06 agosto, 2008

Entrevista exclusiva com Miguel Guedes

É com enorme prazer que hoje publico uma entrevista com um ilustre adepto do FC Porto conhecido por essa faceta, de Dragão, mas também pelo facto de ser o (excelente) vocalista dos «Blind Zero» (banda de rock Portuguesa formada em 1994 no Porto). Licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra e desempenha actualmente as funções de Director da GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas Intérpretes e Executantes) no Porto. É desde 2004 o «defensor» do FC Porto no programa da Antena 1, «novos artistas da bola». Estou a falar de Miguel Guedes, a quem aproveito para agradecer toda a simpatia e disponibilidade.

ENTREVISTA EXCLUSIVA

1. Desde quando surgiu essa sua paixão pelo FC Porto?

É sempre difícil definir o primeiro momento na vida de quem quer que seja. Lembro-me mais ou menos nubladamente do primeiro jogo a que assisti nas Antas pela mão do meu avô Júlio, avô materno, julgo que contra a Académica. Tenho muito viva a memória do ângulo de visão, pelo que sei que assisti ao jogo na superior norte. Recordo tantas e tantas subidas e descidas da Fernão Magalhães, ao sol ou à chuva, com bandeira aos ombros, cos mais diversos humores, peripécias e comentários ao jogo. Mas é evidente que no futebol a paixão surge antes mesmo de sabermos que a paixão existe. Sou de uma família de portistas de Trás-os-montes e de um tio-avô boavisteiro do Bonfim (que chegou a ser sócio número 1 do Boavista, António Monteiro).

Afectivamente estou muito ligado à cidade do Porto, onde nasci, vivo, trabalho e sou feliz. O Porto clube está para mim intimamente ligado ao Porto cidade, às suas gentes, às suas diferenças, ao querer e poder ser agente de transformação, tantas vezes contra-poder. É uma cultura riquíssima de liberdade e nobreza, ímpar neste País.

2. O que sente a defender o FC Porto na Comunicação Social, nomeadamente, na Antena 1?

Quando me dão o privilégio de expressar a minha opinião de uma forma mais abrangente, tanto na Antena 1 como em outros espaços da imprensa escrita ou televisiva, não posso deixar de sentir que há uma responsabilidade de representação do clube que está inerente. No entanto, no dia em que deixar de representar as minhas opiniões em primeira instância, declararei a morte da minha análise crítica. Não acredito em pensamentos impolutos e absolutamente imparciais. Não nego que a minha visão será sempre parcial, porque assumidamente portista e na defesa da razão que tantas vezes nos assiste e não poucas vezes nos é negada. Mas não posso deixar de pensar que me represento sobretudo a mim próprio enquanto portista e cidadão.

Não tenho aspirações a fazer o pleno das opiniões, de representar a voz única do “portismo” (até porque acho que essa voz única não existe, felizmente). A voz do Porto é plural, aberta à discordância e ao pluralismo. Terá que ser sempre assim, sem delitos de opinião. É evidente, porém, que num debate com representantes de clubes rivais, não podemos deixar de defender ao limite o que julgamos sensato, muitas vezes de forma intransigente face à intransigência de outros. Mas não gosto de ultrapassar essa barreira da sensatez, sob a pena de perder a razão. Se o fizesse, representaria o Porto e a mim próprio numa atitude folclórica e panfletária que, a meu ver, o Porto não merece nem precisa.

Fundamentalmente, sinto um enorme prazer em falar sobre futebol, sobre a nossa competência, as nossas conquistas, a nossa forma de fazer diferente e melhor, com um enorme orgulho e felicidade em ser portista.

3. O Miguel Guedes vê-se de alguma forma a desempenhar no futuro um cargo no FC Porto?

Não tenho qualquer aspiração a desempenhar um cargo no meu clube. A minha única e exclusiva preocupação é ser cada vez mais portista, cada vez mais sabedor da sua história e cada vez mais feliz com o seu futuro.

4. Qual a sua opinião sobre a frieza e indiferença com que Rui Rio trata o FC Porto? Sendo o FC Porto um dos maiores vectores de afirmação da Cidade Invicta não há aqui uma ingratidão absoluta?

Não consigo compreender a enorme preocupação (porque é uma evidente preocupação) que o Presidente da Câmara eleito pelos cidadãos do Porto tem mostrado em afastar-se sistematicamente do Porto clube, um dos principais - senão o principal - símbolos da cidade. Não lhe vou perdoar nunca o facto de me ter retirado a Avenida dos Aliados como pano de fundo das conquistas do meu clube. Julgo, por melhor que sejam as comemorações junto ao Dragão, que nenhum portista lhe perdoará isso. Como nenhum portista lhe pode perdoar não nos ter recebido nos momentos em que a cidade e a nossa gente exultava com vitórias cá e além-fronteiras.

Concordo em absoluto que o poder político tem que estar separado e independente do mundo do futebol e do desporto em geral. Mas independência não é sinónimo de ostracismo, de virar costas, de apunhalar o ânimo das gentes. Esta é uma cidade de portistas! Sendo certo que o Presidente da Câmara foi eleito e provavelmente será reeleito com o voto de muitos deles.

5. Como são as horas seguintes do Miguel Guedes depois de uma derrota num jogo importante? E durante os seus concertos musicais como procura seguir as novidades dos jogos do FC Porto?

Como as de todos os portistas, vividas com uma enorme tristeza. Mas também normalmente com a certeza que saberemos tomar as ilações devidas, projectando um vitória no jogo que se segue. Não sou derrotista. O que mais me custa é perder injustamente. Quando se perde porque o adversário foi claramente melhor (o que acontece, felizmente, muitas poucas vezes) há um sentimento de conformação que, precisamente, conforta. Agora, quando perdemos por erros calculados por outros, premeditados ou não, aí é muito difícil aceitar a derrota. Mas mais difícil ainda é quando perdemos por infelicidade ou manifesto azar. O jogo com o Shalke 04 na Liga dos Campeões, por exemplo, ficará na minha memória como uma das derrotas mais difíceis de ultrapassar (quase tão difícil como aquela triste eliminação contra o modesto Wrexham na época 84/85, numa noite de intenso temporal na cidade, com o "pobre" Borota na baliza, onde apesar de ganharmos 3-2, perdemos pela vantagem dos galeses nos golos fora).

Quando o FC Porto joga durante um concerto que eu esteja a fazer, garanto-vos que há sempre um transístor sintonizado na boca do palco que nos vais dando informações à nossa equipa, que as transmite para dentro do palco. Lembro-me perfeitamente de comemorar um golo em Alvalade no palco do Centro Cultural de Belém.

6. Concorda comigo quando digo que a Comunicação Social tem encetado nos últimos tempos uma perseguição ao FC Porto e ao seu Presidente como nunca havíamos assistido? Quais os verdadeiros interesses desta gente?

O cerco às vitórias do FC Porto tem crescido na proporção dessas mesmas vitórias. Evidentemente que o principal responsável por essas vitórias, Jorge Nuno Pinto da Costa, está sempre na mira desses pobres abutres que por vezes pensam que sobrevoam um corpo já cadáver. Enganam-se e deviam envergonhar-se. Sobretudo destas últimas tentativas de jogar competições para as quais não foram apurados (e para as quais, estou certo, não vão ser apurados nos tempos mais próximos).

7. Qual a vitória do FC Porto que mais o entusiasmou?

É muito difícil responder a esta questão. Talvez, por nessa altura as vitórias europeias serem mais escassas, a vitória sobre o Dínamo de Kiev, nas Antas, no ano em que fomos Campeões Europeus pela primeira vez. Fez-nos sonhar que era possível e foi mesmo. Soubemos nesse momento que tínhamos pisado a lua mantendo os pés na terra. Mas há muitas outras, como por exemplo o inevitável jogo contra o Celtic de Glasgow na final da Taça UEFA ou tantos e tantos derbys.

8. Escreva-nos o seu onze ideal da história do FC Porto.

Essa pergunta é terrível. Avanço então com um onze apenas com jogadores que eu vi jogar. Esquecendo, inevitavelmente, muitos e muitos e sabendo que seria impossível juntar tantos artistas numa equipa-base. Ainda assim não resisto: Vítor Baía, João Pinto, Eurico, Jorge Costa, Murça, Madjer, Lucho, Deco, Kostadinov, Futre e Gomes.

9. Dê-nos a sua opinião sobre estes 5 nomes da nossa história:

Pinto Costa: o maior vencedor;
Vítor Baía: o mais vencedor;
Jorge Costa: um enorme portista e jogador;
Jesualdo Ferreira: o mais sério candidato a "competentíssimo treinador agora portista";
Mourinho: um fora de série.

10. Um comentário a este TRIcampeonato ganho esta época.

Foi um campeonato que não deixou margem para dúvidas até aos nossos mais cegos detractores. Os pontos falam por si. De ressalvar a enorme competência, seriedade e espírito competitivo demonstrado em toda a época. Fica a mágoa da final da Taça de Portugal (onde acho que perdemos bem e deveríamos ter feito mais para ganhar), da Taça da Liga (a nossa escorregadela da época) e da eliminação prematura da Liga dos Campeões (absolutamente injusta e difícil de digerir, numa enorme tristeza porque tínhamos equipa e condições subjectivas para ir bem mais longe).

11. Acha que toda esta envolvência do apito dourado tem condicionado as arbitragens dos jogos do FC Porto?

Obviamente. Têm sido épocas duríssimas onde só a enorme competência e fiabilidade da equipa no campo e fora dele tem permitido continuar na senda das vitórias. Tenho a absoluta certeza que, nestas condições, nenhum outro clube que não o FC Porto poderia continuar a ser vencedor. Apesar de tudo, pobres dos que continuam a pensar que o ataque nos fragiliza.

12. Costuma visitar blogs desportivos? Já conhecia o nosso? Uma palavra para os nossos leitores.

Confesso que não sou frequentador assíduo de blogs, até porque o meu trabalho já me obriga a estar tanto tempo em frente ao computador que, sempre que posso, evito ler no monitor. É evidente que já conhecia o vosso blog, um dos belos casos de boa análise, boa escrita e indefectível portismo. Porque a paixão é para levar a sério, também muito trabalho histórico. Muitos parabéns, proporcionais às alegrias.

Viva o nosso clube, um abraço forte a todos os leitores.
Miguel Guedes.

16 comentários:

  1. Lucho, mais uma excelente entrevista a outro enorme portista e excelente músico (na minha modesta opinião, é claro). Muitos parabéns e k bom k é saber que todos (ou quase todos) os teus entrevistados são conhecedores/visitantes deste "nosso" espaço de convívio. Obviamente k isto só é possível graças a outro enorme portista k é o "patrão" cá do sítio (bLuE bOy és o "mais maior grande") e também claro, a todos os grandes colaboradores/escritores que ele em boa hora soube recrutar e fazer com todos um "núcleo duro" de respeito e realmente digno desse nome.
    A todos vós um muito obrigado pelas magníficas horas de leitura k me proporcionam.

    Saudações Azuis e Brancas

    P.S. Lucho, já k estás numa de músicos aki fika uma sugestão para uma entrevista: Fernando Ribeiro, vocalista dos "Moonspell" e fervoroso adepto/defensor do nosso mágico FCPorto, apesar de viver em Lisboa.

    ResponderEliminar
  2. Lucho, mais uma excelente entrevista a outro enorme portista e vocalista de uma excelente (na minha modesta opinião, é claro) banda de rock. Muitos parabéns.
    Muito interessante tem sido também constatar que todos, ou quase todos os entrevistados, são visitantes e/ou conhecedores deste "nosso" espaço de convívio. Gostava, por isso, se não te importares, de deixar aki um agradecimento muito especial a outro enorme portista que é o "patrão" cá do sítio (bLuE bOy, és o "mais maior grande") e que em boa hora soube recrutar todos os magníficos escritores/colaboradores deste espaço, criando assim um verdadeiro "núcleo duro" que a cada dia vai tornando este blog mais e mais indispensável para todos aqueles que sentem com verdadeira paixão o nosso mágico FCPorto.
    Um bem haja para todos vós que proporcionam a todos os, assíduos ou ocasionais, visitantes deste espaço, magnifícas horas de leitura.

    Saudações azuis e brancas...

    P.S. Lucho, já que estás numa de músicos aqui fica uma sugestão: Fernando Ribeiro, vocalista doutra excelente (para mim, claro) banda rock, os "Moonspell". É um fervoroso e acérrimo adepto do nosso clube apesar de viver na "capital". Ah, já me ia esquecendo, também podias tentar entrevistar o "Kalú" baterista dos Xutos & Pontapés, que em todos os concertos tem um galhardete do nosso mágico FCPorto pendurado na sua bateria.

    ResponderEliminar
  3. Excelente iniciativa!

    Miguel Guedes é daqueles Portistas que vale a pena ouvir e ler. É uma figura única no panorama dos "paineleiros" televisivos e radiofónicos. Um excelente e digno representante da massa adepta do FC Porto!

    É complicado ouvi-lo na Antena1 por causa do horário e porque a minha sanidade mental agradece o facto de não ouvir a diarreia mental de um tal Eduardo Barroso.

    Abraços para a equipa do Bibó Porto e para o Miguel e os Blind Zero.


    legionofdragons.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Não gostei de algumas posições do M.Guedes quando do Apito.Reconheço-lhe no entanto o portismo e a paciência, para aturar o malcriado, grosso e truculento, do Eduardo Barroso e defender o F.C.Porto.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Vitinha, em resposta ao que solicitaste já seguiu email para o Fernando...

    ResponderEliminar
  6. Agora este domingo que vem vámos jogar contra o Lázio e depois no dia 16 de Agosto vámos jogar contra o Sporting para a supertaça.

    ResponderEliminar
  7. Nesse fatídico jogo com o Wrexham ganhámos 4-3 e não 3-2.

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito desta entrevista, bem ao jeito pessoal do Miguel Guedes, jovem que me surpreende sempre positivamente pela dignidade e pela postura serena que escolheu...

    ResponderEliminar
  9. «olympus said...
    Nesse fatídico jogo com o Wrexham ganhámos 4-3 e não 3-2»

    Pois, é verdade. Uma noite de temporal e de golos falhados q acabou de forma trágica...

    ResponderEliminar
  10. Os maiores salários de treinadores Mundiais:
    1. José Mourinho - Internazionale - Mensal: 708.000 € - Anual: 8.500.000 €
    2. Luís F. Scolari - Chelsea FC - Mensal: 625.000 € - Anual: 7.500.000 €
    3. Alex Ferguson - Manchester United - Mensal: 500.000 € - Anual: 6.000.000 €
    4. Juan de Ramos - Tottenham Hotspurs - Mensal: 500.000 € - Anual: 6.000.000 €
    5. Guus Hiddink - Rússia - Mensal: 458.000 € - Anual: 5.500.000 €

    Os maiores salários de treinadores Portugueses:
    1. Carlos Queiroz - Portugal - Mensal: 125.000 € - Anual: 1.500.000 €
    2. Quique Flores SL - Benfica - Mensal: 125.000 € - Anual: 1.500.000 €
    3. Jesualdo Ferreira - FC Porto - Mensal: 105.000 € - Anual: 1.250.000 €
    4. Paulo Bento - Sporting CP - Mensal: 58.000 € - Anual: 700.000 €

    ResponderEliminar
  11. Mais uma Lucho, mais uma entrevista digna de registo...

    Gosto do Miguel Guedes, adepto do Porto, defensor do Porto e vocalista dos Blind Zero.

    Como alguém por aqui disse hoje, nos comentários, é sempre salutar saber que os entrevistados conhecem este espaço de paixão clubista.

    E, claro, para mim o ponto alto da entrevista: "Quando o FC Porto joga durante um concerto que eu esteja a fazer, garanto-vos que há sempre um transístor sintonizado na boca do palco que nos vais dando informações à nossa equipa, que as transmite para dentro do palco. Lembro-me perfeitamente de comemorar um golo em Alvalade no palco do Centro Cultural de Belém."

    Está tudo dito quanto à cepa de que é feito Miguel Guedes!

    ResponderEliminar
  12. E, fazendo fé na opinião do Vitinha, Fernando Ribeiro é também um indefectível portista...

    Haverá quem não goste do género musical dos Moonspell (eu cá adoro), mas fiquei contente por ver k o líder de uma banda conceituada, sobretudo além-fronteiras, é seguidor fervoroso do Dragão.

    Estamos em todo o lado:)

    ResponderEliminar
  13. Parabens pela excelente entrevista ao ``nosso`` Miguel Guedes.Grande Portuense e Enorme Portista!!!

    ResponderEliminar
  14. Viva !

    Oba, Oba !

    Grande Trabalho Lucho !

    Não tive tempo de escrever antes. Vou tentar responder aos dois artigos.

    Concordo plenamente que é preciso um Museu. Mas, quanto a mim, este deve ser sóbrio. Cair na fantochada das animações web, vídeo, etc. , seria aterrar não num museu, mas numa sala de animações. Mas talvez me engane.

    Um museu não é uma "Disneilândia" ! Lol !

    Gostei bem de algumas palavras de Miguel Guedes : " O Porto é plural". Sempre o será ! É o que faz a nossa força.

    Gostei também da sua alusão relativa à Avenida dos Aliados. É um lugar mítico que deve ser reconquistado, quanto a mim.

    Lucho tu és efectivamente um quebra cabeças : Com tantos bons jogadores que passaram e fizeram o Porto, tu pensas que é simples escolher um onze ideal ? Lol !

    Vou embora porque a trovoada está a chegar. Ontem 15 graus. Hoje 37 !
    Penso que devem ter lido ou ouvido o que aconteceu no norte da França. Telhados arrebentados, casas destruidas, etc em dez minutos.

    Pessoalmente, não sou fã do Al Gore mas há um problema climático "lá isso há" !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  15. Excelente entrevista Lucho! Agora até o Mariano é convocado para a selecção. Mais uma prova da projecção que o Porto dá aos jogadores

    ResponderEliminar
  16. Mais uma entrevista que é um... LUCHO!!!

    Obrigado a ambos por nos proporcionaram mais um daqueles momentos brilhantes neste espaço de discussão do universo azul-e-branco!

    ResponderEliminar