08 setembro, 2008

Segurança: tê-la ou não ter!

Ainda no rescaldo do jogo da Luz há algumas ilações a reter, nomeadamente sobre aquele “miminho” com que um tal adepto vermelho decidiu prendar o fiscal de linha. Certamente que a primeira reacção que a maioria dos tele-espectadores terá tido assemelha-se a um boa gargalhada pelo insólito da situação. Mas este episódio (que foi o primeiro do género nos novos estádios) fez-me pensar sobre o assunto pois pensei que fosse coisa do passado, agora que temos estádios novos com esquemas de segurança bem montados. É justamente aí que reside o problema. Quando um de nós vai ao Dragão pode constatar que entre as bancadas e o relvado há ARD’s (Assistente de Recinto Desportivo)vulgo steward – que desencorajam a tomada deste tipo de atitudes, uma vez que há, pelo menos, um ARD por cada porta de acesso da bancada ao relvado, mais aqueles que estão especialmente destacados para estar com as claques.

No entanto, no estádio da Luz isso não acontece. Por incrível que possa parecer os senhores da PROSEGUR acharam por bem que, os adeptos da casa jamais ousariam entrar no seu próprio campo, e como tal, não existe um único ARD entre o relvado e as bancadas. Tudo isto só demonstra um total imcompetência por parte da empresa, e por conseguinte, do clube que a contratou.

Quando no ano passado me desloquei a esse estádio pude denotar por parte dos ARD’s desta empresa algum desleixo da actividade que exercem, o que resultou em total pânico aquando da entrada dos Super Dragões.

Porque um clube também se faz para além das quatro linhas, este é mais um sinal da competência do nosso clube, e eu que estou do lado de dentro, sei melhor que ninguem que há um plano, uma estratégia, uma equipa que trabalha em conjunto para que os unicos protagonistas do espétaculo que é o futebol, sejam apenas os jogadores.

Um abraço,
steward492

6 comentários:

  1. Por tudo quanto é aqui referido, ainda mais incompreensível se torna o brando castigo aplicado ao clube responsável pela organização do jogo.
    E já nem quero falar da impunidade de que beneficiou o adepto infractor ao ser salvo por uma formalidade bem engendrada entre a polícia e o juiz, ou apenas por uma das instituições, vá-se lá saber porquê!
    Ai se isto se tivesse passado no Dragão! Era logo pena máxima para servir de exemplo para que tal "coisa" não se voltasse a repetir em nenhum recinto! E isto sem falar nas manchetes da CS... que iriam falar do assunto nos próximos anos....

    ResponderEliminar
  2. GRAVE, muito grave o q se passou na luz, uma vez mais branqueado pela imprensa e pelo CD da Liga. O nosso steward 492 já sabe q um dia destes sou eu q me passo no Dragão e dp não me impeçam por favor de fazer um carinho ao liner... ;)

    ResponderEliminar
  3. Viva !

    Gostei bem do texto !

    Efectivamente : "um clube também se faz para além das quatro linhas".

    E que os protagonistas sejam os jogadores. E que o público possa assistir em boas condições ao jogo dos protagonistas.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  4. Será que o barbas não seria um adepto do F C PORTO ???
    Já agora o orelhas não vai fazer queixa a liga ???
    Podia levar o vídeo porque parece que ninguém viu a lamentável agressão ao fiscal de linha .E se fosse no DRAGÃO ?


    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Dragão Penafiel

    Se tivesse sido no Dragão, ainda hoje estavamos a ver a abertura dos telejornais com essa notícia ;) ou tens dúvidas? :D

    ResponderEliminar
  6. Lucho

    Tu vais te passar? vais mesmo? :) olha que eu já te vi perto disso, mas daí ate te ver a fazer um carinho ao árbitro...não sei não!!! rsrsrsr

    Desta vez nem o steward 492 te safava :P

    ResponderEliminar