30 setembro, 2008

E a Supertaça de hóquei em patins?

Antes de mais nada, uma constatação. O nosso Presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa, o melhor dirigente desportivo da história do futebol Nacional, continua em plena forma. Objectivo, perspicaz e atento, muito atento, senão leiam estas declarações dele no último sábado em Moimenta da Beira:

«Vi aqui muitas crianças com a camisola do FC Porto, entusiasmadas, e isso dá-me uma garantia: o futuro do nosso clube vai ser ainda mais risonho e próspero que o presente».

Mas, mais importante que isso, quando um dos intervenientes falava dos troféus ganhos pelo futebol do FC Porto nos últimos anos, Pinto da Costa interrompeu-o e exclamou em voz alta:

«Todos esses troféus... mais a Supertaça de Hóquei em Patins que acabou de ser ganha mesmo há instantes».

De facto, o nosso Presidente vê muito mais além que a grande maioria. E são estes pequenos pormenores que me entusiasmam. O FC Porto, não é só futebol, é muito mais que isso, o nosso passado glorioso nas mais diversas modalidades merece que os Portistas não se deixem monopolizar pelo futebol.

No dia do nosso 115º aniversário, foram os capitães das outras modalidades a segurarem a nossa gloriosa bandeira (Manuel Arezes no andebol, Nuno Marçal no basquetebol e Filipe Santos no hóquei) na companhia de António Frasco, ex-futebolista do FC Porto e agora técnico adjunto nos sub-19.

Ainda sobre as comemorações do nosso aniversário (a vencer desde 1893), destaco o jogo de veteranos no novo parque Vitalis, na Constituição, em que o FC Porto derrotou o Boavista no desempate por pénaltis após um empate 2-2 (golos de Rui Barros e Tozé II). Na foto, vê-se Fernando Gomes que se mostrou ainda em forma e assistiu Rui Barros para o 1º golo do jogo.

Supertaça Nacional de Hóquei em Patins 2008
- Ponte de Lima -


[ FC Porto, 6 - HC Braga, 2 ]

Nesta 27ª edição da Supertaça o FC Porto procurava a sua 16ª conquista nesta prova contra apenas 11 da concorrência (6 do Benfica, 4 do Barcelos e 1 do Sporting). Além disso os Dragões procuravam a sua 4ª supertaça consecutiva depois dos triunfos diante do Benfica (2005), Viana (2006) e Cambra (2007). E, em Ponte de Lima onde se jogou esta final, a história do clube azul e branco adquiriu mais um capítulo glorioso, mais uma conquista, mais um troféu.

Os Dragões entraram em ringue determinados em mais uma conquista, e por isso quando Jorge Silva inaugurou o marcador não foi surpresa para ninguém. Ao intervalo 2-1 para os Portistas (o outro golo foi de Filipe Santos), mas na 2ª metade o Braga ameaçou e falhou um pénalti que podia ter mudado o jogo. Logo a seguir Jorge Silva, endiabrado marca 2 golos de rajada e decide o vencedor da supertaça. Caio e Emanuel Garcia ainda ampliam a vantagem azul e branca antes do golo final dos Minhotos.

E pronto, o FC Porto inicia a época a vencer, da mesma forma que tinha terminado a última temporada. É sempre a abrir, campeonato, taça e agora supertaça... é lamentável que a televisão pública não tivesse transmitido o jogo quando essa transmissão tinha sido publicitada em muitos blogs. Eram duas equipas fora da Capital e está tudo dito. Antes do jogo foram homenageados pela FPP, Vítor Bruno, Realista, Franklim e Vítor Hugo, entre outros...

Dragão de Ouro: JORGE SILVA

Esta conquista da supertaça passou muito pela sua exibição, marcada pelos 3 golos, pelo notável entendimento com Caio e pela forma decidida com que entrou em ringue. Com um Jorge Silva assim quase que aposto que nem vamos sentir tanto as ausências de Reinaldo Ventura e Pedro Moreira (ainda lesionados). Parabéns também para o Pedro Gil que pelo seu Réus ganhou o campeonato do Mundo de Clubes batendo o Barcelona por 1-0 na final.

Na minha crónica semanal que já existe desde Junho de 2007, todas as semanas (no decorrer das épocas das 3 modalidades andebol, basket e hóquei) elegi o jogador da semana e o treinador da semana.

Assim no fecho da época 2007/08, o grande MVP (jogador do ano) para o blog BiBó PoRtO, carago!! é NUNO MARÇAL com 8 nomeações, seguido de Reinaldo Ventura com 4. Seguem-se Caio, Eduardo Filipe, Bosko, Terrell e Paulo Cunha, todos com 3 nomeações (restam ainda os nomes de mais 13 jogadores com uma e duas nomeações). Os meus parabéns ao Nuno Marçal, decisivo na conquista da Taça da Liga de basquetebol 2008, ele que fez, muito provavelmente, a sua melhor época de sempre.

Em 42 semanas de competição elegi, como treinador da semana por 20 vezes Franklim Pais, por 14 vezes Alberto Babo sobrando as 8 restantes para Carlos Resende.

Nesta nova temporada (2008/09) apenas destaco um Dragão de Ouro todas as semanas (prémio relativo a jogadores, unicamente).

ps - No basquetebol (jogo de apresentação e torneio antónio pratas) o FC Porto deu a conhecer 2 Norte Americanos de excelente nível, Burns e Kevin Martin enquanto no andebol a nossa Selecção venceu 2 amigáveis diante da Noruega B com Filipe Mota (jogador do FCPorto) a brilhar intensamente, ele que se estreou agora na Selecção A.

Saudações Portistas,
Lucho.

7 comentários:

  1. Pois é Lucho o H.Patins só nos dá alegrias e o andebol parece no beom caminho, mas o basquetebol...acho, oxalá me engane, que vai ser mais do mesmo.
    Mudam os treinadores, mas continuam a contratar-se americanos de 5 categoria. Se os dois que referiste me parecem bons, o outro que em dois jogos, apenas marcou 4 pontos é muito fraquinho.
    Quanto ao Presidente continua em grande forma!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Vila Pouca,

    Há que dar tempo ao tempo, no basquetebol. A forma como a prova está desenhada permite que, nos play-offs, qualquer equipa possa vencer. E o Porto, apesar de arredado da vitória, levou nos últimos anos a Ovarense até ao limite. Por isso, eu acredito que pode ser este o ano do título...

    No Hóquei, ano após ano, o domínio torna-se esmagador. Os azuis e brancos partem novamente como grandes favoritos, sendo que o grande desejo é mesmo essa Champions que teima em nos escapar...

    Acredito num ano em grande nas amadoras.

    ps: Justa a vitória do Marças no MVP do Bibó. Atleta da casa, sente o Dragão que enverga ao peito. E, juntando-se a esse amor clubista a qualidade que tem, está tudo dito.

    ResponderEliminar
  3. 3 DraGões em grande:

    a) O Presidente Jorge Nuno P.Costa;
    b) O hoquista Jorge Silva;
    c) O MVP 2007/08 Nuno Marçal.

    Podem ver as excelentes fotos do 115º aniversário do FC Porto em:

    http://www.fcporto.pt/Adeptos/Galeria/Fotos/adepgaleria_115aniversario_280908.asp

    e podem ver tb as fotos do jogo dos veteranos na Constituição em:

    http://www.fcporto.pt/Adeptos/Galeria/Fotos/adepgaleria_jogoveteranos_280908.asp

    ResponderEliminar
  4. O basquetebol vai ter boa equipa, 2 dos Americanos são muito bons, o outro vai ser trocado (pelo q me disseram), e, quando os lesionados Daniel Monteiro, João Figueiredo, Marçal e Cunha voltarem a equipa ficará mais forte.

    ResponderEliminar
  5. PdC sempre em grande... com memória au-point... e de língua sempre afiada! Nem mais!!!

    No hóquei, ufffaaaa, até já cansa... procuram-se adversários à altura, só mesmo para dar mais um bocadinho de emoção, ora que carago!

    Jorge Silva, pois, e como eu gosto da raiva que este empresta no rinque, sempre em grande velocidade e de nervos à flor da pele... costuma-se dizer que são destes que o meu povo mais gosta... eu digo mais: "é destes que eu gosto e admiro... sempre cheio de sangue na guelra e quase sempre pronto a explodir de raiva"!!

    No basquetebol, onde por ora estou assim que a modos de desconhecido em causa, temos já aqui 2 opiniões sobre os norte-americanos digamos que convergentes... não se arranja por aí nenhum Jared Miller em fase de saldos? Noutras épocas, tb não julgávamos que fosse possivel e chegamos lá... pq não acreditar que desta vez, à 3ª, será mesmo de vez?

    Por fim, MVP do blog pró Nuno Marçal... quem mais? prémio mais que justo e merecido!!

    ResponderEliminar
  6. Plena actividade no próximo fim de semana:

    ANDEBOL (5ª JORNADA)

    SÁBADO, 17H, MADEIRA-FCPORTO

    BASQUETEBOL (1ª JORNADA)

    SÁBADO, 16H, ILLIABUM-FCPORTO

    HÓQUEI (1ª JORNADA)

    SÁBADO, 18H, CAMBRA-FCPORTO

    ANDEBOL (6ª JORNADA)

    QUARTA FEIRA DIA 8, 21H, FCPORTO-BELENENSES NA PÓVOA VARZIM...

    Neste último jogo lá estarei.

    ResponderEliminar
  7. Viva !

    Mais um título !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar