04 agosto, 2008

FC Porto 2008-2009

Finalmente tive a oportunidade de ver o FC Porto versão 2008-2009. Foi no jogo frente ao Leixões, a contar para o torneio Internacional Cidade de Braga, que os Dragões venceram por 3 bolas a 0.

Gostei de ver a forma como o FC Porto se apresentou no jogo frente a uma equipa matosinhense que demonstrou muitas fragilidades mas que, convém lembrar, irá participar na Liga Sagres. Foi um FC Porto bem organizado e com um grau de mecanização já bastante aceitável para esta altura da temporada. É caso para dizer que a máquina começa a ficar bem “oleada”, o que é uma óptima notícia dado que o arranque das competições oficiais se aproxima rapidamente. É com grande entusiasmo que observo, a cada dia que passa, as capas dos jornais desportivos: do FC Porto pouco se fala, o habitual pequeno cantinho no lado esquerdo a informar mais uma vitória dos dragões. Meus amigos, como gosto desta indiferença por parte da comunicação social… claro que é uma indiferença relativamente às vitórias, porque se for uma notícia relacionada com qualquer livro de histórias cor-de-rosa ou processo judicial interminável aí sim vêm todas as notícias e mais alguma!

Olhando para cada um dos sectores da máquina azul e branca, aqui vai uma análise àquilo que poderá ser, do meu ponto de vista, a base do FC Porto 08-09:

Baliza: Na baliza, e apesar de não considerar Helton um grande GR, considero-o o mais habilitado e fiável para esse posto tão específico e complicado que é a baliza! Quanto a Ventura, tenho um pressentimento de que poderá ser um jogador com muito futuro na estrutura azul e branca! A ver vamos se o futuro me dá razão… Nuno será o eterno suplente, um suplente com muita qualidade e que estará sempre à altura da responsabilidade de poder vir a ser chamado para um jogo, seja ele da Taça de Portugal ou da Liga dos Campeões! Um jogador em quem podemos confiar.

Defesa: Um sector em que o FC Porto perdeu uma das suas “pedras basilares”, o internacional português Bosingwa, um jogador que demorou a afirmar a sua qualidade no Dragão, mas que acabou por ser decisivo nos três últimos campeonatos ganhos pelo FC Porto! Tal como Paulo Ferreira, foi vendido ao Chelsea por 20 Milhões €. Para suprir esta ausência o FC Porto apostou no internacional romeno Sapunaru, um jogador que participou no Euro 2008, sendo suplente de Cosmin Contra, o titular do lado direito da defesa romena há muitos anos. Dele se têm dito coisas boas, esperemos que confirme os bons atributos que muitos lhe reconhecem. Quanto aos outros três elementos deste sector, não tenho grandes dúvidas: a dupla que amedronta qualquer atacante, Pedro Emanuel e Bruno Alves, e o lateral que já tem dado boas provas do seu valor, Fucile.

Meio – Campo: Neste sector, e depois da saída de Paulo Assunção, foi necessário pôr mãos à obra e tentar encontrar o melhor substituto do brasileiro. Guarin e Tomás Costa foram contratados, Bollati espera uma oportunidade e Fernando, depois de uma boa época no Estrela da Amadora parece uma forte possibilidade para a titularidade, até porque é raçudo, conhece minimamente o futebol português e realizou uma boa época ao serviço de um clube que lutou arduamente pela manutenção! Além disso, é internacional brasileiro pelas camadas jovens, o que é sempre um facto positivo. À parte dos novos reforços, de realçar a manutenção de Meireles e Lucho, jogadores fundamentais no sucesso recente do FC Porto e que vão cimentando cada vez mais o seu estatuto de imprescindíveis no onze titular. Deles se espera, pelo menos, que igualem as boas prestações da última temporada.

Ataque: Para o ataque, três jogadores parecem partir em vantagem: Lisandro por tudo aquilo que sabemos, isto é, força, velocidade, técnica e golos, enfim tudo aquilo que um jogador à FC Porto deve ter; Sektioui, uma excelente temporada passada, com alguns momentos verdadeiramente inesquecíveis, como o golo ao Marselha fazem dele um fortíssimo candidato a titular; Hulk porque custou 5 Milhões e um jogador a esse preço só pode ser bom! Pelo menos em teoria, claro…

ps - A novela “Quaresma” continua. O Inter a dizer que afinal não está interessado no jogador, quando foi o próprio José Mourinho que afirmou claramente o seu interesse no internacional português. Para mim é muito simples: O Inter quer resgatar Quaresma a preço de saldo. E tudo está a fazer para o conseguir. Só que é assim: quando vou a um restaurante não posso querer duas coisas: comer muito e bem, ter um atendimento personalizado e de qualidade e, no fim, pagar pouco! Isso não existe! Para querer qualidade há que pagar por ela. E o Inter ainda não percebeu isso…

8 comentários:

  1. Eu vi a 1ª parte e gostei do que vi. Aliás adorei mesmo. Já contra o Leixões fiquei coma a mesma impressão mas dizia-se que o adversário era fraco... eu cá para mim nós é que estamos muito fortes que estes habituais adversários já não parecem o que eram...

    Mais importante do que ganhar estes torneios de pré-temporada é iniciar a temporada bem. E iniciar bem é ganhar já ao Sporting dia 16! Eu não vou faltar à chamada e lá estarei em Faro!

    Saudações portistas a todos!

    ResponderEliminar
  2. RCBC,

    Este Porto está quase no ponto. Como dizes, está mecanizado, fiável, podendo perfeitamente começar já hoje a temporada a "sério" que não defraudaria as expectativas.

    Muitas soluções, com os reforços contratados a parecerem ser, efectivamente, mais valias, com especial incidência no meio-campo, onde as dores de cabeça de Jesualdo serão muitas para escolher o tridente.

    Apesar da novela Quaresma, as soluções atacantes também não dependem apenas do internacional luso. Hulk, para já, deixa água na boca. Lisandro aproxima-se da forma do ano passado, Farías não quererá deixar os seus créditos por pés alheios, Mariano está cheio de garra e Tarik, quando recuperado, será importante na manobra ofensiva.

    Que comecem os jogos. A sério!

    ResponderEliminar
  3. Também gostei do que vi. Este Porto não engana. É de uma casta de muito boa qualidade. Com ou sem o Mustang. Aliás Rodriguez sendo um jogador diferente não nos vai deixar inferiorizados nesse aspecto.

    E o 1º caneco já cá mora. São assim os Dragões, sedentos de glória.

    ResponderEliminar
  4. Concordo com a análise, mas acho que é urgente resolver o caso Quaresma.Assim é mau para toda a gente e até para o treinador, não é fácil. Jesualdo já que está a formar uma equipa e pode ter de vir alterar a estrutura para meter um Quaresma, que se ficar, não vai estar nas melhores condições.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Bom "post"!

    Gostei muito da exibição da equipa do FC Porto que alinhou na primeira parte contra o Cagliari!
    Portanto,na minha opinião a melhor defesa: Sapunaru,Rolando e B.Alves,Fucile/Lino(Benitez)pelo menos para já.Atenção!Por aquilo que vi contra o Leixões,o Benitez está a subir de forma e vai dar muita luta.
    Meio-campo:Lucho e Meireles(consensuais)o terceiro elemento a sair deste grupo:Guarin,T.Costa,Fernando e Bolatti(sim Bolatti,porque embora seja um pouco parado,não devemos esquecer as suas outras qualidades:presença física, capacidade de desarme e qualidade de passe, quase sempre virado para a baliza adversária).
    Ataque:Lisandro,Hulk (a breve prazo!Aliás este que se cuide,pois está aí o Tecla a garantir que tem uma palavra a dizer na discussão por um lugar no ataque)Tarik (se estiver em forma)e o Rodriguez.
    Importante: na minha opinião,o relativo êxito(melhoria)nos lances de bola parada,deve-se ao facto de actualmente a equipa ter mais jogadores de elevada estatura, o que dificulta/perturba e muito as marcações dos adversários.Agora a equipa dispõe das seguintes "torres": Sapunaru,Rolando,B.Alves,Lucho,T.Costa e o Guarin.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Gostava de apresentar uma pequena ideia. O que acham de criarmos um forum, mas que seja de todos os blogs, no genero um forum global de todos os blogs onde todos os visitantes de todos os blogs podessem comentar uns com os outros, e até os diferentes post em cada blog, todos os blgos participantes meteriam o Link do tal forum na secção dos Liks do blog.
    O que acham? (apenas uma ideia)

    ResponderEliminar
  7. Caro amigo vitor daniel eu acho uma boa ideia!!!
    abraços

    visitem

    http://www.campeoesfcporto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Caro tiago araújo agora temos é que "convencer" outros blogs a aderirem a esta ideia, podia-me ajudar. divulgando a ideia i perguntando se kerem aderir ao "projecto", Obrigado
    Abraços,

    http://varanda-do-dragao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar