17 agosto, 2008

Déja-vu

16 de Agosto de 2008
Supertaça Cândido de Oliveira 2008

Estádio do Algarve, em Faro
assistência: --- espectadores


árbitros: Carlos Xistra (AF Castelo Branco), José Braga e Mário Dionísio; André Gralha.

FC Porto: Helton; Sapunaru, Bruno Alves, Pedro Emanuel «cap.» e Benítez; Guarin (Candeias 70m), Raul Meireles e Lucho; Lisandro, Farias (Hulk 56m) e Rodriguez.
não utilizados: Nuno, Fucile, Rolando, Tomás Costa e Fernando.
treinador: Jesualdo Ferreira.

Sporting: Rui Patrício; Abel, Anderson Polga, Tonel e Caneira; João Moutinho «cap.», Rochemback, Romagnoli (Miguel Veloso 67m) e Izmailov; Yannick (Pereirinha 90m) e Derlei (Hélder Postiga 82m).
não utilizados: Tiago, Adrien, Grimi e Tiuí.
treinador: Paulo Bento.

disciplina: cartão amarelo para Anderson Polga (10 min), Benítez (29 min), Caneira (71 min), Lucho (90 min), Miguel Veloso (90 min) e Rodriguez (90 min).

golos: Yannick (45 e 58 min).

bLuE HOT: Lucho, Raul Meireles, Rodriguez e Candeias.
bLuE ICE: Sapunaru, Pedro Emanuel, Guarin e Farias.


E pronto. Começou a época, oficialmente. No tradicional jogo inaugural das “festividades”, a Supertaça foi passear para territórios sulistas, na turística zona algarvia. Aproveitando o “dolce faire niente” de grande parte da população portuguesa, os responsáveis federativos seguiram a fórmula da Taça da Liga, enchendo de um público entusiasta o recinto criado para o Euro-2004.

O Porto tinha contas a ajustar. Não era segredo para ninguém. O Sporting tornou-se, depois das conquistas da última Supertaça e da Taça de Portugal, uma espinha encravada na garganta. Sem sentimentos de vingança, que esses ficam a cargo de clubes de menor igualha, o que importava na noite de Sábado era só uma coisa. Vencer. E trazer a Taça. A pré-temporada prometia. Um Porto em crescendo, com reforços de qualidade, mostrando já alguns dos predicados que tornaram os azuis e brancos a equipa mais receada deste cantinho à beira mar plantado. Do outro lado, quase tudo permanecia imutável. Até mesmo o ridículo risco ao meio do treinador leonino. Um Sporting mais maduro, com um maior número de opções, depois das entradas do polivalente Caneira e do regressado Rochemback, e da deserção de Postiga, à procura da felicidade perdida. Um combate de titãs, entre as duas mais fortes equipas lusas, as únicas a merecer o privilégio de disputar a Liga dos Campeões.

No Porto apenas uma incógnita, depois do ensaio com a Lazio. Com o lugar do renegado Assunção entregue ao colombiano Guarín, e com o lado esquerdo da defesa a ficar com o sotaque das pampas, com Benitez a vencer a corrida pela titularidade, a interrogação que grassava na mente de todos era apenas uma. 4-3-3, apesar da gastroenterite de Mariano, ou o mais cauteloso 4-4-2? Se dependesse da minha opinião, o 4-3-3 é o esquema de eleição. Um esquema táctico já incorporado pela equipa, que parece uma máquina bem oleada, deslizando pelo relvado com movimentos fluidos, sincronizados e próximos da perfeição. Por isso, usei os meus dotes de telepatia. Durante 5 minutos, sentado no sofá, repeti mentalmente “4-3-3, 4-3-3, 4-3-3”.

Respirei aliviado, ao ver as camisolas azuis e brancas subirem ao relvado. O Porto não tinha hipotecado a sua identidade própria. Rodriguez, futebol feito de explosão e raça, encostado à esquerda. Lisandro, temível fazedor de golos, descaído para o flanco oposto, deixando lá na frente o compatriota Farías, à procura da “Tecla” certa para que a sinfonia soe perfeita. O árbitro apitou. As hostilidades estavam abertas. O espectáculo começou…

E começou ligado à corrente, com cada lance disputado em esforço, como se dele dependesse a salvação do Mundo. Um futebol eléctrico, jogado a 100 à hora, com os espaços vazios a serem uma miragem, num embate de contendores cujo fragor se fazia ouvir à distância.

Os 15 minutos iniciais mostraram, novamente, que o losango leonino é uma estratégia bem oleada, criando enormes dificuldades ao trio adversário. Meireles, Guarin e Lucho viviam em permanente sobressalto, com visíveis constrangimentos em controlarem aquela zona nevrálgica da batalha. Minutos agrestes, belicosos, com os defesas portistas a mostrarem alguma insegurança perante a mobilidade e velocidade de Derlei e Djálo. No meio-campo começava a impor-se Rochemback, qual general movimentando as suas tropas de forma estratégica. Ao futebol mais fluído do Sporting o Porto contrapunha uma dose extra de trabalho, com Lucho a assumir-se a voz de comando. Com direito a guarda-de-honra, El Comandante via Izmailov segui-lo em qualquer centímetro de terreno, qual sombra do argentino.

Reduzido à combatividade de Rodriguez e Lisandro, o Porto não existiu ofensivamente, na primeira metade. Abúlico, Farías movimentava-se na frente de ataque de forma descoordenada, lenta e pouco eficaz, sendo uma presa fácil para o último reduto da equipa de Paulo Bento.

Sem paragens no ritmo frenético, mercê da qualidade de passe de Lucho, o equilíbrio chegou ao Algarve. Atrasado, é certo, mas a tempo de permitir algum desafogo no colete-de-forças montado de forma subtil para emperrar a máquina de Jesualdo. A felicidade, no futebol, pode ser medida, ao contrário da vida real. Centímetros. Muitas vezes é isso que faz a diferença entre a euforia da vitória ou a frustração da derrota. No ano passado fomos abatidos por uma bomba de sotaque russo. Este ano, em zona similar do terreno, Lucho tentou a sua sorte. A bola, como se teleguiada pelo desejo de milhões de fiéis apaniguados, levava o selo de golo. Numa cruel partida do destino, esbarrou caprichosamente no poste, cerceando os intentos de comemoração que se formavam nas gargantas…

Destino que se encarregou, mesmo à beira do intervalo, de pregar nova e contundente partida. Ataque rápido verde-e-branco, um ressalto a retirar Bruno Alves do caminho do esférico, e Djálo a facturar, para gáudio da turba nas bancadas.

O intervalo, interregno de tempo propício à meditação, foi um convite ao desespero e exasperação. Pouco Porto, muito pouco, para uma pré-temporada que tinha prometido tanto. Uma defesa insegura, com Sapunaru a ser uma presa fácil para a velocidade e técnica de Izmailov, Benitez pouco afoito no apoio ao ataque e erros pouco habituais na marcação dos centrais. Suspirava-se por mais, mas Jesualdo optou pelo conservadorismo de sempre, sem proceder a qualquer alteração no onze inicial.

Os erros da 1ª parte transformaram-se em verdadeiros disparates, na segunda metade. Bruno Alves oferece o 2º golo a Djaló, que declina a oferta. Lucho procura, mais uma vez, remar contra a maré. Numa prodigiosa assistência, coloca a bola açucarada nos pés de Lisandro. O empate, à distância de um mísero pontapé, esbarra nas mãos de Rui Patrício. E depois, como se a lembrança de Bosingwa a cada minuto que passava não fosse já castigo suficiente, o lateral romeno que o substituiu resolve acabar com o jogo. Literalmente. Numa caldeirada de erros monumentais, travestiu-se de Pai Natal numa prenda antecipada, liquidando as aspirações azuis e brancas. E a partir daí um monumental deserto de ideais. Individualismo à solta, a emoção a toldar o normal racionalismo de uma equipa crente nas suas potencialidades e muita garra. Foi pouco.

Jesualdo tentou alterar o rumo dos acontecimentos, metendo Hulk e Candeias, mas foi tarde. Demasiado tarde. O Porto jogava não apenas contra um opositor de qualidade, mas também contra os Deuses da Fortuna, indispostos com o emblema do Dragão.

Aos 72 minutos, a derradeira oportunidade de recuperação. Bela incursão de Candeias, sempre muito activo e influente, com Caneira a cometer grande penalidade. Suprema ironia. O melhor jogador do Porto no pior momento da equipa. Lucho disparou, Rui Patrício defendeu. Acabou ali, na ponta das luvas do imberbe guarda-redes, qualquer veleidade de vitória. Déja-vu. O Professor levou mais uma lição de táctica. Um justo vencedor, num pesadelo que ameaça tornar-se crónico…

Arbitragem: os receios manifestados antes do início do encontro revelaram-se infundados. Irrepreensível tecnicamente, Xistra conduziu o jogo sem grandes protagonismos, concedendo alguma permissividade inicial no capítulo disciplinar, mas sabendo aplacar os ânimos mais belicosos com as admoestações da praxe. Bem no lance da grande penalidade, apagou os poucos fogos gerados pela frustração da derrota.

Melhor do Porto: Lucho. Penalizado pelo azar, foi o único a jogar perto do seu nível. Generoso na entrega, foi clarividente na procura dos espaços para lançar o contra-ataque. Conduziu as investidas atacantes, nunca se escondendo da partida. Poderia ter sido decisivo. Um pontapé magnífico esbarrou no poste, na 1ª metade. Falhou a hipótese de redenção, ao permitir a defesa na grande penalidade. Mesmo assim, claramente uns furos acima dos seus companheiros…

ps: Para a próxima, deixo os meus dotes de telepatia de lado. Com a 3ª final perdida, no espaço de 1 ano, para as mesmas cores, mais vale esquecermos o 4-3-3 ou o 4-4-2. Para a próxima, tentemos o velhinho “tudo ao molho…”

51 comentários:

  1. ALLEZ PORTO ALLEZ NÓS SOMOS A TUA VOZ!!QUEREMOS ESTA VITÓRIA, CONQUISTA-A POR NÓS!!

    ResponderEliminar
  2. Let´s kick some lion´s ass, shall we?

    ResponderEliminar
  3. FC PORTO
    Helton, Sapunaru, Pedro Emanuel, Bruno Alves e Benítez
    Guarín, Lucho González e Raul Meireles
    Lisandro, Farías e Rodríguez

    Suplentes: Nuno, Hulk, Fucile, Rolando, Tomás Costa, Candeias e Fernando.

    Apostei mal mas ainda bem. Parece que vamos jogar em 4-3-3. Chega para ganhar.

    O homem perdeu o medo desta vez. Porreiro, pá!

    ResponderEliminar
  4. Olympus, pode ser desta mesmo que o prof. perdeu o medo:)

    4-3-3 e toca a dar uma lição a esses tipos...

    ResponderEliminar
  5. O homem só serve para ganhar campeonatos.

    Fruteiras? Nem vê-las. É cá um pé frio. Paciência.

    O tetra é que não pode falhar.

    ResponderEliminar
  6. Assim?
    Não vou dizer mais nada. Há tanto por onde pegar, jogadores, treinador, jogadores encostados, outros protegidos para n se lesionarem...

    PAULO Pereira não queria estar na tua pele e ter q fazer a crónica deste jogo.

    ResponderEliminar
  7. Mais uma vez questiono. Porque não existe controlo anti-doping? O SCP, parecia as equipes do Jaime da pantera em 2001 2002. Correm que se fartam???
    Como é possivel o FCP, jogar 70 minutos a ver o meio campo do Sporting a passear. Encosta o Guarin e o Raul Meireles a trincos e apanhamos com duas batatas?
    Rua com o treinador e já. O homem estava feliz a falar para a TVI no final do jogo. Como é possivel? Gozar com o nosso FCP. O homem não presta e ponto final.
    Me fui.....

    ResponderEliminar
  8. Mister Jesualdo,

    Tira o Benitez, Guarin e Farias e mete Fucile, Fernando e Hulk senao nao vamos lá :(

    Esperava mais deste jogo hoje, depois dos 45 minutos iniciais contra a Lázio...

    Tou de telha... tou mesmo... duas vezes, e contra o mesmo já é demais dasssseeeee :(

    e já agora se nao for pedir muito, METE o Quaresma (enquanto ainda é nosso) ou então tira-nos estas incerteza todas...

    Lucho: hoje nao tiveste nos teus dias carago ;) é muito azar junto para o melhor em campo :)

    ResponderEliminar
  9. Desculpa Ricardo, mais uma vez me enganei, mas alguma acertarei no futuro...
    O jogo, foi de uma sorte danada, foi mesmo -contra asneiras aos montes- de muita sorte para o Sporting...Três remates do miúdo, dois golos e uma bola na barra...Todos os lances com intervenção directa dos nossos defesas a colocar a redonda nos pés do "negrito". Depois o que vi foi o afundar de uma defesa que ficou sem lateral direito bem cedo. Sapunaru tem que amadurecer. Ir por ali fora e depois ficar nas covas da quinta a ler um Tio Patinhas, santa paciência...Pelo outro lado Benitez, mais calmo e concentrado.
    Mas Guarin também não esteve bem e deixou o meio campo todo -ou quase todo- entregue a Meireles e Lucho, muita coisa para apenas dois jogadores...E abriu a defesa.
    O meio campo precisa de um trinco a sério, senão acontece disto, defesa completamente espartilhada e a ter que tapar buracos por toda a parte. Não se justificou de todo a entrada do Farias, foi completamente anulado e nulo e contribuiu para a anulação quase total do Lisandro. Melhor teria sido que entrasse de início o Hulk ou Candeias...Bem mais mexidos os dois. Jesualdo lá sabe!
    -Porra -como dizem os braziús- já estou cansado de tanta mija por um lado e de tanta asneira, por outro. As duas coisas juntas é que são demais para a minha pachorra.
    Mais um caneco para o lado do quarteto em linha e sorte sempre à espreita! Para a próxima exijo 4-0 no mínimo!...

    ResponderEliminar
  10. Caso o homem não saiba, mostrem-lhe videos do tempo do Bobby Robson, para que ele aprenda como se ganha ao SPC. Os últimos 10 minutos de jogo, foram parecidos, com esses tempos idos. Agora é ter medo muito medo do famosos losango. É uma serventia aos viscondes, como nunca se viu. Houve treinadores que por muito menos foram enviados para o Brasil, ou para a Grécia. Este se fosse bom já tinha ido, pelo seu pé.

    Ganhar o campeonato com uma equipe com os jogadores que o FCP têm, até eu. O homem não entende que as taças são para ganhar e não para jogar. É pontapé para a frente e toca a correr e a lutar. Só assim é que se vence. O Hulk com um treinador bom, passa a ser um excelente ponta de lança. Com este, temo que vá passar mais tempo no banco que a jogar. Só vi burrice da parte dos meninos. Este já parece o Scolari com as vacas sagradas. O Pedro Emanuel já devia estar no banquinho a muito. Provou que já não tem pernas,,,,

    ResponderEliminar
  11. Dasse...

    A batata quente sobou foi para mim. O que é que se escreve, numa altura destas, com uma frustração tremenda?

    ResponderEliminar
  12. Pouco, muito pouco, para quem tinha prometido tanto na pré-temporada. Meio campo a afogar-se, apenas com Lucho a jogar ao seu nível...

    Frente de ataque totalmente desinspirada, com Farías a fazer figura de corpo presente, lento de reacção, abúlico e sem chama. Rodriguez e Lisandro batalhadores, mas pouco objectivos e clarividentes...

    Guarin passou ao lado do jogo. Meireles acordou na 2ª metade, mostrando raça. A defesa foi uma amalgama de erros. A solidez habitual deu lugar a erros de palmatória, insegurança inacreditável e uma exibição simplesmente irreconhecívelo de Sapunaru. Izmailov fez dele gato e sapato. Benitez, no outro flanco, continua a demonstrar a sua coerência: é mau do principio ao fim...

    Dos que entraram, já se viu que Hulk tem má imprensa. O rapaz, mal pega na bola, é acusado de excesso de individualismo, etc e tal. Contudo, mostrou mais em 3o minutos que Farías em 60. Chutou com perigo, mostrou sentido de baliza, procurou a bola, incomodou as defesas. A rever. De preferência, a titular.

    Candeias animou o jogo, e isso diz muito. Velocidade, técnica, buliçoso, mostrou predicados que poderão ser importantes, num 4-3-3 futuro, evitando que Lisandro descaia para os flancos...

    Venha de lá o Belenenses, que é para sarar as feridas. O Sporting tornou-se a nossa besta negra. E isso, para mim, é um pesadelo. 3 derrotas num ano em finais custam-me a digerir. Fndamentalmente porque tenho um sobrinho e um sogro adeptos do clube dos viscondes...

    ResponderEliminar
  13. Paulo Pereira, não te aflijas, não escrevas nada que a ressaca é grande e eu -por exemplo- vou já para o piano...Até amanhã companheiros!...Lá vou ter que treinar o FCP...

    ResponderEliminar
  14. Viva !

    Acabo de ver o jogo e oups ... !

    Achei o jogo tecnicamente fraco. Demasiadas bolas perdidas, demasiados controles falhados, demasiada meia bola e força, demasiadas faltas e muitas poucas jogadas com princípio meio e fim.

    É também verdade que estamos no princípio da época.

    O Sporting foi superior porque ganhou o jogo no meio campo. Foi um justo vencedor. Infelizmente, não há nada a dizer.

    Em contrapartida, continuo a afirmar : Lisandro não é um extremo. Ele andou à deriva e o Porto jogou sem um verdadeiro extremo, ou seja, não ocupou todo o relvado. A entrada de Candeias alargou as possibilidades do leque de ataque. Não entendo porque não jogou de início. É a partir de Candeias que nasce o lance de penalti, salvo erro.

    Farias não parece ter nem capacidade de colocação nem de arranque que tem Lisandro para jogar avançado centro.

    Gostei de Hulk . Tou certo que poderá ser um bom polivante no ataque (um 8 e meio que pode ir para as alas ).

    Meireles pareceu-me em baixo de forma.

    Creio que a análise de Jean Marc quanto a Guerin me parece cada vez mais real. Tem que ganhar maturidade. Perde bolas onde não deve perder, mas também tem bons permoneres. Foi a primeira vez que o vi ( atentamente) jogar.

    A defesa foi infeliz mas acho que o problema vem mesmo da ligação com o meio campo ( neste jogo) . É como se o Porto hoje tivesse sido uma soma de individualidades e não um colectivo. Como se os defesas não tivessem apoio. Daí os erros.E também havia aquela ala ou corredor sem ninguém já que Lisandro espontaneamente descaia para o centro.

    E, depois, há aquela dependência ao Lucho. Que será preciso corrigir, quanto a mim.

    Utilizando uma velha metáfora " Quando o Lucho se constipa o Porto adoece"

    Acho que não há que desesperar !

    O ano passado começamos assim e depois foi o que se viu.

    Mas uma coisa é agora certa ( já fiz um artigo sobre isso ): O lugar de Lisandro é mesmo avançado centro.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  15. Não foram os lagartos que ganharam o jogo, os nossos é que o perderam. Não se entende... E então ter trocado Fucile por aquele Sapunaru totalmente a leste, ainda... Se tirassem ao ordenado do Jesualdo e de alguns atletas, eles aprendiam a não brincar com o sentimentos das pessoas...

    ResponderEliminar
  16. Paulo :

    Eu estive lá . Posso dar-te uma dica . Aquilo não é nada !

    ResponderEliminar
  17. Bem, nem sei por onde lhe pegar, passe a expressão, tamanha é a desilusão que me assaltou logo que o "el comandante" atirou à figura do Ruí Patricio... poderia ter sido ali o despertar do Dragão para o assalto ao covil do Leão, mas terá sido mais a confirmação de que esta noite, e mais uma como as últimas contra os mesmos, seria para esquecer. Assim foi.

    O ambiente estava bom, temperatura hiper-agradável, e muita fome de bola que se sentia em todos os presentes.

    Do onze que subiu ao relvado, teria apostado em Hulk para uma ala ou para o centro, recambiando Farias para o banco, já que ou homem tem muito azar, ou então não sei que esperar mais dali senão o mesmo de sempre... pouco ou nada! Hoje, foi só mais o mesmo de sempre.

    AO longo do jogo, fui sentindo, tal como o título do post o assim indica, uma coisa qq perto do déja-vu... mais tarde, confirmou-se em pleno.

    Bolas no poste, remates indefensáveis que o assim eram, penalties falhados... e por fim, erros defensivos a deitar tudo a perder.

    Bem, começo a perder a vontade de assistir a jogos com os viscondes... é que já começa a ser demais... e o Prof. Jesualdo que o diga!

    Bem, vou nanar, descansar, relaxar... e pensar que amanhãzinha, bem cedinho, a piscina espera-me para afagar o resto das lágrimas desta noite.

    Melhores dias virão... e lá estarei com em tantas outras vezes, sempre na secreta e vã esperança de ser feliz.

    Portista que se prezes, nunca desiste... tá lá sempre... eu tb!

    TRIaBrAçOs,

    ResponderEliminar
  18. A Crónica está muito boa Paulo. Oxalá o Jesualdo a leia e tire as devidas conclusões. NÃO APRENDE.

    Contra o Belenenses Fucile entra de caras no onze, só n sei para q lado e o Farias tb devia ser colocado numa redoma, th medo q se lesione!~

    Vou dormir, tentar!

    ResponderEliminar
  19. Só vejo uma maneira de eles compensarem esta derrota. Tal como no ano passado, nas oito primeiras jornadas, oito vitórias. Quero vitórias no galinheiro e na toca do lagarto.

    Vamos animar, pessoal.

    ResponderEliminar
  20. A crónica parece-me muito boa, mas na minha opinião a par do Sapu, o pior jogador do Porto em campo, e talvez o grande responsável pelos apertos defensivos e dificuldade em sair para o ataque foi o Guarin. Não me convenceu minimamente.

    Paulo Machado volta, estás perdoado.

    ResponderEliminar
  21. O Farías não foi o pior, porque não jogou.

    ResponderEliminar
  22. A crónica está boa, mas quando se joga mal não se merece a sorte do jogo. Tudo bem que houveram erros individuais, mas já nessa altura era notória a nossa incapacidade de pegar no jogo e sermos melhores. É também impressionante, que o Jesualdo -para mim a partir de agora e até prova em contrário, o Professor perde Taças - ainda não tenha arranjado maneira de travar o losango leonino. O P.Bento nem precisa - o que é lamentável - de inovar para ganhar ao Porto de Jesualdo.
    Mais, como é possível o Farías não ter saído logo ao intervalo? Como é possível Guarín ser trinco -será que todos já vimos isso menos o Jesualdo- e continuar a errar sempre, quando bastava passar o Raúl para o lugar do colombiano e as coisa melhoravam logo?
    Benítez nunca vai ser uma ajuda para Rodríguez.
    Sapunaru esteve muito mal, mas esperemos que tenha sido só um jogo.
    Estou preocupado e apreensivo.Espero que esta semana seja definitivamente clarificadora,sobre saídas,possíveis entradas e Quaresma.
    Finalmente: não consigo imaginar este Porto sem Lucho.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  23. LOL. Está tudo de molho, tamanha deve ser a frustração. E agora, a culpa é de quem? Do árbitr? Tem a mania que são bons e depois espalham-se...lol

    Inchem!

    ResponderEliminar
  24. Meu caro anónimo, frustração é uma palavra que existe, efectivamente, no dicionário de qualquer adepto portista. E essa frustração advêm do facto de ganharmos, de forma compulsiva, ritmada e frequente, mais do que qualquer outra equipa lusa...

    E sim, para nós portistas continua a ser deprimente perder. Porque, felizmente, é algo que acontece poucas vezes. Outros, com pior gosto clubista, incorporaram já a ideia de derrota como se esta fosse algo natural. Nós não. Rebelamo-nos a isso...

    No meio do teu discurso patético, próprio de alguém que teve um pequeno orgamo existencial com o nosso precalço, tocaste numa tecla sensível. A da arbitragem. Não é comum, naquela casa, colocar-se culpas em ninguém. E ontem, mais uma vez, não se fugiu à regra. Se existiam desconfianças legítimas quanto a Xistra, elas dissiparam-se no jogo, não sendo por aí que o Porto perdeu...

    Sempre nos habituamos a saber olhar para dentro, procurando aprender com os erros. Como pelos vistos não serás capaz, sem ajuda, de entender o texto ou os comentários a ele adjacentes, as culpas estão lá, explícitas.

    Nós, meu caro, somos mesmo bons. Comprovam-no os fastidiosos títulos que temos conseguido. E esse ódio que te faz espumar, logo de manhã, vindo para aqui num afã imbecl com provocações de pacotilha, é bem o exemplo de que nos tornamos no teu pior pesadelo. Ontem demos-te uma alegria. Aproveita-a bem. Não terás muitas mais ao longo da temporada...

    PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  25. Saci Pererê,

    Não procurei, na crónica do jogo, enumerar os culpados. A referência a Sapunaru aconteceu porque os erros foram demasiado primários...

    Concordo contigo. Guarin foi pouco objectivo, sendo uma pedra a menos, e logo num posto de enorme importância. Mas aí, em vez de penalizar o atleta, critico o treinador. O colombiano não é um 6 típico, sendo claramente vocacionado para acções ofensivas. E, quando se perde Assunção e não se privilegia nas compras alguém para aquele posto, é porque algo vai mal...

    Farías, tb concordando contigo, não jogou. Apático, sem chama, mostrou que ou joga Lisandro naquele lugar, ou vamos ter uma época com muitas nuvens negras...

    ps: Já que falas em Paulo Machado, ao que li, ele ontem jogou, e bem, no Saint Etienne...

    ResponderEliminar
  26. Sobre xistra nao sei se tem culpa ou nao no resultado o k sei é k caneira na rua por falta viril sobre rodriguez isso toda a gente viu...e ainda ninguem falou mas o 1º golo surge apos o lance em que fica uma falta por tras sobre licha que nao soi sancionada...Amigos e aquelas multiplas faltas a dar lugar a livres e mais livres a entrada da area azul ...isto promete!!!!Sobre o jogo cada um de vos tem razao em varios aspectos ...A supertaça ja foi so nos faltam os 20 e tal pontos de avanço....Maior receio que esta exibiçao seja o espelho fiel das nossas dificuldades e que estes erros nao sejam fruto de jogos menos conseguidos mas sim daquilo que Jesualdo dizia na press release esta equipa ainda esta verde e os verdadeiros verdes maduros demais...Avizinha-se uma epoca dificil e ainda nao comecaram as lesoes...alguem dizia e este porto sem lucho....Eu digo e nos sem um porto de luxo...

    ResponderEliminar
  27. Bruno,

    Tal como conversamos ontem, parece que estás a fazer um cenário apocalíptico de uma mera derrota...

    As coisas não correram bem, é certo, com o Porto a enfermar de muitos males mas, mesmo assim, apenas um manifesto azar em lances cruciais nos impediu de lutar pela vitória...

    Volto á minha: com Tarik recuperado, Rodriguez na esquerda e Lisandro no centro, o Porto voltará ao que era. E quem diz o marroquino, fala também de Mariano ou mesmo de Quaresma. O que importa, para já, é devolver Licha ao seu lugar de eleição.

    Sobre Hulk, que tu ontem apelidavas de flop, continuo na minha. Fez mais em meia hora do que Farias em 60 minutos. Revela sentido de baliza, capacidade de remate, boa presença na área e poder de explosão. É pouco? Basta a Jesualdo saber limar as arestas, k no caso dele passam apenas pelo excesso de individualismo...

    Finalmente, chegamos à conclusão k Guarin não é o 6 indicado. Sim, não será, pelo menos num jogo com estas características. Mas o Porto tem soluções, imediatas. Mete Fernando, o mais parecido com Paulo Assunção, ou desde Meireles para uma posição que lhe é conhecida. Não sei como será a coexistência de Lucho e Tomas Costa, com Meireles a trinco, mas eu apostava neste trio...

    Para a defesa, aí sim reside o verdadeiro mistério. Fucile out, porque? Tanto na direita como na esquerda, parece-me que o uruguaio tem lugar cativo, face às outras opções. E esperemos, fervorosamente, que Sapunaru não seja outro Stepanov. Ontem, demasiados erros, muitos deles primários, para se esquecerem com facilidade. É que o início de campeonato do Porto não se compadecerá com erros destes...

    Enfim, a derrota, frustrante como todas, em special por ser a 3ª seguida frente ao mesmo opositor, fez-nos descer à terra. Reavivaram-se fantasmas que se julgavam enterrados. E, sinceramente, não stou já habituado a ver o Porto a dar tiros nos próprios pés. Isso costuma ser apanágio dos nossos rivais...

    A questão de Quaresma, explicada de forma titubeante e pouco conclusiva, é uma ferida aberta no plantel. Urge resolvê-la, pois aí pode residir o segredo do sucesso...

    ResponderEliminar
  28. Olá!
    Os comentários do Vila Pouca e do Bruno Rocha foram os que me agradaram mais,por serem os que aproximaram mais do amago da questão!
    Desta vez vou discordar do 4x3x3 do Paulo.Sim este sistema serve muito bem quando defrontamos equipas acessíveis.Contra equipas mais fortes,tipo SCP,ou até da Champions,vai ser preciso povoar mais o meio campo de modo a "começar" por garantir maior segurança defensiva.Não é por acaso que o Paulo Bento adoptou,assim como quase todas as melhores equipas estranjeiras que disputam a Champions,jogam no famoso sistema de 4x4x2!Este é um sistema que embora seja mais difícil de treinar,privilegia em primeiro lugar a segurança defensiva,para depois explorar os sempre perigosos,mortiferos contra-ataques.
    Outro aspecto que me parece importante salientar, e, aqui refiro o meu desacordo com a maioria dos comentários,é a tendencia que a maioria tem para criticar,chamar a atenção para os ocasionais erros individuais deste ou daquele jogador.Esses erros acontecem quando e porque o conjunto não funciona certinho.
    Por princípio não gosto de crucificar nenhum jogador individualmente por motivos que devem ser imputados à equipa no seu conjunto.O futebol é um desporto colectivo e não dum grupo de individualidades.Por isso é que é vulgar ouvir-se dizer: quando ganham,ganham todos, e o contrário,no caso de derrota, tambem é verdade.

    Abraço

    PS - Para o anónimo.Sim tambem estou descontente com o trabalho do Xistra.Aceito que o Sporting mostrou ter já neste momento melhor conjunto e ritmo de jogo mais forte,mas e aqui há um porem... vou dar-te dois exemplos: Os protestos do Benitez foram justificados porque não cometeu qualquer falta para ser admoestado, e, claro viu um amarelo injustificado!Sempre que os jogadores do Sporting se atiravam para a piscina era falta!Daí a profusão de livres marcados à entrada da área do FC Porto.Isto por si só não será suficiente para condicionar o mais pintado?!
    Claro que tu só lamentas aquelas caneladas que ficaram por dar, dos jogadores do Sporting aos do FC Porto.

    ResponderEliminar
  29. o que mais lamento nesta derrota foi o Porto ter perdido com uma equipa fraca, com jogadores mediocres e com uma mentalidade imberbe...
    Sinceramente,se fosse contra um colosso, até poderia aceitar, mas contra uma equipa tão fraquinha...

    será preciso levar galinhas pretas para os jogos com os lagartos?
    Chiça, que já mete dó!!!

    Porque será que o Jesualdo não consegue motivar o nosso grupo para jogar a sério contra os lampiões verduscos???

    Guarin - muito fraquinho, andou por lá a encher chouriços...

    Sapunaru - também esteve mal, mas no lance do segundo golo, então, foi péssimo!

    Farias - Ainda estou à espera que aquele goleador argentino com alcunha «tecla» apareça. até agora o que se viu foi um sósia...

    De lamentar também a SORTE, CAGUEIRA, MIJA, LARICA que os visconde falidos continuam a mostrar contra o FCP: aquele frangueiro deles nunca se viu em outra situação semelhante...

    Resumindo: venha o campeonato porque não falta muito para podermos matar este borrego...!

    FORÇA PORTO!!!

    ResponderEliminar
  30. Viva,

    Parabéns pela crónica.

    Já que foi perguntado. Paulo Machado teve nota 6 no l'Equipe edição papel. O comentário é sóbrio, mas elogioso. : " Muita actividade. Uma vez a sua missão realizada foi substituído". Jogou os 53 primeiros minutos.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  31. Eu tou a ver isto muita mal parado...
    Levamos um banho de futebol dos lagartos, que já é mais que certo que reforçaram correctamente o plantel, á 2ª jornada vamos jogar contra o clube de bairro...
    e da maneira como jogámos ou o balneario da uma volta.... ou vou ter umas segundas feiras muito complicadas.

    Espero que o prof. Jesualdo saiba o que está a fazer, e mais importante, saiba o que é preciso para por os dragoes a jogar.


    PS: esta telenovela do Quaresma já me mete nojo, fds, era só tar lá o cigano que os lagartos cagavam-se todos!!

    ResponderEliminar
  32. "Do outro lado, quase tudo permanecia imutável. Até mesmo o ridículo risco ao meio do treinador leonino."
    Gostei muito desta saída...REalmente, risco ao meio, já não se usa...Mas a verdade é que ele nos ganha sistemáticamente, sem fazer muito mais que o mesmo, jogar com uma defesa e meio campo reforçados e a acreditar nas falhas do adversário, deixando para isso lá na frente dois jogadores móveis. Seja o Liedson, o Vucjevick, o Tiuí ou o Yannick, todos eles dispostos a sacrificarem-se pela causa e à espreita de um descuido fatalista...Nós sempre a pensar que somos os maiores e a levar na cueca sistemáticamente...Vamos em frente e eles com táctica de guerrilha. Fazemos o jogo e eles esperam tipo ratos, o erro, a má circulação de bola, a escorregadela, a parvoíce, tudo o que pode sair de quem se julga superior. Nada de novo a Norte. Por isso o Sporting ganha, porque se faz de coitadinho, tipo ouriço enroscado, à espera de um qualquer livre perto da baliza, dando a noção de estar perdido e de repente solta-se o demónio...Jogos em que é preciso arrumar a situação ele ganha porque dá a iniciativa ao adversário, quando se passam as coisas ao contrário, contraria-se a natureza dos Viscondes e eles perdem...Inevitavelmente.
    Ontem aconteceu também isso, mais a nossa burrice sistemática de lhes facilitar a vida, errar cortes e deixá-los a marinar adormecidos para lhes oferecer as bolas assim como quem diz, toma lá, vê se acordas...E eles "coitados", agradecem! -Toma lá uma, toma lá duas e não levas três porque a trave está muito baixa. Depois lá na frente o jogo afunilou, com o Lisandro a involuntariamente cair para o centro e aproximar-se do "morto" Farias -o que Farias tu se estivesses na mesma situação?- e deixar louco o Rodriguez, sem este perceber bem, se entrar pela esquerda ou pela direita...
    O Profe já mostrou ser uma pessoa séria e competente, trabalhadora e organizada, falta-lhe um pouco a "ratice" do ar da Ribeira!...Essa ratice que faz surgir do nada uma ideia miraculosa, que resolve um jogo, uma contenda, uma situação mais complicada.

    ResponderEliminar
  33. Ontem foi por demais evidente a insegurança defensiva...Temos 2 bons centrais, mas dois laterais ainda inadaptados ! Ou se já se encontram adaptados é mau sinal pois não mostraram argumentos para defender as cores do nosso clube. Sapunaru falha 2 vezes na mesma jogada, dando origem ao 2º golo, já o Benitez foi uma nulidade. Todo e qualquer jogador do Sporting passava por ele. É pouco agressivo a atacar a bola e as idas á linha foram sucessivas!! Mau de mais para ser verdade. O Guarín também pouco ajudou a defender o que fez com que os defesas ficassem muitas vezes descompensados. Este jogo deixou-me apreensivo pois esparava um grande jogo pelo Porto acrescido da vontade de vencer para vingar as últimas derrotas com o Sporting. Preocupou-me acima de tudo a falta de agressividade em todos os sectores do terreno. Ah, e espero que o Sr. Jesualdo veja de uma vez por todas que o Lisandro não pode jogar como extremo!! Ele tem que ser ponta de lança...

    ResponderEliminar
  34. Boas,

    A Supertaça vai para o Sporting. Perdemos. Não sei se perdemos bem, mas perdemos. O jogo foi sempre bastante equilibrado, com o domínio de jogo a alternar entre ambas as equipas e portanto a vitória poderia ter caído para qualquer um dos lados. O Sporting teve a sorte do jogo. Ganhou e fez por merecer.

    Incomoda-me profundamente ler comentários por essa blogosfera a condenar já o Jesualdo Ferreira. Primeiro jogo, primeira derrota e já o querem correr. Falar é fácil, pensar já dá um pouco mais de trabalho. Detesto aqueles discursos que após cada derrota ou pedem a cabeça do treinador, ou dizem mal da SAD ou fazem de um jogador o único culpado.

    Gosto de opinar (criticar e elogiar) com justiça e critério, discursos inflamados nunca me agradaram. Isto para dizer que o Jesualdo tem a sua quota-parte de responsabilidade na derrota, como é evidente, mas não é o único. Há que repartir as responsabilidades por vários:

    - Jesualdo: sim, acho que não devia ter colocado Guarín a trinco e com o decorrer do jogo, foi notório que ele não faz bem a posição. Jesualdo deveria ter mandado para lá Meireles e não o fez. A aposta em Farías foi uma opção normal (de repente todos se esquecem que Lisandro já rendeu e muito a extremo, que o Mariano, Tarik e Quaresma não puderam jogar e que o Hulk ainda é uma incógnita. E eu estou à vontade para falar porque a minha aposta era o Hulk de início mas não é por isso que crucifixo o Jesualdo... Com o decorrer do jogo, viu-se que Hulk foi mais produtivo, mas antes é sempre uma incónita; lá está, falar antes é muito fácil), mas o argentino esteve muito apático, Jesualdo demorou a retirá-lo. De resto, as opções pareceram-me normais. O Benítez não é nada de especial mas nem comprometeu, o Sapunaru esteve muito mal, mas o treinador não tem culpa disso. Falar depois é muito fácil, pedir agora o Fucile é cómodo... Mas eu tb vi Fucile fazer muita asneira com a Lázio, por isso percebo as opções por Benítez e Sapunaru...

    - SAD: a questão do Quaresma, já disse e repito, está a ser muito mal gerida. Devia ter feito uma pré-temporada normal, treinar e jogar e estar a postos para a Supertaça, independentemente da vontade de o negociar. Guardá-lo para não se lesionar não é política que se tenha. Certamente que o Jesualdo gostava de ter contado com o jogador, tal como com Bosingwa na final da Taça...

    - Erros individuais e azar: o Jesualdo não tem culpa dos erros de Sapunaru, nem da apatia do Farías (apenas demorou foi a tirá-lo), nem da falta de inspiração de Rodríguez e Lisandro, nem da insegurança nada habitual em Bruno Alves, nem do penalty falhado pelo soberbo Lucho. Com um pouco mais de sorte e sem estes erros comprometedores, podíamos, com desempenho colectivo parecido, ter ganho e já ninguém criticava o Jesualdo.

    Isto para dizer que depois de cada derrota é necessário tirar-se as ilações devidas, ver o que falhou, quem falhou e tentar corrigir, mas chega de discursos inflamados a atribuir a derrota só ao Jesualdo e a pedir já a sua saída. É que sinceramente não acho que tenha sido o principal culpado e mesmo que fosse, não é razão para pedir já a sua substituição. Isto não é o Benfica! Porque é que quando o FC Porto perde a culpa é sempre do Jesualdo e quando ganha a liga com 20 pontos de avanço é pela organização do clube, etc? Então essa organização não é a mesma na derrota?

    Sobre o jogo, o Paulo já disse tudo em mais uma grande crónica...

    ResponderEliminar
  35. O Jesualdo já experimentou vários sistemas tácticos, vários jogadores, jogadores em posições diferentes, com Quaresma, sem Quaresma, etc. O resultado é quase sempre o mesmo.

    A culpa não está nos jogadores. O elemento comum a todas estas derrotas é sempre o mesmo, o treinador.

    Encaremos a realidade. O homem não é capaz. Não tem competência para resolver este problema chamado Sporting. Podemos voltar a ganhar o campeonato, mas é melhor esquecer os jogos com o Sporting. Vai ser mais do mesmo. Não vale a pena a malta chatear-se mais com isto.

    O nosso grande erro foi sempre o mesmo. Criámos expectativas elevadas. Hoje em dia, pensar em ganhar ao Sporting já se tornou uma miragem. Nunca quisemos aceitar a dura realidade, o homem não é capaz. Nos próximos jogos com o Sporting, na semana anterior manda-se o homem de férias durante uma semana e põe-se o Rui Barros a treinar a equipa. Talvez assim tenhamos uma hipótese.

    Nunca pensei viver o suficiente para assistir a uma coisa destas.

    ResponderEliminar
  36. Pelo que me toca, não casco no Prof mas continuo na minha, falta-lhe o toque divino, para poder transformar granito em ouro de quilate elevado. Depois reconheço todo o seu elevado posicionamento e isso é algo que merece o meu agradecimento, porque o Porto tem que mudar um pouco da sua imagem mais trauliteiro/vocabular...Mas ele precisa de sonhar mais alto e inventar, mas de forma arrojada, num sentido de tirar coelhos de cartola iluminada, de ser mais brilhante...
    Quaresma tem de ficar, porque é necessário para conquistarmos este campeonato.
    Se ele quiser mesmo ir embora, então que nos dê os 40 Kilos de Euros. Com esses 40 Kilos fazemos uma "tonelada" de matéria estabilizadora em termos orçamentais!
    Depois "arriscar" mais em miúdos como Candeias ou Ventura, dar-lhes tempo de jogo, assim como experimentar Tomás Costa a trinco, ou Meireles ou Fernando e dar mais liberdade a Guarin e Lucho.
    -No resto concordo com a generalidade do que escreve BrunoPinto. Assim como compreendo a frustração de adeptos que fazem 1400 Kilómetros e vêm a sua equipa perder...Eu que só de longe a longe faço 10 minutos e sinto isso, percebo perfeitamente a desilusão!

    ResponderEliminar
  37. Meireles,

    Lá diz o ditado: "Quem nasceu para lagartixa nunca chega a jacaré".

    O homem não faz melhor porque não consegue. Não é porque não quer. Nós é que estamos a exigir demasiado do homem. Se ele não consegue fazer melhor, o que fazer?

    Se ele nunca na vida foi capaz de tirar coelhos da cartola não é agora, aos sessenta e tal anos, que vai tirar.

    O homem é limitado. Não dá mais. Ou aceitamos o facto ou exigimos a sua substituição.

    Não vale mais a pena fazermos grandes análises, discutir tácticas, jogadores, quem joga, quem não joga. Isto tem tudo a ver com competência. Ou se é capaz ou não se é.

    O problema chamado Sporting já é um caso perdido. Com o Jesualdo. Esperemos que no futuro com outro treinador as coisas melhorem.

    Algum de vocês tem memória de em 6 jogos com o Sporting, perdermos 5?

    Quantos derrotas mais com o Sporting são precisas para vermos a realidade que está estampada na nossa cara?

    ResponderEliminar
  38. Como é possível em 7 jogos que o JEsualdo fez contra o Sporting de Paulo Bento só ter marcado 2 golos i ter sofrido 9? Apenas uma vitória i 3 taças perdidas?!?!

    ResponderEliminar
  39. Vergonha, hoje não saio de casa.

    ResponderEliminar
  40. Viva !

    Paulo Pereira, aumentaste o comentário e fizeste bem.

    Tiveste mega coragem em fazer assim um comentário a sangue frio. Não é dado a qualquer um.

    Concordo contigo. O árbitro esteve impecável. Sem querer ser chauvinista ( Lol ) acho que foi muito superior a muito árbitros Franceses que tenho visto. À maioria senão a todos !

    Não foi por aí que o Porto perdeu.

    Eu, como já escrevi, acho que é impossível para o treinador poder pensar ou programar um esquema táctico sem certezas. Quem sai, quem não sai ?

    Por vezes ponho-me a pensar que Jesualdo Ferreira tem razão. Os verdadeiros testes são estas supertaças para Inglês ver : Oba, Oba : No Allgarve. E não os encontros amigáveis em que o jogo de Futebol se transforma num 30 contra 30 ( com os substitutos ).

    Há que tirar ensino do encontro !

    O que interessa é o campeonato que dá acesso à Taça dos Campeões !

    Deu para ver que Lisandro é avançado centro ! Não mais !

    Sem qualquer provocação : Talvez o Olimpus possa ajudar. Qual a parte de nacionais, quer no Porto quer no Sporting , aquando dos últimos confrontos entre os dois clubes.

    Não, não cai, ainda não no fundo do poço ! Isto é, se repito é por desformação prof.

    Meileresportuense : Toca piano ? Adoro a sua escrita. Sabe que a risca ao meio está na moda ? Gostei de algo que escreveu àcerca da Ribeira. Todavia, tal como "Aniki Bobo passarinho totó" existe e existerá sempre imaginação no Porto e na Ribeira. Mas se calhar o Big Brother tenta limpar essa imaginação.

    Mas Portistas somos e seremos !

    Resistiremos !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  41. PortoMaravilha, na verdade lhe digo, não toco piano nem nenhum outro instrumento musical, mas adoraria, a música é o melhor remédio para pacificar a nossa alma nos momentos mais agitados ou tristes...E nas palavras, onde existe verdadeira melodia e ritmo, existe também essa beleza profunda que nos toca de emoção e ternura, só temos que a saber escutar e colocar, se disso formos capazes, na tela das folhas ou do ecrã em branco...E isso, é o mais difícil de realizar.
    Continuarei a tentar, TriAbraços!...

    ResponderEliminar
  42. Como habitualmente, aqui, como em tantos outros lados, muitos há que nas vitórias, acham todos bestiais... nas derrotas, tudo uma cambada de bestas.

    Eu, nem vou por um lado, nem pelo outro... sou do meio termo, digamos. Nunca gostei de endeusar ninguém, como tb não sou muito apologista de crucificar só pq me apetece crucificar.

    Ontem, perdemos, bem, diga-se de passagem, porque do outro lado, aproveitaram tudo o que havia para aproveitar... no 1º golo, penso que Benitez, coloca a bola à mercê de Djaló... no 2º golo, Sapuranu, consegue no mesmo lance, fazer 3 erros que custaram caro e bem caro.

    Agora reparem se a bola de Lucho (julgo, ou terá sido Guarín?) a meio da 1ª parte, em vez de bater no poste, entra?

    E se a 30 minutos do fim, Raul Meireles com aquela bomba consegue metê-la mesmo lá dentro?

    E se então a 15/20 minutos do final, Lucho consegue converter?

    O que estariamos agora aqui a discutir? provavelmente, que eramos os maiores, todos uns bestiais e tal e coisa... como nada disto aconteceu, pronto, não passam todos de uma cambada de bestas, não?

    Como digo, nem tanto ao mar, nem tanto à serra... que chegue rápido a domingo para se entrar com o pé direito na liga!

    O resto, já lá vai... e quero lá saber das guerrinhas pessoais entre PBento e JFerreira... quero é que o meu Porto ganhe, o resto, passa-me ao lado, totalmente!

    Chegue Domingo rápido... lá estarei!!

    ResponderEliminar
  43. Que venha depressa esse Belenenses!

    ResponderEliminar
  44. Vitória justa do Sporting.
    Foi o primeiro jogo que vi esta época e fiquei mal impressionado com o rendimento dos supostos reforços.
    Guarin parece uma barata tonta e Ibson só mesmo por embirração de Jesualdo não tem lugar neste Porto.
    Farias foi a nulidade habitual.
    Esperemos que tenha sido o primeiro milho para os pardais, e contra o Belenenses dos 500 brasucas consigamos uma boa exibição e vitória.

    PS:Que jogo do Deco na sua estreia com o Chelsea!

    ResponderEliminar
  45. Como alguem disse, deviam multar os culpados... tirando-lhe ao ordenado. Se há prémios de vitórias, só com essas lições eles aprenderiam...!

    ResponderEliminar
  46. Caros Srs,
    parabens por este blog. Sou portista, e sofri muito com a derrota de sábado, porque estava convencido de que este ano voltaria a ser um ano de sonho.
    No fim do jogo, tive que me voltar a lembrar da velha máxima:grandes jogadores não fazem uma grande equipa. A não ser que se tenha também um grande treinador.
    Poderá alguém deste blog interceder junto do Presidente? Ele que nos arranje um treinador sem medo, que nos volte a fazer sonhar...

    ResponderEliminar
  47. Cruzes!!! Parecem os profetas da desgraça...

    :)

    Um jogo menos bom, no meio de tantas e boas vitórias... não entendo :/
    Não se pode ganhar sempre, são as derrotas que fazem das vitórias aquilo que são. Quando tudo é dado como garantido, perde toda a piada.
    Continuo na minha, temos equipa para nos dar mais alegrias que a anterior.
    Como o arbitro ao contrário do previsto, até se portou bem, à que ir em cima do Jesualdo...

    ResponderEliminar
  48. fcp fcp fcp fcp fcp fcp fcp filhos da puta hahahahahaha

    ResponderEliminar
  49. Ao contrário de muitos de vós, não estou com muita pressa pelo jogo com o Belenenses, pois não sei se a exibição/resultado deste sábado foi apenas sintoma da nossa "best negra" chamada Sporting... Receio que com a falta do Zé, mas acima de tudo a de Assunção, este seja apenas um aviso do que está para vir. Não vejo Jesualdo com categoria para mexer na equipa, pela primeira vez desde que chegou cá.
    A juntar a isso, temos praticamente toda a equipa titular ausente até 6ª feira... O Porto que peça mas é o adiamento do jogo :)

    ResponderEliminar
  50. Retirei isto de um blog, que fala do PES 2008;

    Jogo em 4-4-2, com um losango no meio-campo, com os defesas e o trinco em high e com setas para trás, e os medios e os avançados para frente. é uma tactica excelente para quem gosta de trocar a bola e encher o meio-campo, os lateral tem sempre cobertura do medio, o trinco junta-se ao defesas, e se for um bom trinco e em boa forma domina por completo o jogo defensivo. Em termos ofensivos, existe uma varias formas de chegar a baliza, desde um contra-ataque rapido com um passe triangulo entre o medio es1/dir para o avançado que descai à linha, a 2-1 apoioados e rapidos entre os dois avançados. em ataque planeado, é fundamental um bom playmaker, o pivot de toda a estrategia que define o timing de entrada dos laterais, que cria situaçoes de 2-1 e trainagulações com os avançados. As triangulações são outra das carateresticas desa tactica, podes passar a bola de primeira entre os jogadores, sempre com o 2-1 activivo, com os jogadores a subirem em bloco e a surgirem no espaço. para isso é fundamental teres jogadores no meio-campo e na linha ofensiva com team work alto. Jogo em 4-4-2 desde do inicio do pes4, e nunca mais tive nenhuma variante. A equipa que ganha não muda.


    Onde será que já vi isto aplicado no futebol de 11?
    Será que a diferença é PB, jogar playstation, e o Professor não?

    Caso seja, compramos já uma.
    Fazemos já uma vaquinha para comprar uma...eh..eh..eh.

    ResponderEliminar