28 agosto, 2009

Agora, escolha!! - semana 3

Rui Correia

Data de nascimento: 22-10-1967 (41 anos)
Situação actual: Treinador de guarda-redes no S.C. Olhanense
Posição: Guarda-redes

Clube anterior ao FC Porto: Braga
Clube posterior ao FC Porto: Salgueiros

Épocas no FC Porto: 4 (1997/98, 1998/99, 1999/00, 2000/01)
Campeonatos ganhos no FC Porto: 2 (1998, 1999)

Pontos de exclamação: quando foi contratado, e depois das exibições que lhe vi fazer no Braga, vi a luz ao fundo do túnel para ultrapassar o fantasma de Vítor Baía.
Reticências: pouco tempo depois percebi o significado de ilusão de óptica.

Alguns jogadores importantes com quem jogou: Vítor Baía, Jorge Costa, Paulinho Santos, Aloísio, Jardel, Capucho, Deco

Rui Correia rubricou uma bela exibição na final da Taça de Portugal de 1997/98, contra a sua ex-equipa, o Braga. Negou por duas vezes o segundo golo do adversário, contribuindo (e de que maneira) para mantermos o 2-1, e matarmos o jogo com o terceiro (e inesquecível) golo do Artur.



Na semana passada a votação em Sérgio Conceição como "Dragão" foi esmagadora! 107 dos 132 participantes votaram nessa opção. Também eu me incluo nessa esmagadora maioria. Sempre admirei a raça e a qualidade técnica acima da média do grande Sérgio. Pena foi a 2ª passagem pelo clube, com uma fraca condição física, que mesmo assim nunca apagou a boa imagem que tinha do jogador. Devia-lhe ter sido oferecido mais um ano de contrato para mostrar o que mostrou no Standard Liège, onde foi considerado o melhor jogador da época 2004/05.

Desta vez ninguém conseguiu acertar no jogador a votos esta semana, pese embora terem havido respostas igualmente válidas. O treinador parecido com Rui Correia era o Victor Fernández. Na próxima semana a votação irá recair sobre um jogador que entrou em depressão profunda assim que soube que tinha sido contratado para jogar futebol, e não para a secção de pugilismo. Os pais gostavam tanto dele que lhe colocaram um apelido que todos os comentadores da bola se recusavam repetir. E mais não digo. Quem será?

Saudações,
Dragon Soul


15 comentários:

  1. Pois,lá por ser avesso às gilettes não quer dizer que tenha um grande bigode...xDD
    De facto,ele e o Fernandez até são parecidos,muito bem visto.


    Para mim,o Rui Correia...huuumm...

    Pronto,já perceberam mais ou menos.

    Quanto ao jogador da próxima rúbrica,não me ocorre ninguém...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Rui Correia, "nem sim nem sopas"! Um jogador exactamente do tempo a partir do qual começo a ter memória Portista!

    Não sei porquê, mas tirando essa exibição na final da taça, não associo o nome a grandes defesas lol

    Já gora em relação ao vídeo, espectáculo!! Salvo erro, foi a primeira taça de Portugal que tenho memória do Porto conquistar! Tinha 7 anos, e esse jogo foi disputado no dia da minha primeira comunhão... na altura Artur, o meu ídolo daquela equipa... marcou um golaço para juntar aquele dia tão especial!! Que grande dia :)

    TETRAbraço

    ResponderEliminar
  3. Muito mais morcão que Dragão...
    Ainda por cima era um venenozinho...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Para mim, é como se costuma dizer, nem aqueceu nem arrefeceu, como o Dragon Soul diz e bem, aquela final da taça foi a altura em que para mim foi um Dragão!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  5. Boas Amigo Dragon Soul,

    ou será melhor dizer SrAntónio?
    ou ainda Catita?
    tu decide-te, c'um carago :D


    Bem, tb nos teus posts (neste teu regresso às velhas lides blogueiras), ainda não me tinha pronunciado, apesar de ter votado DRAGÃO nas últimas 2 semanas (Timofte e Sérgio Conceição). Lançaste a ideia, foi colhida de imediato e penso ser (mais uma tb) do agrado dos nossos visitantes, aproveitando essa tua veia humoristica que é tão caracteristica especial da tua pessoa... d'um grande Amigo que não conhecendo de lado algum, aprendi a admirar desde mto cedo.

    Por isso, sejas mto bem vindo a este espaço de tertúlia, que já dos primórdios, foi teu tb e continuou a ser mesmo depois do teu pedido de licença sem vencimento.

    Agora, há que dar corda na sapatilha, que se faz tarde :D

    Quanto ao teu «morcão» desta semana, pois, já votei e concerteza já percebeste onde, verdade?

    Tal como tu, tb eu andei a navegar durante algum tempo na mais perfeita ilusão de óptica, tanta era a dose de «morcaozismo» que este Rui Correia demonstrava na guarda das nossas redes... tinha muita vontade, é verdade; neste jogo até, como mais num ou outro, mas em que os dedos de uma mão, são mais que (bastantes) muitos, ainda conseguiu enganar alguns, mas não durante muito tempo, diga-se de passagem.

    Portanto, veredicto final: Morcão qb e paz ao Senhor!

    Já quanto ao próximo, não tou mesmo a ver quem seja a abécula... não tou mesmo a ver quem seja o tal de "apelido que todos os comentadores da bola se recusavam repetir". Aguardemos então.

    ResponderEliminar
  6. Amigo VilaPouca,

    Essa do "venenozinho", vais ter que nos explicar, vais, vais ;)

    ResponderEliminar
  7. Nem Dragão, nem morcão. Tal como o Tripeiro não o associo a defesas enormes, tirando essas da final da TP. Também teve o azar de jogar numa altura em que o FC Porto procurava fazer esquecer o enorme VBaía.

    ResponderEliminar
  8. Blue, obrigado pelas boas-vindas, eu sabia que tinha sempre o "quartinho" reservado nesta casa! E que "CASA" isto se transformou, graças a um mestre de obras como tu e a tantos obreiros que ao longo deste tempo tão bem têm ajudado a fazer crescer a "mansão"!

    Sabes que o sentimento de respeito, admiração e Amizade é recíproco! Surgiu da paixão comum ao FC Porto, e fortaleceu-se muito para além do blog. Aquele abraço

    Amigo Vila Pouca, que tal partilhares essa "inside information" que tanto nos deixou curiosos?? Anda, descose-te :)

    Saudações a todos

    ResponderEliminar
  9. Morcão com M grande, pois não me lembro de nada mais importante do que aquela defesa a impedir o empate no Jamor. Lembro-me bem é do resto dos Dragões que lá andavam por essa altura.

    ResponderEliminar
  10. A minha 1ª votação, nesta rubrica, de um "morcão".

    Foi um dos que envergou a camisola sagrada sem a qualidade exigida para o efeito. Não deixando saudades, futebolisticamente falando, engrossa a tabela dos erros de casting.

    O melhor momento: quando defendeu a baliza leonina e enfardou, num célebre Sporting-Porto, um balázio do Geraldão, quase do meio-campo:)

    ResponderEliminar
  11. Para mim o Rui Correia era um belo morcão. Lembra-me sempre a malta a gozar com ele na superior sul porque não conseguia bater os pontapés de baliza para lá do meio do nosso meio campo. Isto num FCP - Benfas que ganhamos 2-0, com 2 golos do suplente Artur.

    Quanto ao jogador, arrisco no Argélico Fucks, mais conhecido por "Parte-Computadores" Argel.

    Abraços portistas e parabéns pelo grande blog!

    ResponderEliminar
  12. Sr_António,

    este não passa de um Morcão, também tive esperanças que se tornasse num grande guarda redes mas chegou a um certo ponto não avia nada a fazer....

    ResponderEliminar
  13. Houve aí alguém a fazer bingo! :)

    ResponderEliminar
  14. Eh pá!!

    Um gajo não pode ir de férias que perde logo a oportunidade de fazer linha...

    É óbvio que para a semana teremos o Argel... :)

    Cá estarei para a sua "Morconização"... :D

    ResponderEliminar