25 agosto, 2008

Os primeiros 3 pontos...

24 de Agosto de 2008
Liga Sagres 2008/2009

Estádio do Dragão, no Porto
assistência: 41.211 espectadores


árbitros: Artur Soares Dias (Porto), Rui Licínio e João Silva; Pedro Maia.

FC Porto: Helton; Sapunaru, Pedro Emanuel «cap», Bruno Alves e Benítez; Tomás Costa, Raul Meireles e Lucho; Mariano, Lisandro e Rodriguez.
substituições: Rodriguez por Hulk (69m), Tomás Costa por Guarin (74m), Mariano por Fucile (80m).
não utilizados: Nuno, Rolando, Bolatti e Farías.
treinador: Jesualdo Ferreira.

Belenenses: Júlio César; Baiano, Carciano, Matheus e China; Rodrigo Arroz, Cândido Costa, Silas «cap» e Zé Pedro; Maykon e Marcelo Faria.
substituições: M.Faria por João Paulo (55m), R.Arroz por Organista (64m) e Maikon por Vinicius (70m).
não utilizados: Assis, Mano, Evandro e Vanderlei.
treinador: Casemiro Mior.

disciplina: cartão amarelo a Baiano (22m), Carciano (56m e 73m), Bruno Alves (59m), Lisandro (62m), Cândido Costa (85m); cartão vermelho a Carciano (73m).

golos: Mariano (15m), Hulk (83m).

bLuE HOT: Tomás Costa, Lucho, Mariano González e Lisandro.
bLuE ICE: Benitez e Cristian Rodriguez.


Foi uma semana complicada. É sempre assim, no pós-derrota. Os dias alongam-se, demorando uma eternidade a passar. E os fantasmas, quais demónios interiores, não dão tréguas, reavivando antigas inseguranças, fazendo-nos duvidar das próprias capacidades.

Esta semana, que antecedeu a recepção ao Belenenses, foi algo tensa. Não existiu, apesar disso e felizmente, nenhuma “caça às bruxas”, apesar das vozes discordantes que se fizeram ouvir, no rescaldo da derrota na Supertaça. Na blogosfera, veículo ideal para se chegar às massas, hoje em dia, o desaire foi aproveitado por muitos para uma avalanche de críticas. Na 1ª contrariedade. Com os debates a atingir o ponto de ebulição, tudo foi equacionado. O modelo de jogo, a titularidade de alguns atletas, a competência do treinador. Habitual e a cheirar a mofo.

Um clube como o nosso, deveriam saber os mais impacientes, não se abate à primeira contrariedade. Pelo contrário. Tira as ilações devidas dos desaires para continuamente se aproximar da perfeição. É na desonra da derrota que os azuis e brancos encontram, bastas vezes, a força regeneradora motivacional, erguendo-se bem acima dos seus opositores de circunstância. Desta feita, será em tudo idêntico. Engolimos o orgulho de, apesar de sermos melhores, termos cedido nova derrota frente a um adversário incómodo, mas banal e acessível.

A recepção ao Belenenses marca também o início de uma nova era. Uma era de conquista, repleta de esperança na obtenção de novo feito. Juntar novo título à galeria notável dos existentes. O TETRA, a partir de hoje, será a palavra de ordem no reino do Dragão.

Como adversário, o Belenenses. Perfeito. Adversário teoricamente acessível, mas com aquele grau de dificuldade inerente potencializador das capacidades do Porto. Com os Dragões ainda em convalescença do vírus leonino, o Estádio do Dragão recebeu a partida inaugural da Superliga 2008/09. Com o anfiteatro ainda banhado pelos raios de sol, o apito inicial soou…

…e o 4-3-3 voltou à formula original, a ideal. Regresso de Lisandro às origens de predador esfaimado, lutando entre os centrais, com os flancos transformados nas coutadas particulares de Rodriguez [esquerda] e Mariano [direita]. A redoma incompreensível onde é mantido cativo o génio de Quaresma concedeu a titularidade ao argentino. Tacticamente irrepreensível, trabalhador inveterado, tornou-se numa espécie de alter-ego de Jesualdo, dentro dos relvados.

A palavra da ordem do treinador foi, provavelmente, CONFIANÇA. Causticados durante a semana, com críticas violentas, os defesas portistas presentes na derrocada da Supertaça subiram ao relvado do Dragão. Como titulares.

Apenas uma alteração, cirúrgica, com a saída de Guarín e a entrada de Tomas Costa para o triângulo central e a colocação de Meireles como elemento mais fixo no vértice defensivo.

Com a bola a rolar, para gáudio dos ávidos de futebol, rapidamente se percebeu que o Belenenses tinha trazido a lição estudada. Controlo do jogo entregue, beneplacidamente, aos azuis e brancos, num convite enganador a ataques massivos. Duas linhas defensivas, resguardando o último reduto de Belém, fortemente pressionantes, encolhidos no seu meio-campo, numa defesa porfiada.

Gosto deste tipo de jogos. Para se vencer um adversário retraído é necessário explanar as capacidades. E trabalho. Muito. Tal como concentração. Absoluta. A ausência de espaços, onde a lassidão se torna rapidamente mortal, obriga a equipa atacante a progredir de forma inteligente no terreno. E o Porto, nesse aspecto, não defraudou expectativas. De forma racional, inteligente, lateralizando o jogo, não abdicando do passe curto, misturando-o com pitadas de improviso e acelerações súbitas, foi criando brechas na muralha do opositor.

Ironicamente, foi numa tímida investida atacante que surgiu o 1º golo da partida. Recuperação de bola de Tomás Costa, prodigiosa assistência para Lisandro [soberba a recepção do esférico] e este, em velocidade, a rematar para uma defesa incompleta do guarda-redes adversário. Mariano, no acompanhamento da jogada, recebeu a taluda do jogo. Corte deficitário, contra o argentino, a as redes a serem violadas.

A esperada reacção dos azuis do Restelo ficou mesmo pelas intenções. O Porto mandava no jogo, de forma autoritária, continuando a criar calafrios sistemáticos ao último reduto opositor, quase sempre por Lisandro, incansável na procura da bola, algo infeliz na finalização.

O intervalo não chegaria sem um dos momentos altos da noite. Numa das constantes trocas de posição, deambulando pelo flanco esquerdo, Mariano tem um pormenor delicioso, desembaraçando-se de dois adversários para rematar, com precisão e potência, à baliza do Belenenses. O poste, cruelmente, sonegou as luzes da ribalta ao jogador portista.

A segunda metade trouxe um Belenenses mais atrevido e um Porto mais acomodado. Coeso, é certo, mas permitindo certas veleidades aos atletas da Cruz de Cristo, que começaram a subir mais no terreno, criando dificuldades até então inexistentes. Como prova disso a quase ausência de oportunidades de golo, do lado dos Dragões, excepção feita a uma incursão ofensiva de Benitez, desperdiçada na cara de Júlio César.

Sem a solidez e autoridade da primeira metade, a incapacidade de liquidar as pretensões forasteiras fez aumentar os níveis de intranquilidade, até bem perto do último quarto de hora. Em poucos minutos, dois factos alteraram por completo o cariz da partida, que se arrastava de forma irregular:

- Finalmente, e após uma longa distribuição da prosaica porrada, um atleta do Belenenses foi premiado com uma ida antecipada para o balneário. O sortudo, de nome caricato, impediu Lisandro de se isolar. O Belenenses ficava reduzido a 10;

- Hulk já tinha entrado. Com vontade, como habitualmente. Primeiro, fez um raide pela esquerda, com uma série de simulações em corrida que faria Ronaldo ficar com inveja. Depois, querendo acabar com o jogo sensaborão a que se assistia, com uma bomba. Sem qualquer espírito de terrorista, mas mostrando predicados que aguçam cada vez mais o apetite para a sua titularidade potencial. Descaído para a direita, Hulk recebeu a bola. Olhou. Podia ter assistido algum colega. Mas mostrou iniciativa. Dois passos para a esquerda e “toma lá disto”. Um míssil, disparado de pé esquerdo, a uns bons 25 metros da baliza, fazendo a bola entrar estrepitosamente na baliza adversário. O momento do jogo.

Depois disto, se imperasse o bom senso, o árbitro teria terminado o encontro. Se lhe perguntassem, depois, o porquê de ter findado as hostilidades mais cedo do que o previsto, o juiz limitar-se-ia a responder “pelo KO”. A partir do golo de Hulk, o Belenenses ficou “finito”. E já não era sem tempo…

Uma vitória justa, sem brilhantismo, mas alicerçada em características que permanecem imutáveis: superior qualidade de passe, rapidez nos flancos, coesão defensiva, pressão alta, laterais apoiando as iniciativas atacantes e um bom sentido táctico. Temos Porto, sem dúvida!

Melhor em campo: Mariano Gonzalez. Sem atingir picos de brilhantismo, começa a demonstrar a razão da teimosia de Jesualdo, no seu enamoramento pelo argentino. Fechando bem o flanco, trocou várias vezes de posição com Rodriguez, conseguindo esticar o jogo até à linha de fundo. Cruzamentos precisos, passes acertados, num reportório ainda desconhecido em terras lusas, mas aparecendo na altura propícia. Ah, e foi dele o golo inaugural, numa carambola que abriu o caminho para os 3 pontos.

Arbitragem: Mediana. Permitiu algumas faltas duras por parte dos defesas lisboetas, num critério disciplinar algo lato. O pecado capital aconteceu ainda na 1ª metade, sancionando um fora-de-jogo a Sapunaru, com o defesa-direito portista a partir um metro atrás da linha defensiva adversária. A jogada, de golo iminente, foi estropiada por um bandeirinha a precisar urgentemente de reciclagem.

31 comentários:

  1. A primeira vitória já cá canta. Sem deslumbrar, mas coesos. E com um grande golo de Hulk. Fabuloso o remate. Faltam 29 jornadas para o tetra!

    ResponderEliminar
  2. Acabei de chegar do Dragão. O jogo do FC Porto foi apenas q.b. mas deu para sair de lá satisfeito, não só com os 3 pontos, mas também com o desempenho individual de alguns jogadores.

    O Mariano González, que é um jogador que sempre apreciei e defendi (embora reconheça que fez alguns maus jogos), fez uma excelente exibição e foi, para mim, o melhor jogador em campo. Jogou com confiança, fez as coisas quase sempre bem, assumiu o um para um, participou frequentemente no porcesso ofensivo de modo correcto, fez uma magnífico remate ao poste, teve bons pormenores, enfim... Saiu debeixo de uma bela ovação e espero que a partir de agora se apoie este jogador, porque ele tem qualidade e é uma opção muito válida para extremo. Calou muito boa gente hoje...

    Tomás Costa fez também um grande jogo e foi uma aposta ganha de Jesualdo, que esteve muito bem em colocar Meireles a '6', com Tomás e Lucho mais adiantados. Sapunaru fez igualmente um bom jogo, a defender mas também a atacar, apesar de ter que melhorar mais neste aspecto. Oxalá que o jogo péssimo com o Sporting tenha sido uma excepção. Benítez não convence, inventou um bocado cá atrás, mas a verdade é que ofensivamente foi muito certo a apoiar Rodríguez, o qual esteve bastante apagado.

    Lisandro fez um jogo pleno de dedicação, fez grandes coisas, mas foi muito perdulário. No entanto, pela forma como corre e luta pela posse da bola, ao argentino desculpa-se tudo. De rseto, Lucho pareceu-me uns furos abaixo do habitual, mas mesmo assim manteve uma bitola aceitável. Meireles foi excelente no meio-campo.

    Hulk entrou e trouxe vivacidade ao ataque com belos pormenores técnicos, muita velocidade e dois cruzamentos perigosos. Pertenceu-lhe também o melhor momento do jogo, com a marcação de um golo fabuloso, num espectacular remate de fora da área, mesmo no ângulo. Espectacular! Foi um jogador demasiado caro, mas pode surpreender. Que continue a jogar assim e a marcar golos que nós agradecemos. Ás vezes pode ser algo trapalhão, mas gosto dele e acho que é muito bom termos um jogador com as suas características no plantel.

    Depois da derrota na Supertaça, o FC Porto respondeu da melhor forma e fez o que lhe competia. Jesualdo teve o mérito de mexer bem de um jogo para o outro e isso deu bons frutos. 3 pontos, é bom começar bem.

    ResponderEliminar
  3. De volta o campeonato, de volta às vitórias e de volta aos comentários, agora que o futebol é a sério...

    Não foi a exibição magnifica, mas gostei do que vi...

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  4. Ora aí está o que é! se duvidas havia...

    De facto, e como era previsível, aí temos vários jogadores em crescendo, isto é tudo uma questão de se dar tempo ao tempo.
    Boa análise Paulo.

    Saudações Dragoninas.

    ResponderEliminar
  5. Gostei do que vi deste porto, mais um pouco de trabalho e temos um F.C.Porto perfeito, grande Mariano sem dúvida um dos melhores, apesar de achar que Tomy foi o homem do jogo, e gostei tambem de Benitez apesar de as vezes ter pregado uns sustos, esteve mais a vontade e jogou muito melhor. Pelo que vi para mim seria esta a equipa titular po resto do Campeonato.

    Abraços, http://varanda-do-dragao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  6. Permitam-me fazer um "pouco" de spam, mas de boa categoria!

    Triabraços à campeão!

    _______
    Por Luis Sobral, in www.maisfutebol.iol.pt

    Bruno Alves: 90 minutos perdidos a olhar para um (falso...) defesa

    Bruno Alves é um defesa duro, intratável e faltoso como reclamam alguns adversários ou apenas um bom rapaz, incompreendido, como defende o treinador do F.C. Porto? Maisfutebol passou 90 minutos a olhar para o número 2 portista. No final do texto encontra a conclusão. Para já, uma pergunta: será que Bruno Alves é um defesa?

    Os defesas são normalmente jogadores pouco agradáveis à vista. A sua função é impedir que os adversários joguem. Não é fácil simpatizar com quem entra em campo preocupado em não deixar que o futebol aconteça. Deve ser por isso que Bruno Alves gosta tanto de ter a bola. Vejamos as primeiras acções. Passe lateral com o pé. Passe frontal, perda de bola. Passe lateral. Passe lateral. Passe de cabeça. Passe lateral. Passe lateral. Passe lateral. Cansado? Ainda só passaram sete minutos.

    Até aos 22 minutos foi só isto. Bruno Alves e o amigo do lado, Pedro Emanuel, foram os responsáveis pelo princípio de quase todos os ataques da equipa. Normalmente optam por procurar os laterais ou Raul Meireles. De vez em quando arriscam uma comunicação com Lucho. Passes directos para o ataque é que não, o campeão privilegia saídas controladas e gosta de ter a bola.

    Aos 22 minutos aconteceu então a primeira acção digna de um defesa: Bruno Alves fez um corte. Foi com o pé. Coisa simples, limitou-se a estar no sítio certo. De resto, parte importante do trabalho resume-se a isso: bons movimentos que antecipam problemas.

    Aos 30 minutos novo corte. Sem contacto físico. Para o caso vale a pena sublinhar. Nove minutos depois outro facto raro: é passado em velocidade por Cândido Costa. Encaixa bem. Evita a falta. O minuto 39 é de facto complicado: perde de cabeça um lance na grande área. Coisa única. Sem perigo.

    No intervalo destas acções, mais passes laterais e frontais. E quatro ou cinco subidas à área do Belenenses. As câmaras seguem-no. Normalmente vale a pena. O poder físico de Bruno Alves, afinal a origem da discussão, costuma render boas imagens. Desta vez não. Uma e outra vez ali está ele. A bola é que não.

    O Belenenses sai poucas vezes para o ataque. Talvez por isso a única falta de Bruno Alves em todo o jogo aconteça perto da grande área dos de Lisboa. Tinha ido lá à frente à procura da sorte, opta por impedir o contra-ataque. Uma falta ligeira, quase a pedir desculpa. Isto foi já depois do intervalo.

    Sai um cartão

    Quem tivesse mais do que fazer do que desperdiçar um jogo a olhar apenas para um futebolista poderia muito bem não ter reparado em Bruno Alves. A partir dos 59 minutos deixou de ser possível. Raul Meireles fez uma falta a meio-campo, o «2» ia a passar e resolve chutar a bola para longe. Cartão amarelo. Estava assinalado na ficha do jogo.

    A equipa desequilibra-se um pouco e agora a bola começa a chegar à área de Helton. Substitui os passes laterais por cortes. Com a cabeça, com o pé direito e, mais difícil, com o pé esquerdo aos 71 minutos.

    O resto é com Hulk. O 2-0 termina com o jogo. Bruno Alves e Pedro Emanuel são os últimos a abraçar o avançado. As câmaras captam o longo incentivo dos centrais, hoje em dia os que melhor representam o que é ser um jogador à «F.C. Porto». O trabalho acabou ali. Até dá para ser apanhado em fora-de-jogo, aos 85 minutos.

    Conclusão: foi um dia mau para olhar para Bruno Alves. O Belenenses evitou sempre incomodar o centro da defesa portista e por isso o «2» entregou-se a outras tarefas. Com tranquilidade, quase sempre bem e sem precisar de um único daqueles saltos que dividem opiniões. Para a semana, na Luz, talvez valha a pena repetir o exercício. Se quiser, caro leitor, é mandar a análise para maisfutebol@iol.pt. Por mim chega. Já bastou perder 90 minutos a olhar para um defesa que afinal não o é.

    NOTA: Esta análise foi feita a partir das imagens da RTP. O que permite ver mais perto, mas pode não mostrar tudo. É um exercício limitado, ditado pela actualidade do tema. Obviamente não o esgota.

    ResponderEliminar
  7. E o facto mais importante da jornada. O blão de ar benfiquista estourou novamente à 1ª jornada:)

    Já levam 2 de atraso e no próximo sábado entram em campo para um jogo decisivo. Se perdem, temos novamente o País frustrado, desta feita logo em Agosto. Seria uma experiência inolvidável...

    ResponderEliminar
  8. Justo, natural,mas...com pouco brilho!
    Há atenuantes: primeiro jogo da época, derrota na Supertaça, jogos das selecções, mas a defesa preocupa-me.
    Os laterais sobem pouco e não criam desiquilibrios - fundamental no 4x3x4 - e os centrias tiveram falhas de marcação nos lances aéreos, principalmente cantos e livres, que me deixaram preocupado, pois contra outras equipas pode haver problemas.
    Meio-campo melhorou com a entrada do T.Costa e a passagem do Raúl para trinco.No ataque Lisandro ainda não está no seu melhor -teria marcado dois ou três golos -, C.Rodríguez está, parece-me demasiado agarrado às linhas -penso que rende mais como interior - e Mariano, tendo começado bem, muito bem foi baixando de rendimento.
    Tudo resumido a rever e como no Sábado, temos um teste difícil, já se pode ver melhor as nossas capacidades.
    Mariano levou com a bola do Hulk e parece que se magoou. Se for grave temos um problema.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. O Lisandro precisa de afinar a pontaria e temos urgentemente de melhorar na defesa das bolas paradas pois poderemos sofrer alguns dissabores.
    De resto, exibição qb sem brilhantismos tirando o golaço do Hulk e o remate do Mariano ao poste

    ResponderEliminar
  10. O quê? O benfica empatou na primeira jornada?

    Pronto, lá se foi o campeonato.

    À segunda jornada, estar a 5 pontos do primeiro desmoraliza qualquer um.

    ResponderEliminar
  11. Eu devo dizer que estou extremamente preocupado com a lesão do Mariano mas estaria muito mais se pusesse a mão ao bolso e não encontrasse a carteira.

    Este Mariano marcou um golo como só ele poderia marcar, de ressalto, Isolou o Lisandro como só ele poderia isolar, de ressalto e lesionou-se como só ele se poderia lesionar assim, levando uma bolada de um colega.

    Este Mariano é um case study.

    ResponderEliminar
  12. Há coisas do catano, senão vejamos:

    Quando toda a gente pensava que ia sair o Mariano para entrar o Hulk, sai o Rodriguez. E foi o precisamente o Hulk quem arrumou com o Mariano para fora de campo. Ora, se tem sido ele o substituído, nada disto teria acontecido.

    Mas o Jesualdo Ferreira sempre pode dizer que é capaz de ver longe. Já sabia que isto iria acontecer e é preferível lesionar-se o Mariano do que o Rodriguez. Há que protejer o investimento de 7 milhões.

    O futebol é maravilhoso.

    ResponderEliminar
  13. Ontem, gravei no computador o jogo do FC Porto - Belenenses. Lá pela uma da manhã, pus a dar o jogo para o rever novamente. Ainda vi os primeiros quinze minutos mas estava cheio de sono que acabei por adormecer.

    Então, aconteceu algo muito estranho. Sonhei que era benfiquista. Bom, amigos portistas, não vos desejo tamanho sofrimento. Pior do que a morte. Senti-me como nunca me senti em toda a minha vida: uma azia tremenda, uma frustração enorme, uma tristeza tal como se não mais valesse a pena viver, suores frios, alucinações fantasmagóricas - posso jurar ainda ter visto, no meio da névoa, o Eusébio levantar a antiga Taça dos Campeões Europeus -, uma esquizofrenia doentia, estava completamente convencido que o benfica era o maior do mundo.

    Sentia que algo mais de errado estava comigo, mas não sabia o que era até que olhei para o poster que tinha na parede. De repente, passei a achar o Nuno Gomes bonito. Até o Luisão era gostoso. Mas o que é isto? Percebi então que passei a gostar de homens. Aí já era demais. Tentei libertar-me daquilo. Sentia-me enclausurado em algo que não me pertencia. Até que de repente, ouço: "Golo do Porto!!! Golaço de Hulk!!!". Acordei. Esfreguei os olhos. Tentei perceber o que tinha acontecido. Tinha sido um pesadelo. O pior da minha vida. Olhei para o monitor. Nunca me senti tão feliz por ver uma camisola azul e branca do FC Porto. Vi o cachecol do FC Porto na parede. Não vi nenhum poster vermelho. Ufffffff, que alívio. Aos meus olhos o mundo parecia ter voltado ao normal.

    ResponderEliminar
  14. O jogo foi razoável, a defesa jogou partida e o meio-campo esteve mais consentâneo com as nossas necessidades.
    Sapunaru sobe e de repente deve esquecer o tem a fazer, pára e passa ao lado ou para trás...Emanuel esteve bem melhor que no Algarve, mais sereno e concentrado. Bruno Alves foi quase dispensado de servir. Mas constituiu com Benitez uma boa dupla, cobrindo sempre os dois espaços de intervenção. O defesa esquerdo vai mostrando serviço e qualidade muito boa, com notáveis movimentações, quase a marcar e a proporcionar golos...Penso que o Prof deve amadurecer a ideia de que não pode ter dois defesas muito estáticos, se um fechar bem, o outro deve ser mais ousado. Fucile tem aqui uma palavra importante a realizar, na direita ou na esquerda...Ou então?...Adiante.
    Raul Meireles a fazer bem o lugar de trinco e Tomás Costa assim a ajudar melhor a classe de Lucho na organização da equipa.
    Engraçado foi verificar-se que Guarin entrou e mais avançado, confere saúde física invejável à equipa...Que tal se o Prof tentar construir um centro em que joguem os quatro; RMeireles, TCosta, Lucho e Guarin?... Na frente, Mariano esteve em grande nível, teve sorte e teve azar, sorte no golo que marcou, azar no que não pôde marcar e na bolada que "recebeu" de Hulk...No resto muito desequilibrador, o melhor da frente inicial.
    Com bastante gelo e umas sessões de fisioterapia tudo ficará bem até Lisboa.
    Lisandro esteve trapalhão, quer marcar de qualquer forma -aquela tentativa de rematar em bicicleta frontal-, mas tem que ter paciência, os golos acontecerão na melhor altura.-Hulk no subconsciente?...Não tem que recear, um lugar na frente é seu!
    Rodriguez, esteve pouco esclarecido e tentou fazer tudo de maneira muito veloz, mas nem sempre com os melhores resultados.
    Hulk entrou, arrumou com o Mariano e com o jogo. Temos um novo Eusébio no Campeonato Português!...Tasss, que bomba, saltei da cadeira sem saber sequer quem tinha marcado!

    ResponderEliminar
  15. Bem foi a RTPi auem trouxe o jogo ate mim, em boa hora porque pude matar saudades.com o desenrolar do jogo foi tb este canal aue trouxe angustia de um jogo que podia terr ficado resolvido cedo nao fora a inoprancia de um estranho Lisandro e o normal fiscal de linha aue teimam em ver coisas onde nao existem.Exibicao qb para este belenenses.preocupante o facto de jesualdo continuar a mexer mal na ekipa. Fucile acabar a extremo diz bzm das carencias nas alas azuis.Gostei do Tommy e o Meireles a 6 finalmente o Jesuslado aprendeu algo com o Queiroz.Apontamentos de benitez ofensivos mal defensivamente. sapunaru cheirou o golo mas nao me agradou ; um lateral é para chegar a linha de fundo e central nao pra levar o jogo para o maio vejam k sempre k recebeu a bola proucou o interior direito....Sensaborona a 2parte que me fez desesperar.valeu o heroi aue eu nao contava fazendo-me engolir o 1sapo....mas que seja assim...Bem como os teclados franceses sao uma dificuldade para escrever nao me alongo mais....mas eu sinceramente nao gostei mto excepto do resultado....

    ResponderEliminar
  16. Brilhante caro "hurakatai" !!!
    Chorei de tanto rir...
    Parabéns!
    A proposito: ontem no Dragão reparei que ninguem assobiou os superdragoes quando eles entoaram aquela cantilena do "slb fdp...", ao contrário do que sempre tem acontecido!
    Porque será? Efeitos das queixinhas dos gaivotas à UEFA?
    Ou toda a malta chegou à conclusão que eles são mesmo uns grandes FDP ???

    ResponderEliminar
  17. Já somos dois a rir a bandeiras despregadas...

    Hurakatai, homem, esses teus comentários são de uma ironia corrosiva. Muitos devem ter ficado com as orelhas a arder:)

    Agora que o Mariano Gonzalez é mesmo um case study, lá isso é:)

    ResponderEliminar
  18. O Mariano González já fez alguns jogos infelizes, mas é muito bom jogador. Digo isto desde o início e não vou nas cantigas da maioria. Ele é inteligente, bastante mais que o Rodríguez (não estou a dizer que é melhor). Um extremo deve ser desequilibrador, mas não tem que ir sempre para cima do defesa, há alturas que parar, jogar para o lado ou para trás, é bem jogado, pois a mantém-se a posse de bola e a jogada continua. O Rodríguez já arrisca mais, vai sempre para cima do adversário, mas depois perde bastantes mais bolas. As críticas ferozes que sempre se fizeram ao Mariano não fazem sentido.

    ResponderEliminar
  19. Concordo com o Bruno Pinto, já chega de criticar Mariano, tem feito bons jogos e tem sido um dos mais guerreiros do Porto fez ontem um jogo muito bom, é preciso do Mariano marcar um golo decisivo nos ultimos min. para ser amado? (tipo jorginho)... Para mim Mariano é muito bom jogador.

    ResponderEliminar
  20. E finalmente que chegou o «futebol a sério e a doer», que já bastava de futebol de trazer por casa... sim, já sei, na semana passada, nos ALLgarves, tb eu estava de férias e no bem bom... tal como a nossa equipa, por isso, não valeu :D

    Ontem, num final de tarde muito agradável no já habitué Estádio do Dragão, para quem, como eu, esperava assistir a outros ritmos futebolisticos, não direi que tenha dado o tempo por perdido, porque não foi exactamente o caso, mas concerteza que saiu de lá direi, com saudades d'outros tempos e d'outra casta.

    Em linhas gerais, ficou no ar a ideia de que, e sim, já sei que é demasiado, bem demasiado cedo para estas análises, mas por isso me refiro apenas a «ontem», este ano, temos uma equipa mais fraca, principalmente a meio-campo, onde a ausência de Paulo Assunção, está a fazer sentir-se em demasia para o que pensava inicialmente, mas vamos por partes.

    Na defensiva, Benitez começou mal, muito apático, estático e de deixar os cabelos em pé a qq um (com o passar do tempo e principalmente na 2ª parte, subiu de produção e estabilizou)... na outra ponta, Sapunaru, é impressão minha ou andou a enganar-nos com as exibições de pré-época? não sei não, espero estar redondamente enganado.

    Quanto a Fucile, bem, até dá dó vê-lo sentado no banco... mas quem sou eu para falar do que não sei? adiante.

    No meio-campo, Lucho a marcar os ritmos como sempre, Raul Meireles generoso e voluntarioso como sempre o é (para já, na minha opinião, e visto que Fernando não parece para já uma aposta clara, a melhor opção para trico)... e Tomás Costa a fazer mais, muita mais (defensivamente) do que Guarin... uma aposta a repetir! Guarin, após a entrada e em campos mais avançados, mostrou ai sim que é bem mais produtivo do que lá trás. A rever.

    Na frente, é impressão minha ou o Lisandro anda com a lua trocada? dasssseeee... na época passada, entravam todas... este ano, e já desde a pré-época, o homem anda a precisar de ir à bruxa, fosgasse.

    Nas alas, Mariano até parece apostado em fazer-me engolir tudo aquilo que disse dele, mas ca raio, o tipo parece que anda sempre a cair... acho mesmo que é mais do estilo que não me agrada do que outra coisa... será o ano da afirmação? a ver vamos. Já Rodriguez, ou muito me engano, ou vai levar muita porradinha durante a época, tb seria bom que não se atirasse ou teatralizasse tantas vezes para o chão (como algumas me parece) e por fim, como aqui já foi dito, alguém lhe explica que por vezes, não é obrigatório ir para cima do defesa? jogar pró lado assim descaido prá frente, tb não era mal pensado, não?

    Por fim, Hulk... pois, quando perder a mania de querer fazer tudo sozinho, fintar 5 adversários e querer chutar de qualquer modo e jeito... vai uma aposta que está ali mais uma «pepita d'oiro» pa render uns bons milhões não tardará muito?

    Tudo resumido: melhor do que no ano passado, actualmente, diga-se de passagem, não estamos... mas com «matéria-prima» em dose qb pa assegurar o objectivo principal: TETRA!!!

    Bem, moral da história... no próximo fds, a jogar bem, mal, benzinho ou malzinho, quero é 6 pontos na algibeira... e mai'nada!!!

    Se tudo correr como é normal cá na tasca, sábado à noite, lá pelas 20h45, estarei de visita à mouraria, com naturais expectativas de boa viagem de ida e excelente viagem de regresso... a ver vamos em que modas ficamos.

    TRIaBrAçOs,

    ResponderEliminar
  21. Hurakatai:

    Tás em grande... com esses teus «pesadelos» assim pró personalizados em dose qb.

    Não é por nada, aliás, nem te consigo desejar tão mal, mas seria pedir-te muito se na madrugada de domingo próximo, pudesses fazer um «repeat» a essa novela com contornos trági-comediantes?

    Acho que no final, até me agradecerias a ideia, não?

    TRIaBrAçOs,

    ResponderEliminar
  22. " O futebol regressou à casa" diz a publicidade da RTP que agora detem as transmissoes dos jogos; e eu tb estou de regresso à casa, depois de ferias agradaveis ( mas sempre demasiado curtas...)
    Gostei do resultado do jogo, e de alguns jogadores : Tomas Costa ( que me parece melhor aposta que o Guarin, pelo menos para aquela posiçao), Mariano e Sapunaru... nao tinha gostado da exibiçao dele no Algarve, mas ontem ja se portou melhor..
    Acho que ainda falta entendimento entre alguns jogadores ( sobretudo nos lances de bola parada, que parecem ensaiados, mas nao saiem là muito bem) e outros precisam de jogar mais para a equipa ( o caso do rodriguez que quer fazer tudo sozinho, e do Hulk que tem o mesmo problema...)
    De resto um 2° golo de encher o olho, e um resultado que podia ser bem mais dilatado nao fosse o poste ou a falta de pontaria do Lisandro..
    Para a semana ja temos um jogo decisivo, no qual o unico resultado aceitavel sera a Bitoria!

    Um abraço;
    Fokinha

    ResponderEliminar
  23. Viva !

    Vi o jogo no ecrã !

    Mais uma vitória, mais uma alegria. E, além disso, é sempre bom não perder pontos em casa.

    Acho que o jogo foi mesmo fraco. Não para mim, que estava a torcer pelo Porto. Não sou objectivo.E foi preciso esperar muito tempo para se chegar ao 2-0. O meu Porto só me faz sofrer actualmente !

    Do que vi : Gostei do Lisandro. O seu lugar é mesmo ponta de lança. Sabe rasgar uma defesa.

    Gostei do Tomas Costa. Creio que tem bom sentido de antecipação e boa visão de jogo.

    Não sei o que pensar de Mariano, já que quem fez o trabalho foi Lisandro para o golo de Mariano.

    Teve um remate ao poste e depois ... ? Não cumpriu a sua obrigação !Prefere acertar nos postes a marcar ?

    Num só jogo não dá para ver nem para julgar Mariano.

    Lucho continua bem. Porque tomou conta dos livres ? E o Porto continua dependente dele ?

    Gostei de Sapunaru. Mostrou garra.

    A defesa pareceu-me um pouco dessossegada. Solidão perante um efectivo que não fala Português ?

    Meireles batalhou como marinheiro à Porto. Bravo !

    O Cebola, neste jogo, quanto a mim, não mostrou o poder de criatividade que tinham Quaresma e mesmo Alan. Mas um jogo só não dá para julgar.

    Hulk fez um grande golo, mas "uma andorinha só não anuncia a Primavera". De qualquer modo mostrou garra e abnegação, logo, é bem vindo ! E fala Português ! Lol !

    Não entendo, a não convocação de Fucile. Será que o balneario argentino continua a não aceitar a independência do Uruguai ?

    O Porto tem um grande treinador. Não deve ser fácil criar o Mercosur e as devidas ligações com a União Europeia no balneário.

    E Pronto !

    Estou um pouco revoltado porque hoje encontrei-me com duas pessoas que me perguntaram se no se
    Porto falava Espanhol.

    Mas não interessa. O que interessa é poder pontuar na Luz apagada !

    Para a Frente Iremos !

    Carlos Pinto : Grande Prazer em te ter lido. Não Esqueço !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  24. PortoMaravilha, pelos vistos no Benfas, fala-se mesmo Espanhol, pois se até o Treinador o é!...De resto, têm lá o Cardoso, o Maxi Pereira, o Urretabiscaya, o Aimar, o Balboa, o Reyes...Atire-lhes com esta.

    ResponderEliminar
  25. Viva !

    Obrigado, Amigo MeirelesPortuense, por me ter lembrado, graças a associação de ideias,por si sugerida, que o Porto foi o único clube Português a ganhar a Taça dos Campões sempre com um treinador Português.

    É um argumento de peso !

    Todavia, não invalida o que penso. Acho que o Porto se está a "descaracterizar".

    Mas já seria outro debate !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  26. Biba meus amigos!
    Apesar de não termos efectuado uma exibição de luxo jogámos qb.
    Agora,todos lá abaixo para apoiar o nosso Mágico FCPORTO!Eu vou lá estar com mais alguns ...

    ResponderEliminar
  27. Alguém me dá uma dica po transporte para Lisboa no sábado?


    Ou o transporte da claque é acessível a quem não é socio SD mas apenas do clube?

    Cumpriementos e rumo ao tetra

    ResponderEliminar
  28. Caros portistas, só para avisar que quem necessitar de apoio, o dragãotvnet está aqui para as curvas e levar imagens do nosso FCP para todo o mundo.

    Não exitem em contactar durante a semana, apesar de poder responder apenas em dia de jogo, para dar informaçãoes mais precisas sobre a transmissão dos mesmos.

    ResponderEliminar
  29. Peço desculpa ao blogue por ter uma conduta mais pessoal neste comentário, mas caro portomaravilha, apesar de ter andado um pouco arredado da escrita, não andei da leitura aqui no blogue...

    Só que prefiri abstrair-me um pouco da babuseira que costuma ser esta época de treta... E parece que ainda não acabou!!!

    Concordo com a descaracterização que fala pois tenho pena que também joguem poucos portugueses no plantel, mas que diabo, não vejo jogadores portugueses com qualidade suficiente para substituir os que lá estão.
    Digo isto no sentido em que sejam jogadores nacionais a que o FCP possa pagar salário de acordo com as regras do clube.

    Caro meirelesportuense ainda se esqueceu de na sua lista incluir o «tia maria»...

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  30. Paulo Pereira, bela crónica esta do jogo...

    Bem mais agradavel de ler do que as dos jornais desportivos...

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  31. É verdade, o DiMaria, já me esquecia dessa personagem...Thank's, Carlos Pinto. E vão nove "espanholes", só de língua...

    ResponderEliminar