05 agosto, 2008

Viena, Sevilha e Gelsenkirchen não merecem museu?

Quando em 2003 foi inaugurado o magnífico Dragon Stadium, seria difícil algum Portista acreditar que passados quase 5 anos ainda não se tivesse iniciado a construção do Museu do FC Porto. Nunca mais se soube do paradeiro dos troféus (desde o fecho do velhinho Museu das Antas em 2002 que recordo aqui numa foto do nosso leitor Dragão Azul) nem se sabe de nenhum projecto em concreto para um novo Museu. Segundo me contaram, na última AG informaram os Sócios que o Museu ficará instalado mesmo ao lado da Loja Azul e que não será apenas um Museu mas que terá também uma forte componente audiovisual. A verdade é que nada mais se sabe. Um clube com a nossa história com glórias constantes e troféus ganhos a um ritmo avassalador não mereceria que este projecto fosse encarado com maior urgência?

A pujança de um clube também se avalia pela forma como fortalece e preserva a memória e como honra o seu passado e as pessoas que o serviram. Em final de Agosto de 2007 estive em Barcelona e não perdi a oportunidade de visitar o Camp Nou mas não esqueci, igualmente, de entrar no Palau Blaugrana e no extraordinário Museu do Barça. E acreditem que o Estádio e o pavilhão (ver foto) são fantásticos mas o Museu com todos aqueles trofeus (ver foto junto à Champions) mas também com os filmes preparados para a juventude sobre a História do Barça e da afirmação da Catalunha, me deixaram ansioso pelo momento em que também o nosso FC Porto (clube que sempre associei ao Barcelona pela afirmação Regional que ambos cultivam) apresente um espaço idêntico onde os Sócios e adeptos do FCPorto possam viajar nas asas do Dragão revisitando as nossas glórias do passado, as nossas conquistas em todas as modalidades e os homens extraordinários que defenderam a nossa camisola desde a fundação do Clube em 1893.

O complexo do Estádio do Dragão (museu incluído), tornar-se-á definitivamente um pólo de atracção, aproveitando também o acréscimo de visitantes que a cidade do Porto tem vindo a receber e diversificando dessa forma as fontes de receita do clube e da SAD (o n.º de visitantes do Dragão que é actualmente de 30 mil/ano aumentaria exponencialmente). Sempre tive a opinião que o impacto num adepto ao ver as taças conquistadas, com muito suor, por gerações de atletas do nosso clube era, é e será sempre colossal. E por isso, depois do Presidente ter dito que o objectivo principal do seu actual mandato era o pavilhão Dragão Caixa (em andamento) é urgente que se pense rapidamente no próximo alvo porque as gloriosas conquistas de Viena, Sevilha e Gelsenkirchen, entre outras, assim como os nomes associados a essas epopeias, como por exemplo Madjer, Gomes, Baía, Deco mas também outros do passado mais longínquo e tantos ainda nas restantes modalidades mereciam ver as suas conquistas bem destacadas num nobre espaço no interior do Estádio mais belo do Mundo.

É com natural ansiedade que todos aguardamos o dia em que nos seja possível recordar fisicamente, entre outros objectos, a camisola do João Pinto, as botas do Madjer, a camisola do Carlos Resende, a braçadeira do Gomes, a camisola do Hernâni, as luvas do Vitor Baía, o stick do Reinaldo Ventura, as sapatilhas da Fernanda Ribeiro, as botas do Futre, o boné do Pedroto, a gravata do Artur Jorge, os patins do Vítor Hugo, a camisola do Pavão, as luvas do Barrigana, as sapatilhas da Aurora Cunha, a camisola do Jared Miller, as luvas do Mlynarczyk, as botas do Cubillas, a camisola do Oliveira, os panfletos que Mourinho afixava no balneário, a foto do nosso grande Presidente Pinto da Costa e, sobretudo, os vários trofeus Nacionais e internacionais ganhos pelas nossas equipas de futebol, andebol, basquetebol, hóquei em patins, voleibol, natação, ciclismo, bilhar, atletismo, boxe, desporto adaptado... O nosso velho general, por certo, está sensível a tudo isto e por isso é de aguardar, a qualquer instante, a boa nova. É só um pouco mais de azul...

Abraço,
Lucho.

27 comentários:

  1. Caro Lucho: apenas para dizer: muito bem "dizido"

    ResponderEliminar
  2. Nem mais, Lucho. Colocaste o dedo na ferida. A grandeza de um clube também se mede na forma como sabe preservar o seu passado, as suas glórias. O Porto tem aqui uma das suas únicas pechas. E das grandes.

    Com o Dragão em pleno vapor, o pavilhão a tornar-se diariamente uma realidade, um Museu complementaria de forma inequívoca as belezas arquitectonicas.

    Para quando?

    ResponderEliminar
  3. Completamente de acordo e vai ser a próxima obra. É preciso, mal o pavilhão esteja pronto e inaugurado, a Constituição e funcionar, partir para o Museu, não um Museu à moda antiga, mas moderno com as novas tecnologias ao serviço da História gloriosa do F.C.Porto. Também visitei o estádio do Barça e o Museu - nem é nada de especial - e aquilo faz parte como dizes dos roteiro da cidade e é obrigatório ir lá.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Pois meu caro Paulo, esperemos que para muito breve. Embora os ecos sobre esse assunto sejam (actualmente) muito pouco audíveis... Vamos acreditar pois quem gere o nosso Clube merece, como mereceu sempre, a nossa inteira confiança. Mas ficou aqui um alerta!

    ResponderEliminar
  5. Começo a temer que, se um dia algum dirigente do FCP (e não da Futebol-SAD), se lembrar do museu, parte do seu espólio possa ter desaparecido!
    Também estive nessa AG em que um associado colocou a questão do museu, mas, em meu entendimento, a resposta foi mais naquele sentido de "porque não te calas hombre!
    Se quisermos o museu, temos que pressionar os dirigentes do Futebol Club do Porto.
    Porque não criar um movimento?

    ResponderEliminar
  6. Nem mais Lucho, Aquilo que sentiste em Barcelona eu também o senti em Set. 2007, de facto com um estádio como o nosso, com a loja a funcionar com o "merchandising", um local digno para que todo o mundo veja a grandeza do clube é imperioso e eu diria urgente.
    Cabe a nós sócios irmos falando, e insistirmos neste projecto. Acredito sinceramente que venha a seguir ao pavilhão... Vamos acreditar!

    Saudações azuis
    Emília Dracaena

    ResponderEliminar
  7. Porqué que o pessoal não subscreve um email reencaminhado pelos Portistas e depois de ter um nº razoável de assinatura, reenvia-se a direcção do FCP!!
    Somente para relembrar que nós queremos esse museu!!

    ResponderEliminar
  8. O Museu é absolutamente indispensável. Este assunto foi aqui lembrado pelo lucho com todo o propósito.

    ResponderEliminar
  9. Como sempre certeiro Lucho. A grandeza de um clube também se faz destes pormaiores.
    Oxalá te ouçam!

    ResponderEliminar
  10. Bom post!

    Um tema que terei também de focar grande atenção nos próximos tempos.

    voltei de férias:

    legionofdragons.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. completamente de acordo... O nosso clube precisa urgentemente de um museu digno.

    Aliás, a única vez que pude observar algumas taças que conquistamos foi em 2003, numa exposição no casino da póvoa (na altura vi a lindissima Taça Uefa!!!)

    desde esse tempo que aguardo pelo museu. oxalá nao falte muito.

    ResponderEliminar
  12. Lucho mais uma vez um post excelente. O nosso clube precisa de um museu digno!!!

    ResponderEliminar
  13. fantástico e sublinho cada palavra!!

    ps: pk não fazer chegar estas coisas a quem de direito?

    grande abraço!! e força porto, somos Dragões, somos CAMPEÕES!!

    ResponderEliminar
  14. Execelente post que poderia ser um ponto de partida para um movimento que desse voz ao anseio de tantos portistas. Temos que fazer ver aos nossos dirigentes que o museu poderá ser para além de um local de exaltação das nossas conquistas, uma importante fonte de receitas para o clube. Só para terem uma ideia, o museu do F.C.Barcelona recebe 1.200.000 visitantes/ano, sendo o museu mais visitado da Catalunha.

    ResponderEliminar
  15. Muito bom Post Lucho (como sempre), um clube como o F.c.Porto tem que ter um museu ao dispor dos adeptos e visitantes do estádio do dragão que por la passam todos os anos, talvez podessemos arranjar algo com assinaturas e enviar para a direcção do Fcporto ou algo parecido, pareceme um boa ideia.
    abraços,
    http://varanda-do-dragao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  16. movimento pró-museu já

    ResponderEliminar
  17. Se o entrave está nos recursos humanos, eu sei de quem se candidataria para o cargo :)

    É assim mesmo, Caro Lucho! Merecemos um Museu à altura do nosso FCP.

    ResponderEliminar
  18. Memória precisa-se ....

    Só se constrói o futuro, preservando o passado.

    Isto é dos livros ....

    Já era tempo, de instalarem o MUSEU ou (SALA DE TROFÉUS).

    O problema é ser a SAD a mandar....

    Só pensa em COMISSÕES...

    ResponderEliminar
  19. Mais que enviar emails julgo qo principal será fazermos ouvir a nossa voz nas próximas assembleias gerais do clube.

    ResponderEliminar
  20. lucho disse...
    "Mais que enviar emails julgo qo principal será fazermos ouvir a nossa voz nas próximas assembleias gerais do clube."
    Apoiado....mas... o ideal seria avançarmos com uma subscrição a pedir ao Presidente Dr Sardoeira Pinto a convocatória duma AG para pedir à Direcção que avance com este projecto.

    ResponderEliminar
  21. Construir museus dá direito a comissões?
    Não dá. Então, não interessa.

    A SAD quer lá saber de museus. Para museus, já basta o Museu do Carro Eléctrico.

    Eles não se preocupam com a história. Só com o presente e o presente vive de comissões. Só isso interessa.

    Basta ver a forma como os sócios e adeptos são ostracizados. A SAD só quer que os sócios comprem os lugares anuais para largarem mais uns milhões de euros, para poderem comprar mais uns sul-americanos à agência do irmão do Caldeira.

    Tão simples como isto.

    ResponderEliminar
  22. Subscrevo tudo, senti o mesmo quando visitei tb Barcelona e o Barça.
    Ainda por cima temos em comum a questão da afirmação da nossa região em relação ao centralismo lisboeta e de madrid.

    ResponderEliminar
  23. Excelente texto que vem uma vez mais alertar para uma falha tremenda do nosso clube. Há que fazer saber à Direcção do clube que hoje em dia um Museu (se bem pensado e executado, não sendo um mero depósito de troféus) pode ser uma grande fonte de receitas para o Porto. Ou seja, para além de enaltecer as nossas conquistas poderia ser rentável e levar o nome do Porto a todo o mundo. Se não acreditam, fiquem só com estes números: o museu do F.C.BArcelona recebe 1.200.000 visitantes/ano, sendo o museu mais visitado de toda a Catalunha. Aos €€€ que os visitantes não sócios (é de graça para sócios) acrescenta-se que a visita termina na megastore do Barça e que grande parte das pessoas acaba sempre por comprar merchandising do clube.

    ResponderEliminar
  24. Amigo Lucho, mais um tiro certeiro.... porque não tentar arranjar uma entrevista com algum elemento da direcção do clube e colocas a questão do museu?

    A ultima vez que vi algumas taças foi á uns anos no casino da povao do varzim, de resto só em fotos, neste caso em calendarios de bolso.

    TRIabraços.

    ResponderEliminar
  25. Amigo Lucho :

    Estou totalmente de acordo contigo.

    O museu do F.C.PORTO será a herança viva das nossas memórias , local de peregrinação e culto .

    E, porque não , escola onde se aprenda a amar o F.C.PORTO ?
    Deixo aqui a ideia.


    Um grande abraço
    Bem hajas!

    ResponderEliminar
  26. Um tema pelos vistos que acabou a provocar alguma celeuma entre as hostes do TRIcampeão.

    E por falar em TRIcampeão, vamos lá a ter calma, pq anda por aqui muito gente a reclamar de barriga bem, bem cheia mesmo... o ideal era pelos motivos óbvios que este sonho fosse já uma realidade, mas como Roma tb não se fez num único dia, vamos lá com calma. Uma coisa de cada vez.

    Ontem, um Estádio que é hoje o nosso orgulho... hoje, um Pavilhão que finalmente aproximará todos os adeptos do FC Porto para junto das amadoras (e que aposto a ti Lucho, tão bem saberá)... amanhã, concerteza o tal Museu que será o nosso cartão de visita.

    Uma coisa de cada vez... remember?

    De intermeio, lá vamos vagarosamente ganhando ano após ano, conquistado cá dentro tudo o que há para ganhar, sempre a somar troféus... e por isso questiono: "e atão? não chega? querem mais? olhem prá vossa sorte... se fossem duns que eu cá sei, então não sei o que seria de vocês... concerteza, já teriam cometido alguma loucura, só podia".

    Como dizia, uma coisa de cada vez... vamos lá com calma.

    ResponderEliminar
  27. «... O nosso velho general, por certo, está sensível a tudo isto e por isso é de aguardar, a qualquer instante, a boa nova. É só um pouco mais de azul ...»


    É aguardar mais dois anos pela... recandidatura.

    Vai ser a... «bandeira».


    PS. - Recandidatura mais que certa. Ora, Quanto ganha um... administrador de Sad desportiva?

    ResponderEliminar