa figura, gel no cabelo, metrossexual -boa PP-, Lisboeta, Benfiquista, botas bem engraxadas, isso tudo e mais qualquer coisa, porém sem querer dizer que o rapaz é corrupto, longe disso, sempre que arbitra o Porto engana-se e sempre para o mesmo lado...No Domingo, voltou a enganar-se não uma, nem duas, nem sequer três vezes...E os erros mais graves foram sempre contra o nosso FCPorto! Que coincidência, não foi?!...
    Pois foi, mas mais a Norte, há mesma hora, embora na segunda-feira, outro homem do Sul, enganou-se de novo e carago que coincidência, a favor dos mesmos SpLisBenfica!...Pois é e não foi um, nem dois, nem sequer três erros cometidos!...Maxi, Nuno e Rúben.patada.Amorim...Bruno Paixão em pleno estilo!
    -Já no Sábado o camelo do árbitro -de onde era?- se tinha enganado -desta vez em Lisboa- a favor do Sp.Cl.Portugal.de.Carnaxide.Lisboa...Isto Isto há cada coincidência e destas coincidências todas resulta que o Sporting, está à frente com mais 4 pontos que o Porto e o Benfica está exactíssimamente mesmo ao lado do Porto...Se não acontecessem estes "erros involuntários" -RSSSSSrsssss(LadyBlue)- poderia bem suceder que o Porto estivesse hoje, em segundo lugar, com os mesmos pontos que o Sporting -ou apenas a dois- e mais dois -pelo menos-que o Benfica!...Olhem que isto é mesmo engraçado e nada tem de ficcional...A treta é sempre a mesma(ROC): "-Pois é mas os árbitros são humanos, erram hoje contra uns e amanhã erram contra outros, é a vida Futebolesa"...
    Se fosse ao contrário (APV): "-Pois é mas se verificarem bem, os erros favorecem sempre os gajos do Porto, pode ser que não sejam corruptos ou -significa o mesmo- não é que eu acredite em bruxas, mas qué las ai, las ai!"...
    Chamam-se a estes raciocínios, raciocínios rectos, sem desvios, sempre em direcção a Lisboa e ao bornal dos mesmos!

    ResponderEliminar
  3. E admiram-se alguns por eles terem conquistado -foram não sei quantos mil-, Campeonatos!...

    ResponderEliminar
  4. Isto não é um Apito Dourado, são não sei quantos Apitos Gelatinosos!...Lembram-se dos bacalhaus presos nas estacas cheias de sêbo?...É o lá chegas!?

    ResponderEliminar
  5. Estilhaço isto é Serviço Público Portista, mas deixa lá, deixa-os viver na ilusão que se não conseguirem dentro do campo os seus objectivos, vão conseguir fora.
    Depois de toda a guerra, eles têm de arranjar argumentos para se justificarem, embora argumentos ridículos.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Boas pessoal. Mais uma vez o nosso (?) representante no DIA SEGUINTE na SIC , foi "comido" pelo mãozinhas. Tanta matéria num só jogo para "bater" e que se viu e ouviu ? nada ! .. Aquela patada do Amorim à cabeça na grande área, aquela entrada do "cantiflas" , aquela pantufada do nulo gomes. Enfim. Mas se repararam e ouviram o apito pró penálti é quase em simultáneo com a jogada. Quase ke diria ke apitou antes da falta acontecer. hummmm .. Mais uma vez escrevo, falta-nos um Director de Comunicação a sério.. E já não reconheço o (velho) Pinto da Costa.. Saudações des PORTISTAS..

    ResponderEliminar
  7. Quanto ao TAS, acho ke não há mais nada a dizer. Tá tudo dito. Mas ainda existem uns jornas tipo o meio-morto do asqueroso Cartaxena dum tal de rascord ke ainda kerem debater algo ke nem eles percebem. Arvoram-se em Juízes quando de si já sao fracos jornas. Mas enfim.. É o ar ke eles respiram, é o ke os faz viver..

    ResponderEliminar
  8. LEGIONÁRIO disse...
    (...) Mais uma vez o nosso (?) representante no DIA SEGUINTE na SIC , foi .. Mais uma vez escrevo, falta-nos um Director de Comunicação a sério(...)

    Conheço tanto (a) Portista que adoraria ter esse privilégio :)

    ResponderEliminar
  9. Estilhaço,boa análise,bom comentário...!

    Caros amigos!Realmente o nosso representante não é incisivo suficiente,lamentàvelmente!
    É frequentemente ofuscado pelos outros dois de Lisboa!

    Está detetado o principal problema desta equipa do FCP,e,que é fundamental e urgente resolver.
    O Fernando apesar de esforçado...etc,etc...

    A FC Porto-SAD precisa de encontrar um jogador tipo Patrick Vieira,ou até tipo Costinha,a fim de resolver este problema da equipa. Isto é! Se quiser ter hipoteses de chegar longe, tanto no campeonato nacional como na Champions. Se fosse eu a decidir, à falta dum trinco excepcional, tentaria jogar com dois trincos: Bolatti e Tomás Costa.Porquê?Porque são ambos argentinos , significando mais solidariedade entre ambos. Além disso o Bolatti representaria: poder físico, técnica e colocação no terreno. O Tomás Costa, mais mobilidade (a que falta a Bolatti), técnica e velocidade.Acredito que nas características de ambos (se complementariam)estará representado o "trinco excepcional"que a equipa necessita.

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Muito bem estilhaço, terminas o texto com o q de mais importante nos traz o acordão e q mts parecem não querer ver:

    a) a questão da rectroactividade não foi sequer analisada pq outras questões, outros principios rebentaram logo de imediato com esta lei finita.

    b) a Uefa só PODE reabrir o caso (e abrindo o nosso tem q abrir de mts mais clubes GRANDES) qd terminar este processo na justiça civil...JNPdCOSTA recorreu para os tribunais administrativos...isto pode demorar até 6 anos...

    Vamos mas é ganhar ao Paços e embalar para o tetra pq no final da época o hino da champions voltará ao dragon stadium!!!

    ResponderEliminar
  11. e qt ao cartaxana... e falo a sério...há tanta gente boa a morrer injustamente q n percebo como um fdp daqueles ainda não se foi.

    ResponderEliminar
  12. O homem, anda descontente com o FCP. Fala antes do tempo e depois estatela-se no chão.
    Armou-se que falava pela Sad, e esta foi obrigada a declarar que o homem da ex-liga, nada tinha a ver com a SAD.

    O resto é estar presente ser solidário e ganhar umas massitas, uns jantares e por vezes uns pasteis de sintra.

    Contudo acho que existem sitios mais apropriados para alertar os homens de negro.

    Reuniões da liga, reuniões com a comissão de árbitros etc, etc.

    É aqui que o FCP tem falhado, pois o medo de haver mais ligações ao apito dourado, tem alheado o FCP destes centros de discussão e decisão, com prejuízos à sua equipa.

    6ª despachamos os amarelos com chapa 3 e aguardamos a batalha campal de sábado.

    Parabéns ao Nacional, que mais uma vez, vem demosntrar que por vezes existe grande cumplicidade entre um clube e um treinador.
    Neste caso com o Manuel Machado.

    ResponderEliminar
  13. Por ter estado distante na altura não pude, por muitos dias, debruçar-me sobre o acórdão do TAS.

    Tive, na ocasião, oportunidade de passar para os portistas de bancada as linhas gerais. E guardei-me para melhor oportunidade e disponibilidade para analisar todo o documento. Estava para fazê-lo por estes dias mas o Estilhaço apanhou e contextualizou bem o essencial.

    Apesar da contra-informação posta logo a correr, a dizer que não era nada como os jornais do Oliveira contavam, a verdade é esta e tem de ser dita e repetida, porque custa muito mais a passar do que as mentiras repetidas mil vezes para serem verdade protagonizadas pelos mouros e quejandos.

    ResponderEliminar
  14. Meus Caros Amigos:
    Estou de todo em acordo com o que aqui vai sendo dito sobre esta materia. No entanto parece-me que na actual situação no que ao campo desportivo interessa compete-nos a todos nós PORTISTAS apoiarmos incondicionalmente a nossa EQUIPA dar-lhes o carinho do NOSSO APOIO para que possamos lá para Mioa de 2009 cantar bem alto mais uma vitoria. Isso é que na minha opinião é relevante. E a começar já na proxima jornada em que para alem de ser imperioso ganhar para restabelecer confiança seria tambem uma forma de com a vitoria da nossa equipa se homenajear alguem que em vida foi ( e será sempre PORTISTA). Estou a falar de Adolfo Roque recentemente falecido. Portanto meus caros toca a apoiar os nossos herois para que possamos continuar a cantar vitorias porque se tambem gosta das vitorias nas secretarias as obtidas nos relvados são muito mais saborosas.Já agora um aparte cada vez que perante a exibição orgulhosa de algo que nos defina como DRAGAO se descobre mais um PORTISTA o orgulho de o ser cresce mais um pouco especialmente num ambiente em que NÓS ainda não somos a maioria mas declaradamente somos os MAIORES.

    PORTO SEMPRE, SEMPRE CAMPEÃO
    276mqj

    ResponderEliminar
  15. Viva !

    Concordo com o que escreveu MeirelesPortuense. Conheço muita gente, cada vez mais, que lê este blog e que,infelizmente, não sabe ler o Inglês. Eu, embora tenha estudado mais de doze anos o Inglês,estou cada vez mais alérgico a esta língua.

    Também não deixa de ser verdade que a tradução, sem comparações, dum documento oficial pode ser problemática, originando interpretações erradas.

    Penso que quando estiver traduzido em Francês, os erros, entre aspas, de tradução serão menores. Visto haver possibilidade de comparação quanto ao emprego dos termos empregues.

    Mas também se pode questionar o porquê do atraso da publicação do parecer em questão em Língua Francesa ?

    Acho que o artigo está bem.

    Mostra que é necessário pensar em outros aspectos.

    Por exemplo : A formação dos jovens, etc.

    Parece que a palavra metrossexual é,actualmente, uma das palavras mais empregues e comentadas, desde há pouco, neste blog.

    Segundo entendi ( bem ? ) as explicações de MeirelesPortuense, um metrosexual seria em linguagem popular francesa um "minet". Um minet (que também significa gato) é alguém que toma imenso cuidado com a sua aparência,(Tal como os gatos que passam horas a se lavarem), sendo que esta é mais importante que a sua atitude ou o seu discurso ( já que é a linguagem articulada que nos diferencia dos outros animais).

    Por estas terras, está anunciada, para o fim do ano em vigor, a nascença dum novo diário desportivo de 26 páginas. E que faria concorrência ao monopólio do diário "L'Equipe".

    Anda tudo, pois, em efervescência. Tanto mais que por detrás há a divisão (segundo entendo) entre os jornalistas do "L'Equipe" a propósito da arbitragem vídeo.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  16. Olha Vila Pouca,eu não como queijo,e,confesso que no domínio do futebol não gostei da gestão do Dr.Américo Sá,a quem na altura em que foi deputado,foi acusado de fazer cedencias aos deputados amigos da Capital.
    Talvez esteja ser radical,mas para mim o clube é essencialmente o futebol!
    Tb gostei da Natação e do Basquete do tempo do Dover,o tal que arrastava multidões.

    ...(Rolando e Pedro Emanuel no centro da defesa e Bruno Alves a... trinco (com Raúl Merireles e Lucho na sua frente).

    Esta sugestão tem aspectos válidos e outros menos,por exemplo:dada a sua corpulencia,não estou a ver o Bruno Alves a acorrer aos lados(faixas laterais),atrás e à frente.
    Tem defacto capacidade de desarme,poder de choque,e bom jogo de cabeça,mas falta-lhe a tal mobilidade para estar quase se pode dizer em muitos sítios ao mesmo tempo,de que o P.Assunção fazia gala!

    Bom Vila Pouca,já vi que estamos em desacordo n'alguns pontos.
    Bolatti:tem quase tudo para ser um bom trinco!Estatura,"poder de choque"(no futebol actual muito importante,exemplos: P.Vieira,Essien),técnica e capacidade de desarme.Só não terá a tal mobilidade de por exemplo o Tomás Costa(P.Assunção).É por isso que à falta dum trinco excepcional, sugeri a integração na equipa de dois jogadores que se complementariam.
    Pois o Tomás Costa tem a tal mobilidade e velocidade que falta a Bolatti.Não concordo com aqueles que já fizeram o enterro do Bolatti.Trata-se dum bom jogador,mesmo que não concordes. Não é por acaso que o Maradona um ex-astro do futebol mundial o elogia.Na minha opinião,trata-se dum caso de falta de adaptação ao futebol português e da equipa.Além disso não teve as oportunidades que agora queres conceder ao Fernando.O Fernando que no Rio Ave demonstrou uma falta de segurança incrível,até um certo descontrole no domínio do esférico e do passe.E na minha opinião um dos responsáveis pelo desacerto da equipa.Se tivesses estado atento verificarias que não sou só eu a considerar que o Fernando ainda está verde.Muitos dos portistas que comentaram no Bibó-Porto,mostraram desagrado com a exibição dele.
    Quanto ao P.Assunção tinha dois predicados reconhecidos por todos: grande mobilidade e grande capacidade de desarme.Sendo uma nulidade,por exemplo,no futebol aéreo,jogo de cabeça.

    Relativamente ao Pelé acredito que quando estiver perfeitamente adaptado,poderá vir a ser o tal P.Vieira que precisamos.
    E o problema reside nisso,no FC Porto não há tempo para se adquirir experiência,os jogadores que entram na equipa têm de vir já personalizados,serem atletas confiantes,seguros,experientes.Para ganhar experiencia estão os empréstimos às equipas do meio da tabela.Como foi o caso do Bruno Alves e de muitos outros.
    Abraço

    PS - Para quem quiser: http://www.dragaoatento.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Estilhaço:
    À questão que colocas "o que é um Metrossexual", independentemente das que já expus anteriormente -remeto para artigos anteriores-, podem ser encontradas várias outras respostas; -Pode ser um "senhor" ou uma "senhora" que só conseguem ter actividade Sexual no Metropolitano -imaginemos um indivíduo que só faz sexo nas carruagens do Metro, nomeadamente entre as Estações do Dragão e do Senhor de Matosinhos...E que quando está longe do Metro, ou com este em repouso, não consegue ir mais longe...Isto é, não consegue concretizar...
    -Pode também ser assim considerado -Metrossexual-, um indivíduo que tem um órgão sexual com mais ou menos um Metro!...De largura -diâmetro- ou comprimento...Ou que só aceita ter relações sexuais com quem possua tal tipo de órgão -um órgão com um Metro de extensão, concavidade ou convexidade...
    -Pode ainda ser uma pessoa anã, que possui apenas um Metro e picos de altura -sem contar com o órgão sexual, que quando muito, só conta em extensão- e mesmo que o coloquem em cima de uma escada, a altura dela não aumenta -tipo Deputado Marques Mendes...

    ResponderEliminar
  18. pois, dragaoatento...

    PS - passem em http://www.campeoesfcporto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  19. quem tiver hi5, que me mande um pedido de amizade:

    http://www.hi5.com/friend/profile/displaySameProfile.do?userid=207586479

    ResponderEliminar
  20. O TAS, aparentemente, faz ouvidos de mercadorao Jose Manuel Delgado, coitado...

    O presumido jornalista, que se acha uma sumidade jurídica, estranhamente sempre arranjando argumentos contra o Porto e PC, não cala a sua revolta...

    Não me digam que os juízes do TAS ainda vão ser alvo de escutas e interrogados pela inigualável Morgadinha?

    O manguito, feito com a classe que só os suiços sabem ter, deve ter colocado as orelhas a arder a muito boa gente.

    Tá visto que a Champions, para o ano, é mesmo para quem a merecer, no campo. Por isso, nem se estranha já tanto erro acumulado, em 3 jornadas, com o mesmo denominador: o benefício escandaloso de clubes de Lisboa e o habitual prejuízo dos Dragões...

    Já tou como o Queiroz: Não há ninguém que varra esta porcaria?

    ResponderEliminar
  21. Viva !

    Paulo Pereira :

    Calma que o Porto será de novo Campeão !

    MeirelesPortuense, eis uma definição do metrosexual que não figura na Wikipédia. E tanto melhor. Nunca me esquecerei dum artigo da mesma que escrevia que Portugal nasceu em 1640 ! LOl !

    Nada melhor que os velhos calhamaços que não podem ser transformados de hora em hora, segundo bens quereres. É que parecendo que não, há que saber quantos administradores em Portugal existem para verificar, aceitar e poder mudar o conteúdo da Wikipédia ?

    Últimas notícias : Uma equipa feminina alemã de futebol ( cujo nome esqueci) decidiu fazer topless para arranjar um sponsor. Mas desde já afirmam categoricamente que não irão mais adiante. Lol !

    Amanhã dou o nome da equipa porque tá lá na minha papelada.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  22. PORTOMARAVILHA:

    Não queremos o nome dessa equipa feminina, queremos é fotos dessa provocante tomada de posição:)

    ResponderEliminar
  23. Pois é Lucho na foto do andebol não estás sozinho ,também eu estava lá eu e mais dois pequenos dragões. No sábado tive pena de não ver o jogo . Quanto ao futebol no domingo não tivemos lá muita sorte .O professor tem que dar lá ums murros na mesa para ver se eles vestem o fato de macaco e começam a fazer o que bem sabem.



    Abraço

    ResponderEliminar
  24. dragao penafiel:

    ontem por acaso estava a olhar para a foto e reparei q realmente estavas tb lá na outra bancada com os 2 miúdos...

    abraço

    ResponderEliminar
  25. Já agora em relação a foto temos que olhar vem para vermos a RAÇA a VONTADE o QUER de um grande ATLETA .Só que esteve lá é que viu .Acho que temos de levar outros atletas ver jogos de andebol.



    Abraço

    ResponderEliminar
  26. DRAGÃO PENAFIEL:

    Manuel Arezes! Sim é um grande atleta, um grande Portista! Uma referência do nosso andebol.

    ResponderEliminar
  27. Lucho e Porto.Maravilha: "Queremos" fotos e se possível a equipa toda...Em Topless até ao dedo mais pequenino dos pés...Sim, aquele que tem uma unha, que normalmente é uma vergonha d'uma unha. É uma mini.unha!

    ResponderEliminar
  28. Tão pequenina, que quando cortamos as unhas dos pés -sim, não é só o nosso Presidente que corta as unhas dos pés- até temos dificuldade em "agarrar" qualquer coisa...

    ResponderEliminar
  29. Estilhaço:

    Contra documentos... não há argumentos!!!

    Mas eles insistem, insistem...

    ResponderEliminar
  30. Planeta Portugal:

    Não, o meu email não está com problema algum... de facto, tenho cá 2 mails teus por responder... o que não fiz ainda apenas e só por mea-culpa.

    Mas, com o ritmo próprio do dia-a-dia, há coisas que vão ficando para trás... lamentavelmente, um dos casos é o assunto dos teus emails.

    Vou fazer os possiveis por rapidamente te dar uma resposta, aliás, até porque continuo a não entender alguns detalhes do mesmo, mesmo com as tuas explicações já transmitidas.

    ps - se tens contacto telefónico, e não for pedir demasiado, até para acelerar o assunto, envia-me um email com o teu nr que eu ligo-te para falarmos mais em pormenor no assunto. Vale?

    ps2 - o novo banner animado com as últimas do FC Porto já foi colocado aqui na lateral, na zona de links... parabéns por mais um excelente trabalho/dica de v/ parte... força com isso e sempre em frente!

    ResponderEliminar