18 agosto, 2008

Sir Bobby Robson

Está a morrer. Mais um cancro depois de outros que superou. Mesmo assim não perde aquele seu bonito sorriso e diz que sabe o que o espera mas que vai aproveitar a vida até ao seu último segundo. Um Senhor, um cavalheiro, um grande nome do futebol Europeu. Um nome que também figura na história do Futebol Clube do Porto.

"I have accepted what they have told me and I am determined to make the most of what time I have left, he told The Sun. I have been fortunate to survive this long. It is thanks to my doctors and their dedication. My condition is described as static and has not altered since my last bout of chemotherapy. They have arrested the growth of the tumours on my lungs and I have my next scan shortly. I am going to die sooner rather than later. But then everyone has to go sometime and I have enjoyed every minute. I don’t even think about it and my biggest problem today was unrelated, just old-fashioned laryngitis."

Em finais de 1993, Sousa Cintra depois de um desaire Europeu com uma equipa Austríaca demite Sir Robson com o Sporting em 1º no campeonato... Pinto da Costa não hesita, «despacha» um «finito» Tomislav Ivic e contrata Bobby Robson. O futebol do FC Porto ganhou outra vida, outra magia, os jogadores voltaram a sorrir. Os treinos nas Antas deixaram de ser cinzentos e ganharam cor. O FC Porto deixou de jogar com 4 trincos e Kostadinov isolado na frente. «passe precise» começou-se a ouvir bem alto, era o Mister a aconselhar os seus meninos. Aquela equipa que Ivic enchera de fantasmas ressuscitara e chega às meias finais da Liga dos Campeões Europeus caindo em Camp Nou a uma só mão. O Campeonato não se salvou (2º lugar) mas ganhou-se a Taça de Portugal batendo o Sporting na final para desespero de um arrependido Sousa Cintra que até no campeonato se espalhou ao comprido (3º lugar).


João Pinto ergueu a Taça sob uma «chuva» de garrafas e pedras arremessadas pelos alfacinhas elitistas que se gabam de um fair-play que aí ficou evidente... João Pinto não teve medo, nunca teve aliás, e Bobby Robson chegou a dizer que ele tinha 4 corações. O capitão desceu as bancadas de forma destemida e entregou o troféu a Robson que o ergueu mas não em vingança contra os Leões, sorriu, sorriu muito, mas sempre com o olhar na plateia azul e branca. Ele sabia o quanto gostavam dele e aqueles homens da Invicta eram agora as suas tropas, sempre prontas a defenderem um clube que todos, honestamente, têm que admitir ser especial. E nessa altura, emocionado, deixei cair uma lágrima, aquele Inglês era um Senhor de quem eu já me «apaixonara» enquanto seleccionador inglês quando lá jogava um jogador que me enchia as medidas, Gary Lineker.

Foi com toda a naturalidade que Robson venceu os 2 próximos campeonatos pelo FC Porto, em 94-95 no ano fatídico da morte do «seu menino» Rui Filipe e no ano seguinte 95-96, ficando assim ligado aos 2 primeiros títulos de um histórico PENTA. Aliás, no final da época 93-94 já se sentia que o FC Porto que Robson reerguera iria com tranquilidade dominar o futebol Nacional nos próximos tempos. O futebol que os seus meninos jogavam era delicioso, arrebatador, um show de bola que tantos sorrisos provocava em Sir Robson.

Mister Robson, acredite que não o deixaremos nunca cair no esquecimento. Sabemos que vai lutar, enquanto lhe for possível, contra essa terrível doença. Sempre foi um Campeão. Mas no dia que o inevitável suceder, saberá, por certo, que no nosso coração a sua vida será sempre eterna. O seu sorriso será sempre recordado.

Saudações Portistas,
Lucho.

19 comentários:

  1. Tivesse alguém q eu cá sei 1/10 da astúcia, inteligência táctica e motivacional, capacidade de improvisação e gosto pelo risco que Mr.Robson sempre teve... FORÇA CAMPEÃO.

    ResponderEliminar
  2. Robson nunca será esquecido pelos Portistas

    Força!

    ResponderEliminar
  3. Um dos melhores treinadores de sempre do FC Porto. Homens destes deviam ser eternos. Fisicamente porque a sua memória perdurará até à eternidade. Colocou a FC Porto a jogar do melhor futebol que se viu em Portugal. Melhor que aquela equipa de 1994-95 e 1995-96, que eu me lembre, só o FC Porto de Mourinho. Deve estar a sofrer imenso não só fisicamente mas também mentalmente, mas a força que demonstra é de verdadeiro campeão.

    OBRIGADO MISTER ROBSON!

    Um onze muito utilizado por Robson, assim de cabeça: Vítor Baía; Secretário, Aloísio, Jorge Costa, Paulinho Santos; Edmilson, Emerson, Lipcsei, Drulovic; Rui Barros, Domingos.

    ResponderEliminar
  4. Lucho,

    Verdadeiro poema de admiração e amor por uma personagem singular, alguém marcante na história recente do clube. E sim, aquele sorriso diz muito, sempre aberto e franco, num treinador capaz de erguer a equipa das cinzas onde ela tinha sido deixada pelo antecessor...

    Causticado pela doença, nem assim se entrega, continuando a viver a vida com o que ela tem de bom. Ficará para sempre perpetuado na história do clube, entrando com os seus 2 títulos na epopeia do Penta.

    Thanks, Mr Robson!

    ResponderEliminar
  5. Fantástico treinador!
    Tive a possibilidade e o previlégio, de acompanhar de muito perto o trabalho de B.Robson -TAMBÉM ACOMPANHEI OUTROS E POR ISSO DIGO O QUE DIGO - e foi,claramente, o melhor treinador de campo que vi no F.C.Porto.
    Os treinos com Robson eram extraordinários, com uma dinámica, alegria e entusiasmo,contagiante e chegavam a empolgar quem assistia.Não havia tempos mortos, era sempre a dar, os jogadores nas pausas para água demoravam muito pouco, só queriam recomeçar.Tinha apenas o defeito de no banco ser o típico técnico inglês:demasiado conservador.Mas o futebol era bonito e saiamos do Estádio satisfeitos.
    Recordo Robson virado para um jovem adjunto chamado Mourinho e dizer-lhe:-profissionalismo, José, profissionalismo...
    Acho que o treinador do Inter nunca prestou a homenagem merecida a um grande cavalheiro e um grande técnico mundial, a quem deve muito.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Bobby Robson nunca será esquecido pelos adeptos Portistas, especialmente por aqueles que tiveram o privilégio de acompanhar de perto a sua carreira ao serviço do FCP.

    Já o clube em si....
    Bobby Robson tem uma Fundação em seu nome:
    http://www.sirbobbyrobsonfoundation.org.uk/
    Por incrivel que pareça, entre os nomes de clubes que lá estão como "supporters" não aparece o nosso... como também não aparecme muitos outros por onde terá passado, dirão vocês. Mas com o mal dos outros, posso eu bem. Raramente levanto voz contra o FCP, esta é uma delas :(

    Obrigada...

    ResponderEliminar
  7. Tive o previlégio de assistir ao seu primeiro treino após um período de ausência devido à remoção de um tumor no céu-da-boca. Vinha com a alegria do costume. Foi recebido com muito apoio por parte dos sócios. Nunca me esqueci do "passe precise" que ele repetia constantemente.

    Lembro-me dessa meia-final em Barcelona, em que lá estive embalado pelo sonho. No último anel por trás da baliza da Barcelona, na 1ª parte. Os jogadores do FC Porto tão pequeninos lá embaixo. Perdemos. Stoichkov esteve endiabrado.

    ResponderEliminar
  8. Bobby...e o seu fiel tareco mourinho mais tarde..um Sir...mas aproveitando as deixas e o momento actual e pondo a ferida na minha antevisao apocaliptica sobre o nosso futebol ..este Sir perdeu uma supertaça em Paris para os Viscondes e logo por 3-0...e vejam la do outro lado nao havia P. Bento nem Jesualdo nem Sapunarus ou Benitez....do outro lado existiam secretario, erickson na baliza e Octavio malvado no banco leonino...e depois fomos campeoes....

    ResponderEliminar
  9. É verdade q Robson tb perdeu uma supertaça com o Sporting mas ganhou 2 ao Benfica... E na tal final da TAÇA PORTUGAL Robson ganhou ao Sporting na finalíssima, 2-1, com golos de Rui Jorge e Aloisio (gp). E na época seguinte foi campeão com o FCP a festejar o título com uma vitória em Alvalade (golo de Domingos-gp).

    ResponderEliminar
  10. Grande homem.
    O meu sentido obrigado pelo que fizeste pelo FCP, e pelo Futebol. Adorava ver jogos da selecção inglesa, quando este homem era o selecionador.
    Foi este homem que deu inicio a consolidação do FCP, europeu.
    Grandes jogos. Foi o unico que após uma derrota nas antas, colocou os jogadores no final do jogo a treinar na presença dos adeptos. Estes sentiram a quêm deviam responsabilidades.
    Hoje é a porta fechada e quando perdemos sorrimos em frente das câmaras da TV. Porreiro, tivemos azar! Que idiota! Nem pedimos desculpa aos adeptos, por terem percorrido 1200 kms para os apoiarem. Que falta de profissionalismo.
    E quando a perder por 0-2 nas antas frente ao Salgueiros, resolve tirar um ponta de lança e coloca o André no 1/2 campo e ganhamos o jogo por 4-2!!!!

    No fim explicou porque o fez. Necessitava de alguêm que ganhasse as 2ªs bolas no meio campo para lançar rápidamente o contra- ataque.
    Assim sim. Hojé é só idiotas que falam de árbitros e quejandos.

    Perguntem ao João Pinto o quanto ouviu deste homem! Até palavrões no mais correcto português do Porto ouvia nos treinos, quando este cruzava para trás da baliza.

    Profissionalismo a 100%.

    Grande homem, grande SENHOR, e aquele sorriso e os olhos brilhantes de felicidade, dizem tudo.

    Assim até eu via jogos à chuva torrencial, e assitia a vitórias em Alvalade e no Bessa. Lindo.

    Que DEUS te ilumine o caminho.

    OBRIGADÂO. Valeu Sir Bobby Robson.

    Parabéns ao cronista.

    ResponderEliminar
  11. GRANDE Sir Robson! Aquilo é que era futebol, aquilo é que era espetaculo, aquilo é que era o Porto! Chegava ao estádio aos 2 minutos de jogo e já estavamos a ganhar 1-0 :) Do banco ouvia-se: "attack, attack" :) Uma vez em alvalade, com o campo cheio de areia ele sorria e dizia: "parece a praia" hehehehe.
    Só faltou a consagração Europeia, que podia ter vindo quem sabe se tivessemos tido outra sorte nos penalties contra a Sampdória...

    Baia; J.Pinto, J.Costa, Aloisio, P.Santos; Secretario, Emerson, Kulkov, Drulovic; Rui Barros e Domingos... era futebol espetaculo garantido!

    ResponderEliminar
  12. Mesmo sem ter ganho nenhum titulo internacional, Bobby Robson foi desde que vejo o F.C. Porto o meu treinador favorito.

    É sempre bom ouvir-lo incluso em situações como esta. Demonstra não só que é um homem de coragem, como um exemplo para todos nós. Que seja feliz e que a sua vida seja tão ou mais bonita que o futebol que ele tanto gostava de praticar nas suas equipas.

    És um senhor Bobby Robson.

    ResponderEliminar
  13. Lucho: Bonito e extremamente justo Post, sobre o inesquecível Bobby Robson.
    Voltando ainda «atrás»:
    Mas mais uma vez o Porto perde (consecutivamente pela 3ªvez, a quarta nos últimos cinco jogos), sem ter sido inferior. Desta vez, exclusivamente, por azelhice própria, ao contrário das outras vezes.
    Incrível foi o desplante de Amândio de Carvalho, Vice-Presidente da F.P.Futebol, de não se coibir de festejar, agarrado no Pódio aos jogadores do Sporting,´aquando da entrega da Supertaça, como se pôde ver na 1º e 3ª página da edição de de « O Jogo», como de um dirigente ou adepto do Sporting se tratasse... Vergonhoso!!!
    Também a entrada após o 2-0 em campo do piroso de cabelo oxigenado, Miguel Veloso, quando fazia exercícios de aquecimento, não só não mereceu o devido cartão amarelo, como não foi referido por nenhum comentador ou orgão de comunicação social, como também é costume neste fictício País. Ao invés (tanto num caso como noutro), se fosse ao contrário...

    No dia seguinte à vitória do Porto no Torneio de Braga, regressava a casa, e ainda em Espanha, mas próximo de Portugal, sintonizei consecutivamente a Antena 1, TSF e R.Renascença e EM NENHUM DOS NOTICIÁRIOS DESPORTIVOS OU GENERALISTAS DAS 3 ESTAÇÕES FALARAM DO F.C.PORTO E DA VITÓRIA VESPERTINA, OU DO CASO QUARESMA ...
    Também no futebol a Comunicação Social tende a afunilar para Lisboa!
    VERGONHOSO!!!

    ResponderEliminar
  14. Viva Lucho!
    Bom "post"! A gratidão é um grande sentimento!

    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Olá!

    Dado que já me pronunciei(elogiei) sobre este post,gostaria de voltar ao tema que mais me apaixona.

    Partindo do princípio da velha máxima: os jogos ganham-se no meio-campo!
    A não ser as já famosas transições rápidas,o Profe até agora,ainda não foi capaz de implementar,mais nenhuma (outras) alternativa!
    E é por isso que o FC Porto normalmente perde os jogos contra equipas mais fortes(matreiras) e calculistas!
    Como é o caso do Sporting e até das equipas que disputam a Champions.Ninguem joga de peito aberto(4x3x3) na Liga dos Campeões.
    Esta equipa do FC Porto tem tambem pelo seu lado,de aprender a ser mais calculista e a jogar no erro do adversário.Para isso tem em primeiro lugar de assegurar eficácia defensiva,começando por povoar o seu meio-campo com 4 médios, para depois tranquilamente e com serenidade partir para o contra-ataque,e, por conseguinte para as vitórias.

    Abraço

    ResponderEliminar
  16. Lucho :

    Acabo de ler esta tua brilhante homenagem a Sir Bobby Robson.


    É justo !

    ResponderEliminar
  17. Viva !

    Obrigado Lucho por não teres traduzido as palavras Robson.

    Creio que respeitaste a História. Por isso te agradeço.

    Nestes momentos, eu que vi o meu pai e a minha mãe morrer de cranco, há que saber ser pó .

    Foi um artigo que muito me incomodou. Mas como ainda sou tripas, queria dizer só o seguinte :

    Obrigado Sir por ter feito um esforço em tentar falar Português.Como deve saber muitos jogadores do Porto ( perdeu-se o cavalheirismo )já não o falam nem fazem qualquer esforço.

    Obrigado por ter mostrado aos portistas que o Porto é mais que o Porto !

    Estou triste !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  18. Este foi um post escrito com a mágoa de saber q Mr.Robson estará a viver um momento mt complicado. A coragem demonstrada por ele admitindo q o momento final poderá estar próximo prova se é q era necessário o grande homem q sempre foi. Viverá sempre Mr.

    obrigado pelas vossas palavras e como mts disseram tudo o escrevi é mais q justo.

    ResponderEliminar